para um ateu ou penteista....as 2 opçoes se encaixa direito.pois nenhum dos dois acreditam em Deus....
nao tem logica a materia ter vida....não sei da onde que eles tiraram essa ideia
2007-11-25 05:35:40
·
answer #1
·
answered by Loraine M 2
·
0⤊
1⤋
Interessantíssima esta pergunta, Questionador!
No entanto, penso em outra direção. O que é mais lógico crer pela ciência de hoje é que nossa compreensão do universo é baseada em modelões artificialmente construído, como por exemplo, o princípio causal (idéia de que toda causa tem um efeito) e que não necessariamente o universo obedeça a esses parâmetros.
Hoje existem outras abordagens do fenômeno do real. Por exemplo: a visão sistêmica substitui a visão de causa e efeito, no entanto também possui suas lacunas.
Quando o assunto é tão profundo quanto este é lícito até pergunta sobre questões muito mais abstratas e complexas que em geral deixamos de lado para não elouquecer. Por exemplo:
1) É realmente possível à mente humana, apreender o universo e seu funcionamento?
2) O que é o universo? Ele é realmente tempo e espaço? Ou existem outras variáveis que desconhecemos?
3) O que é realidade? Será que tudo que apreendemos com os sentidos e alocamos em nossa mente (compreensão) é verdadeiro? Ou seria apenas uma visão distorcida para permitir nossa existência. Por exemplo: Suponhamos que uma outra verdade sobre o universo fosse possível, no entanto esta fosse totalmente hostil à nossa espécie e esta compreensão nos levasse ao suicídio global. Será que nossas mentes naturalmente não buscariam uma outra "arrumação das coisas"?
Estas e outras são questões não resolvidas até hoje, no entanto são pouco exploradas porque não são tão importantes para a vida óbvia e o cotidiano. Mas se você quer uma abstração profunda como essa tua e dá importância ao conhecimento, tal como você está demonstrando, então tais fronteiras de questionamento tornam-se territórios inevitáveis.
2007-11-25 05:12:59
·
answer #2
·
answered by Gaius Servilius 6
·
6⤊
0⤋
A tua pergunta inicial é o mesmo que querer saber se o verde é vermelho.
Você faz uma confusão quando menciona esta pergunta dos ateus sobre a existência ou não de Deus. Ela não é uma pergunta do ateu em busca "da verdade", ela é uma pergunta do ateu querendo mostrar que Deus não existe.
Na segunda parte perguntas o que é mais lógico. Religião (eu ia dizer, a Bíblia mas fui proibido) nenhuma tem lógica. Ciência é toda baseada em lógica.
É muito mais coerente pensar na evolução paulatina do Cosmo e da vida doque acreditar que tudo foi feito por uma mágica, um estalar de dedos de um ser invisível e improvável.
======================
Galileo:
"Mas os ateus tal qual os panteístas atribuem poder a matéria inclusive de evoluir e criar as coisas."
Ateu não atribuem "poder" à matéria, atribuem somente as leis naturais (física, química e biologia). Leis naturais não são coisas impostas por um ser ou espírito, simplesmente acontecem assim porque assim é o universo em que vivemos.
.
2007-11-25 05:06:14
·
answer #3
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
6⤊
2⤋
A vida só vem da vida,mas deus é imortal porque é espírito......,logo não é vida... Não, não, não,muleta divina causa dependência.Deus não existe
Da próxima vez que me chamar de preconceituoso, vou te mandar para aquele lugar ,pois foi vc que começou falando que eu não tinha capacidade para entender vc,logo vc atirou a primeira pedra e eu retruquei. Mas como vc só tem dois anos está perdoado.
2007-11-25 06:50:30
·
answer #4
·
answered by WOLF Vc é a doença eu sou a cura 5
·
4⤊
1⤋
O panteísta é aquele que acredita e/ou tem a percepção da natureza e do Universo, como divindade.
A reflexão deve partir de um conhecimento da realidade divina e depois especular sobre a relação entre o divino e o não-divino. A este ponto de vista chama-se panteísmo acósmico. Inversamente, quando a reflexão começa de uma percepção de toda realidade finita, das entidades passíveis de mudança e é dado o nome Deus a sua totalidade, denomina-se panteísmo cósmico.
Etimologicamente falando, o termo panteísmo deriva das palavras gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que está em tudo, ou à de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos divinizados da natureza e do universo.
O ateísmo ou ateía (não confundir com atéia, feminino de ateu), num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidades divinas. Os ateus podem, contudo, incluir-se em várias modalidades de pensamento, sendo o pensamento ateísta dividido em duas categorias específicas: o ateísmo fraco e o ateísmo forte.
Alguns autores defendem um uso mais restrito do termo, reservando-o apenas para determinados grupos. Assim, não poderiam ser englobados na categoria dos ateus todas as pessoas indecisas quanto a qualquer crença religiosa, o que excluiria do conceito e sua definição aqueles que são designados como ateus fracos. Contudo, é frequente, em discursos orientados por uma religião e cultura específicas, que se considere como ateu todo aquele que não partilhe as mesmas crenças religiosas. Por exemplo, era freqüente que os antigos romanos acusassem os antigos cristãos de ateísmo, justificando assim a sua perseguição. Os textos cristãos, por seu lado, usavam o mesmo termo para classificar os seus perseguidores. Este tipo de discurso ainda é frequente atualmente.
Etimologia
O termo "ateu" é formado pelo prefixo grego a-, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então: "sem deus".
Teísmo é a crença em algum deus, assim, a ausência da crença será o ateísmo (ausência de teísmo).
O QUE O ATEÍSMO NÃO É
O ateísmo é considerado como uma posição ideológica em relação à crença em deuses. Não pode ser considerado como um tipo específico de religião já que, na maioria das definições aceitas, para que uma dada perspectiva seja classificada como tendo caráter religioso, esta deve ter como elemento central um ou mais deuses, ou entidades divinas. Certas correntes filosóficas podem ser consideradas como ateístas, mas o conceito de ateísmo não se prende a uma filosofia ou religião específica. Devemos lembrar que algumas correntes do Budismo e Jainismo podem ser denominadas ateístas por não apresentarem nenhuma definição de deus, (mas isso é controverso e não devemos confundir Budismo com ateísmo, ou, muito menos, o inverso).
De fato, existem tantos ateus, diferentes entre si, quanto as pessoas de uma dada população, no seu todo. Pelo simples fato de uma pessoa ser atéia, não se pode inferir que esta pessoa esteja alinhada a qualquer crença positiva particular (isto é, que não se limite à ausência de crença) e não implica a aceitação de qualquer sistema filosófico específico. O ateísmo também não é uma visão do mundo ou um modo de vida: existem ateus com os mais diversos gostos musicais, preferências políticas, clubes de futebol, escolhas morais, etc. Além disso, o indivíduo ateu não é necessariamente ligado ao comunismo ou a qualquer outro sistema particular de organização social. Os ateus representam muitas vertentes do espectro político. Obviamente, o fato dos ateus discordarem das idéias de pessoas religiosas não significa que defendam a perseguição dos religiosos - embora algumas correntes políticas tenham optado pela repressão, como na antiga União Soviética, alegando que os religiosos tinham sido cúmplices do regime czarista.
Em discursos contra o ateísmo são, ainda, frequentes algumas acusações infundadas e que entrariam mesmo em contradição com a própria definição do termo. Por exemplo, os ateus não defendem a adoração de Satã, já que a crença em forças demoníacas só faz sentido aceitando-se a existência de deus(es). As crenças típicas da "nova era", ou semelhantes, são também rejeitadas, em princípio, por qualquer ateu.
Resumindo, ATEUS NÃO SÃO PANTEÍSTAS. O RESTANTE EU DEIXO PARA DARWIN TE EXPLICAR. LEIA MAIS.
2007-11-25 05:13:34
·
answer #5
·
answered by ateudaniel 3
·
4⤊
2⤋
Mas os ateus tal qual os panteístas atribuem poder a matéria inclusive de evoluir e criar as coisas.
Quem crê que há espíritosou um poder, presos na matéria são os gnósticos.
2007-11-25 05:09:17
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Pergunta sem sentido. Não se trata de acreditar, se trata de analisar os fatos e chegar às conclusões corretas. Não há dúvidas hoje que a variedade que existe hoje de espécies animais e vegetais é resultado direto da evolução, isto até está provado. E a evolução não é "acaso", pelo contrário, é mutação seguida de seleção natural. Nem as mutações, nem a seleção natural são casuais, embora o resultado de ambas não possa ser previsto.
Só para corrigir, a tua pergunta contém pelo menos duas falácias, a primeira delas é a da simplificação do assunto complexo: a origem da vida não pode ser resumida em "acaso", então você mentiu aqui. A segunda falácia é a da falsa dicotomia. Na falsa dicotomia você apresenta duas únicas respostas, quando na verdade não há duas respostas, há mais respostas. Então você tenta induzir as pessoas a escolherem entre estas duas respostas erradas que você elaborou para tentar aprecer mais inteligente que as outras pessoas. Lamento te informar, mas há muito mais entre o céu e a terra do que faz supor a tua vã filosofia.
Acorda e cresce.
2007-11-25 06:54:48
·
answer #7
·
answered by Sr Americo 7
·
2⤊
1⤋
Não posso escolher nenhuma das duas. A primeira eu descarto. A segunda esta mal formulada, não posso escolher.
Sob a tua forma de ver o mundo até entendo qual a razão da nossa existência.
Entretanto gostaria que me explicasse:
Qual a razão de todas essas "criações divinas", que mencionaste, alem de onde podemos observar?
É somente uma pergunta, sem ofensas.
======x=x==x=x=x=x=x=x=========
Gostei e concordo com o comentário do Senador Gaius.
Também do ateudaniel e do Zeca
2007-11-25 05:13:38
·
answer #8
·
answered by JNestorF 2
·
3⤊
2⤋
Na minha opinião é mais fácil acreditar na matéria que é sem vida deu origem a vida, do que acreditar que surgiu do nada um cara chamado Jeová com poderes sobrenaturais!
2007-11-25 05:08:28
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
4⤊
3⤋
Meu caro primeiro vamos ver o que significa ser um panteÃsta ou o significado de panteÃsmo.
Definição de PANTEÃSMO
Significado de PANTEÃSMO
O Que e PANTEÃSMO
s.m. Crença de que Deus e todo o universo são uma única e mesma coisa e que Deus não existe como um espÃrito separado. — O panteÃsmo ensina que Deus é todo o universo, a mente humana, as estações e todas as coisas e idéias que existem. A palavra panteÃsmo vem de dois termos gregos que significam tudo e deus. Poetas que escreveram sobre a natureza foram com freqüência adeptos do panteÃsmo. Um bom exemplo desta crença são alguns poemas do poeta português Fernando Pessoa. / Doutrina que concebe Deus como a única realidade verdadeira e o mundo como uma realidade subordinada, emanação ou "processo de Deus", segundo Spinoza.
Portanto e sem enrolar eu como atéia não sou panteÃsta.
Fantasioso ou não acreditar no Big Bang é mais RACIONAL que acreditar que deus existe.
A matéria meu caro nunca foi sem energia ( se você não sabe a vida é uma energia) basta você se inteirar e estudar fÃsica quântica.
Esta energia é constatada e provada até na hora da concepção.
A mesma energia que é desprendida por um orgasmo.
Se você não conhece então aprenda.
Portanto crédulo indagador, antes de acusar um ateu de analfabeto, fantasioso ou desinformado, estude.
Energia é à base da VIDA de todos incluindo da matéria.
Estude fÃsica Quântica, ela provavelmente vai te esclarecer muita coisa.
Comece analisando esta pergunta:-
A Vida será uma propriedade da matéria altamente organizada, assim como o magnetismo é uma propriedade dos Ãmãs?
Quando você achar a resposta verá que o fundamento do inicio da vida ao contrário que muitos pensam não nasceu de Milagres de Deus e nem pela vontade dele, mas de uma simples ENERGIA.
Eu poderia escrever um livro para responder sua pergunta, mas seria chover no molhado, você acredita em deus e eu na ciência.
Então para não alongar mais minha já tão extensa resposta, ficamos assim.
Você na sua fé
Eu na Ciência
2007-11-25 08:44:06
·
answer #10
·
answered by Angela Solitária 6
·
1⤊
1⤋
Ateu é ateísta e não panteísta. Estas são conceitos muito diferentes. O surgimento da vida é um mistério para a Ciência e também para a religiões. O que existem sobre isso são hipóteses, pelo lado da Ciência, e mitos, pelo lado da religião. Mas a diferença é que o ateu, que se baseia em evidências para dizer se crê ou não em algo, é honesto em admitir que não sabe como a vida se formou. E o religioso é desonesto consigo mesmo, porque atribui fatos que não sabe a um hipotético ser, cuja existência não pode ser demonstrada. Achei estranho você ter avisado, no final da pergunta para não tocarmos no assunto b~iblia. Por que não? Não é na bíblia em que se baseiam a maioria dos religiosos no nosso país para afirmarem o que sabem sobre o seu deus? Ou é porque você venera outro deus?
2007-11-25 08:04:01
·
answer #11
·
answered by Falco 7
·
1⤊
1⤋