A Urticária se caracteriza pela formação súbita de pápulas avermelhadas e edemaciadas na pele que coçam ou queimam de modo intenso. A urticária pode surgir em qualquer local, incluindo face, lábios, língua, garganta ou orelhas e ouvidos, com lesões de vários tamanho. Em alguns casos, as pápulas se juntam formando grandes placas, chamadas Placas Urticariformes.
O Angioedema é parecido com a urticária, mas o inchaço ocorre não na superfície, mas sob a pele, concentrando-se tipicamente em torno dos olhos, lábios, genitais, mãos e pés. Em raras ocasiões, o Angioedema na garganta, língua ou pulmões pode bloquear as vias aéreas, causando dificuldade respiratória com risco de morte.
Qual a causa da Urticária e do Angioedema ?
A Urticária e o Angioedema ocorrem quando, em resposta à Histamina, o plasma sangüíneo extravasa dos pequenos vasos na pele. A Histamina é uma substância química liberada por células especializadas localizadas nos capilares cutâneos.
Reações alérgicas, presença de certas substâncias químicas nos alimentos, picadas de inseto, exposição à luz solar ou remédios podem causar liberação de histamina. Em alguns casos, não é possível descobrir exatamente porquê a urticária ocorreu.
Existem vários tipos diferentes de urticárias e para cada tipo existe uma lista de suspeitos mais prováveis:
o Urticária aguda: as crises duram menos de 6 semanas. As causas mais comuns incluem alimentos (p.ex.: amêndoas, chocolate, peixe, tomate, ovos, leite e certos aditivos alimentares), remédios (p.ex.: ácido acetil-salicílico e outros antiinflamatórios não-esteróides, anti-hipertensivos e analgésicos) e infecções. Picadas de inseto e doenças internas também podem estar envolvidas.
o Urticária Crônica e Angioedema: as crises duram mais de 6 semanas e a causa exata é mais difícil de ser determinada. Em mais de 85% dos casos, a causa permanece desconhecida. Como o angioedema também pode afetar órgãos internos como pulmões, músculos e trato gastrintestinal, os sintomas são mais variados e podem incluir fraqueza muscular, falta de ar, vômitos e diarréia.
o Urticária física: é causada por alterações físicas diretas na pele. Por exemplo: frio, calor, exposição ao sol, vibração, pressão, suor e exercícios. A urticária ocorre exatamente onde a pele foi estimulada e raramente aparece em outro lugar, desaparecendo até cerca de 1 hora após o estímulo.
o Dermatografismo: urticária que se forma após coçar ou arranhar firmemente a pele. Também pode ocorrer associada a outras formas de urticária.
Como é feito o diagnóstico da Urticária e do Angioedema?
Principalmente através do exame médico, com perguntas direcionadas para determinar as possíveis causas do problema. Não existem exames laboratoriais específicos para urticária: os testes são direcionados para as substâncias que seu médico acreditar serem as mais suspeitas.
O exame de sangue de rotina pode ser solicitado pelo médico para excluir outras doenças sistêmicas que possam se manifestar na forma de crises de urticária.
Como o problema é tratado?
O melhor tratamento é identificar e remover o contato com a substância desencadeadora das crises. Infelizmente, esta nem sempre é uma tarefa fácil.
Para controlar os sintomas, seu médico poderá receitar anti-histamínicos. Alguns destes remédios funcionam melhor quando tomados regularmente para evitar a formação da urticária.
A urticária crônica pode ser tratada de modo prolongado com anti-histamínicos e corticóides. As crises graves de urticária e angioedema devem ser tratadas com injeções de adrenalina (epinefrina) e corticóides.
Enquanto você aguarda o resultado do tratamento, existem algumas medidas simples que você pode tomar para aliviar a coceira, tais como aplicar compressas frias ou úmidas sobre as áreas afetadas e utilizar roupas leves.
Quando procurar um médico com mais urgência?
Procure atendimento médico com maior urgência sempre que a urticária ou o angioedema estiver associado a alguns dos seguintes sintomas:
o Vertigem
o Chieira no peito
o Dificuldade para respirar
o Sensação de aperto no tórax
o Inchaço na língua, lábios ou face
---
Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor, entre outros, de PARA ALÉM DA JUVENTUDE – GUIA PARA UMA MATURIDADE SAUDÁVEL, pela Editora Leitura (http://www.editoraleitura.com.br/detalhe7.asp?id=33 ).
2007-11-25 02:40:09
·
answer #1
·
answered by Dr. Alessandro 3
·
1⤊
0⤋
Simplesmente porque é a Histamina o mediador químico que é liberado na crise alérgica, levando aos sintomas da urticária. Sendo assim, bloqueando a histamina com anti-histamínico, podemos eliminar os sintomas.
2007-11-24 08:08:56
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋