English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

14 respostas

Uma boa resposta seria:
DIFERENÇA ENTRE EVOCAÇÃO E INVOCAÇÃO

Evocação [do latim: e ou ex= de, fora de + vocare= chamar] – Não é sinônimo perfeito de invocação, por mais que tenham a mesma raiz. Evocar é chamar, fazer vir a si, fazer aparecer por cerimônias mágicas, por encantamentos - evocar almas, espíritos, sombras, energias, elementais; invocar é chamar a si ou em seu socorro um poder superior ou sobrenatural – invoca-se Deus pela prece. A invocação está no pensamento, a evocação é um ato. Na invocação, o ser ao qual nos dirigimos nos ouve; na evocação, ele sai do lugar em que está para vir a nós e manifestar sua presença. A invocação não é dirigida senão aos seres que supomos bastante elevados para nos assistir. Evocam-se tanto energias inferiores como superiores.

Resposta ruim que encontrei num site católico reacionário:
Tais comunicações provocadas do além, seja na forma de necromancia, seja na de magia (branca ou negra, pouco importa), são conhecidas também como evocação. Há diferença fundamental entre invocação e evocação: esta sempre pretende uma comunicação perceptível provocada por iniciativa do homem; aquela é apenas uma forma de prece ou súplica.

É evidente que a invocação é um ato bom e cristão, expressão da comunhão dos santos.
Mas que dizer da evocação?
Para esta pergunta recebemos da revelação divina resposta clara e insistente:

Êxodo 22,17: “Não deixarás viver os feiticeiros”. Aqui, a palavra “feiticeiros” engloba todos aqueles que praticam qualquer tipo de evocação: necromantes e magos, sem excluir os que se entregam à magia branca. Deviam ser condenados à morte.

2007-11-19 06:16:41 · answer #1 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 12 5

Invocar significa pedir a ajuda ou intercessão de alguém, enquanto evocar é bem diferente, pois consiste em reclamar a presença da pessoa junto a si. Note que o próprio uso que se faz na Igreja e o que se faz entre os espíritas denuncia estes sentidos: os católicos buscam a intercessão dos santos junto a Deus; já os espíritas buscam trazer alguém conhecido de volta (normalmente um ente querido que se foi). Infelizmente a dinâmica da língua fez com que as duas palavras fossem sendo usadas como sinônimas, fazendo com que as pessoas usassem uma pela outra como, aliás, você mesma fez: queria dizer que a Bíblia Católica usou o termo incorreto - evocação - e acabou dizendo que a Bíblia usa invocação.

Se invocar fosse errado, como poderíamos invocar o próprio Cristo em nossas orações, como Ele mesmo ordenou que fizéssemos, ao pedir em Seu nome todas as coisas ao Pai? É evidente que se pode invocar a Cristo, para que O Intercessor por excelência possa apresentar nossas súplicas diante do Pai Eterno. E também o mesmo se aplica a Nossa Senhora e aos santos, que intercedem junto a Deus, pois estão em sua presença, e querem nosso bem. Não se condena na Bíblia o pedido de auxílio aos santos e a Nosso Senhor mesmo.

E Deus, ao enviar seus anjos, mostra que pode interceder na vida dos homens através de seres espirituais. Veja, por exemplo, que é um anjo quem anuncia a Maria Santíssima a encarnação do verbo (S. Lucas, I, 26-28). É claro que isso acontece quando é da vontade de Deus, e não pela evocação espírita.

Coisa bem diversa fazem os seguidores de Alan Kardec, pois não querem a intercessão junto a Deus, mas o conforto espiritual e a adivinhação de fatos futuros ou desconhecidos ao homem. E este procedimento foi condenado inúmeras vezes na Bíblia, condenações estas que você deve conhecer muito bem: "Não vos voltareis para os necromantes nem consultareis os adivinhos, pois eles vos contaminariam. Eu sou o Senhor, vosso Deus." (Levítico, 19,31); e também Levítico, XX, 6; XX, 27; Deuteronômio, XVIII, 10-14; II Reis, XVII, 17, XXI, 6; entre outros.

A diferença é muito clara, e também é claro qual dos dois procedimentos é agradável a Deus, e qual é condenável. Você dirá então que para o dicionário as duas palavras são iguais, e como já fizemos notar, você mesma confunde as duas ao citar o termo invocação nas Bíblias católicas.

Ora,pretender fazer exegese bíblica com um dicionário é um absurdo enorme. A linguagem e a complexidade das Sagradas Escrituras superam em muito a simplicidade e pragmatismo que caracterizam os dicionários. Como exemplo, se consultarmos o verbete "fé", segundo o Aurélio, temos uma noção muito superficial, a de "confiança" ou de "adesão irrestrita". Porém, fé assim considerada perde muito de seu sentido, para não dizer que é um sentido falso. Segundo São Paulo, fé é "o fundamento das coisas que se esperam, e uma demonstração das coisas que não se vêem" (Hebreus, XI,1). E Segundo São Tomás, é "a adesão da inteligência às verdades reveladas por Deus". Veja o abismo que separa o sr. Aurélio de São Paulo e São Tomás, e como uma verdade tão fundamental como a fé não pode sujeitar-se às estreitezas do dicionário.

Também, a própria língua sofre transformações por ser viva, e acabamos usando uma palavra num sentido impróprio. Neste sentido, muitas pessoas usam invocação e evocação indistintamente, como você mesma pôde constatar. Fica, portanto, complicado examinar as Escrituras com um dicionário...

Como dissemos no início, o atraso na resposta foi providencial, pois há poucos dias folheava uma conhecida revista de negócios, e um dos articulistas defendia-se por ter usado duas palavras em sentidos, digamos, mais amplos que os contidos no dicionário! Defendia-se, eu disse, pois dois leitores lhe escreveram questionando o uso dos termos, que não condiziam com o verbete do Aurélio... Se o entendimento de palavras de uso corrente, dentro de uma disciplina relativamente disseminada como a administração encontra problemas quando limitada às páginas de um dicionário, que dirá então as explicações teológicas e filosóficas.

Quanto à devoção à Santa Teresinha, note que não há evocação, pois não se pede a presença da santa, mas apenas invocação, que ela interceda junto a Deus; a forma de saber se a intercessão foi atendida é através de um sinal – as rosas - que poderia ser qualquer outro, mas no caso, é material.

Esperando tê-la respondido satisfatoriamente, despedimo-nos

2007-11-19 06:44:59 · answer #2 · answered by salermomylife 3 · 10 1

a evocação é a ação de fazer aparecer, através de exorcismos, entidades sobrenaturais, espíritos ou almas dos finados. É direta e é aquela em que citamos o nome de determinado espírito, evocando-o de uma forma pessoal. Quando não citamos um determinado nome, mas quando pedimos a presença e a assistência de nossos mentores e guias espirituais,invocamos. Na invocação, a Codificação ensina que toda a prece é uma invocação, e invocar é chamar através da oração, pedir um socorro, um auxílio ou uma proteção; ou seja, é evocar através do pensamento, de uma forma indireta. A invocação é portanto, um conjunto especial de palavras usado para chamar um espirito ou um poder oculto para proteção ou assistência.
A divergência é a ação em cada uma delas, na invocação surge indirectamente, na evocação directamente.

2007-11-19 06:27:52 · answer #3 · answered by Maharet ® 6 · 9 0

Olá Ruy LFreitas.

Não há uma divergência, mas estas palavras podem possuir sentido diferente; vejamos:

evocar transitivo direto

1chamar (algo, ger. sobrenatural), fazendo com que apareça
Ex.: evocou todos os santos que conhecia para ajudá-lo naquela hora
2tornar (algo) presente pelo exercício da memória e/ou da imaginação; lembrar Ex.:
3Rubrica: termo jurídico. passar (causa judicial) de um tribunal a outro

invocar transitivo direto

1chamar em auxílio, pedir a proteção de (falando ger. de seres ou forças divinas, sobrenaturais); suplicar
Ex.: i. os santos 2pedir auxílio, assistência; recorrer
Ex.: i. a ajuda dos amigos 3invocar (quaisquer forças sobrenaturais, ocultas) Ex.: i. os espíritos de antepassados
4Regionalismo: Brasil. Uso: informal. causar irritação a; provocar (alguém) Ex.: a conversa mole dele invoca qualquer um
5Regionalismo: Brasil. Uso: informal. deixar cismado; dar o que pensar a, intrigar Ex.: ele o invocou quando evitou o assunto do relógio roubado
transitivo indireto e pronominal
6Regionalismo: Brasil. Uso: informal. não simpatizar; antipatizar com Ex.: invocou(-se) com a cara dele logo de saída
transitivo direto 7Rubrica: termo jurídico.
alegar a seu favor, aduzir como prova do que se diz
Ex.: i. leis, precedentes, testemunhos.

Como dá para ver, existem pontos diferentes e iguais. pois INVOCAR ou EVOCAR OS demônios, segundo Houaiss, dá quase no mesmo...

Isto é o que dá, optar pela última Língua do mundo!!!

VR.

Imaginem agora a dificuldade que tiveram os tradutores da Bíblia!!! E ainda há quem arrote dizer que a sua é que é a verdadeira!!!

Eta povinho ignorante!!!

VR.

2007-11-19 07:38:28 · answer #4 · answered by Velho Riozinho 7 · 8 1

Estou invocado com essa questão. Sério. Pode ser apenas vocação por adorar literatura, mas adoro estas barbáries linguisticas.

Invoco agora as forças que me restam para subsistir mais um dia, para que as plenitudes dos meus devaneios busquem aflitos a condição de eterno aprendiz.

Quanto mais tolo, maior o grau de diversão e menor o nível de consciência dos fardos relegados.
Revogo então para mim a condição única de insatisfeito buscador da verdade. Evoco em meu espírito a grandiosidade do etéreo e a inadmissível virtude doutrinária, que faz de mim cada vez mais, um ser inacabado.

2007-11-19 07:12:49 · answer #5 · answered by Anonymous · 8 1

Evocar significa resgatar lembranças; Invocar signig]fica chamar (geralmente algo sobrenatural).

Exemplo:
"A cena evocou as mais tenras lembranças da moça"
"O Sacerdote invocou o Espírito Santo"



Pax!

2007-11-19 06:35:12 · answer #6 · answered by Dara Le Fay 6 · 7 0

Invocar significa pedir a ajuda ou intercessão de alguém, enquanto evocar é bem diferente, pois consiste em reclamar a presença da pessoa junto a si.

2007-11-19 06:11:20 · answer #7 · answered by Anonymous · 9 2

não sei não faço a menor ideia

2007-11-19 08:05:59 · answer #8 · answered by Anonymous · 8 2

Evocação significa recuperação da memória; recordação
Invocação é a ação de invocar, pedido de socorro, de proteção; rogo. Pedido de proteção sobrenatural. Também serve para indicação ou menção de algo que corrobora afirmação que se fez anteriormente ou fundamenta pretensão que se tem.

2007-11-19 06:52:02 · answer #9 · answered by Paulo Vargas 6 · 7 1

envocação é a capacidade que os seres vivos têm de buscar na memória, o que foi aquisição importante, e por isto armazenado, podendo agora ser trazido a tona para o uso que for necessário. evocaçao tambem pode se chamar de envocaçao voce pode envocar algo, uma invocação é um conjunto especial de palavras usado para chamar um espirito ou um poder oculto para proteção ou assistência.

2007-11-19 06:04:55 · answer #10 · answered by Anonymous · 6 1

fedest.com, questions and answers