Depende...Vc quer saber o que a história diz, ou a verdade nua e crua? Segundo a história as bruxas eram tidas pelos sacerdotes como hereges, pois acreditavam em rituais, no poder das ervas e de algumas substâncias, e isso era inconcebível para a igreja, que acreditava num Deus único e verdadeiro. Na verdade as bruxas eram mulheres avançadas para aqueles tempos. Eram mais ousadas, digamos assim. E como a sociedade era intolerante, não admitindo certos comportamentos tidos como extravagantes para as mulheres, como por exemplo ficar se exibindo na rua. Uma mulher andar sozinha pela rua; isso era inconcebível. Hoje em dia as bruxas ficariam de cabelo em pé com o comportamento das mulheres. Vc sabe que toda mulher tem duas faces: a louca e a santa. Todas nós temos um pouco de pureza e de pecado dentro de si. A bruxa antigamente equivalia a mulher louca, a pecadora, a impura...Por isso ela deveria ser banida da sociedade, sacrificada.
2007-11-21 14:16:50
·
answer #1
·
answered by Crispsi 1
·
4⤊
1⤋
Nao sómente as consideradas "bruxas" tinham esse fim.
Também os albinos, os anoes, os ruivos, os judeus. Bastava alguém tomar um chá de uma erva qualquer para se considerado "bruxo(a)".
A igreja católica ordenava que pessoas assim fossem presas, tortuadas inclusive durante anos, e depois se lhes impunha a "prova" definitiva. Muitas pessoas primeiro eram jogadas na água com uma enorme pedra atada ao pescoço. Se o indivíduo flutuava e nao morria afogado(a), a comprovaçao de que era bruxa(o) era evidente Entao devia ser queimado(a). Se o(a) infeliz morria, já nao havia o que fazer.
A condenaçao à fogueira era tao implacável, que muita gente morria nas sessoes de tortura. Quando isso acontecia, o padre inquisidor ordenava que se fizesse um retrato do suspeito e esse retrato era queimado públicamente.
E nenhum Papa jamais apresentou desculpas por essas barbaridades. Mesmo que isso ocorra, os crimes já foram cometidos.
Às vêzes eu tenho a impressao de que a muita gente lhe agradaria a volta da inquisiçao.
2007-11-21 16:46:54
·
answer #2
·
answered by Marcelo A 6
·
3⤊
0⤋
Por que além de mortas, segundo o Malleus Malleficarum, ou manual da inquisição, elas deviam sofrer tortura.
Recentemente postei uma pergunta sobre esse tema.
Dê uma olhada nas teses do Malleus Malleficarum, nas respostas e no link mencionado na pergunta.
Um abraço.
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AgKQrotOLDPXb1gZ47kERAPJ6gt.;_ylv=3?qid=20071115103620AAHdJnC
2007-11-21 14:35:33
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
3⤊
0⤋
Bastava serem velhinhas, morando sozinhas, terem alguma propriedade, para serem chamadas de bruxas.
E já iriam para a fogueira!!!
E logo em seguida,seus bens eram incorporados ao patrimônio da Igreja...
Esta é a religião católica, e depois ainda nos questionam o porque de sermos ateus!
2007-11-21 14:22:00
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
As bruxas foram centenas de mulheres que, durante anos, no período da Idade Média, eram queimadas vivas em fogueiras, a mando da Santa Inquisição. E tantas foram as sacrificadas, que podemos afirmar que se tratou de um verdadeiro genocídio contra o sexo feminino. Foi um ato da Igreja, dos curas, dos homens mancomunados, para manter seu poder absoluto e punir a ousadia das mulheres, que manifestavam conhecimentos médicos, políticos, químicos, religiosos, etc.
2007-11-21 14:09:49
·
answer #5
·
answered by genilson_rios 1
·
3⤊
0⤋
Porque iam de contra com os dogmas da igreja! E não eram só as bruxas que iam para a fogueira, era qualquer uma pessoa que fosse acusada de heresia. Até mesmo alguns grandes filósofos. foram condenados.
2007-11-21 14:09:20
·
answer #6
·
answered by serena 3
·
2⤊
0⤋
Isso acontecia na época da "Santa Inquisição" na qual quem contrariava a Igreja Católica em qualquer ponto de sua doutrina era condenado a fogueira.
2007-11-21 14:08:16
·
answer #7
·
answered by JJ 4
·
2⤊
0⤋
Segundo me consta, a esmagadora maioria das "torradinhas" não eram bruxas realmente. Eram só pessoas de quem alguém não gostava. Ou tinham terras que alguém queria. Ou talvez tivessem a infelicidade de nascerem ruivas.
2007-11-21 14:08:04
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Sabemos que não eram bruxas. Eram pessoas inocentes que foram tomadas como bruxas, mas respondendo à sua pergunta, primeiramente como exemplo para aqueles que tivessem os mesmos pensamentos, e em segundo lugar, antigamente as pessoas acreditavam que as almas eram purificadas pelo fogo. Estudando a história dos povos vamos perceber que existia essa crença da purificação da alma. A maioria ateava fogo aos seus cadáveres porque acreditava na purificação de sua alma. Outro motivo era o controle de pestes (doenças) que àquela época eram muito comuns.
2007-11-21 22:05:24
·
answer #9
·
answered by Pensatore 7
·
1⤊
0⤋
Como foi dito nas resposta acima.
Interesse nas terras, pois todos os que eram considerados bruxas ou bruxos perdiam suas terras, que passavam para a igreja.
Para poder controlar os fieis através do medo. Qualquer pessoa que questionasse a igreja era considerada herege.
Por interesse de terceiros, que viram perder clientes para as curandeiras (mulheres que usavam ervas para curar), assim sem a opção de ajuda delas, só sobravam os médicos comuns
Discriminação, como foi dito pessoas ruivas, de baixa estatura ou deficiente, albinas ou com deficiência mental eram consideradas bruxo(a)s ou cria delas.
Concluindo, a inquisição foi um jogo de interesses, foi muito lucrativa.
A inquisição foi pior Genocídio que existiu, o mais cruel. Nem o de Hitler foi maior, pois ele tinha a desculpa de ter problemas psicológicos (Procurem no Google a respeito disso caso tenham interesse), e o pessoal da igreja?
Ps. Nem crianças ou mesmo Bebes eram poupados.
Abraço e bom dia para você.
2007-11-21 21:31:17
·
answer #10
·
answered by Wanderlei 5
·
1⤊
0⤋