Além do que já foi dito, o que realmente importa é que não passa de uma seita antiga com "ares modernos" para enganar os tolos e com isso possibilitar aos editores, cineastas e outros aproveitadores ganharem um bom dinheiro. Os tempos são outros. Bruxarias, modernas ou antigas, misticismos, já deveriam estar no lixo da História.
2007-11-08 09:55:35
·
answer #1
·
answered by Hermes 6
·
0⤊
0⤋
É uma religião baseada na terra, ou seja, nos ensina a nos orientarmos pelas estações do ano, a preservar a Natureza, nos estimula a ter uma visão e uma participação ecológica. A Wicca é o culto à Grande Deusa Mãe e ao seu Consorte, o Deus Cornífero, resgatado dos primórdios da humanidade, antes do monoteísmo patriarcal.
É uma religião que se encontra dentro de um movimento chamado Neo-paganismo, que é o resgate das Religiões Antigas revisitadas e adaptadas aos dias atuais. Todas as formas de culto anteriores ao judaico-cristianismo foram chamadas de "pagãs", palavra que simplesmente significa "camponês", pois eram as pessoas do campo, as mais arraigadas às suas práticas religiosas e que, por isso, mais relutavam em se converter ao culto a um único deus pai, sem a figura da Mãe.
O conjunto dessas crenças espirituais e práticas mágicas começou a ser denominado "Bruxaria" e chegou a ser proibido por leis e seus praticantes perseguidos e mortos, no período da Inquisição e até depois dele. Durante todos esses séculos em que a liberdade religiosa foi suprimida os praticantes viveram nas sombras, ensinando em segredo aos seus descendentes e assim a continuidade foi garantida.
No século XX, antropólogos e outros pesquisadores, adeptos ou não, resgataram esses conhecimentos e puderam publicá-los graças à diminuição as proibições, e assim, milhares de pessoas tomaram conhecimento de que nem sempre se cultuou apenas o Deus-Pai desprovido de sua contraparte feminina, e que, os que se identificam com um tipo de
religiosidade "diferente" não são, necessariamente, adoradores do "mal".
Como o nome"Bruxaria" já estava estigmatizado, Gerald Gardner, ummago inglês egresso de ordens mágicas importantes e que resgatou o culto à Deusa e compilou suas descobertas em um dos primeiros livros que puderam ser publicados após o fim da última lei que condenava a Bruxaria como crime, preferiu renomeá-la com a palavra do inglês arcaico que havia dado origem à palavra "Witch", essa palavra é Wicca.
A Wicca é uma religião de poucos dogmas, nada é proibido, apenas nos diz: " Desde que não prejudique a nada ou a ninguém, faça o que quiser!", pois "tudo o que fizer, bom ou mau, retornará a você triplicado".
A Natureza é a própria divindade, por isso, os agradecimentos são através de festividades sazonais, os chamados "Sabás". Apreciam e guiam-se
pela lua, em todas as suas manifestações, e comemoram também suas mudanças de fases; os rituais de lua cheia são os chamados "Esbás".
A Wicca não possui nem deve possuir templos, pois nosso planeta inteiro é o lugar sagrado. Não existe hierarquia formal entre seus seguidores, sendo todos sacerdotes e sacerdotisas a partir de suas iniciações, sem esquecer, claro, a gratidão e o respeito a quem ensina e orienta no nosso caminho de crescimento espiritual. Respeitam todas as outras religiões e crenças,
2007-11-08 09:40:50
·
answer #3
·
answered by Maharet ® 6
·
0⤊
0⤋