Aí, depende do caso...
Se é assim: DEus te dará a salvação!!! - É literal.
mas... se for assim...
Ame o seu ´próximo como a ti mesmo.. - É metafórico.
ENTENDEU?
2007-11-19 23:49:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
O pior que eu acho é ter a coragem de dizer que a interpretação é "clara e única".
Ora bolas, se é interpretação, então é porque não é claro, e muito menos único, senão seria a leitura literal!
A resposta é simples. Parte-se não da escritura para gerar a doutrina, mas o contrário: parte-se da doutrina e tenta-se legitimá-la na escritura. Como esta é passível de interpretações, pode-se simplesmente adequá-la ao que se quer.
Atualmente estou procurando uma receita de bolo de chocolate na Bíblia. Por enquanto parei na torta de frango.
2007-11-20 07:37:01
·
answer #2
·
answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6
·
3⤊
1⤋
Por isso entra em acao a terceira pessoa da Trindade, Espirito Santo que esta entre nos para nos ajudar, eh Ele quem ensina, revela, convence, etc......
2007-11-20 07:36:42
·
answer #3
·
answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7
·
1⤊
1⤋
HÂ!
2007-11-20 07:36:06
·
answer #4
·
answered by Srta: Psicol 2
·
0⤊
0⤋
Laputean
Este dilema não é novo, existe a seculos, milênios, pois o ser humano dotado de inteligência quer interpretar e entender de maneira exata uma escrita de importância superlativa, visto que são Sagradas. Existem dois métodos básicos de pesquisa para qualquer assunto; DEDUTIVO ou INDUTIVO.
Dedutivo, (vem de dedos) então são como os dedos todos partem da palma da mão, então temos várias vertentes : indutivo ao contrário partimos de vários pontos analizamos comparativamente com todos outros existentes para chegar a uma conclusão.
Então continuando a usar expressão metáfórica é como se você tivesse em mãos uma nota de dinheiro como faria para saber se ela é verdadeira ou falsa.
Usando o método indutivo analizaria todas as notas existentes comparando-as até chegar a uma conclusão.
Ou deduziria que ela é verdadeira (atravez de conceitos pré estabelecidos que garantem que uma nota é verdadeira) .
Alguns textos são mais fáceis de dicernir que são metafóricos que outros, visto que a mesma expressão é utilizada várias vezes com a mesma conotação então temos:
. de narrativa histórica (fatos)
. de mandamentos e regras
. parabolas
. profecias
Como em todos eles a fraseologia pode ser literal ou não o unico caminho é verificar a relação do mesmo assunto com outras narrativas semelhantes e deduzir se a aplicação é literal ou não.
Só como exemplo: O Cristo disse mais ou menos assim para uma mulher:...." se beber da agua que eu te der nunca mais tera sêde" A mulher entendeu isto de forma literal e disse em resposta..." então me dê de tal agua para que eu não tenha mais sede e não precise mais vir até o poço para retirar água" Ao ler o relato completo conclui-se que a água que o JC estava se referindo n ão era agua literal mas sim água no sentido de conhecimento, o que está em harmonia com outros relatos que comparam a sêde literal com a sede de conhecimento.
Bôa Sorte.
2007-11-20 07:57:12
·
answer #5
·
answered by Arboss 6
·
0⤊
1⤋
Existem partes claramente literais e partes claramente metafóricas na Palavra de Deus.
Algumas vezes não é dificil ver qual é qual (lembra das aulas de interpretação de texto da titia Sonia no ensinio fundamental).
As vezes fica mais complicado, e quando as aulas da titia Sonia não bastam a coisa geralmente descamba para grego antigo, hebráico e coisas desse naipe.
O estudo de interpretação correta da Bíblia é a hermeneutica e não é nada simples...
Como fugir dos erros de interpretação? Boa pergunta, não sei A resposta!!! Acho que tudo que temos de fazer é adimitir que nossa espiritualidade não é perfeita,e por conta disso, aceitar interpretações diferentes, adimitindo que são aceitáveis, e as vezes até mais corretas do que as nossas...
Acho que o jeito é buscar a Deus e a sua sabedoria. Não acho que eu vá chegar lá um dia, mas estou tentando
Paz de Cristo
2007-11-20 07:35:43
·
answer #6
·
answered by Emiliano M. 6
·
1⤊
2⤋
é
2007-11-20 07:30:24
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋