Amigo, as células que recobrem o esôfago diferem daquelas que recobrem o estômago ou intestino, principalmente porque eles tem diferentes funções. Eles também tem uma aparência distinta, sendo fácil o médico durante o exame observar esta distinção. Normalmente há uma área no fim do esôfago que marca a borda entre as células do esôfago e do estômago. O esôfago de Barrett, é o crescimento anormal de células do tipo gástrico acima deste bordo, dentro do esôfago. Desde que as células do revestimento do estômago são protegidos do contato com o ácido, seu crescimento dentro do esôfago pode de fato defender contra o refluxo ácido. Este mecanismo pode proteger o tecido normal do esôfago contra posterior dano do refluxo. Isto pode explicar porque os sintomas do refluxo em pacientes com esôfago de Barrett são poucos acentuados. Infelizmente este tecido modificado do estômago em local não habitual (porção inferior do esôfago), pode transformar-se em tecido maligno. O câncer da parte superior do esôfago é associado com o álcool e fumo. Este tipo de câncer está diminuindo na população, enquanto a porcentagem nos casos de câncer do esôfago inferior estão aumentando muito. Na fase inicial, o esôfago de Barrett tem modificações celulares conhecidas como displasias. De 2 a 5 anos, essa displasia pode progredir para baixo ou auto grau de displasia, e finalmente para o câncer. Felizmente isto acontece somente em 5% dos pacientes com esôfago de Barrett.
Por razões desconhecidas, o esôfago de Barrett é encontrado 3 vezes mais em homens que em mulheres. Em algumas ocasiões, o esôfago de Barrett parece ser congênito (presente no nascimento). Fortes evidências atuais identificam o refluxo prolongado como a causa mais freqüente do esôfago de Barrett. Pacientes com esôfago de Barrett geralmente tem sintomas similares daqueles produzidos pelo RGE crônico, como: azia e refluxo ácido do estômago para boca(gosto amargo ou azedo na boca). Alguns pacientes também podem sofrer complicações do refluxo, como úlcera e estenose (estreitamento do esôfago).
DICAS
A - Procure alimentar-se 3 horas antes de dormir;
B - Evite fumar;
C - Reduza a ingestão de alimentos gordurosos: leite, chocolate, café, bebidas gasosas, laranja e suco de laranja, produtos com tomate, pimenta e álcool;
D - Coma em pequenas porções;
E - Evite usar roupa apertada;
F - Elevar a cabeceira da cama na altura de 1 lajota. Elevar apenas o travesseiro não ajuda.
Certos tipos de remédios ajudam a inibir a produção de ácido do estômago. Estes medicamentos são o omeprazol e o lanzoprazol, tomado 1 a 2 vezes por dia. Outras drogas como a cimetidina e ramitidina também podem ajudar.
A indicação de cirurgia é para corrigir o refluxo. Este tipo de cirurgia é chamado fundoplicatura. Atualmente é feito pela laparoscopia. Esta é uma cirurgia de invasão mínima, com 5 orifícios de 1cm, sob anestesia geral.
Mesmo após a cirurgia é necessário acompanhamento endoscópio com biópsia para reduzir o risco de câncer. São realizados biópsias para observar se há ou não alterações celulares. Se o câncer for encontrado é necessário remover o esôfago inferior.
Espero ter ajudado.
2007-10-27 14:56:13
·
answer #1
·
answered by lilinha32 7
·
1⤊
1⤋
Pelo que sei, existe indicação cirúrgica, por causa do risco dessa alteração desenvolver um câncer. Converse com seu médico sobre isso.
2007-10-27 15:23:47
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
0⤊
1⤋