English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu tenho uma doença chamada Transtorno Borderline, pouco conhecida pela maioria das pessoas, é diferente do Bipolar, do Esquizofrênico, mas é da mesma gravidade.
Já está provado q a maioria dos doentes psiquiátricos vieram de famílias desajustadas ou sofreram algum tipo de abuso físico (surras) ou emocional na infância.
Foi o q aconteceu comigo, não vou entrar em detalhes aqui, só quero dizer q ainda há muita ignorância e pouca informação a respeito das doenças psiquiátricas.

2007-10-16 12:25:12 · 10 respostas · perguntado por Marilyn Loirinha 5 em Saúde Saúde Mental

10 respostas

A tua pergunta é muito importante.
A cultura brasileira é formado por esteriótipos pré-conceituados com base no senso comum. Isso se estende para qualquer doença. Com certeza há os que não sentem no mesmo banco em que um aidético sentou, que não dê a mão a um portador de hanseniase, ou que ache que a doença psicológica é para se esconder ou chamar a atenção.
O adoecimento psicológico é extremamente doloroso, mas uma dor que aos olhos dos outros é tratado como um comportamento dos fracos "de cabeça".
Então, o que se pensar de uma sociedade que acha que político é tudo igual, rico é tudo igual, pobre é tudo igual, infelizmente a nossa cultura é muito pobre para o conhecimento, mas antes fosse só isso, o problema é que não há a busca para obter este conhecimento. Cada vez mais estes esteriótipos vão se solidificando no senso comum.
Nós mesmos temos dentro de nós estes conceitos "gerais", quando falamos que a doença emocional é causada por isso e por aquilo, mas que na verdade é um conjunto de acontecimentos que levam a esse adoecimento, não necessariamente é apenas uma experiência que nos leva a algum quadro psicótico, mas ao mesmo tempo pode ser apenas uma que ultrapasse todos os limites compreensão do sujeito que o leva ao adoecimento.
Gostaria de lhe dizer que bastariam apenas programas de esclarecimento sobre esses assuntos para houvesse uma consientização da sociedade, mas por algum motivo isto não surte efeito.
Mas com certeza existem pessoas com sensibilidade que conseguem compreender a sua dor e a de todos.

2007-10-16 13:05:15 · answer #1 · answered by edson 2 · 0 0

Oi!

As doenças mentais deveriam ser tratadas e aceitas como as doenças do corpo. Porém, como elas não são "palpáveis", as pessoas as confundem com sintomas de falta de caráter e outras coisas ruins. Existe uma linha muito tênue que separa os ditos "normais" das pessoas portadoras de alguns tipos de transtorno.Qualquer um está sujeito a ter uma crise de Pânico , por exemplo.
Claro que algumas doenças são de cunho genético ou genético comportamental. Se tratadas, as pessoas portadoras podem ter um convívio social perfeitamente normal.

2007-10-16 23:43:10 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Realmente...

A maioria das doenças psiquiatricas são causadas por algum trauma sofrido na infancia ou em torno da vida!!
O melhor a se fazer é tentar ser feliz...Chutar o balde doa-a quem doer...
Muitos acabam falando que esta com depressão e que não conseguem trabalhar....(mesmo não estando com depressão)pq a depressão só é curada com força de vontade e trabalho...
Agora a esquizofrenia é uma doença misteriosa e ainda não desvendada ainda pela ciencia...A pessoa tem 2 personalidades ou seja parece ser duas pessoas totalmente diferentes quando em crise...falam que estão sendo perseguidas ou q seu parceiro esta o traindo (obsessivamente).
O transtorno boderline tem vários grupos:
Grupo A: Borderline com predomínio de características esquizóides e/ou paranóides, mais próxima das psicoses.
Grupo B: Borderline com predomínio de características distímicas e afetivas.
Grupo C: Borderline com predomínio de características anti-sociais e perversas (corresponderiam ao grupo de Transtorno de Pessoalidade Borderline, propriamente dito, satisfazendo quase todos os critérios do DSM IV).
Grupo D: Borderline com predomínio de características neuróticas (obsessivo-compulsivas, histéricas e fóbicas) graves.
Acho que o borderline sofre alteração na personalidade como na esquizofrenia tb!!

2007-10-16 20:29:23 · answer #3 · answered by Algodão doce *!@* 5 · 0 0

Mas isso é obvio! Como os doentes psiquiatricos muitas vezes tem uma alteracao do senso de certo e errado , ou até tem essa nocao , mas sao incapazes de segui-la ,tomam atitudes e tem comportamentos contrarios as regras estabelecidas pela sociedade ou consideradas boas , nobres , dignas ou eticas. Isso faz com que na pratica ajam exatamente da mesma forma que pessoas saudaveis porem de má indole , tornando dificil um leigo (e mesmo psiquiatras , as vezes) diferencia-los na pratica.

2007-10-16 20:15:57 · answer #4 · answered by DMC 7 · 0 0

Querida, chama-se preconceito, oriundo da ignorância das pessoas.

A doença psiquiátrica é uma ferida na alma. Diferente das outras patologias que podem ser vistas a olho nu por um leigo. Daí vem o preconceito.

Lembre de Gilberto Gil: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

2007-10-16 19:44:49 · answer #5 · answered by Mauricio 7 · 0 0

Borderline é um transtorno de personalidade que traz sérias conseqüências para a pessoa, seus familiares e seus amigos próximos. Sintomas:
Medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas e sem apoio.
Dificuldade de administrar emoções
Impulsividade.
Instabilidade de humor.
Comportamento auto destrutivo, que envolve se machucar, se cortar, se queimar.
Tentativas de suicídio, mais freqüentemente as de impulso do que as planejadas
Problemas de auto-estima
Muito impulsivas: idealizam pessoas recém conhecidas, se apaixonam e desapaixonam de maneira fulminante.
E mesmo, isso deveria de ser mais divulgado ou ate mesmo ensinado em escolas.
Boa sorte>
Abraço!!!

2007-10-16 19:41:14 · answer #6 · answered by li moreira 3 · 0 0

é realmente existe pouca informações na mídia sobre Transtorno Boderline, agora o que vc entende de uma doença provocada por fortes emoçoes ou quem sabe surras, pois tive muita e nem por isso saí por ai molestando crianças, portanto o certo é dizer porque muitas das doenças, acabam não sendo divulgadas, agora se eu dissesse a vc, q estou com medo de quem dirige, vc acharia normalmente q é sobre acidente de carro, certo.
Errado, pois isso aconteceu comigo depois de um soterramento.

2007-10-16 19:38:26 · answer #7 · answered by nilvando_martins 2 · 0 0

creio que muitos mascaram ,talvez um modo de sobrevivencia.

2007-10-16 19:30:13 · answer #8 · answered by roro 3 · 0 0

Com certeza.

2007-10-16 19:28:01 · answer #9 · answered by oOoO Google OoOo 5 · 0 0

Vou discordar de vc - ao menos em parte. Nem toda doença psiquiátrica é causada por uma família desajustada ou por traumas. Há muitos fatores que podem estar envolvidos: genéticos, culturais, além da experiência de vida que uma pessoa teve e também da própria química do cérebro, que pode estar alterada na maioria das doenças psiquiátricas. Mas existe, sim, preconceito e ignorância por parte das pessoas. Bem como (me desculpe, não estou dizendo que seja seu caso) pessoas que se escondem atrás de suas doenças e que justificam falhas próprias, dificuldades, através delas.

2007-10-16 19:35:32 · answer #10 · answered by super@mig@ 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers