English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

nunca fiz curso para a prender inglês, aprendi na marra.
e agora tenho uma enorme dificuldade para tradução.
porém não para compreensão.
até mesmo nessa linguagem tão global existem termos que não podem ser traduzidos.
e todos devem conhecer as definições de amor em grego que são muito mais detalhadas do que no português.
não seria, o fato de conhecermos diversas linguagens uma fonte de mais amplo raciocínio.
digo isso pro experiência própria pois, apesar de não ter estabelecido um padrão, ha situações em que penso em inglês e outra em que penso em português, lembrando que nosso pensamento consciente é somente uma reprodução da fala e por isso a linguagem influencia no pensar.

em sua opinião, a que ponto a habilidade lingüística no que refere a conhecer diversas linguagens influencia a nossa capacidade intelectual?

obs:posto a pergunta nessa categoria por saber que pessoas inteligentes respondem por aqui...

paz!

2007-11-21 22:46:43 · 13 respostas · perguntado por Silas - Ridendo Castigat Mores 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Sim, mas não sei exatamente o que você chama de capacidade intelectual. O cérebro é como um emaranhado de circuitos que, quanto mais se aprende, mais combinações ficam disponíveis. E quanto mais ligações se tenha, maior será a capacidade de percepção, análise, compreensão e solução.
Línguas é apenas uma das muitas variáveis de aprendizado possível, e cada pessoa tem maior ou menor potencial em relação a essa ou aquela área do conhecimento racional ou abstrato.
O ideal é desenvolver os dois, pois ambos se completam, se ajudam e se equilibram.
Paz e Luz!

2007-11-22 03:54:51 · answer #1 · answered by Amnyoteph 7 · 1 1

Silas, A abilidade linguistica é inclusive fator de analise comportamental. A pessoa pode ficar presa a essa influência inclusive podemos comparar essa abalidade a futuras analises comportamentais e profissionais.

2007-11-21 22:56:22 · answer #2 · answered by Coxinha® Libertas Quæ Sera Tamen 6 · 2 1

Silas...

Eu tenho uma facilidade enorme para aprender outras línguas.
Falo fluentemente o inglês, espanhol e estou aprendendo grego.

Particularmente não acredito que influencia na capacidade intelectual, até porque sou péssima em tantas outras coisas.

Creio que a necessidade é o ponto chave.
A necessidade de aprender para atingir metas ou para superação pessoal.

Absorvemos com mais gana aquilo que nos interessa realmente.

Beijos

2007-11-21 23:15:01 · answer #3 · answered by ? 7 · 1 1

Obrigado pela deferência, quando afirmas as pessoas inteligentes que respondem nessa categoria, mas nem tanto.... Mas saiba que a capacidade intelectual do ser humano deve ser desenvolvida até o limite permitido a cada um. Deus nos dá dons naturais, os quais não necessitam ser desenvolvidos em algumas pessoas pois já são naturais, mas o fato de se ter dificuldade em determinadas áreas do saber, não desmerece a capacidade intelectual do ser humano, com certeza! Portanto, nossa aparente dificuldade em concatenar conhecimentos diversos é apenas uma limitação natural que, como você bem afirma, pode ser desenvolvida com busca, dedicação e aplicação... Graça e paz.

2007-11-21 23:13:41 · answer #4 · answered by jvcrdb 7 · 0 0

Quem dera se conhecimento de línguas tivesse alguma ligação com a capacidade intelectual!
Nesse caso eu seria um gênio, porque modéstia à parte, falo muito bem um monte. Mas como foi tudo fruto de muito esforço e estudo, e não de aprendizado "na marra" como você disse, fica tudo relativizado.

Prefiro relacionar a inteligência a capacidades em ciências exatas. Como a inteligência é a capacidade de associar elementos e fatos originariamente dissociados entre si, é o raciocínio "matemático" que mais espelha esse tipo de capacidade.
Vejo a minha habilidade com as línguas completamente fora da minha capacidade cognitiva, visto que as línguas que falo bem, as falo sem pensar, sem usar a razão. É como se saísse "da barriga" (essa por exemplo foi uma expressão de uma outra língua). E na barriga não está a minha inteligência mas o meu tanquinho ;-)

2007-11-21 23:10:51 · answer #5 · answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6 · 1 1

Meu caro quanto a isto não não tem nada a ver capacidade intelectual com linguagem que aprendemos, veja o lula foi pião metalúrgico e basicamente é analfabeto, e é presidente, quanto ao seu inglês fossa exercício simples veja filmes sem tradução aguce se ouvido vá em biblioteca e leia livros em inglês, da inglaterra, não o americano que é cheio de gíria, pegue livros escrito a muitos anos atrás com ortografia antiga arcaica, e pratique a dicção em frente a um espelho, e se corrigindo, vê´ra como não é tão difícil assim, falou deu pra aproveitar alguma letra que eu lhe mandei. abração marcão

2007-11-21 23:08:58 · answer #6 · answered by Marcão 5 · 0 0

Oi, não se julgue não ser inteligente se você tem problemas em aprender uma língua diferente.
Cada pessoa tem seu lado forte, eu tenho por exemplo um bom raciocínio lógico, mas sou péssimo para decorar as coisas, outras pessoas São boas em ciências exatas e outras tem facilidades de aprender a falar idiomas diferentes. Isso é normal, não existe alguém que seja bom em tudo, até Albert Einstein que é considerado um dos maiores gênios teve problemas para aprender as coisas, se você visse os boletins dele, você acharia que ele nunca iria ser alguém na vida.
Por isso não se preocupe, acho legal que você seja honesto com sigo mesmo, dizendo que tem um problema e que quer resolve-lo, mostra que você é uma pessoa aberta para novas idéias e isso é bom.
Um abraço

2007-11-21 22:59:52 · answer #7 · answered by Nicolao 3 · 0 0

Conhecer outra linguas e culturas, aumenta com certeza o nosso intelecto,aprendemos muito mais sobre diferenças em todos os sentido(cultural,humano,relacionamento, respeito) e temos a oportunidade de crescermos e evoluirmos.

2007-11-21 22:56:51 · answer #8 · answered by índia 4 · 1 1

ah não faço a minima ideia. eu também aprendi ingles na marra, só de ouvir musica. agora eu uso ele pra entender os filmes que eu baixo, que são na sua maioria em ingles. mas meu conhecimento continua sendo inferior ao de uma porta.

2007-11-21 22:56:37 · answer #9 · answered by Sifo Dias USUÁRIO BOTTOM 6 · 1 1

O cérebro é vagabundo, se vc dá moleza, ele aproveita. Linguas e matemática são 'supino' do cérebro, deixam ele bem bombado
=)

2007-11-21 22:52:56 · answer #10 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers