English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

A cardiomegalia não é uma doença em sí, mas uma conseqüência de várias doenças.

Um exame clínico(e não laboratorial) pode evidenciar a cardiomegalia através de um deslocamento do ictus cordis(ponta ou ápice do coração), aumento da área do ictus e duplo ictus(aumento de câmara cardíaca direita).

De exames de imagem, fora um Raios-X de Tórax PA, um eco-cardiograma, uma tomografia ou ressonância podem claramente visualizar uma cardiomegalia.

Indiretamente, uma anemia hemolítica(com reticulócitos elevados) pode estar presente, mostrando a repercussão de uma bomba ineficaz. Neste caso também pode haver plaquetose e monocitose.

A cardiomegalia pode se dar por uma doença do músculo do coração(cardiomiopatia) ou por alterações hemodinâmicas(Hipertensão ou diabetes com infartos e conseqüente insuficiência cardíaca).

A cardiomegalia de forma isolada, sem hipertensão ou diabetes, deve sempre ser considerada a possibilidade de Doença de Chagas, endêmica em várias regiões, transmitida pelo Barbeiro(Triatoma infestans) que provoca uma cardiomiopatia dilatada de grande volume (coração de boi).

O Tripanossoma cruzis, responsável pelo Mal de Chagas, pode ser detectado indiretamente através de um teste cutâneo chamado Reação de Montenegro. Também existe a possibilidade de submeter a pessoa a ser picada por um Barbeiro criado em laboratório, não infectado, e realizar a procura do Tripanossoma em seu intestino após.

Testes imunológicos podem detectar no sangue periférico a presença de antígenos contra o protozoário.

Em casos extremos, onde não é possível detectar a origem de uma cardiomegalia, após excluídas todas as possíveis doenças, a biopsia (retirada de um pequeno fragmento do músculo cardíaco) pode ser uma opção a ser considerada.

No caso de mais dúvidas, sugiro procurar um médico de sua confiança.

2007-11-08 12:47:48 · answer #1 · answered by Dr.MM 2 · 0 0

O ecocardiograma é o exame ideal para se medir o tamanho das câmaras, válvulas, paredes do coração, e também do seu pericárdio. O eletrocardiograma tem também sua utilidade, mas bem mais limitada.

2007-11-09 20:47:41 · answer #2 · answered by Falco 7 · 0 0

Enfermagem1
Não tenho mais o que complementar.... a
resposta do colega acima está acima das expectativas,
sugestão: dê os 10 pontos p/ ele (rsss)
Abço
Rhuam

2007-11-09 15:51:42 · answer #3 · answered by rhuam_castello 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers