English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Enquanto algumas alas da Igreja pregam uma demagógica "união com os irmãos separados", vemos no exemplo seguinte o que os "irmãos" nos respondem:


Destruição de imagens revolta fiéis

Salvador - BA, 16/9/2003 - 14:33

Um Senhor dos Passos e uma Nossa Senhora das Dores, esculpidos em madeira em tamanho natural, foram arrancados de suas capelas, trancados a cadeado, e queimados. Sobraram as cabeças das duas imagens, e do Cristo um pouco mais - o braço direito e o tronco chamuscado.
Duas imagens sacras do início do século 19 do calvário de Monte Santo, no sertão da Bahia, passaram incólumes pela guerra de Canudos (1896-97), pelos ataques da Coluna Prestes nos anos 20, pelas correrias do bando de Lampião uma década após, mas não resistiram aos conflitos do século 21
A destruição das imagens causou comoção em Monte Santo, a 351 km de Salvador. As imagens destruídas foram encontradas no mato, no meio das cinzas, no dia 6 de maio, e desde então já foram realizadas duas procissões só com as cabeças. A primeira delas, em junho, reuniu cerca de 3.000 pessoas, praticamente um terço dos moradores da zona urbana da cidade (a população de Monte Santo é de 54 mil habitantes). Na segunda, em julho, havia perto de 1.000 pessoas, segundo a igreja.

"Em 22 anos de restauração eu nunca tinha visto nada parecido, tamanha a fúria, tamanha a barbárie", relata Huides Cunha, 44, restaurador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de Salvador, que fez a perícia das peças.

O que mais o impressionou foi a violência contra a face do Cristo: "Há um afundamento no nariz e os olhos de vidro, feitos em Portugal, raríssimos, foram esmagados ou com marreta ou tranca de porta". Nas contas do técnico, sobrou só 30% da Nossa Senhora e 50% do Cristo.

A primeira reação dos católicos de Monte Santo foi jogar a culpa nos evangélicos. "Acho que isso é coisa dos crentes da Universal. Eles já protestaram aqui na cidade dizendo que imagem de santo não presta", diz o aposentado e militante do PT Rodolfo Andrade, 55. Há um precedente que pode sugerir intolerância religiosa. Em 2000, já haviam cortado o cabelo de Nossa Senhora dos Passos e defecado na capela.

"O povo ligou a destruição das imagens com o chute na santa", diz o padre Claudio Cobalchini, 51, da igreja de Monte Santo, referindo-se ao episódio ocorrido em 1995. "Mas não dá para culpar ninguém sem provas, é leviano."
A suspeita sobre os evangélicos era tão forte que a primeira providência do Iphan não tinha nada de técnica: "Fomos lá para apaziguar os ânimos.

Quase não conseguimos fazer a perícia porque havia uma aglomeração grande na igreja e um clima profundo de revolta", lembra Huides Cunha.

Para evitar que o clima de intolerância aumentasse, o Patrimônio Histórico proibiu as peças de saírem da Igreja em procissão porque já havia boatos de que um novo protesto seria realizado em outubro. "Usar as cabeças em procissão só serviria para incitar o ódio", diz o restaurador.

Santuário do Século 18 Monte Santo tornou-se um centro místico e mítico no sertão pela sua história religiosa e bélica. A fama religiosa remonta a 1785, quando o frade italiano Apolônio de Todi decidiu construir na serra de Piquaraçá os passos do Senhor e de Nossa Senhora das Dores. Ficaram prontos em 1786.

As imagens atingidas já aparecem listadas numa ata da igreja de 1825, mas podem ser mais antigas. Há uma referência a um Cristo e a uma Nossa Senhora das Dores num documento de 1799, mas podem ser outras imagens.

A fama da cidade só cresceria com a decisão de Antonio Conselheiro de criar em junho de 1893 uma comunidade católica em uma fazenda de gado de Monte Santo chamada Canudos. Uma das primeiras providências do Conselheiro foi substituir o nome Canudos por Belo Monte.

Fonte: Tribuna da Bahia

Os hereges se empenham em destruir toda a presença do catolicismo na mente e no coração do povo. Enquanto isso, a maior parte dos nossos sacerdotes prefere fugir do confronto contra as trevas que ameaçam a Igreja, e "dialogar"... Espero que eles tenham um bom argumento no juizo final!
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=outros&artigo=20040815233225&lang=bra

2007-10-20 23:17:58 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Mas ai q está a coisa, o ecumenismo se dá com as igrejas protestantes historicas e com as ortodoxas.
Esse povo que pratica essas barbaridades são os neo pentencostais, essas igrejolas de esquina que para crescerem tem de difundir o ódio contra a Igreja de Cristo, por dois motivos:
1- o diabo odeia a Igreja, trama contra ela o tempo todo
2- eles só podem crescer se destruirem a Igreja.
Mas de qualquer forma eles só conseguem é destruir imagens, quando muito, a doutrina catolica que recebemos dos apostolos e de seus legitimos sucessores, essa eles não conseguem destruir, por isso destroem imagens, assim acalma a ira deles.
mas tem coisa pior que isto que você contou.
Certa vez em Sabará-MG eles invadiram a capela do Bom Jesus do Monte, quebraram as imagens, defecaram em cima do altar e espalharam as hóstias consagradas pelo chão, urinando nelas.
Se isto não é obra do diabo então eu não sei o que mais é.
Os protestantes historicos, luteranos, prebisterianos, anglicanos, e mesmo os metodistas jamais praticariam essas barbaridades e as condenam com veemência.

2007-10-21 00:11:47 · answer #1 · answered by ? 7 · 2 0

Não sou católico, nem mesmo religioso, mas fico também chocado, revoltado e preocupado com esse tipo de violência. Deve ser obra de algum doente mental. Lamento muito que, na mente de uns poucos, a religião termina levando ao fanatismo, que é um tipo de loucura. Esse criminoso deveria ser preso num manicômio judiciário, antes que faça algum mal ainda maior.

2007-10-20 23:55:45 · answer #2 · answered by Falco 7 · 2 0

Amigo Galileo.
Bem a meu ver, é uma conseqüência de um fanatismo inconseqüente, sem procurar analisar os fatos.

Bom Vamos começar entendendo o que é Santo!!!

Santo é uma pessoa que teve uma vida de pura e de Entrega a Deus, um mártir por exemplo, porem santo não é só isso, não é uma Estatuazinha como foi colocado acima por algumas pessoas...

A Imagem é simplesmente para homenagear a pessoa santa...
O Santo é a Pessoa Homenageada e não a Imagem. Por Exemplo: Em Repartições Publicas não se tem a Foto um Busto ou uma Estatua de um presidente, ou alguma pessoa importante para aquele contesto... Na igreja Católica Também a imagem é só uma forma de homenagear uma pessoa que teve uma vida dedicada aos princípios da doutrina Cristã

Santo Nunca Fez e nem nunca fará milagres...
Devido a Pessoa ter tido uma vida de Santidade aqui na terra ela está mais próxima de Jesus, dai pode sim interceder por nós a Ele...

É Preciso Diferenciar Imagens ou Santos de Ídolos...
Não Idolatramos a Santo Nenhum.. Apenas nos Recordamos deles como um Exemplo para nossa vida...
Se analisassem desta maneira, duvido que fossem rejeitar as imagens como rejeitam.
Aproveito o momento para protestar contra os iraquianos, que com tanta ignorância e em nome da religião, destruíram imagens milenares que representavam a história da humanidade.
Existe sim em toda religião aqueles fanáticos, que não sabem interpretar a sua doutrina, mas não é por culpa das igrejas, seriam eles fanáticos em qualquer lugar que estivessem, até mesmo em outras atividades, como o próprio futebol.




A Paz de Cristo a Todos...

2007-10-21 01:43:28 · answer #3 · answered by ronaldo lirio 3 · 1 0

Pelo que eu li , Acredito que tenha sido grupos de neopetencostais,deve-se apurar e processar os culpados,independente de religião,pois grupos que pratican isso,não são cristões.........

2007-10-21 00:35:36 · answer #4 · answered by Ramsés 3 · 1 0

ñ é ódio ,é apenas inveja do banco Ambrosiano!

2007-10-20 23:27:54 · answer #5 · answered by Atanásio 6 · 1 0

Idolatrar imagem é uma abominação a Deus uma blasfêmia, mas não culpo ninguém pela destruição das imagens, acho que o conhecimento do evangelho vem pelo ouvir da palavra pelo amor de Jesus e não pela destruição do patrimônio alheio.Êxodo20:4 deuteronômio5:8

2007-10-20 23:51:41 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 2

Caro amigo o catolicismo é que destruiu muitos povos(Indígenas , Negros , Judeus , Protestantes) , os negros foram mortos por padres inquisidores , os índios foram forçados a ser católico , os Judeus foram perseguidos e mortos pela inquisição , os protestantes eram queimados pelos católicos , amigo a Igreja Católica é uma loucura é uma mentira , além do mais porque a santa não matou quem tentou destruir ela , sabe porque ela não têm poder nenhum , ela é um pedaço de gesso , amigo só Jesus salva e isso esta escrito na Bíblia Católica.

2007-10-21 10:30:20 · answer #7 · answered by a verdade 2 · 0 2

A arte é inútil. Deus não precisa de arte. Imagens são formas de idolatria.

2007-10-21 03:55:19 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers