Sinceramente MESMO te falando, a tese da reencarnação é muuuuuito longa, mas vou tentar te ajudar ao máximo.
Segundo o Espiritismo, Não existe apenas esse mundo. Existe vários outros. Uns são mais elevados do que este, e outros muito inferiores. Os mundos mais elevados é para onde vão as pessoas que passam por todas as provas e expiações e conseguem evoluir, ou seja, conseguir ser uma pessoa boa e esclarecida quanto ao amor de Deus. Os mundos menos evoluidos é normalmente de espíritos que acabarão de nascer, ou que ainda são muito novos e portanto, são mundos mais primitivos. A terra passou por uma evolução incrível. Nosso mundo deixou de ser somente primitivo, para ser muito mais complexo e cheios de mistério. Hoje a terra é um mundo de provas e expiações. Amanhã, acreditamos que ele será de regeneração, muitos acreditam que ele está em processo de mudança. Isso explica muitas coisas malucas que acontecem no cenário atual.
Com base nisso, acreditamos que os espiritos podem ter várias vidas. Cada uma delas como pessoas diferentes, mta vezes de outra classe social, com outras aparências. Mas que sua historia passada influencia muito nos acontecimentos de sua nova vida. Você pagará pelo que fez de mal antes, Você colherá os bons frutos de tudo que fez de bom. E assim, surge um processo de evolução incrível. Você terá muitas vidas para crescer, para evoluir, para chegar a Deus, para ser uma boa pessoa.
Respondendo sua pergunta: Segundo essas reflexões acima, a reencarnação aumenta sim a população mundial. Pois novos espíritos, que saíram dos mundos primitivos chegam de outros mundos e alguns nascem aqui, servindo de provação para algumas pessoas e ficam como espíritos primitivos, até ajustar-se.
Mas não se engane, a Terra está em equilibrio! Muitos espíritos também saem daqui e vão para os mundos mais evoluídos!
Não sei se soube explicar muito bem, pois é uma tese muito complexa e as explicações ultrapassam vários contextos.
Se quiser saber mais, pode me procurar ou ler alguns livros espíritas. Ou mais ainda, pode ir a um centro espírita por curiosidade, você vai descobrir muuuuitas coisas e elas vão lhe fazer mais sentido do que uma explicação ligeira que eu te dei.
Abraços!
2007-11-25 06:21:24
·
answer #1
·
answered by Carlla Stefanelly 4
·
1⤊
1⤋
Colega, sua pergunta requer um tempo, pra lhe explicar a miude o processo reencarnacionista, mas vou tentar resumir e ser objetivo ao máximo.
Veja bem, o processo reencarnacionista é muito mais complexo do que possamos imaginar, pois existe vários fatores que determinam a quantidade de reencarnação para cada espírito dentro da sua escala evolutiva.
Cabe ressaltar também, que a quantidade de espíritos na erraticidade (não encarnados) é infinitamente maior do que a quantidade de ENCARNADOS - (vivendo na matéria), daí surge a justificativa para o aumento da população.
A quantidade de encarnações na nossa orbe (planeta terra), vem aumentando gradualmente, por causa do processo compulsório, imposto às entidades ainda embrutecida, espíritos com quase nenhum burilamento moral, que se veem na contigência de evoluir, isso justificaria também, a grande escalada de violência em que atinge a população no mundo inteiro.
Agora você deve estar se perguntando: Mas por que essas entidades tão atrasadas estão reencarnando agora? A resposta é muito simples: a humanidade já evoluiu muito, moralmente, e já está preparada para receber essas entidades e educa-la ou reeduca-las à luz da espiritualidade maior.
Como você ver, o assunto é alvissareiro e demanda uma longa explicação, mas espero que essas poucas linhas possa dar uma idéia mínima pra você.
Valeu!
^kbrito^
2007-11-25 15:00:42
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se vc estudar a doutrina Kardecista nela explica que tem uma quantidade de espíritos encarnados, uma de desencarnados e mais uma outra que não me lembro agora. Mas sei que a quantidade de espíritos encarnados é muito inferior a de espíritos desencarnados, esperando para reencarnar, e outros que ainda estão vagando. Portanto o mundo espiritual ainda é bem maior e mais populoso. Sei tb que muitos espíritos esperam séculos para reencarnar. Portanto a quantidade de nascimentos ainda não supera a fila de reencarnação. A população de encarnados pode dobrar que ainda assim não chega nem perto da de desencarnados. E mais, segundo a filosofia da igreja messiânica, estamos numa era de transição, como que fechamento de todo um ciclo e devido a quantidade imensa de espíritos desencarnados não terão tempo de reencarnar e saldar suas dívidas o que tem desesperado em muito esses espíritos, por isso os messiânicos se preocupam tanto com os antepassados, para que estes alcancem a evolução mesmo sem precisar do reencarne. Paz e Luz !!!
2007-11-25 14:31:46
·
answer #3
·
answered by Pandora0505 2
·
1⤊
0⤋
A criação de espíritos por Deus é permanente., logo se deduz que a população aumenta. Só que não é assim tão simples. Há evolução nisso tudo e quem reencarna no Planeta Terra é um grupo homogêneo com pouca evolução. Há muitas moradas na casa do Pai e cada uma delas é sempre ocupada por grupos homogêneos. Para entender bem a reencarnação basta observar as crianças. Umas com aptidões para música, outras para ciências, outras para não se dedicarem a nada e assim vai.Outra coisa: Se só houvesse uma encarnação e no final teríamos que prestar contas, com certeza todos nós, inclusive você, seriamos condenados. Se fosse assim Deus seria INJUSTO, concorda? Adicione-me como seu amigo que poderemos trocar idéias sobre reencarnação numa boa. Muita paz pra você amigão!
2007-11-25 14:27:32
·
answer #4
·
answered by Vicente @. Do livro 7
·
1⤊
0⤋
oi marlucio
tenho dúvidas como vc, e muitas mais... e começei a ler o Livro dos Espiritos, não gosto de ficar discutindo religião pois acho que Deus não se prende a esses detalhes, e sim nas obras e na pureza dos corações...
Infelizmente não posso explicar pra vc o que penso, pois tenho medo que o meu fraco português me traia...
2007-11-25 16:27:44
·
answer #5
·
answered by Tô saindo de férias 2
·
0⤊
0⤋
Marlúcio sua pergunta foi muito bem respondida por Mila, Kbrito, Carla e tantos outros nesta coluna. Eu poderia ficar citando textos e mais textos bíblicos com opiniões contrárias e favoráveis à reencarnação, de acordo com opiniões pessoais equivocadas de outras épocas e mentalidades, mas seria como pregar no deserto, talvez ainda não esteja preparado para suportar tais ensinamentos signitivamente refugados pela Igreja Romana em seus primeiros concílios, tornando-os altamente heréticos. Assim o fez, porque no primitivo cristianismo aceitava-se a reencarnação entendida como ressurreição dos mortos. Se deseja sinceramente saber a verdade por si mesmo, basta fechar os livros, escrituras e quejandos, e achar algum terapeuta competente, formado em hipnoanálise regressiva pré-uterina (à vidas anteriores), e há muitos deles em todo o Brasil, submetendo-se à experiência. Mesmo assim, ficará tão assombrado com os sucessos que poderá pensar que sonhou , foi manipulado pelo terapeuta ou teve uma pretensa alucinação demoníaca, mas nada diminuirá o impacto emocional do que sentirá na própria pele após a experiência. Quando constatar por você mesmo que não somos a alma mortal, mas o espírito que vivifica a alma, quando experienciar a saída consciente do corpo espiritual por ocasião de alguma morte pretérita, ou mesmo durante esta vida (como ocorreu comigo umas 3 vezes), então, sim, deverá voltar aos estudos da Bíblia e ficará encantado por encontrar inúmeros testemunhos e relatos (inspirados) de pessoas que passaram pela mesma experiência e que antes você desviava os olhos por chocar-se com o que estava orientado a crer. Vá, amigo, vá fundo na pesquisa, torne-se um excelente joalheiro e poderá respigar as verdadeiras jóias das imitações baratas contidas em qualquer escritura dita sagrada. Louvemos a Jah!
2007-11-25 15:42:11
·
answer #6
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
Marlúcio Pereira.
Respostas:
1 - Uma alma vêm povoar o corpo quando nasce (alma como alento de vida, força vital, energia). Contando a população dos que já nasceram, desde dois ou quatro milhões de anos atrás, até os que ainda irão nascer, o número excede em muito aos que acreditam na reencarnação.
2 - Na fecundação, o papai e a mamãe geram a alma do nenê (teoria católica). Recaímos na mesma quantidade de almas necessárias quanto da hipótese anterior.
3 - Considerando como verdadeira a reencarnação e que o indivíduo, ou melhor sua alma volta à Terra mil vezes (hipótese necessária para desenvolver o raciocínio), temos então que o número de almas necessárias se constitue de um agrupamento mil vezes menor do que nas duas alternativas anteriores, não é mesmo?
Sob outro enfoque, não compreendes a Inteligência da Divindade Redentora, cuja capacidade de GERAR é Infinita e, certamente existe também, uma reserva técnica de almas.
Ainda em tua ingênua observação deixaste de levar em conta os Anjos dos Céus e os Anjos do Inferno, além daquelas (digamos cem) almas que nos cercam para que mantenhamos um bom nível de vida espiritual aqui na Terra.
Além das almas que estão junto aos seus corpos em decomposiçao somente porque acreditaram quando o vigário ou o pastor lhes ensinou que ficassem bem quietinhos aguardando a Ressurreição do Último Dia.
(Quantos milhões de almas existem nesta terrível situação?)
Quem nos ensina a Verdade da reencarnação é o próprio Senhor que viveu quase 2 mil anos antes de Allan Kardek. Só que naquela época não existia este vocábulo modernista, mas sim ressurreição palavra que tinha várias acepções.
Não é Ele o Salvador de todos os homens?
Como entender isto, se perguntarmos qual o destino das almas que viveram antes dEle?
Foram para o Inferno?
Se foram, a Bíblia é mentirosa.
Mas como não pode haver engano em Deus, certamente a tua teoria da não reencarnação é que é FALSA.
Queime as pestanas, mas pense objetivamente sem por obstáculo algum.
Porque é assim que se aprende!!!
VR.
Indagações que duram décadas quando investigadas criteriosamente, sem que ponhamos obstáculos, certamente obteremos a resposta.
Antônio: tanta alegação para deixar claro para todos que o que renasce não é o homem, mas o ESPÍRITO.
Estes teus esclarecimentos se constituem no que nós chamamos esclarecimentos dogmáticos. De antemão o pesquisador já sabe o que quer encontrar, embora desvirtue os fatos.
2007-11-25 14:37:30
·
answer #7
·
answered by Velho Riozinho 7
·
0⤊
0⤋
È simples:animais como nosso presidente tb reencarnam subindo um degrau,ou seja animais irracionais reencarnam em seres humanos.ok?
2007-11-25 14:01:08
·
answer #8
·
answered by Atanásio 6
·
1⤊
1⤋
O universo é infinito amigo, porque só esse planetinha seria habitado. Pra que tanto planeta, só pra encher o espaço??????
2007-11-25 17:54:52
·
answer #9
·
answered by LULULÂNDIA 1
·
0⤊
1⤋
Por quê? Por quê? Por quê? Não há explicação lógica, porque, eles vão criar fatos novos, uns atrás dos outros, ou seja, uma mentira justificando a outra até caírem numa que jamais alguém poderá dizer que sim ou que não.
Por exemplo: Alan Kardec disse que no Sol estão os espíritos e que se comuinicam com a Terra. Isso em 1800, por aí...
Ora, me diga: Quem vai até o Sol para desmentir esse espertalhão?
Então, faça como eu faço.
Uso a lógica e o bom senso, para me livrar dessa fantasia toda. Não há motivo, razão ou circunstância, que abrigue NADA na temperatura do Sol e também não existe reencarnação, porque não existem almas nem espíritos! Você viu algum? Nem eu!...
abçs
2007-11-25 14:33:41
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋