A bíblia é um livro considerado sagrado e como regra de conduta moral, se voce decidir seguir seus ensinamentos voce será rejeitada por muitas pessoas. Jesus disse: "Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 10:22 "Amiga, tudo o que voce fizer e que não provem de fé, é pecado.
" Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado. " (Romanos 14:23 RA).
Veja o depoimento dessa garota crente que fez sexo antes de se casar, depois tire as suas conclusões:
Olá. Tenho 21 anos. Namoro há 8 meses com um rapaz e infelizmente, tivemos relações sexuais. desde então, tenho sofrido muito porque isso não estava em meus planos. Sempre desejei me casar virgem com a pessoa certa! E nestes ultimos dias eu tenho tido desentendimentos com o meu namorado. Estou começando a ver que nosso relacionamento não dará certo devido a diversos fatores. Eu estou desesperada porque não consigo me perdoar. O sentimento de culpa tem sido muito grande e isso afetou profundamente no meu relacionamento com Jesus! Tenho tido nojo de mim mesma por este pecado e tenho me sentindo um lixo por não ser mais virgem. Não sei mais o que fazer porque eu nem sequer tenho conseguido orar ao Senhor! Sempre fui uma garota cristã, fiel na igreja, sempre participei das atividades na minha igreja. As pessoas nem imaginam o que aconteceu no meu relacionamento. Caso o meu namoro terminar, tenho medo de não conseguir namorar novamente outro rapaz que seja cristão devido à este fato que aconteceu comigo! Tenho medo de, por causa deste pecado, nunca chegar a me casar e ser feliz. Gostaria de receber um conselho. Tenho sofrido muito com esta situação. Obrigada!
Agora veja a resposta do Pastor:
Querida amiga,
Obrigada por decidir escrever e compartilhar seu problema, apesar da dificuldade que isso é. Somente com o reconhecimento do problema, e do reconhecimento da nossa incapacidade de lidar com ele, é que começa a haver esperança.
Espero que Deus possa usar-me enquanto te escrevo, e também que o Seu Santo Espírito esteja desde já preparando seu coração e sua mente, de tal modo que você possa receber, compreender e aceitar a vontade dEle na tua vida.
A vida com Deus, e nossa caminhada na igreja são alvos do inimigo, que não nos quer ver entregues ao Senhor, e muito menos trabalhando para que outros também o aceitem e amem. E um dos modos dele nos afastar é pelo desânimo e culpa.
Sabe, a caminhada com Deus cresce e se desenvolve a cada dia. Certamente, Ele nos chamou para sermos como Ele é - e seguirmos o exemplo de santidade que Ele nos deixou na Sua vida aqui na terra.
Nós agimos assim: entregamo-nos ao Senhor um dia em nossas vidas, e experimentamos o sabor de Lhe pertencermos, então desejamos servi-lO com nossos dons e talentos, e assim fazemos. Começamos a trabalhar na Sua causa, dando nosso melhor e nosso tempo pra Ele. Dedicamos nosso tempo, nossas capacidades pessoais, nosso esforço intelectual.
Só que, amiga, todas essas coisas são parte de um todo, e o papel do inimigo é justamente nos fazer esquecer o principal: PERMANECER NELE!
Então, quando nós, dedicadas cristãs, que temos ministérios em desenvolvimento, que somos muitas vezes líderes de jovens, caímos naquilo que deveríamos estar ajudando outros, e ainda não conseguimos permanecer de pé sem cairmos outra e mais outra vez, começamos a sentir raiva frustração, e vermos a nos mesmas como enganações dentro do ministério, instrumentos inúteis!
A primeira coisa a entender, eu penso, é a natureza do pecado, e muito especialmente, a natureza do pecado de ordem sexual.
Você já conheceu gente viciada em álcool ou drogas? Pois eu vejo o problema do sexo inadequado como um vício tão ou mais terrível que esses vícios.
Por que digo até mais terrível? Porque o vício do álcool ou das drogas, deteriora o corpo de tal forma, e causa problemas na família de modo tão rápido e seguro que é diagnosticado, normalmente. Mas os problemas de ordem sexual podem viver com as pessoas durante toda a vida, deteriorando o seu interior, sem que os outros vejam. E para Deus, que tudo fez e faz pela nossa VIDA ETERNA, a maior perda é a perda do coração e mente do ser humano, porque isso significa perdê-lo para a eternidade.
Os AA, Alcoólicos Anônimos tem um princípio de ação que passa pelo seguinte: é preciso reconhecer o problema, e reconhecer que não se tem forças para mudar. Uma frase que muito me impressiona, que é diretriz de trabalho deles, é: "não fugimos, não lutamos, apenas aceitamos".
O problema é que nós, querida, como crentes, fomos ensinadas a lutar, ou fugir.
Primeiro, fugimos. Negamos o problema ou minoramos a situação. Por vezes culpamos os outros, e tiramos de nós mesmos a responsabilidade. Fazemos assim porque encarar a realidade de quem somos, entregues por completo aos nossos vícios, a ponto de colocá-lo acima de coisas que conscientemente sabemos serem mais importantes, como relacionamentos saudáveis com a família, com os irmãos, com Deus... Então, como é muito complicado e ninguém quer admitir que é viciado, negamos.
O problema é que o vício nada mais é do que precisar fazer alguma coisa, mesmo sabendo que não se deve. Quando lemos a descrição de Romanos 7, vemos Paulo falando exatamente do que é estarmos entregue ao pecado, como escravos, lembra?
"Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro e sim o que detesto. (...) Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, este faço. (...) Porque no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus, mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros." Rom 7:15,18,19,22 e 23
Paulo descreve um homem que não consegue deixar de pecar, por mais que queira. Um homem de tal modo entregue aos vícios que lhe governam o corpo que, embora sua mente diga que aquilo não é correto e não é o melhor, ainda assim, quando se vê, está atendendo aos desejos do seu corpo.
É interessante... Você observou que esse homem tem a distinção moral de que o caminho que está seguindo é incorreto? Ele sabe qual é a lei de Deus, deseja segui-la, mas ainda assim está preso pelo vício.
Portanto, Paulo não está falando para alguém que não conhece os princípios morais do Senhor, mas para quem O conheceu e aceitou, em algum ponto, que Seu governo e Sua vontade são melhores que os caminhos do mundo, já que quem vive no mundo e não conheceu outra coisa normalmente não tem esse padrão de pecado: são ignorantes e não convencidos "do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:8 a 11)
Mas ainda que esteja falando para pessoas que já viram a distinção entre o moral e o imoral, fala para pessoas que ainda vivem escravas do pecado, viciadas.
O inimigo, uma vez que nos perdeu para o conhecimento da verdade, precisa nos arrastar para algum caminho que nos mantenha longe da FONTE CONSTANTE DE PODER.
Ele nos convence de que Jesus já fez as limpezas que deveria fazer e que estamos já libertos do pecado, e agora podemos servir ao Senhor. Então, convencidos disso, caímos, porque confiamos em nós mesmos.
E quando caímos, levantamos a primeira vez, mas ele nos puxa pra baixo de novo, até que nos sentimos escravos e incapazes de mudar.
Sabe, na vida eu aprendi que as maiores provações podem ser transformadas por Deus em oportunidades para compreendermos que nos distanciamos do Senhor, passamos a amar mais o namorado do que a Deus, e que precisamos recomeçar. As experiências em que caímos, e nossos pontos fracos podem se tornar o ponto em que apoiaremos nossos irmãos, quando passamos a viver redimidos!
Homens e mulheres vivem sua sexualidade de modo diferente, embora no mundo de hoje insistam em fazem dessa experiência algo com características comuns. Nós seremos sempre diferentes, e essa diferença já começa nas nossas razões para o sexo.
Muitas moças que sempre sonharam em se casarem virgens, acabam por se entregar a seus namorados. Como é possível? A verdade é que o sexo, quando nós amamos, é nossa expressão de amor maior. Muitos rapazes, tendo compreendido isto, pedem "provas de amor." Quando amamos, e estamos maduras, sentimos que aquele é o homem da nossa vida, é natural que nos entreguemos a maior intimidade.
Talvez você pense que os homens também pensam assim, mas não é verdade. Os homens tem mais dificuldade de estar conectados com seus sentimentos, e muitos deles acabam por usar o sexo para descobrir se realmente estão amando ou não. Como a atração física pra eles é sempre muito intensa, porque os estímulos de que necessitam são muito menores, e sempre externos, ficam confusos.
Por isso, muitos rapazes transam com as namoradas para descobrir, mesmo quando acabou de acontecer, que não as amam, que não gostam dela!
Pessoas do mundo diriam que a química não deu certo, mas é que, resolvido o problema da atração, eliminado este fator, eles viram como as coisas são de fato, e de repente o encanto se acabou.
Também por estas razões, é que Deus deu o conselho de esperarmos.
Sabe, querida, o pecado é sempre mau. O inimigo disfarça o pecado com algum prazer, mas quando passar um pouco, ou mesmo quando passar muito tempo, tudo que sobra é ruína e tristeza. E foi por isso que Deus sempre nos orientou para longe do pecado. O pecado é separação de Deus, e toda a vida que possamos ter escolhendo viver longe dEle, não é uma vida feliz.
Você não falou no seu e-mail sobre o modo do seu namorado ver esse problema. Pensando que talvez para ele não tenha sido complicado como tem sido pra você, eu fico pensando que você faz melhor mesmo em terminar esta relação. É que ele, embora ostente o nome de adventista, na verdade não o é em "espírito e verdade".
Não pense que deixou de haver esperança para você. É justamente agora que você mais precisa de Deus. Uma das artimanhas de Satanás é nos fazer crer que fomos muito longe, que estamos muito sujos, e não podemos estar assim na presença do Senhor.
É justamente quando pecamos que o nosso Amigo do Céu mais nos chama. Lembra-se da ovelha que se perdeu? Quando o pastor percebe, sai correndo para procurá-la e resgatá-la. Ele a pega no colo, cura suas feridas e a trás de volta, porque é preciosa e foi reencontrada!
Jesus tem estado a bater na porta do teu coração para entrar e te consolar. É o inimigo quem te convence que você foi muito longe, que está suja, que não convém orar!!! Não caia nesta conversa! Com isso, o inimigo está tentando que você não abra a porta para Cristo novamente!
Seu Amigo Precioso conhece suas lutas como ninguém mais! Ele sabe da sua dor, e de como o seu pecado lhe causa humilhação, porque foi essa a sua dor que Ele sentiu separando-O do Pai, na cruz! Corre pra Ele, amiga, agora mesmo! Entrega sua dor inteira pra Ele, sua tristeza pela perda da tua pureza e inocência, pela perda dos teus sonhos, enfim, conversa agora mesmo com Ele...
"Entrega o Teu caminho ao SEnhor, confia nEle, E O MAIS ELE O FARÁ." (Salmo 37:5)
Agora que você e Ele se reconciliaram, que seu coração está cheio de alívio e descanso, e que você tem o propósito de começar de novo, vamos falar da vida daqui por diante.
Deus criou o sexo para nossa felicidade. Quando lemos o texto de Cantares de Salomão vemos uma relação de amor cheia de entrega e desejo físico. Vemos o desejo de dar o melhor um para o outro, e de ter prazer. Ou seja, isso foi dado por Deus, é belo e maravilhoso de se viver, mas tem um lugar e um modo certo para que seja pleno de felicidade mesmo...
É uma coisa fenomenal, e que dá prazer, não só físico, mas emocional, mas o prazer pleno emocional só se sente na segurança do casamento. O inimigo, como é seu hábito, usa uma parte da verdade, com um pouco da mentira, de modo a enganar... Então apropriou-se do prazer e colocou-o em primeiro lugar, e ficamos viciados em ter prazer, nas sensações!
Não questione o amor de Deus por você, que te ama e te chama tantas e tantas vezes! Na hora em que você cai, é a hora que Ele mais te deseja receber de braços abertos, para te curar as feridas e te por de pé de novo! Sabe, querida, o fato é que só Ele pode nos colocar de pé de modo que permaneçamos de pé! Nós não podemos.
PERMANECER nEle é o segredo do sucesso, e é nisso que devemos colocar nosso maiores esforços. As mudanças nas nossas vidas são apenas possíveis quando permanecemos nEle.
Isso significa ter tempo com Ele, todos os dias, o dia inteiro. Como? Começando o dia com Ele, com tempo, levantando mais cedo, ainda que isso signifique de madrugada... Ele certamente vai compensar as horas a menos de sono... Eu sei, por experiência... Na época da faculdade, para ter tempo junto dEle, só conseguia dormir cerca de 5 ou 6 horas, mas ainda assim senti-me disposta, e olha que sou do tipo dorminhoco!!!!
Começar com Ele, com tempo para ler Sua palavra, um trecho, lido várias vezes, com calma... Meditar nEle, conversar com Deus sobre o que Ele te quer ensinar naquele dia naquele texto... Depois ter tempo para orar pelo dia, pela vida das pessoas que você ama... Ter tempo para um devocional integral.
Claro que nem sempre a gente consegue começar isso assim, tudo de uma vez! Comece com uns minutos e vá aumentando dia a dia. O aumentar vai ser natural.
Depois, durante o dia, nas suas atividades, vá conversando com Deus sobre elas, e os pensamentos que você tiver sobre a vida, sobre seus sentimentos, sobre as coisas que acontecem, sobre o que você vê... Muitas vezes, nessas orações rápidas, nessa nossa troca de pensamentos com Deus, ELe nos vai impressionando o coração com Sua vontade, através da nossa consciência, através da nossa mente. Não vozes, e coisa e tal, que podem ser perigosas, mas o tranqüilo e racional desenvolvimento dos nossos pensamentos, o crescimento deles numa direção que está de acordo com o Senhor, entende?
Quando estamos vivendo em comunhão com Jesus, permanecendo nEle, as palavras dEle em João 15 fazem sentido: "permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanecer em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto: porque sem mim nada podeis fazer." (versos 4 e 5)
É a vida do dia a dia com Ele que te vai dar capacidade de ser diferente, e ver o pecado vencido na sua vida. O amor que você sente por Ele vai crescer, como cresce o amor durante o casamento, quando cultivado. E com esse crescimento virão grandes coisas...
Só se esse processo de dependência completa se mantiver é que os outros passos são possíveis. No dia a dia com Ele, você vai ver como Ele fala através da Sua Palavra e do tempo de oração, e ainda pelo tempo que vocês trabalham juntos, no testemunho e no trabalho do teu ministério, mostrando coisas que na tua vida precisam ser diferentes, para que você seja mais semelhante a Ele. E só porque vocês vivem em comunhão é que você vai sentir condições de mudar, ainda que seja difícil.
Sim, amiga, porque diferentemente do que diz muita gente por aí, decidir não ir por um caminho que nos dá satisfação custa bastante. A diferença é que, com Ele, embora custe, é possível. E quando o fazemos, na nossa vida de comunhão íntima com Ele, logo a dificuldade passa e a satisfação de uma vida diferente toma o lugar dos prazeres que nos ocupavam a vida e a mente.
Algumas das coisas que descobri na minha vida que me ajudavam eu te passo a dizer, para que no futuro, quer neste namoro, quer num próximo, você possa experimentar um namoro cristão. Mas não esqueça que se concentrar nessas coisas, sem ter com Jesus uma comunhão diária e poderosa, só vai te ajudar durante um tempo, sem o sucesso real de que você precisa.
A nossa vida tem sido tão cercada com as coisas do mundo, que elas sem querer foram entrando na igreja, e ninguém se deu conta... Por exemplo: os filmes, as músicas, a literatura...
A gente vê filmes que tem cenas românticas e sensuais, ouve músicas que tem essa mesma essência, que foram feitas para mexer com as emoções e com a sensualidade. Para perceber isso, é só pensar em quanto dinheiro a industria cinematográfica gasta com música. (Tenta ver filmes sem som, e então você vai ver o poder da música...) E também lemos livros que levam a mente para esse caminho.
O problema é que não pensamos que a nossa mente guarda essas informações todas, sendo que parte significativa dessas imagens e sensações que foram impressas na mente não foram filtradas pelo nosso crivo moral, porque os sentidos estão demasiadamente expostos, e o subconsciente tem um poder de absorção muito maior que o consciente...
Daí, sem perceber, plantam-se essas imagens e sensações em nós, que se juntam com nossos anseios pessoais de felicidade e romance. Na hora que a mínima oportunidade acontece, já dentro de nós aparecem essas imagens, sensações e desejos, sem que nos apercebamos da sua origem. E outras vezes aparecem claramente, em lembranças, nas horas que menos imaginamos...
Quando isso se combina com alguém especial, que desperta em nós nossa sensualidade, fica bem difícil.
Talvez seja o caso de pensar no modo de agir de José, quando na casa de Potifar (Gen. 39). Quando foi tentado pela linda mulher de seu senhor, ele, um jovem na flor da sua sexualidade, ele não teve dúvidas: saiu correndo!!!!
Sabe, é que se você mantiver um relacionamento com Deus, todos os dias, mas mantiver-se ao mesmo tempo, propositadamente, expondo-se às circunstâncias que te levam a pecar, você não está de fato ouvindo a voz do Senhor, já que não se afasta das coisas do pecado à medida que se aproxima dEle... Estaria apenas tentando acalmar sua consciência e entregando nas mãos de Deus aquilo que Ele te deu de mais precioso: a capacidade de escolha.
E sua escolha é estar do lado dele, sempre e todos os dias, de modo tal que Ele seja a força que te falta para virar as costas ao pecado. Ele te vai mostrar as circunstâncias que te levam a cair, e te vai ajudar a evitá-las.
Como se diz no AA; deve-se evitar o primeiro gole, porque quem é viciado, não sabe parar! O SEnhor nos mostra quais são nossos caminhos mentais, nossas desculpas para o primeiro gole, e também nos mostra nossos primeiros goles, e nos dá a força para evitar uns e outro, e fugir deles para os SEus braços fortes e poderosos!!!!
E por fim, amiga, só mais uma coisinha. Pode ser que ainda assim, você caia. SE acontecer, não desista nem se desespere! Agarre imediatamente a mão do SEnhor, ainda que se sinta suja, porque é justamente porque você está suja que você precisa dEle. Não deixa passar o tempo, porque Ele não precisa ser acalmado. Ele nesse momento só precisa de você de volta. Não adie a cura apenas porque você precisa se sentir punida.
E quando acontecer, ao voltar para os braços dEle, esteja atenta para ver, junto com Ele, porque é que aconteceu, onde é que você quebrou o relacionamento e resolveu tomar o controle da situação, e lutar sozinha... Ao reconhecer o ponto em que você falhou você fica mais atenta para ó próxima ataque!
A coisa mais maravilhosa que Deus faz nas nossas vidas é transformar nossas fraquezas em forças, e nos fazer ajudadores dos nossos irmãos naquilo em que nós mesmos fomos fracos. Ninguém melhor do que você vai poder ajudar outras pessoas com o mesmo problema que você, porque você vai ser capaz de compreendê-los e aceitá-los e dar-lhes a esperança de aceitação por parte de Deus, porque você mesmo experimentou!
Sabe, querida, tenha toda a certeza. Deus restaura completamente a vida dos que se colocam nas mãos dEle, não importa as quedas ocorridas no passado.
A virgindade significa pureza, e eu creio que o que Cristo faz nas nossas vidas é restaurar-nos a pureza. Lembra do que recebemos dEle? Vestes brancas, lavadas no sangue do Cordeiro! Eu creio que Deus restaura a verdadeira pureza, a que verdadeiramente importa.
Ele restaura a pureza de pensamentos, sentimentos e propósitos. Significa que só Ele pode levar seus pensamentos a bons caminhos, manter seus sentimentos controlados para que não sejam eles a mandar em você, e que você adquire dEle a força moral para dizer não e manter-se nesta posição.
Você errou e Ele te perdoou. Você recomeçou com Ele do zero, pelo que pode também recomeçar sua vida emocional do zero.
Apenas te sugiro, querida, que não comece nada sem consultar verdadeiramente ao Senhor antes. Não basta um rapaz ser Cristão para que isso garanta o sucesso do relacionamento. Há diferenças que os sentimentos de amor não nos permitem ver, e coisas que só o futuro, no casamento, revelarão.
Consulte francamente ao Senhor, com coragem para atender a vontade dEle, se a resposta for um não. Não adianta perguntar se na verdade não estamos dispostos a obedecer, não é? Ele sabe escolher melhor do que você, porque conhece o que mais ninguém vê. Aja não com seus sentimentos, mas com a razão e com a luz que vem do Céu.
Esse caminho não é nada fácil! É ir contra a maré mesmo dentro da igreja. Muitos assim chamados "cristãos" tem se esquecido de ouvir a Deus, e tem se convencido que são capazes de escolher bem sozinhos. Mas isto não é verdade! Jesus afirmou: "sem mim nada podeis fazer" na luta contra o pecado.
Incentivo você a seguir a direção que Deus lhe mostrar. Digo isto porque aprendi que sou amada por Ele, apesar de minhas falhas. Aprendi a confiar nEle. Confiei a Deus o meu noivado. Ele me deu a resposta, e mesmo não sendo aquilo que eu pensava ser o melhor, resolvi seguir Sua orientação, e hoje estou muito feliz.
Aquilo que pensamos precisar e gostar para ser felizes nem sempre é o que verdadeiramente precisamos. Hoje em dia sou casada e feliz. Foi porque Deus escolheu pra mim, não o homem dos meus sonhos, mas o que Ele sabia que eu precisava, é que sou feliz. A verdade é que hoje o homem que Deus escolheu pra mim é o homem dos meus sonhos e eu entendo perfeitamente porque é que Deus o escolheu pra mim!
Deixe Deus escolher pra você! Assim, você tem uma coisa a menos com que se preocupar, porque Ele vai à frente.
Tenha a certeza de que o homem que Deus escolher pra você, seja seu atual namorado, ou outro que você ainda não sabe, vai saber aceitar o que aconteceu, e entender que você é uma pessoa nova, refeita, coberta com as vestes da pureza de Jesus! E essa pureza é muito melhor do que as superficiais!
Eu poderia te contar muitas histórias de pessoas amigas e conhecidas, e como Deus as guiou! Mas não é necessário, porque já escrevi demais! E porque você vai experimentar a sua própria história!
Não desista de você, porque Deus não desistiu! SE você sentir que essas minhas palavras te ajudaram a caminhar, entenda que o Espírito Santo nos guiou até aqui, e o fez por tanto amor que tem por você!
Jesus vê a pessoa que Ele deseja restaurar em você, dia a dia, através da comunhão diária!
Se quiser, escreva perguntando mais, ou simplesmente para compartilhar. Se não sentir que a resposta lhe satisfez, escreva de novo!
Deus lhe abençoe, querida!
Grande abraço, com carinho
2007-10-30 01:03:54
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
5⤋