Não só pode como já foi. Existem muitos relatos sobre a vida de Cristo feitos por diversos estudiosos da Antiguidade.
Flávio Josefo, um historiador judeu do início da Era Cristã já falou sobre ele.
Fora da Bíblia existem os Evangelhos Apócrifos, que são documentos antigos que foram traduzidos e que fazem relatos diferentes sobre as versões bíblicas e que o Vaticano considera como heréticos.
2007-11-01 04:59:28
·
answer #1
·
answered by Sybylla 5
·
2⤊
2⤋
Luna,
Seu trabalho é para onde? Se for para a igreja, você por favor nos economize, que isso aqui pode não ser lá tão sério, mas não é tão bagunçado a ponto de você usar para fazer trabalho de igreja! Por favor né? (A sim, "universidade evangélica" também é igreja para qualquer um com bom senso).
Quanto à pergunta em si, não existe qualquer documento que comprove a existência deste mito. Não digo nem fora da bíblia porque a bíblia nem documento é.
As menções que existem em outros livros já foram todas elas comprovadas como fraudes, ou seja, foram incluídas após os livros terem sido divulgados, por pessoas que queriam criar documentos que "comprovassem a existência de jesus". O Vaticano fez isso com o trabalho de Flávio Josefo, por exemplo.
Agora, nem sei porque eu me dou ao trabalho, porque uma pessoa que classifica de "fúteis" comentários que ela nem sequer recebeu, simplesmente porque a outra não compartilha de suas crenças, não deve ter a mínima preocupação com a veracidade de fatos, e deve simplesmente se preocupar em ouvir outras confirmando o que ela pensa, para poder continuar vivendo tranquila seu "sonho cor-de-rosa".
A propósito, vai olhar no dicionário o significado de "fútil". Você não sabe o que significa.
2007-11-01 16:39:44
·
answer #2
·
answered by Kabal A 1
·
1⤊
0⤋
Existe sim!!! As cartas de do governador Plínio, o jovem, falam de Jesus. Os ANAIS, do historiador Tácito, também traz um pedacinho falando de Cristo. Procure na internet que tem.
2007-11-01 05:43:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Os apóstolos eram (fora Judas e Mateus) um bando de pescadores ignorantes. Em geral quem se convertiam (com excessões, como José de Arimatéia, Zaqueu) eram pobres. E davam suas vidas de maneira inacreditável (já li que Nero, por exemplo, usava os corpos de cristãos, ainda vivos, como tochas, pegando fogo, para iluminar o caminho por onde passava), como sendo atirados às feras no Coliseu.
Para aceitarem isso, tinham que ter uma convicção absurda do que estavam seguindo. Se conheceram a Jesus e viram ele realizar os milagres narrados no NT, então está explicado. Se não viram milagres nenhum e nem conheceram Jesus, então é outro milagre eles terem abraçado essa fé.
Os apóstolos não tinham capacidade intelectual de bolar essa história, e nos "Manuscritos do Mar Morto" encontraram cópias do Evangelho de Marcos (ou Mateus, não lembro bem de cabeça) que os estudos disseram ser aproximadamente do ano 42 d.C. (bem diferente de um aí acima que diz que os Evangelhos foram escritos 500 anos depois de Cristo), ou seja, eles (os evangelistas) eram testemunhas oculares do fato, e escreviam à muitos que também eram.
Só muita má vontade para não enxergar isso.
2007-11-01 05:38:27
·
answer #4
·
answered by vasjun2 2
·
2⤊
1⤋
É fato que uma das maiores polêmicas sobre Jesus, é justamente a inexistência de provas históricas sobre sua pessoa. Temos provas que de os cristãos existem desde o princípio do século; mas nenhuma prova de que seu líder realmente tenha existido. As "tentativas" da Igreja de comprovar isso, foram todas frustradas, como a farsa do sudário dentre outras. O túmulo de Jesus é tema de debate entre estudiosos, e é apenas "considerado" o local. A cidade que o NT diz que ele viveu, foi "fundada" por Romanos, muito tempo depois de sua "suposta" morte. E tudo o que apresentam para "provar" algo sobre ele é o próprio Novo Testamento, que foi "criado" pela própria Igreja, em meados de 500 da Era Comum...Note, que os manuscritos de Flávio Josefo foram adulterados pelos Católicos, que ali enxertaram comentário inexistentes que ele teria feito sobre Jesus...comentários estes já comprovados falsos....Note que tudo o que existe de cristianismo hoje, vem de Paulo, que não conheceu Jesus senão por via "mística" e o Evangelho mais coerente , seria o de Lucas que também não conheceu Jesus...Relembrando, existem provas de que a Igreja cristã existiu desde o começo da Era, mas nenhuma prova sobre a "pessoa" de Jesus...apenas especulações.
2007-11-01 05:06:46
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Querida o fato mais marcante na historia de Jesus vemos em cada dia, o calendário. Por que foi mudado o calendário e se começou a contar de novo a partir de Jesus, e em todo o mundo essa calendário é respeitado, nos cartórios se diz "aos tantos dias do mês, ano do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Só alguém com um feito único poderia mudar de tal forma o calendário mundial, não acha?
2007-11-01 07:54:37
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Há pouquíssimas referências não bíblicas sobre Jesus. Flávio Josefo, historiador judeu, menciona rapidamente, nas Antiguidades Judaicas, "o julgamento e apedrejamento de Tiago, irmão de Jesus, o assim chamado Cristo". Suetônio, em "A vida dos doze Césares", conta que o imperador Cláudio (que é posterior à época em que Cristo supostamente viveu) "expulsou de Roma os judeus que, insuflados por um certo Crestos, não cessavam de provocar tumultos". Plínio, historiador romano, comenta em uma passagem de sua extensa obra que "cristãos são os seguidores de uma grosseira superstição, que veneram a um certo Cristo como se ele fosse um deus".
Fora disso, não há referências a Jesus fora dos evangelhos, sejam os canônicos ou apócrifos. Também não há registros não bíblicos sobre os feitos e milagres atribuídos a Jesus. Tampouco há indícios arqueológicos de que existiu um homem chamado Jesus que viveu na Palestina no tempo do imperador Augusto. Logo, com base na ciência e na razão, não há nenhum motivo para considerar que Jesus tenha realmente existido. Trata-se, quase certamente, de um personagem mitológico, assim como Aquiles, Enéias, Hércules e tantos outros mencionados em textos antigos.
2007-11-01 05:49:12
·
answer #7
·
answered by nj.camargo 2
·
1⤊
1⤋
Há um pesquisador judeu, Josefo (em português)_ viveu no primeiro século se não me engano. Ao que parece Josefo não teve contato com algum apóstolo, mais fala repetidas vezes algo parecido com "um certo Jesus", cita-o como homem muito influente e fala um pouco dos seus seguidores e de sua doutrina. Tudo indica que Josefo não era cristão, não cria em Jesus como o Cristo.
Procure por Josefo. Na internet tem alguma coisa sobre ele. se conseguir mais alguma informação eu adiciono na minha resposta.
Abraço!
2007-11-01 05:18:53
·
answer #8
·
answered by Joel (trad.: Jeová é Deus) 2
·
1⤊
1⤋
Não existe prova nenhuma.
2007-11-01 05:14:58
·
answer #9
·
answered by WOLF Vc é a doença eu sou a cura 5
·
1⤊
1⤋
Claro, pelos livros apócrifos, pelos próprios historiadores.
2007-11-01 05:12:41
·
answer #10
·
answered by mel 4
·
1⤊
1⤋
Não.
Não pode ser provada fora da bíblia.
"Ateus, Ateias e Atoas ñ me interessa suas opiniões ou criticas.
Fiquem com seus futeis comentários para vcs. me economizem!!"
- - - >> é uma pena.. .pois o que deveria interessar para você é a validade dos argumentos.. e não a origem deles.
abraço.
2007-11-01 05:06:25
·
answer #11
·
answered by ^o) Tom 5
·
2⤊
2⤋