English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como o cristão deve se comportar diante da situação atual do meio ambiente? Como o ser humano deve se copmportar? Você tente fazer a sua parte? Como você contribui para a preservação do mei ambiente? Você se preocupa com isso? Disserte a respeito....

2007-10-30 18:41:36 · 11 respostas · perguntado por Weslei 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

A Bíblia mostra a grande preocupação de Deus com respeito a preservação do meio ambiente e os animais.
Ela explica que tudo o que Deus fez foi algo bom!
Deus colocou Adão e Eva para cuidar do Jardim do Éden e cuidar dos animais e das plantas e do meio ambiente.
Fora do Jardim o homem e a mulher deveria sujeitar e dominar o ambiente que ainda não estava conquistado e perfeito.
Vemos a grande preocupação de Deus em preservar a natureza para o próprio bem do homem.
No Antigo testamento Deus preservou os animais no dilúvio, mandou fazer latrinas no deserto na época do Êxodo e o salmista ensina que Deus preserva os animais, etc.
Se todo o que Deus fez é bom e Ele deixou ao homem para cuidar, se o homem destruir a natureza é considerado pecado e ele receberá o castigo pela própria natureza recebendo suas conseqüências.
O livro de Apocalipse explica que o homem receberá várias conseqüências de seus pecados contra a natureza, pois o mesmo explica que grandes catástrofes estão por vir na natureza devido ao pecado do homem contra a natureza e evidentemente contra Deus.
Pecar contra a natureza é pecar contra Deus e automaticamente dar oportunidade para espíritos malignos destruir a grande obra de Deus.
Creio que os seres humanos, principalmente os cristão que crêem em Deus, devem preservar e cuidar da natureza de Deus, preocupando dos mínimos detalhes, deste a responsabilidade de não jogar papéis na rua até a não poluir rios, etc.
Creio que os líderes cristãos devem introduzir em seus sermões mais ênfase em pregações com respeito a natureza; creio que líderes políticos cristãos devem discursar mais no congresso nacional e nas câmaras (federal e estadual) sobre a importância de cuidar do bem que pertence a Deus, que é para o nosso próprio bem, e desatando projetos que tem tecnologias avançadas de energias menos poluentes , que ainda não foi desatadas simplesmente por questões econômicas.
Mas o que mais me alegra é que na Nova Jerusalém e na Nova terra esses "porcalhões" ambiciosos por dinheiro sem se preocupar com a natureza não entrarão lá, pois lá não entrará quem suja as ruas e os rios, pois lá as ruas serão de ouro, e seus rios cristalinos.
marcelinokozak66
teólogo,advogado e escritor (autor do livro: "O POVO JUDEU É ÁRABE?".

2007-10-31 01:19:50 · answer #1 · answered by marcelinokozak66 3 · 0 0

Claro que me preocupo com tudo que diz respeito ao meio anbiente mais todos tem que fazer a sua parte mais tenho certezaque a maioria não faz e não fara todos só se preocupam consigo mesmo.beijossssss.

2007-10-31 21:08:51 · answer #2 · answered by Vanir 4 · 0 0

Cristão ou não, eu acho que a posição diante do problema é a mesma. Precisamos parar de poluir e gastar agua como loucos, porque as pessoas não ligam elas gastam mesmo.

2007-10-31 14:22:36 · answer #3 · answered by ? 6 · 0 0

A Biblia diz: “E Deus viu que isto era bom”(Gn 1, 25). Estas palavras que lemos no primeiro capítulo do livro do Gênesis, oferecem o sentido da obra realizada por Ele. O Criador entrega ao homem, coroação de todo o processo criador, o cultivo da terra . Daí nascem para cada indivíduo específicas obrigações no que diz respeito à ecologia. O seu cumprimento supõe a abertura para uma perspectiva espiritual e ética que supere as atitudes e “os estilos de vida egoístas que acarretam o esgotamento das reservas naturais”
O sétimo mandamento manda respeitar a integridade da Criação. Os animais, tal como as plantas e os seres inanimados, estão naturalmente destinados ao bem comum da humanidade passada, presente e futura. O uso dos recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito pelas exigências morais. O domínio dado pelo Criador ao homem sobre os seres inanimados e os seres vivos não é absoluto, é medido através da preocupação pela qualidade de vida do próximo, inclusive das gerações futuras; exige um respeito religioso pela integridade da criação.
Tento fazer a minha parte .
Abraços

2007-10-31 10:40:36 · answer #4 · answered by sandrinha 3 · 0 0

para mim o homem esta destruindo tudo,.........
eu ajudo separando o lixo,.....e tirando cada coisa no seu lugar....
do lixo se pode fazer muitas coisas novas.......
também devemos todos os dias jogar fora o lixo que pode ir guardando o coraçao para poder ser melhores pessoas.

2007-10-31 10:27:06 · answer #5 · answered by aniramda 4 · 0 0

Da resposta acima:

"Porém, se todos os homens conhecessem a Palavra conforme Ela é, buscaria ajuda do Alto. Infelizmente, a maioria acredita que o homem pode mudar uma situação irreversível, por ele mesmo. Somente Deus poderá, se formos a Ele com fé e pedirmos, ninguém mais pode!"

O que a "su" falou é o que o Richard Dawkins martelou no seu último livro. Na verdade existem grupos religiosos mais extremistas que estão literalmente comemorando o aquecimento global, pois "o apocalipse está previsto e é inevitável. o momento da salvação está chegando".Repare como a "su" fala em "situação irreversível".

A religião, mesmo não sendo extrema, pode ser perigosa. Eu não dúvido que em breve algumas religiões aconselhem seus seguidores a não fazer nada em relação ao assunto, pois "este é o destino previsto na bíblia".

2007-10-31 09:16:58 · answer #6 · answered by André Dias 3 · 0 0

Faço a minha parte. Mas o Senhor já nos adiantou que no final nossos dias seriam abreviados para que pudéssemos suportar...portanto, tudo que está acontecendo, já estava previsto nas Escrituras Sagradas, tanto que hoje é difícil alguém se lembra uma data ocorrente há tres(3) dias atrás. Porém, se todos os homens conhecessem a Palavra conforme Ela é, buscaria ajuda do Alto. Infelizmente, a maioria acredita que o homem pode mudar uma situação irreversível, por ele mesmo. Somente Deus poderá, se formos a Ele com fé e pedirmos, ninguém mais pode!

2007-10-31 08:54:55 · answer #7 · answered by su 5 · 0 0

Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi." Genesis 1: 28-30

Deus nos deu "controle administrativo sobre toda a sua obra, e com isso uma grande, grande responsábilidade

Eu fiz a mesma pergunta umas semanas atrás sugiro que dê uma olhada:




http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AsI1oleqD5954frn6zEBMZ_J6gt.;_ylv=3?qid=20071009135728AAXiiKa



Paz de Cristo

2007-10-31 07:47:03 · answer #8 · answered by Emiliano M. 6 · 0 0

O problema ambietal é de preocupação de todos, mas eu entendi o que ele perguntou... tipo, vc está querendo saber como a pessoa cristã deve agir perante este problema e como fazer a diferença mostrando aos outros que seu caminho é o verdadeiro também.

Eu creio no seguinte, quem é Cristão, segue Jesus Cristo, logo ele disse que os qe o seguem são "sal da terra" e "luz do mundo"... Então, perante um problema onde a união é bem melhor do que a separação de grupos, o que os Cristãos podem fazer de MELHOR, é esquecer as diferenças por hora e mostrar a todos que juntos podemos mudar a situação atual do mundo, deixar por hora e por um momento a "pregação" que muitas vezes afasta as pessoas deles e se juntarem para um bem melhor para nosso lar.

Resumindo, o Cristão deve saber mais do que ninguem sobre o amor ao próximo, então neste momento de luta contra a perda do planeta, ele deve ENSINAR isso as pessoas para que elas entendam a importância de cuidar do nosso lar!

2007-10-31 06:28:15 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

A unicidade da pessoa e seu meio ambiente
A relação entre a vida humana e seu ambiente é explicada em termos de Esho Funi, ou a Unicidade da Vida e seu Ambiente. Esho é a contração dos termos em japonês eho e shoho. Eho indica o ambiente insensível, ou mundo objetivo, e Shoho, a personalidade ativa, ou mundo subjetivo. A sílaba ho significa o efeito manifesto, ou os resultados do carma. Os efeitos do carma de um ser vivo manifestam-se tanto em sua vida subjetiva com em seu ambiente objetivo.

Uma vez que funi significa “dois no fenômeno mas não dois na essência”, Esho Funi quer dizer que a vida e seu ambiente são dois fenômenos distintos mas apenas um em sua essência. As pessoas e seu ambiente são inseparáveis, mas Esho Funi como conceito vai além de indicar apenas a relação inseparável entre ambos.

Muitas pessoas sentem hoje como se não estivessem em equilíbrio com seu meio ambiente, o que parece simplesmente resultar em infelicidade. Mas foi a humanidade que seguiu contra o ritmo do mundo natural, poluindo-o e causando uma crise que começou a manifestar suas conseqüências no meio ambiente. A Unicidade da Vida e seu Ambiente é um princípio que sugere como as pessoas podem influenciar e reformar seu ambiente por intermédio de uma mudança interior, ou a elevação de seu estado de vida. Nesse princípio está contida a idéia de que assim como o ambiente influencia o indivíduo, este também pode causar uma mudança no ambiente.

O ideal é que os seres humanos vivam em harmonia com seu meio ambiente. A pessoa cria sua própria existência única de acordo com as leis da individualização e forma um ambiente único que seja compatível com ela. Mas a formação do ambiente deve coincidir com o surgimento da vida neste mundo; uma pessoa não pode surgir simplesmente flutuando no espaço, sem um ambiente. Cada um de nós tem um ambiente e, no entanto, cada um é essencialmente distinto. Portanto, todos nos relacionamos com nosso ambiente de modo diferente. A maneira como vemos o ambiente difere dependendo de nosso estado de vida e de nossas circunstâncias.

O meio ambiente é um reflexo da vida interior do indivíduo que nele habita. Esse ambiente assume as características que estão de acordo com a condição de vida do indivíduo em questão. Em outras palavras, a vida estende sua influência ao seu redor.

O princípio de Itinen Sanzen inclui a Unicidade da Vida e seu Ambiente. De acordo com os Três Domínios da Individualização da Vida, Shoho corresponde aos Cinco Componentes e ao Ambiente Social e Eho, ao Ambiente Natural. A consciência do ser vivo pode ser descrita como Shoho e os outros quatro dos Cinco Componentes — Forma ou corpo, Percepção, Concepção e Volição — existem para fazer com que o indivíduo interaja com outros seres vivos e com o ambiente natural, que juntos formam o eho. O Itinen Sanzen revela que tanto o Shoho como o Eho são inerentes num único momento da vida. O budismo considera que a vida abrange uma vasta extensão de influência e de atividade que integram tanto os seres vivos como seu ambiente.

2007-10-31 02:27:00 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers