Cinge-me a fronte o laurel de doutor - sou acadêmico.Entretanto não me iludo...Quase todo o humano saber - é crer...Nossa ciência - é fé.Creio nos testemunhos dos historiadores - porque não presenciei o que referem.Creio na palavra dos químicos e físicos - porque admito que não se tenham enganado nem queiram me enganar.Creio na autoridade dos matemáticos e astrônomos - porque não sei medir uma só das distâncias e trajetórias siderais.Tenho que crer em quase todas as teses e hipóteses da ciência - porque ultrapassam os horizontes da minha capacidade de compreensão.Creio até nas coisas mais cotidianas - na matéria e na força que me circundam...Creio em moléculas e átomos, em elétrons e prótons - que nunca vi...Creio nas emanações do radium e nas partículas do hélium - enigmas ultramicroscópicos.Creio no magnetismo e na eletricidade - esses mistérios de cada dia.Creio na gravitação dos corpos sidéreos - cuja natureza ignoro.
2007-10-16
01:28:48
·
18 respostas
·
perguntado por
Fafá
5
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Creio no princípio vital do planeta e do animal - que ninguém sabe definir.Creio na própria alma - esse mistério dentro do Eu.Não te admires, meu caro amigo, de que eu, formado em ciências naturais, creia piamente em tudo isso...Admira-te antes de que haja quem afirme só admitir o que compreende - depois de tantos atos de fé cotidiana.O que me espanta é que os homens que vivem de atos de crença descreiam de Deus - "por motivos científicos".
Homem! Tu, que não compreendes o artefato - pretende compreender o artífice?
Que Deus seria esse que em tua inteligência coubesse?
Um mar que coubesse numa concha de molusco - ainda seria mar?
Um universo encerrado em um dedal - que nome receberia?
O infinito circunscrito pelo finito - seria infinito?
2007-10-16
01:30:42 ·
update #1
Convence-te, ó homem, desta verdade: só há duas categorias de seres que estão dispensados de crer: os da meia-noite - e os do meio-dia.As trevas noturnas do irracional - e a luz meridiana da divindade...O insciente - e o onisciente...Aquele por incapacidade absoluta - este por absoluta perfeição...O que oscila entre a treva total do insciente e a luz integral do onisciente - deve crer.Deve crer, porque a fé se move nesse mundo crepuscular, eqüidistante do vácuo e da plenitude, da meia noite e do meio dia..."
Carta do filósofo brasileiro Huberto Rohden (1893-1981) a um amigo que o parabeniza pela a obtenção do título de doutor em Ciências Naturais:
2007-10-16
01:31:20 ·
update #2
Fafá, parece-me que Rohden quis dizer que a ciência afirma muitas coisas das quais não conseguiu provar a existência, como os átomos que nem ele nem ninguém jamais viu, mas que mesmo assim ele acredita, por alguém ter falado e estudado, mas que nem eles mesmos viram. Isso e muito mais coisas, que a ciencia não prova visual e mensuradamente, não são certezas, mas "verdades" cientificas, nos quais acreditamos "ipsis literis" como nos dizem, por uma questão de fé na ciência.
Da mesma forma que muitas pessoas criticam as religiões, que contém sim, muito de fantasias, fantasias estas que existem também em muitas teorias cientificas. Muitas pessoas não creêm na alma, porque disseram nunca ter visto uma alma, mas também nunca viram um átomo e ainda assim acreditam na existência dele. Não acreditam em Deus, pois não querem crer, mas acreditam em quarks, positrons e neutrinos porque querem crer.
Tudo é uma questão de se analisar racionalmente, seja dito pela ciencia ou pela religiao, e a religiao precisa ser analisada racionalmente e nao preconceituosamente pelos descrentes e a ciencia precisa ser vista racionalmente pelos religiosos.
2007-10-16 05:08:01
·
answer #1
·
answered by Jorge Murta 6
·
3⤊
0⤋
Meu amigo , a Ciencia confessa a existencia de Deus , fui agraciado com amigos que são pessoas de alto nivel conhecimento em algumas areas da fisica .
Todos eles na maioria experientes de vida confessam que a existe algo que originou o primeiro atomo , ele jamais se formaria sozinho , tudo é de extrema perfeição e complexo para ao acaso , toda ordem de leis fisicas se auto completam ,
Querer afastar Deus da ciencia é um erro
Querer a ciencia afastar Deus é outro erro
Querer afstar o homem de deus é inadimicivel .
2007-10-16 01:38:20
·
answer #2
·
answered by yargo 4
·
3⤊
1⤋
O mais engraçado é que a ciência produz fórmulas matemáticas para explicar o universo, mas se esquece que a matemática sempre aí esteve. A ciência não as criou, apenas as descobriu.
Não existe nenhuma incompatibilidade entre a ciência e a crença em uma inteligência criadora. O que fazemos tornar incompatíveis, são os conceitos limitados que temos, tanto do universo, como daquilo que chamamos Deus.
Não existe equilíbrio e nem sabedoria nos extremos da negação materialista ou da fé cega, apenas meias verdades e muita ilusão.
Paz e Luz!
2007-10-16 08:06:31
·
answer #3
·
answered by Amnyoteph 7
·
1⤊
0⤋
Olá Fafá,
Tamanha a sabedoria nas palavras deste filósofo deixam um vácuo no meu pensamento e me faz perceber que quanto mais estudo, menos sei sobre qualquer coisa e assim parece que ficarei preso à ignorância humana por ainda muito tempo.
Quão distante está a mente do homem terráqueo vista a grandeza e toda magnitude do Universo? Somos o oceano dentro da concha de um molusco e ali ficaremos presos, até que a ignorância nos liberte.
Grande abraço e parabéns pelo texto. Excelente.
2007-10-16 07:43:38
·
answer #4
·
answered by Philosophos 3
·
1⤊
0⤋
Eu creio na ciência, entretanto não deixo de crer em Deus.
Aquele rapaz que faz o Harry Potter declarou semana passada que não crê em Deus porque crê na evolução das espécies.
Pensei comigo:
- O que uma coisa tem haver com a outra?
Sempre cri em Deus, crendo também na evolução das espécies.
Vc. tem razão qdo. diz que nossa ciência tem muito de fé.
Então por que não crer em Deus como grande arquiteto do universo?
Um abraço e fique com Deus.
2007-10-16 03:51:40
·
answer #5
·
answered by Sidinei - Yeled 5
·
1⤊
0⤋
Religião e ciência são conceitos completamente diferentes. O que significa que eles não se ligam, MAS TAMBÉM não se anulam.
2007-10-16 02:07:53
·
answer #6
·
answered by Jeanioz 5
·
1⤊
0⤋
Muito profundo. Quanta sabedoria! Vou copiar e enviar para algumas pessoas. Um abraço.
2007-10-16 01:46:24
·
answer #7
·
answered by Rose 3
·
2⤊
1⤋
Amiga, você não necessita de provar para mim, pois eu sei que ele existe.
Para o Europeu, o Brasil não passa de um lixo sul americano. Esta é a verdade deles. Eu sei da minha verdade.
Temos duas opções.;
-Passar o resto da minha vida tentando provar para os europeus que também somos gente ou
-Viver nossas vidas!
Já fiz minha opção!
*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` Famigerada•.¸¸.•*
2007-10-16 01:43:41
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
fé e razão não são mutuamente exclusivas
A ciência NÃO nega a existencia de Deus (por mais que alguns tentem fazer parecer o contrário)
Minha humilde opinião é que a maravilha das coisas que observamos ao estudarmos ciências nos mostram a magnífica obra de um Deus que é amor
Paz de Cristo
O yargo disse tudo
2007-10-16 01:41:37
·
answer #9
·
answered by Emiliano M. 6
·
2⤊
1⤋
Partindo de Deus, que é o Criador e o homem, que é a criatura, a resposta é: somos todos, um pouco de Deus.
Na minha opinião, nada anda sozinho. Tudo se completa.
Deus é Ciência e Ciência é Deus.
Deus está pronto. O homem está aprendendo , descobrindo e realizando.
No final, acabam se encontrando.
Beijos.
2007-10-16 01:49:01
·
answer #10
·
answered by sulica 4
·
1⤊
1⤋