Poder, até pode aplicar.
Mas no Espiritismo, o médium é responsável por manter seu corpo saudável. A utilização ( vício ) de fumo, bebida alcoólica, e até medicamentos fortes, influencia diretamente o perispirito do médium que será ferramenta de uso do espírito.
Temos claramente que, espíritos de luz estão livres de vícios e da materilaidade, e por isso, necessitam de ferramentas limpas, pois são obrigados a interagir com o perispírito do médium.
Caso este esteja impregnado por fluidos derivados de bebidas, fumo, etc, o médium fica deficiente de energia, e torna o trabalho dos espíritos desgastante e, muitas vezes sofrido, que acabam por não obter a devida qualidade nos trabalhos.
No passe mediúnico, primeiramente é ultilizado o perispírito do médium como fonte de emanação de energia, e o Espírito amplifica esta energia na aplicação.
Todavia, um médium viciado que cultive, seja o tabagismo, ou qualquer outra dependência quimica, é um espírito em desequilíbrio que possui uma carência, um defeito moral, material ou psíquico, que deve ser tratado pelos demais espíritas com a mesma importância com que se trata qualquer outro doente grave, antes de atuar em trabalhos espirituais.
Paz (^_^)
2007-11-03 08:03:42
·
answer #1
·
answered by Hokus Phokus 7
·
6⤊
0⤋
Vamos dizer que até dá para limpar a mesa com pano sujo, mas o resultado nunca será o mesmo que se feito com pano limpo, por mais boa vontade que possa ter a faxineira.
Então, pelo pano utilizado dá para se ter uma idéia da noção de higiene da faxineira,... e talvez até da patroa.
Para bom entendedor, essas palavras bastam.
Paz e Luz!
2007-11-03 13:08:27
·
answer #2
·
answered by Amnyoteph 7
·
5⤊
0⤋
Olá amigo Jorge!
O viciado de forma alguma está apto para transmitir passes de luz porque ele mesmo é um obsidiado por estes espíritos que vivem das emanações das drogas pelos encarnados.
Na verdade, os viciados é que precisam de passes.
Para se ministrar o passe ou a benção, tal qual os ministros e os padres verdadeiros, ou os seguidores das crenças orientais tem que haver um preparo espiritual, estar isendo dos vícios e ter uma verdadeira comunhão com o Astral Superior na devoção do amor ao próximo. Portanto a alma também tem que estar isenta dos vicíos da desonestidade e maledicência. Da injuria, do ódio, da vingança, da discórdia, da inveja, da falsidade e das falsas promessas. Enfim, de tudo que possa vir a (des)dignificar o ser humano na sua essência.
O estudo do espiritismo é complicado. Praticá-lo na sua essência da abenegação pelo seu igual é uma tarefa que requer muito despreendimento e doação de amor e tempo. Mas tudo se começa do inicio... Aos poucos se avança nesta caminhada aprimorando conhecimento e lapidando o espírito. O importante é dar o primeiro passo. De passo em passo é que se avança em tudo na vida, e assim o é no campo espiritual.
Este é o meu modo de ver. Não sou dona da verdade e posso estar errada.
Ainda assim, se estiver errada, prefiro cair no abismo, iniciar o aprendizado novamente do que ser o próprio abismo.
Paz e luz!
Lilia
***
2007-11-03 09:49:38
·
answer #3
·
answered by Lilia 7
·
5⤊
0⤋
Eu penso o seguinte:
Vc confiaria em ir a um endocrinologista se o médico fosse obeso?
Vc confiaria os serviços de um dentista acaso ele tivesse cáries?
Embora não entenda muito do fundamentalismo espírita, creio que uma pessoa que fume ou beba não possa administrar passes porque ela mesma esta atraída pelo vício, como pode, por exemplo, ajudar outras pessoas que são dependentes do funo, do álcool, das DROGAS(pode um usuário de maconha, crack, admnistrar passes?) - então, é uma verdadeira incoerência, um paradóxo, se existir uma pessoa que fuma ou beba(ou ambas), e ainda assim, se achar ao direito de aplicar passes nas pessoas, ja que creio que afetem a linha de ligação entre o espírito e a matéria, impossibilitando que uma pessoa, por mais bem intencionada que seja, consiga ajudar, caso ela mesma não conseguiu se livrar dos seus vícios.
"MÉDICO...CURA-TE A SI MESMO ANTES DE CURAR OS OUTROS".
Pax et Veritas
2007-11-03 09:44:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Os amigos acima já responderam e muito bem, concordo com eles. Dizem que no dia do passe ou do trabalho mediúnico o médium não deve fumar nem beber, mas eu não concordo, eu acho que não se deve fumar nem beber nunca, não só no dia do trabalho. A bebida e o cigarro atraem energias negativas e espíritos afins, de baixa vibração. É um dos erros que vejo na Umbanda e que se sempre tive dúvidas é o fato dos médiuns fumarem charuto ou cachimbo, dependendo da entidade que recebem. Uma amiga minha me disse que não tem problema, pois quem fuma é a entidade, então, não faz mal para o médium, mas após ler uma reportagem de Raul Teixeira não concordo. Acho que faz mal para o médium sim, pois é ele que está fumando, então é o organismo dele que esta sendo afetado. Raul diz que espíritos que pedem ou exigem oferendas, bebidas, ou charutos são, obviamente companheiros desencarnados ainda em grande atraso moral, e aqueles que lhe nutrem as expectativas passam a se lhes associar em um processo de estagnação espiritual. Ainda completa dizendo que “Aos espíritos ofertemos tão somente as coisas do espírito”.
2007-11-03 15:04:59
·
answer #5
·
answered by Andrea 7
·
4⤊
0⤋
Colega Jorge, você formulou uma pergunta, que há tempos sempre me questionava, contudo, hoje, já esclarecido quanto a esse tópico, vejo com grande pesar, aqueles irmãos nosso, que se dizem médiuns fazendo uso de produtos tóxicos, que causam danos tanto ao físico como o compromentimento do Espírito, e ainda dizem serem mediuns.
Lamentávelmente isso existe e em grande profusão na lide do espiritismo, mas aqui cabe um lembrete:
Pessoas que agem assim, não estão enganando ninguém, muito menos o plano espiritual, porque a responsabilidade de responderem pelos seus atos, é exclusivamente de cada um!
Imagine, um medium, aplicando passe, ou transmitindo uma mensagem mediúnica, com odor etílico ou de tabaco, que exemplo ele estaria dando ao assistido?
Outro ponto a considerar:
Se a bebida e o tabaco, são produtos que causam dependência física e psíquica, e que também as emanações provindas desses produtos, nutrem "entidades" desequilibradas, daria para avaliar com que tipo de "entidades" espirituais esses mediuns interagem?
Daí uma máxima do dito popular que se enquadra perfeitamente nessa situação: ME DIZ COM QUEM ANDAS E DIREI QUEM TU ÉS", ou seja, pelo exemplo de vida, de conduta do medium, dá para avaliar o estofo moral das entidades que o acompanham.
@@@@@@@@@@@@@
Em tempo: Desculpe se a carapuça serviu pra alguém.
2007-11-03 07:31:27
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Oi Jorge vício é errado todos sabemos, fazer uso de bebida alcoólica em dia de trabalhos não dá, mas não podemos julgar um médium pq ele fuma e/ou bebe socialmente. Todo mundo tem um vício se não é físico é psicológico e quem somos nós p/ julgarmos, afinal os melhores médiuns são os mais rebeldes, pelo menos foi o que constatei nestes meus mais de 20 anos de aprendizado. E como se sabe o fumo é usado p/ queima de larvas espirituais, então nos cabe julgar a ninguém, afinal não sabemos quem é o guia daquele médium, não é? A menos que tenha olhos de ver...
Que Deus nos abençoe e proteja hj e sempre!
Saúde e paz!
Abraços.
Rosane
2007-11-03 08:50:00
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Eu penso que não deveria, pois o nosso corpo é o templo do nosso Espírito, e com isso ter os fluidos mas puro possível, mas também para ser um bom doador de energia é preciso que os pensamentos também sejam bons, isso é o principal, pois não adianta nada não beber e fumar se os pensamentos e atos são péssimos. E beber e fumar são duas coisas que fazem mal ao corpo e ao Espírito de todos, independente de dar passes ou não. Eu parei de fumar a 15 anos e foi a melhor coisa que já fiz. Muita paz.
2007-11-03 08:15:18
·
answer #8
·
answered by NINA 3
·
2⤊
0⤋
Na Umbanda tem certos orixas que fazem uso da bebida e cigarro como os orixas da esquerda e também o Zé Pilintra.
2007-11-03 07:13:39
·
answer #9
·
answered by JJ 4
·
2⤊
0⤋
Não tenho muito conhecimento , mas convivi uma ocasião com uma cunhada , que fumava um charutão enorme , e tomava aguardente , e quando ela voltava a si , não tava bebada, sei lá
bjão baby
2007-11-03 19:53:13
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋