Alí diz "Aquele que morreu foi justificado dos pecados". Seria a morte comum da humanidade? Que bom!:"Comamos e bebamos que amanhã morreremos" e ninguém poderá nos culpar de nada. Não pensem dessa forma! O apóstolo esclarece, em 2ª Cor. 5:10, "Porque todos compareceremos perante o Tribunal de Cristo (após a morte) para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal". Ele não diz "segundo o que ainda praticará", mas "segundo o que praticou" no passado, na atual vida. Ora, então o que quis dizer em Rom. 6: 7? O corpo do pecado é este corpo incapaz de cumprir as Leis Divinas e essa falha o condena a estar morto mesmo em vida. Logo, o corpo morto cessou de pecar. E se você morreu para si mesmo e Cristo Jesus passou a viver através de você, quem poderia pecar, o corpo adâmico, está como que morto e você pode dizer, como Paulo em Rom. 7:19,20, que está absolvido de eventuais pecados, embora jamais use como justificativa para eles. O que acham?
2007-10-11
10:44:33
·
6 respostas
·
perguntado por
carlosossola
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Bionuc, que "bidú" você é, meu amigo. Quem está confuso? Eu não estou, nem, aparentemente, você, porque respondeu justamente o que coloquei no meu comentário. Muito bom!
2007-10-11
11:34:19 ·
update #1
Wanderley, em 1ª Pedro 3: 21, o apóstolo deixa bem claro que o batismo não é para a "remissão de pecados", porque eles só existem quando ambicionamos o status angelical de filhos espirituais de Deus, mas precisamos conviver com a "imundície da carne", como diz Pedro, numa boa, eis que a consciência do pecado é sinal de que estamos progredindo no caminho infinito da espiritualidade. O batismo no E. Santo significa a morte definitiva do nosso ego humano, que poderia pecar, e nascemos como novas criaturas em Cristo, muito, muito além dos instintos naturais animalescos. Ninguém pode voltar atrás depois de renascido, meu amigo, para que alguma coisa tenha que ser confirmada. Se voltou atrás ainda estava no "velho homem" paulino e seu renascimento espiritual foi fajuto. E de Deus não se zomba. Seu comentário foi muito bem "alinhavado", como fazem os religiosos formais, mas precisa enxugá-lo um pouco do dogmatismo romano e ele ficará nos trinques, podes crer. Sds. cristãs. Ossola.
2007-10-12
07:41:36 ·
update #2