A liturgia da Igreja nos apresenta hoje para reflexão, o episódio das Bodas de Caná, tão conhecido e tão dolorosamente mal interpretado por nossos irmãos protestantes. Um parêntese: por que falo sempre em protestantes e não "evangélicos"? Simples: porque os "evangélicos" demonstram tal falta de disposição de aceitar o que narram os evangelhos, que não sei de onde tiraram a pretensão de se considerarem evangélicos.
No episódio das bodas de Caná, a intervenção de Maria é de tal importância, mostrando que um filho não deixa de atender ao pedido de sua mãe, que fico absolutamente pasmo diante da atitude protestante de não reconhecer Nela, a "Onipotência Suplicante" como ensina a Igreja Católica.
Chega a ser engraçada, por outro lado, a posição protestante de tentar explicar que Jesus não transformou a água em um vinho "que embebeda". Aí a coisa beira o ridículo: Jesus teria feito um vinhozinho falsificado, para não deixar mal os protestantes que não bebem...
O que interessa: Salve Maria!
2007-10-12
02:16:06
·
10 respostas
·
perguntado por
jehovah_silva
2
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Roger e Ink: agradecendo a gentileza da resposta, permitam-me uma pergunta: vocês não são capazes de aprender alguma coisa sobre a Igreja Católica e sua doutrina?
2007-10-12
02:26:03 ·
update #1
Caríssima Eduarda: mais um pouquinho e você se torna uma católica e tanto, DEVOTA DE MARIA, Mãe de Deus, de quem Lutero disse: "não há honra, nem beadtitude que se aproxime, sequer, por sua elevação, da incomparável prerrogativa, superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um Filho em comum com o Pai celeste".
(Deutsch Scriffen, 14, 250). E Calvino: "não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus".
Viu, Eduarda, os que te antecederam e os que virão neste dia em que se dedicarão a falar mal da "mãe do meu Senhor".
Vou repetir, não Bento XVI, vou repetir Calvino: "mãe de Deus". Que droga, hein?!
2007-10-12
02:47:05 ·
update #2
Meu caro Frei Bento: admitindo minha surpresa e esperando estar errado, o amigo manifesta uma surpreendente falta de familiaridade com algumas tradições católicas, especialmente a de se louvar Maria - bendita entre todas as mulheres - com as "retumbantes" saudações. Toda uma Ladainha de Nossa Senhora a exalta com invocações que - se tomadas em seu sentido literal - encerram absurdos: "estrela da manhã", "sede da sabedoria", "vaso de honra", etc., etc., etc.
Onipotência Suplicante, uma das mais tradicionais formas de se referir a Maria, significa, apenas, "pede à mãe, que o filho atende". Simples, assim. Simples como Maria. Significa, apenas, que um pedido - e que será sempre apenas um pedido de mãe - de Maria é um pedido com o máximo de "prestígio", de "força", de "alguém da família", um excelente "pistolão".
Nada além disso. O resto é raciocínio tipicamente protestante. "Ate tu Brutus???!!!"
Receba um fraterno abraço...
2007-10-12
04:09:25 ·
update #3
Amigo Klenial, diferentemente da "esposa de belzebu", perdão, "noiva do cordeiro", você faz uma interpretação penosa dessa belíssima passagem. 'Você mesmo admite que Jesus não queria fazer o milagre. "Ainda não chegou minha hora!"
Meu, mas, apesar disso, ELE FEZ!
ELE FEZ! Só mais uma: ELE FEZ !PARA ATENDER À "MULHER", aquela que haverá de esmagar a cabeça da serpente.
Remember: ELE FEZ!
2007-10-12
23:23:19 ·
update #4
À "esposa de belzebu": o Klenial fez uma interpretação penosa das bodas de Caná, diferentemente de você, grosseira e anti-cristã por excelência. É melhor uma interpretação penosa, não é?
2007-10-12
23:26:36 ·
update #5
Klenial, tá havendo um mal-entendido. "Esposa de Belzebu" foi o nick que arranjei para uma "noiva do cordeiro", desvairada, que agrediu com toda violência possível os católicos fazendo votos de que todos se queimem no inferno e chamou Maria de "monstra". Uma debilóide,nada além disso.à
Quanto ao "Bento", retratou-se de sua posição extremamente infeliz, não só uma, mas duas vezes, de forma altamente elogiosa pela humildade demonstrada.
Desculpe-me só ter respondido agora, 11:50 de domingo - horário de verão - pois só agora
vi sua resposta.
2007-10-14
02:49:11 ·
update #6
Maria jah estava lah quando Jesus chegou
A < agua> foi transformada em
Jesus mesmo dizendo que nao deixou de atender a um pedido de Maria
Maria disse:
E Maria disse isso por um unico motivo: Ela tinha plena confiança nele. Sabia quem era Ele, tinha certeza plena de que ele nao deixaria de atende-la.
E deixou para nos essa confiança.
2007-10-12 03:01:41
·
answer #1
·
answered by ROSANA 6
·
1⤊
1⤋
Todos sabem que Jesus transformou agua em vinho de primeira qualidade,aonde esta escrito que Maria é onipotente.
2007-10-12 09:20:49
·
answer #2
·
answered by Roger MS 5
·
3⤊
0⤋
Calma, calma, calma, calma.......
Vamos por partes sou protestante da igreja Metodista, e vejo que você confunde algumas coisas sem conhecimento da causa protestante.
A água que Jesus transformou em vinho, era vinho e do melhor, se tinha álcool no mesmo já é outra historia, ninguém pode afirmar se tinha ou não, eu nunca ouvi em uma igreja, protestante tal afirmação, e com certeza a pessoa que disse isso deve estar errada. Tem alguns que dizem que o vinho na época era algo muito mais puro e não havia tanto álcool como o de hoje em dia, mas com certeza embriagava pois é bÃblico haja visto Noé que se embriagou com vinho.
Outra falta de conhecimento sua é o fato de dizer que protestante não bebe, ora ao protestante, e a todo cristão é aconselhável não beber, pois todos já sabemos o que leva este vicio, mas ao meu ver isso não é pecado, mas sim inadequado para um cristão fazer, inclusive na frente de não cristão dando mau exemplo, na minha igreja serve-se suco de uva na ceia, por opção, mas creio que exista outras que sirva o vinho tradicional.
O fato de uma mãe pedir a um filho algo é natural em todas as épocas, esta passagem mostra somente isso, não sei o que significa “Onipotência Suplicante”, mas nos protestantes temos um carinho muito grande em relação à Maria, assim também como aos outros discÃpulas e heróis da fé cristã. Não cremos que ela pelo fato de gerar a Jesus, possa ser mãe de Deus, algo que “a meu ver” é descabido, pois se Deus criou o mundo inclusive Maria, como ela pode ser maior que o próprio Deus, ou mesmo sua mãe, tornando-se assim ela mesma uma deusa? à um ponto de vista meu, e creio que de muitos protestantes.
Pra eu o mais importante é que Jesus morreu por mim e não Maria.
2007-10-12 09:44:37
·
answer #3
·
answered by Abimael P 4
·
1⤊
0⤋
Maria (mãe de Jesus)
Definição: A mulher escolhida por Deus e altamente favorecida que deu à luz a Jesus. Há mais cinco Marias que são mencionadas na BÃblia. Esta era descendente do Rei Davi, da tribo de Judá, e filha de Eli. Ela nos é apresentada pela primeira vez na BÃblia quando era noiva de José, que também era da tribo de Judá e descendente de Davi.
Que podemos aprender do registro bÃblico sobre Maria?
(1) A lição de se ter disposição para escutar o que Deus diz por intermédio de seus mensageiros, mesmo que o que ouvimos nos perturbe de inÃcio ou nos pareça impossÃvel. — Luc. 1:26-37.
(2) Coragem para agir em harmonia com o que a pessoa vem a saber que é a vontade de Deus, confiando nele plenamente. (Veja Lucas 1:38. Conforme indicado em Deuteronômio 22:23, 24, graves conseqüências poderiam resultar a uma moça judia, não casada, que se achasse grávida.)
(3) A disposição de Deus de usar uma pessoa sem levar em conta a posição dela na vida. — Compare Lucas 2:22-24 com LevÃtico 12:1-8.
(4) Dar importância aos interesses espirituais. (Veja Lucas 2:41; Atos 1:14. Não se exigia das esposas judias que acompanhassem o marido anualmente na longa viagem até Jerusalém, por ocasião da páscoa, mas Maria fazia isso.)
(5) Apreço pela pureza moral. — Luc. 1:34.
(6) Diligência em ensinar a Palavra de Deus a seus próprios filhos. (Isto se revela por aquilo que Jesus fez aos 12 anos. Veja Lucas 2:42, 46-49.)
Maria como discÃpula de Jesus
Quão apropriado é que Maria, por fim, se torne discÃpula devotada de Jesus! Ela é mansa e não tem ambição de destaque, apesar de sua designação Ãmpar dada por Deus. Maria conhece as Escrituras. Se você mesmo as pesquisar, não encontrará Maria descrita como tendo uma auréola, sentada num trono como “rainha-mãe” e envolta na glória que Cristo reflete. Em vez disso, a verá num papel bem secundário, fora do centro das atenções. — Mateus 13:53-56; João 2:12.
Jesus cortou pela raiz qualquer idéia de mariolatria entre seus seguidores. Em certa ocasião, enquanto ele falava, “uma mulher dentre a multidão bradou: ‘Bem-aventurada é a madre que te carregou e os peitos que te amamentaram!’ ‘Em vez disso’, respondeu ele, ‘bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam’”. (Lucas 11:27, 28, The New American Bible, traduzida por membros da Associação BÃblica Católica da América) Numa festa de casamento, Jesus disse a Maria: “Que tenho eu que ver contigo, mulher? Minha hora não chegou ainda.” (João 2:4) Outras traduções rezam: “Deixe o assunto em minhas mãos.” (Weymouth) “Não tente dirigir-me.” (An American Translation) Não há dúvida de que Jesus respeitava sua mãe, mas ele certamente não a colocou num pedestal.
Privilégios eternos
Que privilégios Maria teve! Deu à luz a Jesus. DaÃ, como mãe, cuidou dele e o educou. Por fim, ela exerceu fé, tornando-se discÃpula e irmã espiritual de Cristo. No último vislumbre que a BÃblia nos dá de Maria, nós a vemos numa sala do andar de cima dum sobrado, em Jerusalém. Ela está ali junto com os apóstolos de Jesus, seus outros filhos e algumas mulheres fiéis — todos adoradores de Deus. — Atos 1:13, 14.
No devido tempo Maria morreu, e seu corpo voltou ao pó. Como outros seguidores ungidos de seu querido filho, ela adormeceu na morte até o tempo devido para Deus ressuscitá-la como criatura espiritual com vida imortal no céu. (1 CorÃntios 15:44, 50; 2 Timóteo 4:8) Como essa mulher “altamente favorecida” deve estar feliz agora na presença de Deus e Jesus Cristo!
Se Maria não fosse virgem, quem desejaria casar-se com ela? Os judeus faziam questão de que uma moça fosse virgem. — Deuteronômio 22:13-19; note Gênesis 38:24-26.
2007-10-12 09:30:40
·
answer #4
·
answered by Eduarda 6
·
1⤊
0⤋
Jehovah, porq que em todos programas de tv e rádio e nas igrejas na hora das missas, só se cita esta passagem das bodas de Caná?
Não tem nenhuma outra para referência?
Bem, mas neste caso Jesus, disse para sua mãe; Mulher, que tenho Eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Quer dizer que Ele não fez aquele milagre, por pedido de sua mãe, nem ela lho pedira.
Ela apenas falou para ele, como simplesmente um comentário.
Filho, acabou o vinho.
Onde está escrito que ela pediu para Ele fazer este milagre?
Ela disse ; fazei tudo o que ele vos disser.
Bem o que Deus em toda a Bíblia recomenda é não adorar imagens de Escultura, nem a ninguém mais a não ser somente a Deus.
Por que então não fazerem o que Ele disse?
--------------- Jehovah------------
Quando vc cita à esposa de belzebu, estás se referindo a quem?
Não vi ninguém aqui respondendo tua pergunta, com esse nome.
Apenas pedi que citasse uma outra passagem bíblica, como referencia dessa tese, de que "pede à mãe que o Filho atende".
Por que vc acha que minha interpretação foi penosa, se apenas citei o texto escrito na Bíblia?
Por acaso vc nunca leu? Procure fazê-lo.
Voce não me irrita com este tratamento.
Sou cristão, e gosto de responder sobre religião, com base Bíblica e não baseado em Tradições de homens, que se apostataram do Verdadeiro Evangelho de Cristo.
Veja a tua estupidez na interpretação, nem o Bentinho concordou.
Fique em paz amigo, leia a Bíblia, só Cristo salva!
2007-10-13 03:26:57
·
answer #5
·
answered by klenial 7
·
0⤊
0⤋
Sr Jeovah, até que é um bom nome para um bom vinho este: Onipotência Suplicante.
Mas não sei se este título se aplicaria à Virgem Maria, por todo amor que eu dedico à ela.
O atributo da Onipotencia sempre será de Deus.
Soaria melhor dizer: humanidade suplicante.
Porque Maria é essencialmente humana, pequena, simples, aberta à realização nela da plena Vontade de Deus.
E foi por estar disponível à esta Vontade que ela pode perceber e a confiar na potencialidade da graça operante de Cristo, tal como se narra hoje no Evangelho.
Ali hoje Maria confia , diz a todos nós "fazei tudo que ele vos disser".
Pronto.
Ai está a grandeza desta pequena mulher, bendita entre todas. Anunciar que o tempo da graça está inaugurado.
E o episódio do vinho novo é emblemático, é simbólico , no sentido que indica uma mudança radical que deve se operar em nós, n anossa vidinha medíocre do dia-a-dia, pela fé em Jesus Cristo, a nossa mudança deve de ser: "da água para o vinho".
Quanto ao vinho falsificado, bem sr. Jeovah, são vinhos falsos para ....
Paz e Bem
2007-10-12 09:52:25
·
answer #6
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
1⤋
Bem, se essa tal de Maria é onipotente, eu sou suplente de Deus.
2007-10-12 19:46:54
·
answer #7
·
answered by Sou uma Peste 5
·
0⤊
1⤋
Caro irmão ing. De certo modo vejo em sua explanação, um certo sentido. Mas por outro lado, veja a fé de nossos irmãos,. Sim a fé. Isto é que impulsiona as multidões, portanto, não devemos jamais descrer da fé de nosso povo.Caro irmão, desculpe se não respondo tua pergunta. Mas aqui vai. Eu como espírita, não cultuamos imagens,( vocês todos sabem ) Mas, ( Sempre um mas ) temos em Maria nossa benfeitora e Mãe de Jesus. Nosso maior irmão. Será que preciso dizer mais sobre ela? Creio que não, visto que, Maria nossa mãe, é nossa protetora, é protetora do BRASIL ( NÃO IMPORTA O NOME QUE RECEBA, É NOSSA PROTETORA.) e eu amo minha terra. amo minha senda, amo minha filosofia de vida, que é a caridade. Estamos com: MARIA, JESUS E POR FIM NOSSO PAI MAIOR. ( Para que mais. ) Abraços fraternais Nando
2007-10-12 09:42:51
·
answer #8
·
answered by nando 5
·
0⤊
1⤋
Hoje no jantar vou beber uma deliciosa taça de Montepulciano d'Abruzzo em homenagem a ela!
Quem mais nos dá tantos feriados?
No dia em que o Edir Macedo ou os bispos Hernandes nos derem um feriadinho que seja, prometo brindar a eles com um bom copo d'água.
2007-10-12 09:40:50
·
answer #9
·
answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6
·
0⤊
1⤋
A “Maria” do papa é uma deusa onipresente!
Adorá-la é infringir e ignorar o primeiro mandamento da Lei de Deus, em Ãxodo 20!
A BÃblia condena a IDOLATRIA, que é um gravÃssimo PECADO aos olhos de Deus!
“Não terás outros deuses” significa que o homem religioso é capaz de os fabricar e venerar, porque, evidentemente, não existem tais seres.
Todos os deuses pagãos tinham alguns atributos que só pertencem ao Deus Todo-Poderoso. Tanto no Cristianismo bÃblico, como no Catolicismo papal, o atributo da Onipresença pertence unicamente a Deus Onipotente e Onisciente.
Contudo, Deus condena os deuses inventados pelos papas porque esses deuses teriam que forçosamente ROUBAR um desses atributos ao Todo-Poderoso.
Por isso, Deus abomina os Ãdolos e os condena, bem como pune severamente toda a adoração a essas invenções humanas. Além disso, todo Ãdolo é um objeto de COMÃRCIO com a superstição humana!
A “Maria” inventada pelos papas de Roma é um desses falsos e abomináveis deuses aos olhos de Deus, porque o Catolicismo lhe dispensa o atributo da Onipresença.
Lembremos todos os católicos - dois ou 1 bilhão e duzentos milhões de membros do Catolicismo – que ao se prostrarem diante daquela “Maria” do papa, ao mesmo tempo, pelo mundo fora, beijando-o, rogando-lhe favores eternos e ofertando-lhe prendas e promessas, esperam ser ouvidos e atendidos ao mesmo tempo. Isto é, a “Maria” do papa é e tem que ser, à luz do dogma papal, ONIPRESENTE, por isso um deus daqueles que os homens inventam e que o verdadeiro Deus CONDENA!
Para a “Maria” do papa ser onipresente, ela tem que necessariamente possuir o outro atributo também ROUBADO a Deus, a Onipotência, a fim de poder exercer a sua omnipresença pelo mundo fora.
Por isso, a dita “Maria” do Vaticano torna-se “Deus Supremo”, uma HERESIA ABOMINÃVEL, até mesmo nos dogmas de Roma.
Tendo “Maria” se tornado um espÃrito onipresente, não que Deus lhe tenha dispensado tal atributo, cai por terra toda a estrutura dogmática e doutrinaria do Catolicismo!
Existem, então, dois deuses onipresentes e onipotentes, e a BÃblia não estabelece essa “verdade”! (Não entendi)
O dogma da “Imaculada Conceição de Maria”, invenção do papa Pio IX, é mais uma das MENTIRAS diabólicas do Catolicismo!
à uma BLASFÃMIA sem paralelo na história da religião católica!
Caso a “Maria” dos papas não seja, afinal, onipresente, torna-se ridÃculo, grotesco e absurdo beijar e monologar com tal ÃDOLO, pois ninguém sabe onde é que ele está naquele momento, mesmo porque ele não estará em parte alguma! Se a “Maria” dos papas só pode estar em um lugar de cada vez, quem é que sabe onde ela está?!
2 CorÃntios 4:4 – “... Cristo, que é a imagem de Deus”
(Essa é a IMAGEM espiritual que todos os católicos devem adorar!)
Diz a BÃblia: FUGI DA IDOLATRIA (1 CorÃntios 10:14)!
Atos 15:20 – “... que se abstenham das contaminações dos Ãdolos”
1 João 5:21 – “... guardai-vos dos Ãdolos”
1 CorÃntios 10:7 “... Não vos façais pois idólatras”
1 Pedro 4:3 – “... andando em ... abomináveis idolatrias”
LevÃtico 26:1 – “Não fareis para vós Ãdolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.”
LevÃtico 19:4 – “Não vos virareis para os Ãdolos nem vos fareis deuses de fundição, Eu sou o SENHOR vosso Deus.”
Efésios 4:21 – “...está a verdade em Jesus”
Apocalipse 21:8 – “Mas quanto aos ... idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”
1 CorÃntios 8:4 – “... sabemos que o Ãdolo nada é no mundo,
e que não há outro Deus, senão um só.”
1 CorÃntios 10:14 – "Portanto, meus amados, fugi da idolatria.”
2 Crónicas 34:7 – “E, tendo derrubado os altares, e os bosques, e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó, e tendo despedaçado todas as imagens do sol...”
1 CorÃntios 12:2 – “Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos Ãdolos mudos...”
2 CorÃntios 6:16 – “E que consenso tem o templo de Deus com os Ãdolos?”
1 Samuel 15:23 – “Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria.”
Ezequiel 20:31 – “... estais contaminados com todos os vossos Ãdolos...”
2007-10-12 09:21:12
·
answer #10
·
answered by Servo 4
·
1⤊
2⤋