O Tratado de Latrão foi feito por Pio XI -- não por Pio XII -- com Mussolini, pondo fim á questão romana em 1929. Pio XII se tornou Papa somente em 1939, dez anos depois de ter sido assinado o Tratado de Latrão.
Desde 1870, os italianos haviam se apossado de Roma, que era do papa. Por isso, os Papas se declararam prisioneiros no Vaticano. Com o Tratdo de Latrão, a Itália reconheu o Vaticano como estado soberano, e o papa concedeu à Itália as terras que haviam sido da igreja desde o tempo de Carlos Magno, e que formavam os Estados Pontifícios, ocupando todo o centro da península italiana.
Pio XI jamais aprovou Hitler.
Em abril de 1937, Pio XI lançou a encíclica Mit brenneder Sorge, condenando o totalitarismo nacionalista e racista da Alemanha.
Em abril de 1938, Pio XI lançou uma nova condenação de todo racismo.
Quando em 1938 Hitler visitou Roma, Pio XI se retirou da cidade e fechou o Vaticano e os Museus para que Hitler não pusesse os pés lá dentro, e mandou hastear a bandeira a meio pau, em sinal de luto, como protesto pela presença de Hitler em Roma a convite de Mussolini.
Bento XVI, foi convocado -- como todo jovem alemão -- para fazer o serviço militar no final da segunda guerra mundial, quando a Alemanha estava já no fim. Ele só recebeu a farda -- se não seria morto -- e logo depois, quando a resistência da Alemanha se desintegrou e o exército se desfez, o jovem Ratzinger fugiu para casa.
2007-10-29
06:52:49
·
5 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade