O espiritismo é cristão sim. Sou espírita e sigo a Cristo.
Muita paz, luz e saúde a ti!
Juninho
2007-11-03 12:04:55
·
answer #1
·
answered by Junnhim 6
·
3⤊
0⤋
É cristão sim! Alan Kardec escreveu o Evangelho segundo o espiritismo, onde ele dá a visão cristã a Doutrina Espírita.Quem tiver duvidas leia-o.
2007-11-03 19:13:12
·
answer #2
·
answered by [][][]irene[][][] 6
·
2⤊
0⤋
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos EspÃritos, e das suas relações com o mundo corporal”.
Dessa forma, a princÃpio, Kardec conceituou o Espiritismo como sendo apenas ciência e filosofia, não o considerando uma religião.
Por tal fato, ainda hoje, muitos não consideram o Espiritismo como uma religião, o que é um equÃvoco.
à preciso ter em mente que Allan Kardec não considerava o Espiritismo como uma religião dogmática, ritualÃstica, formada por sacerdotes etc. Para a época de Kardec, a palavra religião significava culto, coisa impraticável no Espiritismo. Dessa forma, entendendo-se a palavra religião meramente como culto, realmente o Espiritismo não é religião.
Entretanto, tomando-se um outro conceito de religão e entendendo essa palavra não mais por culto e sim por laço moral de ligação entre os homens e entre os homens e Deus, aà sim Kardec admite que o Espiritismo seja religião.
à ele mesmo quem comenta o assunto em um discurso proferido na Sociedade EspÃrita de Paris, em 1º de novembro de 1868 e publicado na Revista EspÃrita de dezembro do mesmo ano. Na ocasião, Kardec afirma o seguinte:
“Dissemos que o verdadeiro objetivo das assembléias religiosas deve ser a comunhão de pensamentos; é que, com efeito, a palavra religião quer dizer laço. Uma religião, em sua acepção nata e verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunidade de sentimentos, de princÃpios e de crenças ...
O laço estabelecido por uma religião, seja qual for o seu objetivo, é pois, um laço, um laço essencialmente moral, que liga os corações, que identifica os pensamentos, as aspirações, e não somente o fato de compromissos materiais, que se rompem à vontade, ou da realização de fórmulas que falam mais aos olhos do que ao espÃrito ...
Se assim é, perguntarão, então o Espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida senhores. No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos glorificamos por isto, porque é a doutrina que funda os elos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as mesmas leis da natureza.
Como se vê, o Espiritismo não é religião no sentido tradicional da palavra religião, mas o é no sentido filosófico, de onde surgem os laços morais que ligam os homens entre si e a Deus.
Quando alguém nos pergunta, pois, se o Espiritismo é ou não uma religião, costumamos responder o seguinte: “Depende do que você entenda por religião... Se você entende religião como sinônimo de culto, não! Se você entende religião como tudo aquilo que nos liga a Deus, sim!”
maga
2007-11-03 19:05:54
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O Espiritismo é o mesmo Caminho do Senhor, que foi o nome do Cristianismo Primitivo. Como Roma, aos 325, traiu o Cristo e o seu Batismo de Revelação para fundar o Catolicismo, cumpria que tudo fosse restaurado; o Espiritismo é a Restauração; é a Doutrina do Pai deixada por Jesus e reposta no lugar. Os capítulos 14,15 e 16 de João; os capítulos 1 e 2 dos Atos; e os capítulos 12, 13 e 14 da 1ª carta de Paulo aos Coríntios demonstram o que foi o Cristianismo Primitivo. As bases continuam as mesmas: Moral, Amor e Revelação.
2007-11-03 19:25:19
·
answer #4
·
answered by Hermes 6
·
1⤊
0⤋
É cristão sim sigo o espiritismo e o catolicismo e o povo é muito preconceituoso.
Ser espirita não é fazer macumba.
Ser espirita é ser um ser "superior", aprender que viemos aqui na terra para aprender o que não aprendemos em nossa vida passada.
Espiritas são da linha branca.
É amor e muita paz interior.
Bjuss!!!
2007-11-03 19:13:57
·
answer #5
·
answered by li moreira 3
·
1⤊
0⤋
O Espiritismo é cristão sim, pois é estruturado nos ensinamentos que Cristo nos deixou. O Espiritismo não é considerado religião se pensarmos em religião em seu conceito clássico com sacerdotes, templos, ritos, imagens, etc. Mas se pensarmos em religião sob outro ângulo, o espíritismo é religião sim. É uma religião interior, caracterizada por um sentimento de fé e confiança, onde o homem passa a viver mais próximo de Deus e suas Leis.
2007-11-03 21:30:15
·
answer #6
·
answered by Andrea 7
·
0⤊
0⤋
Ao que nós sabemos ainda não existe nenhuma instituição (nacional ou internacional?) encarregada de distribuir “carteirinha de cristão” a quem quer que seja.
O que afirmamos é que: é cristão todo aquele que se diz ser. Nada mais que isso. Mas, isso não implica necessariamente termos que pensar de maneira igual .
Entretanto, iremos recorrer ao Evangelho para tirarmos a prova. Primeiramente citaremos o próprio Jesus que diz: Porque, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles (Mateus 18, 20). Veja que a única condição para Ele estar junto com alguém é que esteja reunido em Seu nome. Fora disso, só se alguém estiver querendo ser maior que Jesus. Agora podemos citar Paulo que em sua carta aos corÃntios fala: julgais as coisas só pelas aparências. Se alguém tem a certeza de pertencer a Cristo, considere que nós somos de Cristo como ele (2 CorÃntios 10, 7).
no aspecto religioso o Espiritismo abraça, sem dúvida alguma, os ensinamentos de Cristo, não os daqueles que se julgam donos da verdade. A nossa máxima é “FORA DA CARIDADE NÃO Hà SALVAÃÃO”, que cumprida significa: amar ao próximo como a nós mesmos, mandamento básico da mensagem de Deus vinda aos homens por intermédio de Jesus.
2007-11-03 19:51:16
·
answer #7
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
O espiritismo não é Cristão.
Eles negam a divindade de Cristo.
E muitas outras coisas...
2007-11-03 19:01:57
·
answer #8
·
answered by sincero 3
·
0⤊
1⤋
No espiritismo você foi enganado sobre esse assunto, pois é dito que não há inferno. Pense um pouco: quem é mais seu amigo? Aquele que está sempre bajulando-o, agradando-o sem querer ofendê-lo, escondendo a verdade que é incômoda, ou aquele que se arrisca a ser até rejeitado, mas é honesto avisando-o de um TERRÍVEL PERIGO! Considere essas palavras pelo menos sob esse último argumento! A Bíblia, de capa a capa, nos alerta sobre esse TERRÍVEL PERIGO no qual toda a raça humana se meteu! Todo ser humano que vem a esse mundo já está sob esse perigo. Isso é porque somos todos descendentes do primeiro casal que pecou e foi amaldiçoado de morte (Gên. 3:14). Foi cumprido então, o que foi dito em Gên. 2:17. Quando o espiritismo prega que não há perdição, está sendo na verdade instrumento claro de Satanás que fez a mesma coisa no Éden quando disse: "Certamente não morrereis" (Gên. 3:4). Que coisa espantosa não é mesmo? Olhe como o espiritismo está em sintonia com tudo que Satanás faz! Note em Apocalipse 20:10, que quando o Diabo foi lançado no lago de fogo, a Besta e o Falso Profeta ainda estavam lá mesmo depois de passados mil anos! A perdição é para sempre! Não se deixe descansar na falsa segurança que o espiritismo está a pregar! Se não existe perdição, Jesus é Salvador de quê? Para quê Ele deixou a glória e veio derramar Seu precioso sangue nesse mundo pecaminoso? Você precisa é do Salvador agora mesmo!
2007-11-03 19:08:20
·
answer #9
·
answered by o cara 3
·
0⤊
2⤋