Favor ler sem distorcer, para entender a idéia e responder corretamente e sem agressões. Obrigado.
Os maiores líderes espirituais da humanidade nunca pediram dinheiro ao povo.
Gautama, o Budha e Moísés, deixaram seus palácios para cuidar de seu povo. Ghandi e Madre Teresa fizeram o que fizeram, as custas de enorme sacrifício pessoal. Francisco de Assis se virou sozinho com a pouca ajuda voluntária que recebia. Jesus e Chico Xavier nunca pediram um centavo para atender quem lhes procurava, mas no caso de ambos, muitos ganharam dinheiro em cima de suas obras faladas ou escritas.
Dentro do Cristianismo, a Igreja Católica não exige dízimo mas cobra por seus serviços.
As Igrejas Evangélicas em geral não cobram serviços, mas exigem o dízimo.
Muitos Espiritistas e supostos Esotéricos cobram e vivem dos seus "serviços".
Do pequeno ao grande, a desculpa é sempre a mesma: "Temos que comer e/ou sustentar a obra da pregação ou do atendimento aos necessitados".
Continua abaixo...
2007-11-07
03:05:36
·
17 respostas
·
perguntado por
Amnyoteph
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Ora, se precisam comer, que arrumem emprego e façam sua obra nas horas vagas, ou então que vivam do mínimo necessário, caso queiram trabalhar em período integral, como fizeram os seus mestres.
Por que é preciso montar uma estrutura enorme, muitas vezes luxuosa, que deva ser sustentada pelo povo?
E porque o povo sustenta essas obras e a vida luxuosa desses pregadores?
POR QUE EM VEZ DE PREGAR O EVANGELHO, NÃO O PRATICAM?
Porque não dão seu dízimo à uma APAE, à um orfanato, ou à uma escola de periferia, por exemplo?
Seria porque não dá retorno imediato? Não aparece na comunidade? Não recebe a graça ou o milagre que deseja e na hora que deseja?
O que vejo é uma estrutura cultural e arraigada de barganhas, onde o egoísmo de uns alimenta o egoísmo de outros, num sistema circular e egocêntrico.
Seria esse o caminho pregado pelos Mestres?
Paz e Luz!
*O que o Universo deu de graça, de graça deve ser dado, reza o lema do verdadeiro cristão ou esotérico. O resto é meio de vida.
2007-11-07
03:06:05 ·
update #1
Desperdiçada
Deus disse para darmos à Igreja que frequentamos e não para outras obras? Onde? Quando?
Que é isso geeente!???
2007-11-07
03:44:54 ·
update #2
Não estou dizendo que dinheiro é ruim, estou me referindo ao luxo, quase sempre pago por quem já tem pouco.
2007-11-07
07:05:41 ·
update #3
Caro Amnyotep:
Primeiramente, parabéns pela pergunta, não só esta, como várias outras que vc tem feito nesta seção e que tenho lido e acompanhado com atenção, embora nem sempre respondendo, por absoluta falta de tempo.
A mim, você já conhece e sabe até (creio) como penso sobre assuntos relacionados à fé e religião. Portanto, vou me atrever não apenas a responder à sua pergunta, mas, respeitosamente emitir a minha opinião sobre o que acho esteja acontecendo com suas convicções religiosas.
Aliás, a resposta à sua pergunta, no momento, nem é o mais importante porque quase todos concordamos que fazer da religião meio de vida e cobrar por prestação de serviços ou dízimos não é correto, embora os pastores evangélicos justifiquem-se dizendo que "isto é bíblico".
BÍBLICO UMA OVA!. Isto é picaretagem mesmo. Enganar e explorar a fé dos incautos, para mim, é puro charlatanismo criminoso, embora a lei hesite quanto a enquadrar tais práticas como "crime".
Entendo que o máximo que se poderia admitir seriam as "doações espontãneas", feitas pelos fiéis", para que aquelas doações pudessem ser usadas, pelas igrejas, para obras sociais e ajuda aos mais necessitados.
Você já reparou como pululam igrejas, principalmente evangélicas, em todos os bairros de quase todas as cidades do Brasil? Chegou-se ao ponto (vi um fato noticiado) de que um pastor avangélico, ao preencher uma ficha de cadastro numa loja ter informado: "Profissão: Pastor": e ainda declarou a renda, que agora não me lembro qual foi, mas li isso. Pode?
Agora vamos a você ( se achar que fui longe demais, pode protestar e usar meu email, mas evite brigar comigo, porque sou um admirador seu,Ok?).
Tenho observado a natureza das suas perguntas, bem como as suas opiniões. Como eu, vi que não aceita e é contra a maioria das práticas religiosas atuais e condena a exploração da fé como meio de vida; como eu, vi que se autodenomina como "livre-pensador"; admite a postura dos "agnósticos", mas não endossa a dos ateus, dos quais discorda em vários pontos, principalmente quando eles dão a questão Deus como "questão fechada".
Pois bem. Qualquer organização atéia que lesse os seus escritos, iria classificá-lo como ATEU FRACO (não se assuste! não é ofensa, é critério mesmo. Também sou rotulado assim). A classificação clássica do ateísmo, divide-os em dois grande grupos: ATEUS FRACOS e ATEUS FORTES. Os fortes, são os convictos, assumidos e que não escondem essa sua condição, fazendo até questão de divulgá-la. Já os fracos, são os de "tendência ateísta", mais flexíveis, e que escondem essa sua condição com receio de enfentar problemas e serem discriminados (às vezes, nem eles mesmo sabem que são ateus, mas são).
Uma outra classificação (se quiser, peça-me matéria sobre o assunto e envio), divide os ateus em 5 grupos: ateus de 1º grau, de 2º grau, 3º, 4º e 5º. Dentro dessa classificação, eu o situaria como "ateu" de segundo grau (o ainda não totalmente seguro, que diverge do radicalismo colocado para a "não existência de Deus" e que esconde essa sua condição, desviando do assunto quando ele é abordado ou reconduzindo-o para o seu território.
Quanto a mim, como disse, embora não me julgue ateu, há quem jure que eu sou um ateu do 3º grau, até porque defendo suas posições. Isso é apenas uma questão acadêmica que pouco importa. O que vale é o seu próprio ponto-de-vista.
Dizem que todos os agnósticos e grande número dos livres-pensadores são ateus, mesmo que não o saibam ou não queiram aceitar..
Vi uma pergunta sua( quase respondi), em que vc questionava o pequeno número de filósofos e pensadores ateus). O número não é nada pequeno e você se equivocou ao classificar Voltaire e Kant como não ateus. Kant era um ateu convicto e Voltaire um ateu fraco. A lista de cientistas, filósofos, escritores e pensadores ateus é muito maior do que você imagina.
Portanto, amigo Amnyotep, procure fazer reflexões e se situar. A mim me parece que você está caminhando, aos poucos, para vir a se tornar um ateu. Com a inteligência das suas abordagens, seria muito bem-vindo àquelas comunidades.
Pense nisso! Abraços!
PS: Veja o vídeo abaixo, a respeito da "cobrança do dízimo" nas religiões evangélicas. Ele já diz tudo (clique no link):
http://video.google.com/videoplay?docid=2076864956334833929
2007-11-07 04:23:41
·
answer #1
·
answered by Ivo S. G. Reis 3
·
2⤊
1⤋
Cabe aqui o que eu respondi ao Alfredão, embora ele tenha usado os termos peculiares da sintonia dele.
Na minha casa pelo menos sei para onde vai cada centavo.
Sei quanto se paga de aluguel, quantos contribuem e com quanto, velas, luz, água, etc.
Não temos federação, TV (emissora), jornal, ou algo assim.
Somos 36 médiuns contribuindo com R$35,00 por mes e o dinheiro dá e sobra e com a sobra são compradas cestas básicas para pessoas carentes que recebem sem saber quem mandou ou que religião está envolvida.
Quem recebe o pão nao precisa de sermão.
Detalhe: NÃO SOU O TESOUREIRO, SOU APENAS MÉDIUM COLABORADOR.
Não creio que religião deva ser dona de jornais, tv, radio, empresa de taxi aéreo, moteis, etc.
2007-11-07 21:35:16
·
answer #2
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
2⤊
0⤋
Meu Deus, Amny, matas à paulada, o quê mais poderia acrescentar? És de uma lucidez invejável, seria bom que pelo menos metade da humanidade pensasse assim. Shalon, Shanti. Ossola.
2007-11-07 04:23:47
·
answer #3
·
answered by carlosossola 7
·
2⤊
0⤋
Já dizia Kardec: dai o tempo que te sobra às tuas obras.
O Cristo nunca pregou em templos, nem o Buda.
Excelente exemplo, visto em tela, é o filme " STIGMATA", que mostra essa realidade cruel.
No espiritismo, todos tem seu trabalho, independente do centro espirita e dão as horas que lhes sobram ao trabalho no centro. Espírita que cobra e/ou que prega(proselitismo), não é espírita.
Abraço do Gatosão.
2007-11-07 03:43:46
·
answer #4
·
answered by 6
·
3⤊
1⤋
Como sempre,suas colocações são muito oportunas e com um excelente conteúdo moral!
Disso eu posso falar com conhecimento de causa,meu saudoso pai serviu a muitos por dias e noites e nunca cobrou um tostão! Passou por dificuldades enormes e
quando alguém lhe perguntava o por que de não aceitar dinheiro,ele dizia: Dai de graça o que de graça recebeste!
Morreu feliz e com a certeza do dever cumprido!
2007-11-07 08:29:08
·
answer #5
·
answered by ™robertinho 7
·
2⤊
1⤋
Para os mercadores de almas só existe o deus Dinheiro e a deusa Mediocridade Humana, ambos consomem o líder religioso proselitista destruindo seu espírito em prol da alienação e manipulação do povo, este povo concede dinheiro, devoção, fama, direção, trabalho e até sexo dos fiéis enganados. Existem profissões de fé e é bom tomar cuidado com os mercadores de almas, esses são alguns dos piores seres do mundo.
2007-11-07 04:34:16
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Esse é realmente um absurdo que eu nem preciso comentar.
Mas gostaria de fazer uma correção: a Igreja Católica não cobra dízimos em países como o Brasil. Há alguns países (como a Alemanha por exemplo), onde o dízimo já é retirado diretamente da folha de pagamento. Ele vai ou para a igreja Católica ou para a Protestante, de acordo com a religião do contribuinte.
2007-11-07 04:15:50
·
answer #7
·
answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6
·
1⤊
0⤋
Concordo em genero , número e grau.
Deus te abençoe.
2007-11-07 03:32:44
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
meu amigo tipo assim, tem muinta gente que usa a religiao para ganhar grana.........isso e nojento no meu ponto de vista.......................mais por outro lado a palavra de Deus dizer Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que. haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, .................................mas tem muinto charlatao q se aproveita disso..................................tem esse dois lados
2007-11-07 03:13:26
·
answer #9
·
answered by Gio P 1
·
1⤊
0⤋
isso meu amigo
eh o reflexo do mundo capitalista em q vivemos
ou vc acreditaria em uma pessoa má vestida q morasse em uma casa caindo aos pedaços ???
nos mesmo fizemos esses comerciantes q quanto questionados
nos dizem q o trabalho de Deus não tem preço
e para q nos não nos apeguemos a bens materias
complicado
2007-11-07 03:12:17
·
answer #10
·
answered by sandro santi 30 5
·
1⤊
0⤋