English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Amigos, outro dia li numa revista semanal a reportagem de um rapaz de seus 60 anos que tornou-se um pequeno "empresário" (se é que seja possível) em Cuba, ao tornar a sua casa uma academia de ioga. A revolução cubana ven desde 1956, e com ela e um Estado centralizado num partido único, socialista, a máxima marxista de proibir a religiosidade, ou a espiritualidade deve ter sido colocada em prática, é quase certo que esta determinante tenha sido colocada em prática na ilha. Ou seja, este rapaz deveria ter na época quase vinte anos e passou boa parte de sua vida longe de qualquer influência explícita de religiões, pois parto do pressuposto de que não existiam na ilha. Pois este rapaz conseguiu se especializar em ioga, usando desta prática "espiritualista" num meio notadamente e presumivelmente ateu, e que necessidade latente foi esta sentida por ele para nadar contra a maré? P.S.- Não sou crítico do sistema cubano, pois temos coisas boas neste regime, tais como educação e saúde pública de

2007-10-17 09:57:15 · 11 respostas · perguntado por Wallygator 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

primeira grandesa e o ensino universitário é estendido a quase toda a população, apesar desta formação não ser voltada para o mercado ou antes à iniciativa privada, que só agora está havendo uma pequena abertura com o controle do estado para o capitalismo. Mas quero apenas refletir a necessidade de uma forma espiritualizada de ser num meio hostil quanto a qualquer arroubo de espiritualidade.

2007-10-17 09:59:32 · update #1

11 respostas

Wallye, em Mateus 5: 3, Jesus, no seu famoso Sermão do Monte, declarou: "Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus". Como o sentido ficou meio incompreensível, uma moderna tradução bíblica verte a mesma passagem assim: "Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual, etc." Agora, sim! Passamos a entender o que Cristo quis dizer com "pobres de espírito". Todos nós temos um período de vida, a adolescência, quando nos tornamos conscios de nossa necessidade sexual. A energia sexual é a mais básica da vida terrena. Da mesma forma todos temos um período de vida em que nos tornamos cônscios de nossa necessidade espiritual. Pode vir muito cedo ou bem mais tarde, ou não vir nunca, mas não depende de hormônios, como na adolescência, e sim da Graça Divina, da abertura que dermos à unção do Espírito Santo que está sempre ao redor de nós. O que obsta a unção? Veja, quem anda na chuva usando uma boa capa, não pode se molhar. E se mantiver as janelas da casa sempre fechadas, o Sol jamais entrará para iluminá-la por dentro. Percebeu? Podemos e devemos aproveitar a chuvarada benéfica das graças que são derramadas diariamente sobre todos nós. E abrirmos todas as janelas da nossa casa para a luz da Verdade entrar. Deixemos de lado a capa da incredulidade estúpida baseada na soberba, do fanatismo religioso, do egoísmo, do egocentrismo, do materialismo atroz que consome o mundo. E abramos os olhos e ouvidos da mente a toda corrente de pensamento salutar que possamos experimentar no nosso dia-à-dia, sempre separando o joio do trigo, mas sem qualquer preconceito sufocante. Ousemos mais! Tiremos a prova sem medo. Cultivemos interesse pelo que está acontecendo no mundo examinando tudo e retendo o que nosso bom-senso indicar. Precisamos correr o risco do novo, do desconhecido e intocado, mesmo que nos modifique por dentro. Convenhamos, não é muito mais satisfatório do que ficarmos empacados no eterno beabá das doutrinas tradicionais respaldadas em opiniões de antanho? Um fraterno abraço do Ossola.

2007-10-17 10:55:28 · answer #1 · answered by carlosossola 7 · 0 0

A espiritualidade faz parte da vida do ser humano , precisamos alimentar a alma também.Uma pessoa pode ter ótima saúde física, se ela não estiver bém com o lado espiritual,não vai se sentir bem. A prova esta ai . em Cuba alguém conseguiu dar aulas de yoga. pois sentiu ,com certeza a necessidade de aguçar o lado espiritual nesse povo dominado pelo socialismo.Felicidades.

2007-10-18 04:31:18 · answer #2 · answered by Quelua 6 · 1 0

Deus é uma necessidade na nossa vida querido,a vida sem ele não tem sentido,pessoas que se dizem ateus na verdade são pessoas que se revoltaram com alguma desgraça,sem pensar que essas coisas acontecem com todo mundo pois somos humanos,tenho um amigo que era envangélico mas perdeu o filho ficou revoltado que não quer nem falar em Deus mais,crer em Deus não quer dizer que não seremos atingido pela morte pois todas somos mortais,e a espiritualidade é necessaria principalmente nessas horas para que nossos sofrimentos sejam aliviados por Deus!bjuss

2007-10-18 02:03:45 · answer #3 · answered by teresinhabprates 6 · 0 0

A religião educa as pessoas ,sem a religião cada um quer fazer o q quiser tendo como o fim a morte e a separação de Deus,ás pessoas mal educadadas,q vivem s relacionando com o pecado,p/ ele é normal,roubar,adulterar,fornicar, etc.Quando ele recebe a jesus passa a saber o q é certo e o q ñ é ,pq fazem na intenção de levar vantagem,mas DEUS MOSTRA O CAMINHO Q DEVE ANDAR.

2007-10-17 11:42:33 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

a crença, ou a falta dela, está intimamente ligada aos anseios do ser humano.
crentes (de qualquer crença) têm em seu deus ou símbolo maior o norte de sua existência, o pólo magnético de suas vidas.
descrentes têm em si a nítida certeza q tudo "tem" q ter uma ordem e uma explicação.
não vejo a espiritualidade como necessidade de todo ser humano, caso assim fosse estaríamos condenando nossos amigos ateus a morte.
paz?
só em CRISTO
shalon !

2007-10-17 11:19:11 · answer #5 · answered by sou quem sou, algum problema? 6 · 0 0

Amado , a necessidade da espiritualidade é básica no ser humano , sem ela somos animais .Somos seres duais regido pela matéria e pelo Espírito.Aquele que se interiorisa e reflete sobre si mesmo conversa com seu mestre interior que o guia até a liberdade do dual .para se tornar uno .Infelismente aquele que ridiculariza a espiritualidade nega se a si mesmo.Yzabar

2007-10-17 10:40:20 · answer #6 · answered by ? 7 · 1 1

A espiritualidade e' fundamental para nossa saude e bem-estar geral, ja' que somos todos seres espirituais numa jornada mortal. A verdadeira, genuina espiritualidade vem de um relacionamento honesto e continuo do individuo com Deus, nosso Pai Celestial.

2007-10-17 10:24:35 · answer #7 · answered by Fbigtaskever 3 · 0 0

Nosso espírito tem sede e muitos sentem um vazio enorme dentro de si e não sabem dar nome a isso. Esse vazio na verdade é a busca pela origem, porque somos seres espirituais, por isso é ensinado que mais felizes são os que alimentam o espírito, pois a carne pra nada aproveita, isto é, quando morremos, nosso corpo vira pó, mas o espírito não.

2007-10-17 10:17:24 · answer #8 · answered by Sanguebão 3 · 1 1

Na minha opinião sim, não existe cultura sem um culto religioso, ou uma pratica religiosa.

2007-10-17 10:02:47 · answer #9 · answered by Do coração 4 · 0 0

Não, mas é uma coisa passada de geração em geração como uma crendice, que faz a pessoa entender que espiritualidade é alguma coisa importante e vantajosa.
Na verdade, espiritualidade nem existe, porque espíritos não existem! Existe sentimentos, raciocício, mentalização, emoções etc, mas nada a ver com espiritualidade ou espíritos porque não existem.

Então, necessário é, entender os seus sentimentos. Como eles funcionam e como você pode usá-los e controlá-los. Isso sim.
Espiritualidade, não (porque não existe).

2007-10-17 11:04:09 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers