Sim, existe uma profunda assimetria.
Se um sjujeito sobe num banquinho em praça pública e começa a pregar a "palavra de Deus", o máximo que pode acontecer é formar um grupo de pessoas para escutá-lo.
Mas se um ateu subir num banquinho... nem preciso continuar, vocês já devem ter percebido a assimetria da situação.
Outra situação: os crentes colocam aquelas frases tipo "O Senhor é meu pastor", etc. no vidro traseiro de automóveis. Todos vêem o adesivo, crentes se regozijam e ateus apenas torcem o nariz.
Mas se um ateu colocar um adesivo: "Deus não existe", será que os crentes vão apenas torcer o nariz???
Existem pessoas moderadas (crentes e ateus), mas existem pessoas mais radicais (crentes e ateus), a diferença é que crentes radicais partem para o apedrejamento moral enquanto ateus radicais continuam quietos, torcendo o nariz (talvez com mais força).
Um político religioso se elege, um politico ateu não.
Qual a sua opinião sobre isso tudo? Não deveria haver igualdade?
.
2007-10-06
18:02:16
·
13 respostas
·
perguntado por
Zeca 54_anos de experiência!!!
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
.
Por favor, não venham com a idéia de que isso é assim porque os ateus estão errados. Cada um tem sua própria concepção da vida. O que eu estou perguntando é sobre diferenças de tratamento entre pessoas motivadas por discriminação de idéias. Se é para tolerar crença de um grupo de pessoas, também é para se tolerar o ateísmo de outro grupo. Mas isso não é o que se vê na prática.
.
2007-10-06
18:06:47 ·
update #1
.
Um político ateu se elege se não declarar esta opção durante a campanha política.
Um ateu radical é Richard Dawkins, autor de "Deus, um delírio", que estou lendo Aqui no YR também aparecem alguns ateus radicais. Mas todos ficam no campo das palavras, ao contrário de alguns crentes radicais..
http://richarddawkins.net/
.
2007-10-07
02:15:56 ·
update #2
Eu estudei em colégio católico durante minha vida escolar inteira (15 anos) e saí de lá atéia. Já ouvi uma das educadoras (freiras) falar um absurdo de "Quem não tem religião é bicho" e coisas do gênero.
Acho q isto é muito da tradição de um povo.
O Brasil é um povo predominantemente católico, ou era pelo menos. Quem sai da religião católica costuma ir direto para uma evangélica da vida, mas costuma continuar sendo cristão.
Aqui no Brasil, há um costume de se julgar oq é diferente como sendo ruim. Quem usa preto e tem cabelo comprido é metaleiro e, portanto, do capeta. Se é preto e pobre, se tiver correndo corre pro outro lado q é ladrão. E por aí vai.
E não importa a religião, a maioria delas taxa as outras religiões como sendo heréticas, coisas da tentação do mal, quem não é da religião está no pecado e vai parar no inferno. Para estas pessoas religiosas, quem é ateu vive no pecado e abdica ao conceito da alma, da vida eterna e ao Senhor, e isto para elas é uma abominação, um possível seguidor do 'tinhoso' querendo tirar as pessoas de bem do caminho.
Pior ainda: ateus costumam questionar pontos de fé. Religioso q é religioso acha isto por si só um sacrilégio. a Bíblia é a palavra do Senhor, a verdade, o caminho e a vida. Deus é o Criador, Pai, amor, justiça e tudo o mais. Pôr a Biblia, Deus, Jesus e o kramba a quatro em questão é pôr tudo q é querido em questão. Pessoas não se sentem confortáveis tendo suas crenças questionadas. Elas não gostam do diferente. Elas preferem a rotina e a segurança de um Deus. Com um Deus, eles não estão sozinhos, sabem q quando morrerem (o grande desconhecido), não acabará e eles estarão seguros. Além disto, tmbm tem alguém para culpar pelos próprios erros e as coisas ruins q acontecem no mundo.
A religião é uma baita manipulação das massas, para calar qualquer mente q questione os ensinamentos. Por isto os crentes ficam tão incomodados. Por isto q enquanto a postura das religiões não mudar, não vamos ter igualdade e respeito. Só q se a postura das religiões mudarem, aí q elas vão perder + fiéis...
2007-10-06 18:56:47
·
answer #1
·
answered by sayojia 2
·
3⤊
0⤋
Concordo contigo. Acho que deveria existir igualdade. Mas acho que o problema não é com os "crentes". É filosófico. O estado é laico, mas as pessoas não são. Vivemos num país cristão. E qualquer idéia fora do cristianismo é repudiada. É só ver o que acontece com os seguidores dos cultos afro-brasileiros. Torcer o nariz é pouco para com eles. São tachados de macumbeiros, de seres do demônio. Aliás, são os que mais sofrem nas mãos dos evangélicos. Pois para os evangélicos, tudo de ruim que acontece em suas vidas é fruto de magia-negra. Mas vale lembrar que nem todos os rituais dos afros são feitos para o mal. É preconceito puro.
Mas essa história de colar adesivo dizendo que deus não existe é meio estranha. Tudo bem, concordo, liberdade de expressão. Mas não pega bem num país religioso como o Brasil. Soa como algo negativo. Porque não substitui por algo do tipo: faça você mesmo, a vida só depende de você, não espere, vá a luta.
Existem duas maneiras de se dizer alguma coisa. Uma delas é de forma fria, seca e que certamente irá desagradar as outras pessoas. A outra é com moderação e inteligência. Pode-se ter o mesmo sentido da primeira, mas de uma forma que as pessoas aceitem melhor.
2007-10-06 19:13:42
·
answer #2
·
answered by De Cesar 4
·
3⤊
0⤋
Corretíssima sua observação. Sinto isso na pele todos os dias porque sou um ateu que convivo quase que só com pessoas religiosas. Os religiosos que conheço dão pitaco sobre todos os assuntos, recorrendo às suas crenças. E se acham muito à vontade em me criticar porque não creio em deus nem na religião. Mas mostram profundo desagrado quando eu ouso abrir a boca para criticar certos dogmas certas crenças deles. Com certeza há uma grande assimetria. Eles se acham melhores, mas não são. Moralmente falando não sou inferior em nada aos religiosos com quem convivo. Nem menos feliz. Nem menos inteligente e culto.
2007-10-06 23:20:46
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
2⤊
0⤋
O grande problema é que os ateus defendem a liberdade religiosa, ou seja: cada um é livre de acreditar no deus que entender; mas os religiosos não toleram, nem outras religiões, nem ateus.
Assimetria, sim.
2007-10-06 22:32:49
·
answer #4
·
answered by José Moreira 4
·
2⤊
0⤋
O canto do uirapuru é uma raridade na floresta ,por isso é mais lindo ainda!
2007-10-06 20:20:59
·
answer #5
·
answered by Atanásio 6
·
2⤊
0⤋
Realmente pagamos o preço por sermos contra a cultura religiosa da maioria.
Estamos em clara desigualdade de direitos .
A cultura religiosa faz os que não são crédulos parecerem com monstros ou demonios, pq crer em deus de outra forma é até tolerável, mas não crer de forma nenhuma é sempre visto com espanto.
Temos que aguentar os paz de deus, paz de cristo, vai com deus, fique com deus daqueles que sabem de nossa não crença.
Não adiantará tentar trégua, pq faz parte de sua lei religiosa a evangelização, a pregação, e a disseminação da fé.
Resta a nós se não atacar também, nos impor para que não nos desrespeitem por se acharem porta-vozes de um ser superior.
Nós, que vivemos com os pés no chão, sabemos que somos humanos como todos, e vivemos segundo nossa mente racional que sempre se recusará acreditar em coisas ilógicas, sem provas e falaciosas.
Se continuarmos calados ante a esse abuso, agirão livremente , disseminando suas idéias, por meios manipulatórios de apelos emocionais,e subliminares, deixando os que são suscetiveis a tais tecnicas a mercê de controle alheio, não de sua própria consciencia, como a maioria dos a disseminam.
Se temos que entender que a luta cristã pelo cristianismo é movido pelo amor e pelo bem que acreditam fazer a humanidade, da mesma forma, eles teriam de compreeender que a nossa em impedir é movido pelo mesmo motivo. Com a vantagem que conseguimos agir coma preço a outros seres humanos independentes de ter um Deus que nos obrigue.
2007-10-06 18:35:52
·
answer #6
·
answered by Ana Paula Soares 5
·
2⤊
0⤋
A assimetria existe sim e de facil explicação. Desde criança a começar pelo batismo voce cresce sob a crença de um deus imposto em tí justamente pelas pessoas que mais te amam. Tudo conspira a favor da religião, tudo contribue para a propagação dessa ideia de deus. E somente na fase adulta(algumas pessoas) conseguem enxergar esse conluio no qual viveu durante anos. Aí os castelos começam a desmoronar eo rei fica nú. Não se aprende o ateismo na escola, já que a escola da vida é que lhe dará essa conclusão, pois a principio deus é bom e quem não acredita nele tende a fazer coisas erradas. Mas é justamente o contrario que comprovadamente vemos acontecer. Em nome deus mata-se aos milhares, briga-se diariamente e mutuamente. Na contra-partida o ateu fica com suas conjecturas e suas verdades, enquanto o crente na sua ilusão acabará encontrando eco para suas tolas palavras. A sua pergunta é boa mesmo, e a explicação a seguir tambem foi. E voce procurou expor entre ateus/cristãos ideias antagonicas e que ficou bem colocado. Porem nunca vi um ateu radical(voce já??), pois ele se sente confortado no meio dessa ilusão, no meio de uma guerra de palavras, de dogmas, de uma farsa-montada. A assimetria existe sim e de facil explicação.abraços
2007-10-06 23:34:45
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O fato é que muitas pessoas utilizam a Palavra de Deus como um escudo para encobrir sua faltas, falando em Deus mas, não o tendo no coração. E outras não entendem que o mundo, o universo enfim TUDO tem uma origem e que "não podemos imaginar este mundo como sendo um relógio sem que haja um relojoeiro". E que há uma diferença entre RESPEITAR e ACEITAR. E por não entenderem esta diferença, eis os desentendimentos.
2016-12-28 18:13:20
·
answer #8
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
O Cristianismo desde o seu início promoveu a intolerância religiosa, as guerras e assassinatos por motivos religiosos. Além da repressão da filosofia e ciência por motivos religiosos.
Aliás, é um traço que aparece em todas as religiões, em algumas mais acentuado que em outras, a noção de que os que adoram outros deuses estão condenados ao inferno. Não é difícil algum intolerante (e existe muito de intolerância no ser humano, acho que é um traço biológico) encontrar motivos para estuprar, decapitar, roubar o seu próximo, ao mesmo tempo que prega o amor ao próximo e a bondade de Deus.
2007-10-07 02:54:10
·
answer #9
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Sim, já notei que no Brasil há muito preconceito contra quem não acredita em Deus, e também aos praticantes das religiões afro. Moro num país onde, se há desigualdade, é favorável em relação aos ateus. Vc pode colocar o adesivo "Deus é ilusão", se assim desejar, mas não se vê isso por aqui: religião (ou falta dela) é algo da esfera particular, fico feliz que seja assim (os que destoam disso são os muçulmanos com suas vestimentas).
2007-10-06 23:51:00
·
answer #10
·
answered by viaj... :) 5
·
0⤊
0⤋