English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Me refiro ao ateísmo por opção e não ao imposto pelas doutrinas comunistas.
Em outras palavras, se o Cristianismo tivesse se fixado mais na filosofia moral como fez o Budismo, e menos nos cultos exteriores de adoração e bibliolatria, teríamos tantos ateus no mundo?
Qual a religião que gerou mais ateus ao longo da história?
O Cristianismo corrompido ou outra? Se outra, qual?
Paz e Luz!

2007-11-24 02:25:27 · 14 respostas · perguntado por Amnyoteph 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

DaTerra
Pois é moço, o Iluminismo nasceu onde? Na Europa. E quem era o freio da ciência na Europa? Quem era a mãe do obscurantismo?
Na antiguidade meu amigo, bem antes da Idade Média, havia um povo que pode ser chamado de qualquer coisa, menos de ignorante. Só que era na África, na beira do Nilo, e não na Europa.

2007-11-24 06:13:46 · update #1

14 respostas

AMNYOTEPH: EXAGEREI NO TAMANHO DA RESPOSTA, ME DESCULPE, MAS POR FAVOR LEIA-A!

Interessantíssimo esse ponto que você colocou, Amnyoteph!
Eu ainda não havia pensado nisso!

Realmente, se pensamos bem, existe um "ateísmo cristão" que é provavelmente gerado pela visão "extrema" dessa divindade dos cristãos.
É lógico que existem também ateus em "zonas culturais" dominadas por outras religioes, mas ele parece ter características bem diferentes dependendo exatamente das características da religião dominante. Por acaso já passei um período da minha vida no Japão e por diversas vezes abordei o tema "religião e espiritualidade" por lá, e, quando penso na sua pergunta, me dou conta da causa dessa diferença! Me lembro das pessoas na casa das quais morei, que eram extremamente "mundanas" mesmo para os padroes japoneses (o marido era um dos chefes de um grande conglomerado produtor de brinquedos), e eles eram notadamente agnósticos como eu. No entanto não tinham a mínima necessidade de contrastar a religião, muito pelo contrário, eles participavam dela! Simplesmente porque o xintoísmo sustenta um tipo de raciocínio que pode ser aplicado à vida quotidiana de um agnóstico sem problemas, sem exigências, digamos, sem dizer que ele, agnóstico, irá queimar eternamente no inferno por ser agnóstico!
Me lembro como se fosse ontem eles me levando a um templo xintoísta, que eles viam como uma parte integrante da cultura deles, e não de uma "fantasia"! Me lembro que na época pensei: quando me visitarem no Brasil, mostrarei a Igreja da Pampulha e mostrarei a visão do ateu Niemeyer que projetou o templo, assim como mostrarei a abordagem arquitetônico-religiosa usadas na construção da basílica de Lourdes e da catedral da Boa Viagem (tudo em Belo Horizonte). (a heresia arquitetônica - nao pelo aspecto religioso, mas puramente cultural - da catedral da IURD eu acho que eu esconderia por vergonha). Mas no fundo sentia como, eu, apesar de condividir o pensamento agnóstico deles, teria obrigatoriamente que tomar uma maior distância da parte "eclesiástica" do todo. Até agora pensei que fosse simplesmente por saber que em geral eles por lá (devido ao maior conhecimento deles da cultura ocidental que nós da oriental) já conhecem os preceitos do Cristianismo. Mas não! A causa principal é o que você citou: o Xintoísmo fez deles agnósticos "light", enquanto o Cristianismo, e sobretudo o advento do Pentecostalismo e do Neo-Pentecostalismo no meu país, fizeram de mim um agnóstico "extra-large" !!!! Brilhante Amnyoteph!

Nossa ... fora de sacanagem, a sua pergunta me abriu "um clarão" nesse tema.

Mas posso ainda adicionar informaçoes interessantes à sua idéia.
Morei também na Alemanha (lá por muito tempo), um país onde luteranos e católicos, ambos "comedidos", mais compartilham que dividem o país. Lá o ateísmo, sabidamente dominante, nem é assunto válido de menção! Exatamente pelo modo como as religioes são vividas!
Interessante adicionar esse ponto: me lembro de conhecidos declaradamente não-religiosos trabalhando em quermesses organizadas pela paróquia (morei em uma cidadezinha de menos de 4000 habitantes).
Na Alemanha como existe um imposto da Igreja (tanto para a evangélica quanto católica é igual, e é descontado em folha), as pessoas são obrigadas a se declarar publicamente como atéias ou agnósticas no momento em que "saem da igreja" (há um verbo específico para isso: "austreten"), porque também é o momento em que não mais pagarão o imposto para a igreja dos pais (detalhe: a maioria deles passa a contribuir com boa parte desse dinheiro para uma associação de assistência a crianças carentes no terceiro mundo, daí eles serem "campeoes mundiais em doação"). Na Alemanha o ateísmo é "tranqüilo". Ah ... e detalhe: conheci agnósticos como eu que se mantinham "na igreja", pagando o "dízimo" exatamente porque acreditavam no trabalho social da igreja que sustentavam ! Pode isso, Amnyoteph?

É isso aí, você tocou no ponto exato. O ateísmo é produto da religião, ou pelo menos da religiosidade dominante na região da pessoa.

Simples mas brilhante!
Este será um dos pontos que terei em mente!
Já valeu ter entrado no YR esta semana só por esse raciocínio, e te agradeço por isso!

Fico pensando ... talvez eu fosse menos "ferrenho" no meu agnosticismo se tivesse nascido em um outro país. Pelo menos imagino que minha experiência internacional me fez mais "light". Porisso acho que consigo aceitar sem ressalvas visoes teístas como a sua, que na verdade diferem da minha por um único bit - que no meu caso não é nem "1" nem "0", mas algo entre os dois, talvez um "0,3".

Me desculpe mil vezes pelo quão prolixo fui na resposta, mas como eu disse, sua pergunta foi algo como uma "abertura de argumento". Espero que pelo menos você a tenha lido completamente.

2007-11-24 03:40:36 · answer #1 · answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6 · 3 0

Mas que barbaridade, Amnyo!

Se eu não fosse espíritualista por convicção e por exclusão, eu, certamente, seria ateu, coma consciência mais limpa do mundo.

Só aquele negócio do "criacionismo" já basta para me revoltar os neurônios.

Tem muito mais, além do culto a idolos e cultos esquisitos, não esquecendo a "idade das trevas" que, pelo jeito, continua muito viva nas cabecinhas de alguns, não todos, cristãos sem-noção.

Abraço do Gatosão.

2007-11-24 05:14:50 · answer #2 · answered by  6 · 2 0

S I M ! ! !

O desvio do Verdadeiro Cristianismo deu origem a todas as doutrinas falsas.

E estas doutrinas porque desconheciam o sentido oculto é que transformaram o cristianismo em rituais satânicos.

O homem inteligente ao ler, ao comparar observava que na religião só continham mentiras, falsidades e como "no seu entender", sua religião era a verdadeira, a culpa passou diretamente do vigário para o Criador.

Foram eles os falsos doutores e orientadores do povo os responsáveis pelo ateísmo vigente.

Basta ver o período da História que se chama ILUMINISMO.

Como a seita romana dominou o mundo ocidental até 1798, ela foi a geradora do ateísmo e a principal responsável por todos os que blasfemam o nome de Deus, como está escrito.

O Protestantismo, o Calvinismo e outras correntes religosas que derivaram da igreja romana, a partir de 1500, também têm uma certa dose de responsabilidade.

Sobre a Igreja da Grécia, muito pouco podemos falar, mas que certamente nos países onde dominou como rainha, tem também muitos problemas.

Agora, quando colocas o condicional SE, nada posso te assegurar, porque, como muito bem sabes, sou DETERMINISTA e como tal, a visão que me é dada é bem diferente:

TODOS ESTAMOS SEMPRE CRESCENDO...

CRESCENDO PARA UM OBJETIVO QUE MUITOS, SENÃO A MAIORIA, AINDA DESCONHECE.

Bom fim de semana Amnyotep (Um dia, minha memória estará tão boa que vou escrever corretamente o teu nome como também o da Acquag...)

Velho Riozinho.

2007-11-24 05:14:41 · answer #3 · answered by Velho Riozinho 7 · 2 0

A existência das religiões tem origem no homem ignorante da antiguidade, naquilo que consideramos a idade das trevas da cultura humana. Basicamente as religiões dominam as massas humanas ignorantes, para as religiões nunca foi importante o desenvolvimento da cultura popular, a educação e muito menos as ciências e as descobertas.

A magia negra aplicada às massas ignorantes não funciona mais com nossos jovens internautas que possuem uma diversificada fonte de informações como é a rede mundial dos computadores.

Os ateus não são conseqüência dessa ou daquela religião, o ateísmo é conseqüência do iluminismo em oposição ao obscurantismo. O pleno desenvolvimento das ciências e da cultura humana associado às comunicações das massas.
Cada dia mais e mais pessoas se tornam ateus e atéias não porque suas religiões encontram problemas mas porque elas próprias encontram problemas em seguir essas religiões.

2007-11-24 02:44:04 · answer #4 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 2 0

pedi pedi e dar-se-vos-a.
batei batei e abri-se-vos-a
se DEUS não "obedecer" instantaneamente à alguns que lerem esses Seus preceitos, basta para lhe negarem a existência e procurar-lhe ferrenhamente um percalço.
é mano, além de Onisciênte, Onipresente e Onipotente querem um Deus em Onidisposição.
aí não dá.
quantas vezes nossos pais negociaram conosco nosso merecimento p/ recebermos algum presente especial?
ou o mesmo fizemos com nossos filhos?
paz de Jesus Cristo.

2007-11-26 07:46:23 · answer #5 · answered by sou quem sou, algum problema? 6 · 1 0

Com todo respeito, amigo, mas acho que reside um engano nesta tua conclusão. Você coloca o ateísmo como resultado do fracasso de um crença. No entanto, não considerou que ele pode muito bem ser a ascenção de um outro estilo de mentalidade. Isto foi possível no mundo cristão ocidental porque aqui nós passamos por uma série de revoluções filosóficas e sociais que questionaram o lugar de primazia da religião e colocaram o homem no centro do universo e como principal ator do mesmo.
Não vejo mal nisso. Se pararmos para pensar, o ateísmo desempenhou papel fundamental na construção de uma sociedade laica e democrática, coisa que não ocorreu no extremo oriente e no mundo muçulmano, até hoje religiosos.
Eu vejo o ateísmo com bons olhos. Tem seu lado ruim, que é justamente o fato de nem todas as mentes estarem preparadas para serem senhoras de si mesmas, mas há muita coisa boa.
Não o vejo como consequência negativa ou o fracasso de algo. Eu o vejo como a ascenção de uma nova mentalidade. Seja o ateísmo em si, seja as transformações que ele provoca nas religiões.

2007-11-24 13:08:59 · answer #6 · answered by Gaius Servilius 6 · 1 0

Eu diria que o ateísmo está mais ligado a forma do que a essência, ou seja, a visão que a cultura, seja ela cristã, judaica ou mulçumana (aqui para citar apenas as chamadas religiões reveladas) tem do Ser, conforme explicitado em seus livros sagrados, é que leva muitas pessoas a se auto afirmarem ateus. Na verdade o que eles não aceitam é aquele Deus pregado por estas religiões citadas. Na verdade acreditam na existência de algo que está acima de tudo e de todos, porém o seu conceito de Deus não o deixa entender o que realmente acredita. Assim temos mais anticlericais, anti religiosos, anti bíblicos, anti qualquer coisa do que propriamente ateus, pois no fundo o homem acredita na existência de uma força que é o princípio de tudo. Então diria que o ateísmo é uma consequência da forma errônea que as grandes religiões usaram para explicitar o divino, forma esta ainda presente na cultura, na forma de pensar e no imaginário do povo.

2007-11-24 07:59:43 · answer #7 · answered by O Filosofo 4 · 1 0

Amigo Amnyoteph,
acredito que o ateísmo é uma consequência do afastamento entre ciência e religião, que ao invés de se complementarem, se atacam mutuamente. Disso, se originam os mais incrédulos e mais duvidosos, pois não conseguem enxergar a verdadeira fé...

Um final de semana cheio de paz, luz e saúde a ti...

Juninho

2007-11-24 03:17:56 · answer #8 · answered by Junnhim 6 · 1 0

Amny, a-theos quer dizer (como sei que você sabe) "sem deus". Alguém pode ter religião e ser "sem deus", praticando todo o tipo de crueldade, e pode viver por conta própria tendo Deus em seu coração, sendo generoso e amoroso com todos, mesmo declarando publicamente não acreditar num Deus criado pelo egoísmo humano. Por isso fica difícil para mim responder acuradamente sua importante pergunta. Quem ama tacitamente acredita em Deus, porque Deus é Amor. Pode dizer que é budista, xintoísta, hare-krishna, espírita, o que for, nada é relevante se ele ama. Por outro lado quando alguém é cruel, malvado, faz todo o tipo de perversidade em nome de alguma divindade, esse é o pior dos ateus mesmo vivendo num templo babando os ovos dos sacerdotes. Concorda? Um fraterno abraço do Ossola.

2007-11-24 02:56:53 · answer #9 · answered by carlosossola 7 · 1 0

O ateísmo é o contrario da religiosidade.
Toda medalha tem seu verso.
Todos têm direito ao livre arbítrio.
Parece-me, que a tendencia do homem é buscar em Deus a respostas as suas súplicas, assim sendo, verifica-se que há mais religiosidade na terra do que Ateísmo; donde se conclue que, a RELIGIÃO GEROU MAIS RELIGIOSOS do que ateus.

2007-11-24 02:51:53 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers