English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Acredito que "adotado" desde o início da humanidade.
E quanto a sua divulgação e massificação, apenas no século 19.

2007-11-21 00:24:10 · answer #1 · answered by Protheus 2 · 1 0

O Espiritismo não foi "adotado pela humanidade".
Na época de Kardec ele já existia, e porisso mesmo é que ele resolveu colocá-lo no papel.
Depois disso ele teve um período em que ele "floresceu" - tendo na Alemanha o seu maior número de praticantes.
Durante a segunda guerra o Espiritismo foi proibido por Hitler, e seus livros queimados. Os seguidores se dissolveram ou foram assassinados, e nunca mais se ouviu falar de Espiritismo na Alemanha e mesmo no resto da Europa.

É no Brasil que ele se espalhou mais, sobretudo a partir da segunda metade do século XX.

O Espiritismo continua sendo um movimento local brasileiro. No exterior ele tem abrangência marginal, sempre em torno de comunidades brasileiras.

Não superestime a importância do Espiritismo internacionalmente só porque no Brasil ele é tão conhecido.

2007-11-21 08:39:13 · answer #2 · answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6 · 1 0

Espiritismo decodificado por Kardec foi no séc XIX, mas desde que existe seres humanos existe o espiritismo de um forma ou de outra.

2007-11-21 08:38:37 · answer #3 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 1 0

POR ALGUNS IMEDIATAMENTE POR SER RAZÃO PURA...

2007-11-21 08:24:19 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Oi Luninha, tudo bem?
O pessoal que te respondeu ta certo, só que estão confundindo espiritismo com espírito ou manifestação espírita. Na verdade as manifestações espíritas existem desde os primórdios dos tempos, porém o espiritismo data de época mais recente.
Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, França, 3 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869) foi um professor, pedagogo e escritor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita.
Conforme o seu próprio depoimento, publicado em Obras Póstumas, foi em 1854 que o Prof. Rivail ouviu falar pela primeira vez do fenômeno das "mesas girantes", bastante difundido à época, através do seu amigo Fortier, um magnetizador de longa data. Sem dar muita atenção ao relato naquele momento, atribuindo-o somente ao chamado magnetismo animal de que era estudioso, só em maio de 1855 sua curiosidade se voltou efetivamente para as mesas, quando começou a freqüentar reuniões em que tais fenômenos se produziam.
Convencendo-se de que o movimento e as respostas complexas das mesas deviam-se à intervenção de espíritos, Rivail dedicou-se à estruturação de uma proposta de compreensão da realidade baseada na necessidade de integração entre os conhecimentos científico, filosófico e religioso, com o objetivo de lançar sobre o real um olhar que não negligenciasse nem o imperativo da investigação empírica na construção do conhecimento, nem a dimensão espiritual e interior do Homem. Adotou, nessa tarefa, o pseudônimo que o tornaria conhecido – Allan Kardec – nome esse, segundo o que teria lhe dito um espírito, que teria utilizado em uma encarnação anterior como Druida.
Tendo iniciado a publicação das obras da Codificação em 18 de abril de 1857, quando veio à luz O Livro dos Espíritos, considerado como o marco de fundação do Espiritismo, após o lançamento da Revista Espírita (1 de janeiro de 1858), fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Veja bem Luna, a palavra Espiritismo é única, porque foi criada por Allan Kardec para nomear a doutrina codificada por ele, não servindo para designar qualquer outra religião.
Para finalizar, pedindo desculpas pela longa resposta, quero te contar algo importante que é vacina contra preconceito. Certa vez, estava eu, em uma livraria espirita olhando alguns livros, quando uma garota aparentando uns 20 anos se aproximou e a despeito da contrariedade de seus amigos, alguns rapazes e moças que se mantinham à “distancia segura”, me perguntou:
- Oi, desculpe a pergunta, mas isso aqui é de Deus?
- Era a Luna a 10 anos atráz, e não me furtei em lhe responder, parafraseando o Mestre Jesus:
- Conhece-se uma árvore pelos frutos que ela produz.
Do amigo Wilson

2007-11-21 16:18:08 · answer #5 · answered by Wilson 5 · 0 0

Luna, todos nós somos espíritos vivificando nossas almas mortais. Já somos espíritas inatos porque após o colapso do corpo fenecível assumimos nossa individualidade espiritual. O espiritualismo é a religião de todos que já partiram da terra para o sistema de coisas invisível. A mediunidade, que é a capacidade de podermos trocar informações com nossos semelhantes do outro lado da vida, é algo fenomênico, natural, pertence à natureza humana. Desde os primórdios da humanidade há comunicação com o mundo dos mortos. Espíritos materializados estiveram e ainda estão entre nós cumprindo missão e foram chamados de mensageiros divinos, ou anjos. Um dia, no futuro próximo, só haverá na terra, como nos céus apenas uma religião. O Espiritualismo. E não será novidade nenhuma. Sds. cristãs.

2007-11-21 08:38:20 · answer #6 · answered by carlosossola 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers