English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-10-27 04:48:00 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

10 respostas

Segue anexo um texto explicativo p vc esclarecer suas duvidas e entender melhor ,ok...beijos...kiki.

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma condição clínica caracterizada pela redução da atividade da glândula tireóide, resultada pela baixa secreção de hormônios tireoideanos, isto é, níveis de T3 e T4 circulantes no organismo - abaixo do normal. Em resposta a estes níveis reduzidos de T3 e T4 no sangue, a secreção de TSH aumenta. Portanto, o aumento de TSH é um marcador primário de hipotireoidismo.



O que provoca o hipotireoidismo?

A causa mais comum é uma doença auto-imune chamada Tireoidite de Hashimoto, na qual o sistema imunológico ataca a própria glândula tireóide. O hipotireoidismo também pode estar associado ao bócio; a alguns tratamentos para o hipertireoidismo, tais como certos medicamentos, cirurgias na tireóide e tratamento com iodo radiativo ou ainda a certas medicações.



Quais as funções da Glândula Tireóide?

A glândula tireóide acumula o iodo da dieta para utilizá-lo na produção de hormônios tireoideanos. Estes hormônios, chamados T3 e T4, são armazenados pela glândula e secretados na corrente sanguínea.



Por que a tireóide é importante para minha saúde?

A tireóide é importante porque os hormônios T3 e T4 produzidos desempenham atividades fundamentais na regulação do metabolismo (funções cardíacas, gastrintestinais e neurológicas) e na reprodução e crescimento celular.



Quais são os sinais e sintomas do hipotireoidismo?

• Fadiga
• Depressão
• Ganho de peso
• Demência
• Intolerância ao frio
• Câimbras e mialgia
• Pele seca
• Bradicardia
• Cabelos secos
• Constipação
• Perca de cabelos
• Edema
• Infertilidade
• Irregularidades menstruais

Como você sabe se está com hipotireoidismo?

Diversos testes são utilizados para avaliar a função tireoideana, incluindo:
- Teste de TSH – é o teste preferido para avaliar a função tireoideana, por ser o mais sensível e eficiente.
- Teste de T4 – teste auxiliar ao TSH. Isoladamente não detecta o hipotireoidismo mais discreto. Pode ser livre ou total, pois o T4 é afetado pelas proteínas que nele se ligam. O T4 Total tem sido substituído na prática clínica pelo T4 Livre.
- Teste T3 - pode ser livre ou total. É um teste mais definitivo para hipertireoidismo.
- Anticorpos Anti-TPO – é um marcador para tireoidite auto-imune.



O que é bócio?

Bócio, papo ou papeira é uma denominação popular e corresponde a um conjunto de doenças da glândula tireóide que se caracterizam por um aumento perceptível no tamanho da glândula tireóide.



O que é Tireoidite de Hashimoto?

É um quadro clínico no qual o sistema imunológico identifica a glândula tireóide como um grupo de células estranhas e passa a atacá-la através de suas células de defesa. Esta condição caracteriza uma doença auto-imune.



Por que é importante uma reposição precisa do hormônio tireoideano?

Pequenas mudanças na dose de levotiroxina sódica podem ter conseqüências clínicas significativas. Por essa razão, a terapia de reposição hormonal deve ser feita de forma cuidadosa, evitando-se assim uma reposição em excesso ou abaixo do necessário. Em ambos os casos, o resultado seria negativo.



O que devo e não devo fazer para manter minha tireóide em equilíbrio?

A medicação para a tireóide deve ser ingerida sempre no mesmo horário, pela manhã, meia hora antes do café da manhã. Visite seu médico regularmente, e faça o acompanhamento do resultado dos seus testes de TSH.

Não mude a marca ou a dosagem do seu medicamento sem o conhecimento do seu médico, e nem pare de tomar a medicação, pois os sintomas do hipotireoidismo certamente voltarão.



Quais medicamentos ou alimentos podem interferir na minha medicação para a tireóide?

Visite interações medicamentosas e com alimentos, para obter uma lista completa dos alimentos e medicamentos que podem interferir na absorção da medicação.



O que posso esperar a partir do uso adequado da medicação?

A medicação (hormônio tireoideano sintético – T4) ajudará a manter o nível adequado da função tireoideana no organismo. A meta do tratamento é encontrar e manter o nível adequado para cada indivíduo. Por isso existem diversas dosagens do medicamento.



Quando eu devo tomar meu medicamento?

Tome seu medicamento conforme recomendado pelo seu médico. Os pacientes devem tomar o medicamento em jejum, aproximadamente de 30 a 60 minutos antes do café da manhã, pois sua absorção aumenta com o estômago vazio.



O que devo fazer se eu esquecer de tomar uma dose?

A dosagem irregular pode perturbar o delicado equilíbrio do hormônio no seu organismo. Tome seu medicamento no mesmo horário todos os dias. Se você atrasar a tomada da sua dose diária programada, tome a dose atrasada assim que possível. Se você esquecer completamente uma dose diária programada, entre em contato com seu médico para que ele lhe dê orientações sobre como lidar com essa situação.



Posso parar de tomar o medicamento se passar a me sentir bem?

Nunca pare de tomar o medicamento sem antes consultar seu médico. Uma vez que na maioria dos casos o hipotireoidismo é permanente, é necessário que você mantenha o tratamento ao longo da sua vida.



Há algum problema em trocar a marca do medicamento prescrito por uma outra marca sem perguntar a meu médico?

Não há comprovação de que marcas diferentes de levotiroxina sódica sejam intercambiáveis. A troca entre algumas medicações para a tireóide que não foram comprovadas como sendo “terapeuticamente equivalentes” pode requerer testes laboratoriais e consultas médicas adicionais. O processo de reajuste de sua dose pode requerer tempo prolongado até que o seu médico encontre a dose certa que seu organismo necessita. A troca deverá ser realizada somente se seu médico orientar.



Como sei se estou tomando o medicamento na dose prescrita pelo meu médico?

Verifique no momento da compra a dosagem que está indicada na embalagem. Há no mercado medicamentos que possuem cores diferenciadas segundo a dosagem, o que auxilia a identificar se você está tomando a dose correta.

2007-10-27 10:06:14 · answer #1 · answered by KiKi 4 · 2 0

Hipotiroidismo é uma alteração nessa glândula em que a produção dos hormônios está diminuída. Como esses hormônios são responsáveis pelo nosso metabolismo basal, sua falta faz com que acumulemos gorduras. No caso do hipertiroidismo, há um descontrole nessa glândula que faz com que a produção desses hormônios aumente. Como o metabolismo se acelera, a pessoa perde peso, mesmo aumentando o apetite.

2007-10-28 06:57:02 · answer #2 · answered by Falco 7 · 0 0

A glandula tiroide tem varias funções endocrinas, entre elas é.quando hiperfuncionando causa emagrecimento, nervosimo e outros sintomas, quando hipofuncionando causa um retardo no metebolismo, aliado a outros disturbios.A obesidade doença em que estão associados multiplas causas não é fruto de distubio da tiride.

2007-10-27 13:27:18 · answer #3 · answered by dirceu g 1 · 0 0

a tireoide, pode emagrecer como engordar, mas geralmente engorda e muito, a solução para balancear é o uso do chá 50 ervas.

2007-10-27 12:41:26 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

tanto vc pode emagrecer qto. pode engordar, depende do seu metabolismo.Procure seu médico.

2007-10-27 12:16:43 · answer #5 · answered by LUA DOURADA 3 · 0 0

sim,já ouvi dizer

2007-10-27 12:11:59 · answer #6 · answered by paratifeg 3 · 0 0

Hipotireoidismo e hipertireoidismo muito pouco provável.
Mas Tireoidite de Hashimoto, sim.Há ganho de peso e inchaço no corpo.

2007-10-27 12:03:30 · answer #7 · answered by JAS 7 · 0 0

sim,tantoq ue quando vc vai no endrocrinologista um dos primeiros exames que ele te manda fazer é o de tireoide.

2007-10-27 12:00:33 · answer #8 · answered by Moon_Liza 2 · 0 0

Hipoteroidismo sim, pois todos os orgãos trabalham mais lento, mas tem remédio. Eu tenho faz muito tempo, mas está sob controle com hormônio.

2007-10-27 11:59:10 · answer #9 · answered by Rose Respeito Passe Adiante 7 · 0 0

Luma já li um artigo que sim. tanto engorda ,como emagrese as pessoas portadoras desta insuficiência. bjos. te cuida se é este teu caso.

2007-10-27 11:53:52 · answer #10 · answered by kasan064 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers