Eliphas, meu amigo, sim, é perfeitamente possível. É preciso que os ricos se tornem um pouco mais pobres, e os pobres se tornem um pouco mais ricos, tudo em nome do amor aos semelhantes, e isso é apanágio régio do espiritualismo cristão. As pessoas, notem bem, avaliam os outros pelo que têm, mas também pelo que são. O ter precisa dar testemunho do ser. Quem é um filho de Deus, quem busca em primeiro lugar na sua vida a realidade divina, recebe, de graça, tudo o mais que precisa para viver uma vida digna, mas precisa fazer sua parte, claro. A fé sem obras é morta, dizam as Escrituras. Obras de caridade e compaixão, que dão testemunho da fé sem ganância, sem um cruel materialismo, sem ficar apenas pensando em acumular "o vil tesouro que não pode a vida dar" como dizia um antigo cântico cristão. Uma vez perguntaram a Osho, um dos maiores iluminados da Índia, por que aceitava como presente uma coleção de automóveis Rolls Royce. Ele respondeu, candidamente, "é porque nesta terra capitalista (estava no Oregon, EUA) só dão valor ao que você ensina e prega, se pensarem que você é rico. Então preciso simular riqueza (tais carros, para mim, são inúteis latas-velhas), apenas para que possa efetivamente ajudar às pessoas que me procuram". Não é que Osho estava certo? Um cordial abraço do Ossola.
2007-10-16 03:45:16
·
answer #1
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
Foi falado,deixe que sua personalidade seja igual a de Deus.Como remover a diferença entre o Pai e eu.Originalmente somos seres elevados,filho de Deus Supremo.Temos que acreditar nisso,e agir como tal.
Com fé e confiança vamos mais rápido pois nos tornamos leves.Dizer e saber que :sou uma alma,minha natureza original é paz,amor,pureza,poder,equilibrio.Como seria minha atitude na sociedade se eu agisse com base na matéria prima?
Já ouviu falar na Noite de Brahma e no Dia de Brahma?
No dia de Brahma saimos da ignorancia.OBK,foi fundada em 1937.
Um tanto de gente espiritualista ,de vários credos está querendo se transformar.Temos que ter fé,que podemos conseguir vencer os 5 inimigos.
E,de fato eles são derrotados,com a nossa atenção,discernimento e determinação.
Para facilitar ainda mais,estar atento para permanecer na consciência de alma,e não da de corpo.
Dispor dos bens materias sabendo que são valores limitados,e procurar dentro da sociedade que vivemos(capitalista),viver com os valores ilimitados.
2007-10-16 21:00:02
·
answer #2
·
answered by Shiva 7
·
1⤊
0⤋
Não é fácil mais é possível,acho mais difícil vencer a ira,o resto nem tanto,estou caminhando e chego lá,apesar dos tropeços...
2007-10-16 16:19:03
·
answer #3
·
answered by Arlete 4
·
1⤊
0⤋
Eu acho que existe sim.
Basta dedicar um pouco mais tempo a Deus.
Procurar frequentar e praticar uma Religião.
DR:ELIPHAS,muito obrigado por ter me enviado essa pergunta,muito obrigado mais uma vez.
Cordialmente,
Maurício.
2007-10-16 14:56:06
·
answer #4
·
answered by mauriciomoraes7 2
·
1⤊
0⤋
Amigo Eliphas,
Penso que vencer a cobiça, a ira, a luxúria, o apego e o orgulho seja um dos motivos quel estamos nesta etapa de vida física.
Mas penso igualmente ser licito ao homem trabalhador e honesto usufruir dos bens de consumo e comodidades da sociedade capitalista, não perdendo de vista os próprios anelos espirituais.
2007-10-16 12:49:50
·
answer #5
·
answered by DISCÍPULO 7
·
1⤊
0⤋
Boa tarde! Caro Eliphas!
Seria o ideal vencer tudo isto que foi citado por você. Mas como diz o apostolo Paulo, "faço aquilo que não quero, e aquilo que quero, não faço". Uma antiga e velha briga entre o espiritual e o material. Diria então que "quando vier o que é perfeito", tudo será resolvido e esclarecido. Não que isto sirva como exemplo para continuarmos a falar e pensar que esta sociedade não tem jeito, ou que não se tem uma solução, mas para refletirmos no quanto somos limitados e precisamos da fé. Disse o meu senhor “todo aquele que quiser ser grande será o menor". Pela inteligência do homem já observamos que têm muitos que se posicionam num pedestal pensando ser o todo poderoso, descrendo e desfazendo de "Deus", imagine se eles tivessem todas as respostas ou ao menos parte das respostas o que seria dos que sabem menos. Olhamos em nossa volta e observamos a dominação, a raiva, o poder, etc., impor desumanamente, mesmo com a limitação humana. Fechando mas uma vez bato naquela velha tecla que a mudança de tudo parte de nossa mudança. Isto quer dizer ser "luz". Até!!!
2007-10-16 11:48:56
·
answer #6
·
answered by Zezão 3
·
1⤊
0⤋
O homem não possui de seu senão o que pode levar deste mundo. O que encontra ao chegar, e o que deixa ao partir, goza durante a sua permanência na terra; mas, uma vez que é forçado a abandoná-lo, dele não tem senão o gozo e não a posse real. Que possui ele, pois? Nada daquilo que é para uso do corpo, tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais;eis o que traz e o que leva, o que não está no poder de ninguém lhe tirar, o que lhe servirá mais ainda no outro mundo do que neste; dele depende ser mais rico em sua partida do que em sua chegada, porque daquilo que tiver adquirido em bem depende a sua posição futura.
2007-10-16 11:12:36
·
answer #7
·
answered by Mayanaprincesa 3
·
1⤊
0⤋
Infelizmente nós nascemos nesta sociedade capitalista e temos que nos adaptar a ela conforme os nossos valores morais e espirituais. Eu não dou a mínima para quem possui isto ou aquilo de valor ou ostentação. Sou solidário com quem dorme e vive nas ruas, passando fome, com vícios, etc e quem é carente de alguma coisa. Admiro sim quem faz alguma coisa em prol do próximo. Acredito que é possível conciliar riqueza com valores mais nobres. Já conheci algumas poucas pessoas que sabiam fazer este discernimento.
2007-10-16 10:59:08
·
answer #8
·
answered by Black-tie 5
·
1⤊
0⤋
Bens materiais e conquistas pessoais constituem-se em provações para as pessoas, em nosso mundo eu diria que sim que isso é possível.
Vc conciliar estas buscas pessoais com a realidade em que vivemos e a medida que mais e mais pessoas forem se entregando a essa jornada veremos a gradativa e progressiva evolução de nossa sociedade, o lucro pelo lucro aos poucos desaparecerá sem que uma revolução armada seja preciso, os bens de consumo terão simplesmente a conotação da necessidade, os pobres aos poucos deixarão de existir, ou pelo menos existirão mais e mais pessoas dispostas a aliviar seus pesares.
Chame-me de utópico, mas creio que utopias são as metas que nos levam a outras realidades bem melhores do que as nossas.
Fique em Paz.
2007-10-16 10:51:16
·
answer #9
·
answered by ... 6
·
1⤊
0⤋
Melhor é evitar a conciliação. Separar é o mais plausível!
2007-10-16 10:31:03
·
answer #10
·
answered by bertolivier2004 6
·
1⤊
0⤋