Se é a ciência e o método científico o meio mais rigoroso de buscar a verdade sobre a Natureza, muito mais rigoroso que o método filosófico que a Igreja tem usado durante 2.000 anos, por que em vez de ficar sonhando, vai verificar suas hipóteses e teorias no mundo real, por quê rejeitar a ciência? Que mal pode haver na busca da verdade natural?
Ou será que ninguém consegue suportar que um livro escrito por gente de dois mil anos atrás ou mais, que achava que a terra era chata, que era o centro do Universo, e outros erros da época, esteja errado nos aspectos referentes à natureza e suas leis? Será que se a vida surgiu de processos naturais, segundo leis naturais, e evoluiu segundo leis naturais, isto torna a religião e a fé menos verdadeiras? Será que as promessas de Deus dependem da interpretação literal de um livro que nunca teve a pretensão de ensinar história natural e ciências? Não é esta interpretação literal, uma má teologia, e própria de gende com mente e fé fracas?
2007-11-05
03:30:11
·
15 respostas
·
perguntado por
Sr Americo
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Adendos:
1. incluam aí em "crentes", todos os que "crêem", que se guiam mais pela fé que pela razão - Católicos, Judeus, Muçulmanos, Evangélicos, etc.
2. A Teoria da Evolução está apoiada em bases sólidas, tanto bioquímicas, quanto arqueológicas. Além do quê, há evidências apontando para a evolução acontecendo debaixo do nariz de todo mundo - como acham que surgiram as superbactérias em hospitais? Seleção natural, e sobrevivência do mais apto.
3. teoria científica é uma coisa diferente de teoria em outro campo. Em qualquer outro campo, uma teoria é uma afirmação que se faz sem ter evidências, uma suposição, uma linha de investigação. Em ciências, é isto e muito mais: quando você acumula evidências de que uma teoria corresponde à realidade, ela não deixa de ser teoria, apenas acumula mais confiança. Então até mesmo a Gravitação de Newton, que ficou praticamente inabalável até o fim do século XIX, é uma Teoria.
Vocês precisam conhecer melhor o que é ciência.
2007-11-05
05:24:22 ·
update #1
...ou então se abster de falar do que não sabem.
2007-11-05
05:25:10 ·
update #2
Carlos, teu pensamento, bastante racional, se me permita a ofensa, vai contra o dogma de algumas igrejas de que as Escrituras são infalíveis e inerrantes.
Só que pelas escrituras um motor a gasolina não funcionaria, por que em Reis aparece a relação entre o diâmetro de um círculo e sua circunferência, e o valor dado é "3". É isto mesmo, a Bíblia dá o valor de "3" para PI. E nos EEUU há fundamentalistas cristãos burros o suficiente para propor que seja baixada lei estadual decretando que seja utilizado o valor "3" para PI. Só que com este valor, não dá para calcular uma camisa de pistão que se encaixe no pistão, e o motor não funciona... E mais, a distância medida pelo hodômetro nunca iria concordar com a distância percorrida pelo veículo. E a velocidade tangencial calculada no Equador não concordaria com a velocidade medida. E por aí vai...
2007-11-05
06:28:00 ·
update #3
Eles não rejeitam a ciência como um todo, afinal usam computadores, tomam vacinas, remédios, viajam de avião, etc. A parte rejeitada é a que entra em conflito com a Bíblia, como por ex. os testes com carbono 14, o modelo do big-bang e a teoria da evolução. É igual a interpretação que dão à Bíblia: quando interessa é literal, quando é comprometedora aí é metafórica. A ciência, quando é do interesse deles, é aceita sem restrições.
2007-11-05 04:01:54
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Por que são ignorantes.
2007-11-05 03:33:04
·
answer #2
·
answered by Osvaldo Federal 7
·
2⤊
0⤋
César, nem todos rejeitam, não! Há um monte de cientistas carolas que vivem criticando as pesquisas científicas dos colegas de mente mais aberta, quando elas se chocam com suas crenças consagradas. Mas usam e abusam das citações concordantes de seus pares. Algumas religiões que se julgam separadas dos "pecadores" adoram recitar estes sábios quando puxam a brasa para a sua sardinha, mas ignoram ferozmente toda e qualquer opinião contrária, mesmo baseada em puro bom-senso. Ficou provado (pelos psicólogos) que os maus religiosos sempre se apegam a seus documentos tradicionais, mesmo quando contrariam a lógica e o bom-senso científico. Deram a um motorista um conhecido mapa rodoviário, só que completamente ultrapassado. Onde dizia haver curva, era terreno plano. Onde havia uma reta, agora era caminho sinuoso e assim por diante. O camarada seguiu parte do percurso pelo mapa e por pouco não se espatifou no abismo. Quando perguntaram como completou o trajeto, respondeu irritado: "mandei o mapa pro inferno e segui com os olhos bem abertos o resto do caminho". Bem, é o que todos deveríamos fazer quando confrontados entre muitas ingenuidades nas Escrituras e as modernas pesquisas científicas. Ou ficaremos girando e oscilando como ventiladores, fazendo uma ventania danada sem decolarmos do chão a novos e instigantes horizontes. Shanti, Shalon.
2007-11-05 05:45:22
·
answer #3
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
A irracional fé das multidões
Como a fé não brotaria da dúvida sensata,
da interrogação inteligente,
da observação cuidadosa
ou do desejo de descobrir e contar a verdade...
Mas sim, de alguma convicção que arrastariam o crente para um estado pueril e não controlado,
onde os pensamentos mágicos ou simbólicos do crente se sobreporiam à realidade que o incomoda...
Apesar do “sobrenatural” não agir sobre o mundo físico.
E o uso da razão e da lógica, ser a característica mais importante do homem civilizado,
só os racionais procurariam alguma explicação verdadeira para os acontecimentos e fenômenos que se passam a sua volta.
Pois os místicos continuam insistindo em “explicar” o Universo em que vivemos, de maneiras mágicas, mitológicas ou dogmáticas.
A fé das multidões seria uma necessidade emocional que não seguiria a lei da razão e da lógica, mas sim, os desejos, as convicções e a “programação” dos indivíduos infectados...
Ou seja, as religiões seriam alguma “enfermidade” onde se manteria a mente fechada; forçar-se-ia a obediência cega; e se promoveria uma crença sem lógica, sem provas.
Ou que tentaria nos fazer acreditar em algum Deus que nunca existiu..
2007-11-05 03:51:45
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Seja pela ciência ou seja pela religião, verdade é uma só: a verdade.
Rejeitar a ciência por causa de dogmas rligiosos é uma forma de cegueira.
A ciência deverá confirmar, com sua evolução, todos os preceitos religiosos, senão esses preceitos deverção ser rejeitados
2007-11-05 03:50:46
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
tolo é tdo aquele q ñ pesquisa, pois o saber ñ ocupa espaço.
2007-11-05 03:38:56
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Creio que vc já foi uma criança,isto lhe basta?
2007-11-05 03:34:51
·
answer #7
·
answered by Marcelo Romero 3
·
1⤊
0⤋
Não tenho mais dúvidas que é caso para psiquiatria...
Carpe diem... saudações evolucionistas !
Viva Charles Darwin, Lamarck, Wallace... e tantas outras pessoas sérias e honestas, do mesmo quilate !
05.11
2007-11-05 08:13:38
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Leia o livro O que é religião, de Rubem Alves, que as susas perguntas terão respostas adequadas.
O que é Religião?
RUBEM ALVES
"Deus existe? A vida tem sentido? O universo tem uma face? A morte é minha irmã? A estas perguntas a alma religiosa só pode responder: "Não sei. Não sei. Mas desejo ardentemente que assim seja, e me lanço inteira, porque é mais belo o risco ao lado da esperança que a certeza ao lado de um universo frio e sem sentido..."
2007-11-05 04:13:28
·
answer #9
·
answered by Antonio Maria M 3
·
0⤊
0⤋
SE FOR EVANGÉLICO NAO TEM ND HA VER ISSO ´E TER APENAS UMA OPINIAO NAO É CRITIR
2007-11-05 03:39:05
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋