English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho um amigo umbandista que vive me dizendo que não posso deixar de lado os espiritos da umbanda, que nós devemos "caminhar por todos os mundos".

Tipo assim: ele acende velas, inclusive para os escravos, toma banho de folhas, ele guarda a sexta-feira, por ser filho de Oxala...ele não come carne, nao faz sexo e veste branco esse dia..

Enfim, sei que há uma diferença entre umbanda e candomblé...mas qual a relação entre a umbanda e o Kardecismo?

2007-11-25 05:17:01 · 19 respostas · perguntado por Danddar@ 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

19 respostas

Olá amiga
Ou você é uma coisa ou outra, não podemos ser as duas ao mesmo tempo.
As duas são diferentes em muitos aspectos, uma das coisas que são iguais é que tratamos com espíritos.



xixa

2007-11-25 05:25:10 · answer #1 · answered by xixa 7 · 0 0

Eu fui Kardecista muitos anos e a quase quatro sou Umbandista, mas continuo estudando as obras de Kardec, faço curso sobre a doutrina e vou as palestras todo domingo no Centro Espírita e não vejo nada demais. Acho que um completa o outro. Na Umbanda, pelo menos onde eu freqüento não tem estudos, então muitos fazem cursos em centros espíritas. O que difere o Espiritismo da Umbanda basicamente são os rituais, mas ambos tem como proposta o amor ao próximo e a caridade. Mas, se você é Kardecista, não precisa cultuar a Umbanda, se você se sente bem, continue onde você está. Sirva e ajude o próximo no Kardecismo.

2007-11-25 18:31:19 · answer #2 · answered by Andrea 7 · 1 0

sou espirita e vou no karde e umbanda tambem

2007-11-25 15:56:38 · answer #3 · answered by RUTI 6 · 1 0

Oi,tudo bem?
Ser Kardecista e também cultuar a Umbanda,não tem nada demais! É muito bom conhecer outras culturas,religiões etc.

O que é realmente bom,é conhecer suas diferenças!


A doutrina espírita difere muito da Umbanda, do Candomblé e de outras do gênero, por se tratar de uma Doutrina sem NENHUM tipo de ritual ... É uma Doutrina que possui em seu caráter essencial a clareza de linguagem, a facilidade na argumentação e a simplicidade que a torna tão forte em expressão porque vai direto à inteligencia, sem percorrer atalhos.
Vale lembrar que não estamos de modo algum desmerecendo nenhuma doutrina, somente argumentando sobre a nossa.
O efeito que essa clareza de informações produz nas inteligências, promove o indivíduo a trilhar pelos caminhos da vida de forma mais segura, pois agora não teme mais a própria vida, pois consegue entendê-la, identificá-la e ve no futuro não mais um rumo incerto, mas a certeza da continuidade. Essa visão, quando em trabalho com a mediunidade, permite ao médium estabelecer vínculos mais seguros, moderados, educados pelo princípio espírita, o que lhe dá uma forma de se identificar com os espíritos de modo mais sério, mais seguro, porque estuda os mecanismos da mediunidade e aprende a trabalhar com ela. É como o aluno de química que reconhece os perigos do laboratório e sabe trabalhar no mesmo com prevenção. Diferente seria para aquele não não entende os riscos químicos e mesmo assim se aventura a inventar poções no mesmo laboratório, sujeito a causar uma explosão ou uma intoxicação.

A diferença da mediunidade então está, não simplesmente na diferença de religião, mas na maior ou menor compreensão de sua funcionalidades o que equivale a uma ação mais ou menos positiva e equilibrada sobre a mesma.

E finalizando também este trecho, lembro que a mediunidade não é um atributo do espírito, mas do corpo físico; deste modo é que, repetindo com Kardec, TODOS SOMOS MAIS OU MENOS MÉDIUNS.


Fique com Deus!

2007-11-25 13:49:00 · answer #4 · answered by Y@♫ 6 · 1 0

Sei que há muita discriminação por parte d alguns kardecistas contra a Umbanda posso afirmar isso pois ja frequentei ambos.Ae t faço as seguintes perguntas:
Como foi q Allan Kardec escreveu o seu livro?
Por acaso não foi com a presença de outros espíritos em seu corpo?
Será q os umbandistas estão errados ou trata-se d mais uma discriminação racial?

2007-11-25 13:27:22 · answer #5 · answered by Volverine 2 · 1 0

Aposto que também batizou os filhos na Igreja, casou no religioso e dá umas escapadinhas, de vez em quando, para a Igreja Universal...

De quebra frequenta o clube judáico e reza 5 vezes ao dia, apontando para Meca.

Bom...deve ser do tipo ecumenico, né ?

:)

.

2007-11-25 13:23:05 · answer #6 · answered by Alessandro C 7 · 1 0

Sou Umbandista, estudo os fundamentos da Umbanda Sagrada e estudo a codificação dos espíritos apresentada ao mundo por Kardec. Amo a ambas, mas algo precisa ficar claro:
ESTUDE, REFLITA, ENTENDA E PERGUNTE, E SÓ DEPOIS FAÇA O QUE SUA CONSCIENCIA MANDAR.
Eu fiz isto, estudei Livros dos Espíritos, Livros dos Médiuns, Genese, Céu e Inferno, Evangelho segundo Espíritismo, e os fundamentos dos orixás, magia de Umbanda, Ramatis e escolhi.
Foram anos de estudo, de reflexão e acabei optando por algo que me faz feliz e me faz sentir útil a Deus e a Humanidade.
Espero que vc decida com a mesma convicção, embora necessariamente não necessite optar pela Umbanda, pode ser qualquer religião.
Nem Deus e nem espíritos tem religião, os espíritos servem a Deus com amor e por amor (Aqueles que tem uma luz) e é assim que vc deve se posicionar.
Com Deus e amor no coração qualquer religião é ótima, sem Deus e sem amor qualquer religião é perda de tempo!

2007-11-26 10:03:53 · answer #7 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 0 0

Acho válido estudar o Kardecismo, mas como fonte de conheceimento, pois é uma religião rica.
Mas não há como misturar as duas. A umbanda tem fundamentos, práticas e ensimanemtos diferentes do Kardecismo.
Não acho saudável misturar.
Nós umbandistas temos uma religião riquissima, que não prescisa de complemento.
Axé...

2007-11-26 06:33:44 · answer #8 · answered by ***** 6 · 0 0

Cada um faz o que acha certo. Seu amigo acha isso certo então pronto. Não é por que ele faz que vai ser certo ou errado!!!!
O que aconteçe é que as pessoas buscam defeitos nas outras para justificar a sua escolha religiosa. Mas como diz a música... "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra..."

2007-11-25 15:52:16 · answer #9 · answered by Tô saindo de férias 2 · 0 0

Ecumenismo!
Nova ordem mundial!

2007-11-25 15:08:12 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 1

Pelo visto querida Ikinha, vc nw conheçe nada sobre a doutrina espírita.Realmente os adeptos desta doutrina aprende a respeitar e aceitar todas as "linhas" , credos, e religiões , pelo fato de saber q todos estão no seu momento evolutivo.Entretanto nw existe nenhuma semelhança entre Espiritismo e Umbanda, exeto a comunicação entre a vida material e espiritial.. O resto , tudo é especulação de quem nw as conheçem.
Conheço algumas pessoas da Umbanda q estudam Kardeck, mas esse fato nw quer dizer q são Espíritas , e sim q eles estão procurando conhecimentos, o q é muito válido. Afinal estamos aki para aprender uns c/ os outros.
Bjus.

2007-11-25 14:29:20 · answer #11 · answered by candise 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers