Olá amiga
Ou você é uma coisa ou outra, não podemos ser as duas ao mesmo tempo.
As duas são diferentes em muitos aspectos, uma das coisas que são iguais é que tratamos com espíritos.
xixa
2007-11-25 05:25:10
·
answer #1
·
answered by xixa 7
·
0⤊
0⤋
Eu fui Kardecista muitos anos e a quase quatro sou Umbandista, mas continuo estudando as obras de Kardec, faço curso sobre a doutrina e vou as palestras todo domingo no Centro Espírita e não vejo nada demais. Acho que um completa o outro. Na Umbanda, pelo menos onde eu freqüento não tem estudos, então muitos fazem cursos em centros espíritas. O que difere o Espiritismo da Umbanda basicamente são os rituais, mas ambos tem como proposta o amor ao próximo e a caridade. Mas, se você é Kardecista, não precisa cultuar a Umbanda, se você se sente bem, continue onde você está. Sirva e ajude o próximo no Kardecismo.
2007-11-25 18:31:19
·
answer #2
·
answered by Andrea 7
·
1⤊
0⤋
sou espirita e vou no karde e umbanda tambem
2007-11-25 15:56:38
·
answer #3
·
answered by RUTI 6
·
1⤊
0⤋
Oi,tudo bem?
Ser Kardecista e também cultuar a Umbanda,não tem nada demais! É muito bom conhecer outras culturas,religiões etc.
O que é realmente bom,é conhecer suas diferenças!
A doutrina espírita difere muito da Umbanda, do Candomblé e de outras do gênero, por se tratar de uma Doutrina sem NENHUM tipo de ritual ... É uma Doutrina que possui em seu caráter essencial a clareza de linguagem, a facilidade na argumentação e a simplicidade que a torna tão forte em expressão porque vai direto à inteligencia, sem percorrer atalhos.
Vale lembrar que não estamos de modo algum desmerecendo nenhuma doutrina, somente argumentando sobre a nossa.
O efeito que essa clareza de informações produz nas inteligências, promove o indivíduo a trilhar pelos caminhos da vida de forma mais segura, pois agora não teme mais a própria vida, pois consegue entendê-la, identificá-la e ve no futuro não mais um rumo incerto, mas a certeza da continuidade. Essa visão, quando em trabalho com a mediunidade, permite ao médium estabelecer vínculos mais seguros, moderados, educados pelo princípio espírita, o que lhe dá uma forma de se identificar com os espíritos de modo mais sério, mais seguro, porque estuda os mecanismos da mediunidade e aprende a trabalhar com ela. É como o aluno de química que reconhece os perigos do laboratório e sabe trabalhar no mesmo com prevenção. Diferente seria para aquele não não entende os riscos químicos e mesmo assim se aventura a inventar poções no mesmo laboratório, sujeito a causar uma explosão ou uma intoxicação.
A diferença da mediunidade então está, não simplesmente na diferença de religião, mas na maior ou menor compreensão de sua funcionalidades o que equivale a uma ação mais ou menos positiva e equilibrada sobre a mesma.
E finalizando também este trecho, lembro que a mediunidade não é um atributo do espírito, mas do corpo físico; deste modo é que, repetindo com Kardec, TODOS SOMOS MAIS OU MENOS MÉDIUNS.
Fique com Deus!
2007-11-25 13:49:00
·
answer #4
·
answered by Y@♫ 6
·
1⤊
0⤋
Sei que há muita discriminação por parte d alguns kardecistas contra a Umbanda posso afirmar isso pois ja frequentei ambos.Ae t faço as seguintes perguntas:
Como foi q Allan Kardec escreveu o seu livro?
Por acaso não foi com a presença de outros espíritos em seu corpo?
Será q os umbandistas estão errados ou trata-se d mais uma discriminação racial?
2007-11-25 13:27:22
·
answer #5
·
answered by Volverine 2
·
1⤊
0⤋
Aposto que também batizou os filhos na Igreja, casou no religioso e dá umas escapadinhas, de vez em quando, para a Igreja Universal...
De quebra frequenta o clube judáico e reza 5 vezes ao dia, apontando para Meca.
Bom...deve ser do tipo ecumenico, né ?
:)
.
2007-11-25 13:23:05
·
answer #6
·
answered by Alessandro C 7
·
1⤊
0⤋
Sou Umbandista, estudo os fundamentos da Umbanda Sagrada e estudo a codificação dos espíritos apresentada ao mundo por Kardec. Amo a ambas, mas algo precisa ficar claro:
ESTUDE, REFLITA, ENTENDA E PERGUNTE, E SÓ DEPOIS FAÇA O QUE SUA CONSCIENCIA MANDAR.
Eu fiz isto, estudei Livros dos Espíritos, Livros dos Médiuns, Genese, Céu e Inferno, Evangelho segundo Espíritismo, e os fundamentos dos orixás, magia de Umbanda, Ramatis e escolhi.
Foram anos de estudo, de reflexão e acabei optando por algo que me faz feliz e me faz sentir útil a Deus e a Humanidade.
Espero que vc decida com a mesma convicção, embora necessariamente não necessite optar pela Umbanda, pode ser qualquer religião.
Nem Deus e nem espíritos tem religião, os espíritos servem a Deus com amor e por amor (Aqueles que tem uma luz) e é assim que vc deve se posicionar.
Com Deus e amor no coração qualquer religião é ótima, sem Deus e sem amor qualquer religião é perda de tempo!
2007-11-26 10:03:53
·
answer #7
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
0⤊
0⤋
Acho válido estudar o Kardecismo, mas como fonte de conheceimento, pois é uma religião rica.
Mas não há como misturar as duas. A umbanda tem fundamentos, práticas e ensimanemtos diferentes do Kardecismo.
Não acho saudável misturar.
Nós umbandistas temos uma religião riquissima, que não prescisa de complemento.
Axé...
2007-11-26 06:33:44
·
answer #8
·
answered by ***** 6
·
0⤊
0⤋
Cada um faz o que acha certo. Seu amigo acha isso certo então pronto. Não é por que ele faz que vai ser certo ou errado!!!!
O que aconteçe é que as pessoas buscam defeitos nas outras para justificar a sua escolha religiosa. Mas como diz a música... "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra..."
2007-11-25 15:52:16
·
answer #9
·
answered by Tô saindo de férias 2
·
0⤊
0⤋
Ecumenismo!
Nova ordem mundial!
2007-11-25 15:08:12
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Pelo visto querida Ikinha, vc nw conheçe nada sobre a doutrina espírita.Realmente os adeptos desta doutrina aprende a respeitar e aceitar todas as "linhas" , credos, e religiões , pelo fato de saber q todos estão no seu momento evolutivo.Entretanto nw existe nenhuma semelhança entre Espiritismo e Umbanda, exeto a comunicação entre a vida material e espiritial.. O resto , tudo é especulação de quem nw as conheçem.
Conheço algumas pessoas da Umbanda q estudam Kardeck, mas esse fato nw quer dizer q são Espíritas , e sim q eles estão procurando conhecimentos, o q é muito válido. Afinal estamos aki para aprender uns c/ os outros.
Bjus.
2007-11-25 14:29:20
·
answer #11
·
answered by candise 7
·
0⤊
0⤋