English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estamos vivendo no país, o maior surto de dengue já ocorrido. Com a chegada do verão, o problema vai ser bem maior podendo chegar a uma epidemia de dimensões catastróficas. Com todos que falamos, independente da classe social, diz que está fazendo sua parte, inclusive os órgãos governamentais responsáveis. Se é assim ......QUAL A CAUSA DA CRISE CRESCENTE???????

2007-11-24 02:44:05 · 14 respostas · perguntado por HAVENGAR 6 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

Caro Gilberto : Você é um cara tão grosseiro que juro que se alguém da sua família morrer de dengue hemorrágica, nem vou ao enterro! No seu eu vou só pra jogar terra no seu buraquinho!!

2007-11-24 03:59:45 · update #1

14 respostas

Havengar, eu já fui estatística duas vezes. O problema é muito sério, no PAN o maior medo das autoridades tanto estaduais como municipais era com a Dengue e nem tanto só com a violência. Os índices são alarmantes e acho que todo controle ainda é insuficiente, as autoridades deveriam fazer uma propaganda mais clara alertando para o real perigo da Dengue, essa doença não escolhe classe social, será que teremos que esperar que pessoas influentes cheguem a ter dengue hemorrágica por exemplo, para que ações mais enérgicas sejam tomadas? A população é responsável e muito pelo controle da dengue, pois se ela não tomar as medidas necessárias não adianta o governo se manifestar, mas acho que os governos municipais, estaduais e federais devem acirrar as campanhas e equipar os agentes de saúde da melhor forma possível, se isso acontecer, realmente estará aberta uma guerra contra a dengue, mas se isso não for feito e muito rápido a dengue ganhará essa guerra.

Um beijo meu querido

2007-11-24 03:01:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Em minha cidade, 8 anos de PT fizeram a saude pública regredir à idade média

2007-11-24 11:02:41 · answer #2 · answered by M.M.D.C. 7 · 3 1

Oi brother ! Espero que tudo esteja ZEN com você, porque comigo está sempre tudo zen,...... até o nickname! rsrsrsrsrs
Respondendo a sua pergunta: há duas maneiras de dimensionar o problema da Dengue:
1) Ele é do tamanho do mosquito transmissor.
2) Ele é do tamanho da incapacidade do Estado com o trato da Saúde Pública e do mesmo tamanho da inconsciência da população, que mesmo com tanto aviso, não está fazendo a sua parte para a solução do problema.
Abraços e bom fds..

2007-11-25 07:08:09 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Caro Havengar:

Take things easy boy!

A Dengue, em todas suas manifestações, enquanto endemia, é deixada à margem, esquecida; quando progride, tornando-se uma epidemia, que é a realidade, passa também a ser explorada politicamente, pois, há poucos dias, ela só estava presente em estados governados pela oposição.

Pior que a Dengue, em todas suas escalas, talvez seja a epidemia ideológica e anacrônica que estamos vivenciando, cura até Dengue hemorrágica.

Um abraço.

2007-11-25 06:22:32 · answer #4 · answered by .-. 7 · 1 0

Pessoas que já adquiriram a dengue uma vez, tem uma chance muito maior de ter dengue hemorrágica se for infectado novamente, então como muita gente está nesta condição......
Esta é uma das maiores razões de preocupação.
São Paulo que é o seu estado, parece que é onde o aumento mais se apresenta , e as razões para este aumento não sei lhe dizer com exatidão.
Mas é preocupante sim, sem dúvida, quem sofre do coração então, é cardáco, se pegar esta doença.....
Abços

2007-11-24 18:21:48 · answer #5 · answered by Fabio Canadian 7 · 2 1

A dengue é uma das principais doenças transmitidas por mosquito no mundo e um problema gravíssimo especialmente em países tropicais como o Brasil, onde o clima e os hábitos urbanos oferecem condições ótimas para o desenvolvimento e proliferação de seu mosquito transmissor, o Aedes egypti. Em algumas zonas do Brasil recebe o nome de "febre quebra-ossos".

É transmitido por mosquitos dos gêneros Aedes ou menos frequentemente Stegomyia, em climas ou estações quentes. Existe endemicamente em África, Ásia tropical, regiões tropicais límitrofes do Pacífico, Caraíbas e América do Sul, incluindo Brasil.Existem 4 tipos de vírus conhecidos : 1. 2, 3 e 4.

A dengue é transmitida através da picada de uma fêmea contaminada do Aedes egypti, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.!•
Um grande abraço!

2007-11-24 18:34:15 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 1

Parceiro!
Falta educação e firmesa neste povo que parece mais um bando de zumbis, não tem emoção nem reação pra cobrar do governo, eles pintam e bordam com a gente.

2007-11-24 16:48:27 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 1

Ele sempre esteve por perto. Ou melhor: ela! E o negócio dela é sugar sangue de gente para garantir que seus filhotinhos vão nascer bem fortes. Que horror, será uma vampira? É pior: ela transmite uma doença grave, e não é um monstro inventado pela nossa imaginação.

Se você está pensando no bicho transmissor da dengue, acertou na mosca! Ou melhor, na "mosquita"! Como você já deve saber, a dengue voltou a ser uma epidemia no Brasil.
Uma epidemia que poderia ter sido evitada, se o povo e o governo tivessem cuidado o ano todo.

Em Belo Horizonte, hoje dia 24/11, as donas de casa fizerem uma caminhada na Av. Afonso Pena (principal deBH) todas vestidas com a camiseta da campanha da Dengue. São gestos simples como esse para concientizar a população que a DENGUE É UM PROBLEMA DE TODOS NOS.....
SEU, MEU, DO VIZINHO E DO GOVERNO.
O trabalho de combate e controle da Dengue em Belo Horizonte não pára.
A Prefeitura, mantém, permanentemente, 1.200 agentes sanitários, fazendo o monitoramento constante da presença de focos do dengue na capital. A cada dois meses, eles visitam os cerca de 800 mil imóveis, e em locais considerados estratégicos para o combate dos focos do mosquito (como floriculturas, ferros-velhos e borracharias) as visitas são feitas de 15 em 15 dias. Além de informar e orientar a população, os agentes conscientizam as pessoas de que a colaboração é a melhor maneira de se prevenir e evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Dengue - O Que Uma Pessoa Deve Fazer Se Achar Que Está Com Dengue?

Deve procurar atendimento num serviço de saúde mais próximo de sua casa.

Existem 127 unidades básicas, além das unidades de urgência

Deve buscar atendimento imediato numa unidade de sáude se apresentar qualquer sangramento no nariz, nas gengivas ou se notar alterações da menstruação (nas mulheres), manchas roxas na pele, urina vermelha, fezes escuras ou se sentir dor forte na barriga, tonteiras, vistas escuras, fraqueza intensa ou desmaios.

Deve tomar bastante líquidos como soro caseiro, água de côco, água, sucos e chás.

Não deve tomar medicamentos que contenham Ácido Acetil Salicílico como: AAS, Aspirina, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene, Acetim, Alidor, Aspisin, Buferin, Ronal, Besaprim etc.

MEDIDAS PARA EVITAR A CRIAÇÃO DE Aedes aegypti

Cuidados que podem e devem ser adotados pela população em suas residências e locais de trabalho para evitar a criação de larvas de Aedes aegypti, diminuindo o uso de larvicidas no controle de criadouros.

PRATOS DE VASOS DE PLANTA E FLORES C/ TERRA

Eliminar os pratos, ou substituir pratos, por outros menores justapostos, furar os pratos. Adicionar areia nos pratos

Vasos de plantas e flores c/ água

Colocar a planta em vaso com terra( se possível ). Trocar a água 2 vezes por semana e, escovar a parede interna dos vasos e lavar com água corrente as raízes das plantas.

Floreiro -

remover as flores e trocar a água 2 vezes por semana e, sempre lavar o vaso.

Filtros ou Potes d' água

Mantê-los bem tampados com tampa própria, com pires ou pratos e,

Caixa d' água

Mantê-la sempre tampada e sem frestas. »


Bebedouro Reduzir o número de bebedouros.

Trocar a água 2 vezes por semana e escovar o bebedouro, quando de tamanho pequeno. Quando o bebedouro for de tamanho grande no ato da troca de água fazer limpeza da parede dos bebedouros.

Pneus

Guardá-los secos em local coberto quando não for possível retirá-los do imóvel; Furá-los, no mínimo em 6 pontos eqüidistantes, mantendo-os na posição vertical. Quando utilizados para balanço, é suficiente um único orifício de diâmetro maior ou igual a 5 cm no seu nível mais baixo.

Material inservível (latas, garrafas de vidro ou plástico, potes de iogurte, margarina ou maionese, calçados e brinquedos velhos, etc.) Colocá-los no cesto ou saco de lixo, para a coleta rotineira da Limpeza Pública.

Garrafas de vidro retornáveis ou outras inclusive de plástico de utilidade para o responsável pelo imóvel
Guardá-las secas em local coberto e de preferência emborcadas ou tampadas.

Baldes ou bacias sem uso diário.

Mantê-los emborcados, de preferência em local coberto ou secos ao abrigo da chuva.

Bandejas de Geladeira e de Aparelhos de Ar Condicionado

Lavar a bandeja da geladeira 2 vezes por semana. Colocar mangueira ou furar a bandeja do aparelho de ar condicionado.

Piscina Em períodos de uso:

Efetuar o tratamento adequado incluindo cloro. Em períodos sem uso: Reduzir o máximo possível o volume d'água e aplicar água sanitária conforme tabela anexa, semanalmente, .

Piscina Infantil Em períodos de uso: Lavar e trocar a água pelo menos semanalmente.

Em períodos sem uso: Escovar, desmontar e guardar em local coberto.

Vaso sanitário sem uso
Mantê-los sempre tampados. Caso não possua tampa, acionar a válvula 2 vezes por semana. Adicionar 2 colheres (sopa) de sal, sempre que for acionada a descarga.

Caixa de descarga sem tampa e sem uso diário. Tampá-la Acionar a descarga 2 vezes por semana .

Cacos de vidro no muro

Quebrar os gargalos e fundos de garrafas e/ou colocar massa de cimento, nos locais que acumulem água.

Ocos de árvore e cercas de bambu

Cortar o bambu na altura do nó. Preencher os ocos com massa de cimento, terra ou areia.

Calhas Mantê-las sempre limpas, desentupidas e sem pontos de acúmulo de água (limpeza periódica, poda de árvores, nivelamento adequado).

Lajes Mantê-las sempre limpas, com os pontos de saída de água desentupidos, e sem depressões que permitam acúmulo de água (limpeza periódica, poda de árvores, nivelamento com massa de cimento ou temporariamente com areia).

Ralos para água de chuva (subsolo e áreas externas) com rebaixamento (caixa para acúmulo de areia). Telá-los . Adicionar sal (ver tabela) após cada chuva ou após escoamento de água de lavagem do local. Adicionar água sanitária, ou qualquer outro desinfetante, sabão em pó ou detergente semanalmente.

Ralo de esgoto sifonado sem uso diário.

Utilizar ralo com tampa "abre-fecha" nas áreas internas. Telá-lo ou tampá-lo com algum objeto. Adicionar água sanitária ou qualquer outro desinfetante (1/3 de copo), sabão em pó ou detergente semanalmente.

Caiaque e Canoa
Guardá-los secos em local coberto, ou caso precisem ficar ao relento, guardá-los virados para baixo.

Aquários Mantê-los tampados ou telados ou com peixes larvófagos.

Copo de água do Santo Tampar o copo com pano ou pires.

Bromélia Regar abundantemente com mangueira sob pressão, 2 vezes por semana.

Armadilha para formiga do tipo vasilhame com água Completar a água da armadilha utilizando sempre água com sal (0,5 colher de sal para cada copo d'água)

Fosso de elevador (construção)
Esgotar a água, por bombeamento, pelo menos duas vezes por semana

Masseira (construção) Furar lateralmente no seu ponto mais baixo quando em uso e desobstruir o orifício, sempre que necessário, ou quebrar a masseira eliminando suas laterais, quando em desuso.

2007-11-24 14:22:40 · answer #8 · answered by Maninha 5 · 1 1

Olá querido...

Realmente Havengar, vc tocou em um assunto muito sério... surtos de dengues vem acontecendo no País isoladamente, em vários periodos do ano, porém as campanhas só tem maior enfase no verão devido as chuvas de verão e ao maior disperdicio e consumo de água... piscinas por exemplo, a questão é que isso não é um problema apenas da Gestão e sim de cada um de nós, nem todos tem a consicência da gravidade deste problema, somente aqueles que passaram por essa situação seja consigo próprio ou na familia é que sabe bem a tamanha gravidade e consequências, e ainda sim tem aqueles que não aprendem a lição, infelizmente... é uma causa que todos tem que abraçar, não adianta eu fazer a prevenção, se meu vizinho não faz, não adianta os Agentes de Endemias visitarem as casas, se as pessoas não abraçar a causa e adotar medidas preventivas, eu sou da área da saúde e o numero de doentes é alarmante, não tem um dia que não tenha um caso de dengue no Hospital, desde uma suspeita até um caso comprovado.
Mais uma vez meu querido amigo, louvo por sua atitude e iniciativa nesse assunto sério de interesse de todos, mais é preciso que todos abraçem esta causa, que tenha consciência que não é só problema do governo é nosso também.

Grande beijo e um final de semana maravilhoso, com direito a un biricuticos e tudo rssrsrsrsr!!

2007-11-24 12:47:44 · answer #9 · answered by Isa 5 · 1 1

Creio eu que são os agentes, isso porque já tenho percebido que muitos deles trabalham sem vontade, e ao mesmo tempo muitas pessoas não permitem que eles entre nas suas residências. O agente que trabalha esporádicamente, deve ganhar pouco, anda muito e o chefe deles também não esquenta a cabeça.

2007-11-24 11:36:18 · answer #10 · answered by tanger 6 · 1 1

Apoiado Claudinei!
Ainda tem algo que, talvez, seja tão importante quanto. É a educação do povo e uma conscientização mais eficiente.
Não é só falar. Falta valorização e incentivo.
Tem gente que não conhece o problema na sua necessidade, no terrível perigo. Vivem porque estão vivos.
São realmente excluídos.
Por outro lado, vips, também pegam dengue.
Beijos

2007-11-24 11:17:05 · answer #11 · answered by sulica 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers