English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Procurai-o sempre com horas para viver.
Pois o papel do amigo é o de encher vossa necessidade, e não vosso vazio."

"E que não haja outra finalidade na amizade a não ser o amadurecimento do espírito.
Pois o amor que procura outra coisa a não ser a revelação de seu próprio mistério não é o amor, mas uma rede armada, e somente o inaproveitável é nela apanhado.
E que o melhor de vós próprio seja para o vosso amigo.
Se ele deve conhecer o fluxo de vossa maré, que conheça também o seu fluxo." (Gibran Khalil Gibran, in: O Profeta)

Pergunta: Afinal, o que é ser amigo????????

2007-10-05 14:23:17 · 11 respostas · perguntado por ? 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Oi! Druuna Serpieri.
Racionalidade perfeita. Em primeiro lugar vejamos o que é amigo, é aquele que possuí o senso da razão, e quando estamos errados nos diz assim: "Você está errado", o seu apoio existe, porém não no intuito de nos agradar, e só quando estivermos realmente certos, e o mesmo torna-se recíproco, Não podemos fazer do amigo, apenas um confessionário, podemos até nos aliviarmos, porém esperando uma solução por um conselho, e não uma mágica vinda dele, não podemos fazer dele um modo de preencher nosso tempo, isto é, só lembramos dele quando for preciso, e sim que compartilhe conosco das horas felizes, pois de que valeria lembramos dele só nos tempos de tormentas? Pois se agirmos assim teremos um verdadeiro amigo, qual não possuí o mesmo em retribuição.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

2007-10-05 16:56:01 · answer #1 · answered by RuyLFreitas 7 · 21 0

Amizade é o sentimento que devemos cultivar com mais cuidado e dedicação em nossa vida. Descobrimos nossa verdadeira alma pelas amizades que conseguimos conquistar, e, mais importante ainda, que conseguimos manter ao longo de nossa vida.
Se somos capazes de fazer e manter boas amizades, forçosamente é porque temos algo de bom em nossa alma, pois as amizades são conquistadas com atitudes, com palavras de apoio e carinho quando necessário for. Mas tais atitudes devem expressar sinceridade. Com amigos, devemos usar e abusar da sinceridade, sempre sendo coerentes em nossas acções, nunca esquecendo de que, em caso de justificar-se uma reprimenda, devemos ter presente que nossa obrigação de amigos, será apontar as falhas de conduta de nossas amizades.
Aqui cabe um pensamento muito interessante de um jovem de quem ainda ouviremos falar. Gravem esse nome. É um tal de Confúcio...
Se você quiser um ano de prosperidade, cultive grãos.
Se você quiser dez anos de prosperidade, cultive árvores.
Se você quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas.
Sem dúvida alguma, nosso amigo está coberto de razão. Conseguindo cultivar pessoas teremos sempre muita prosperidade. Se não for financeira, será espiritual. Sempre fará bem para nosso espírito saber que temos capacidade para conquistar e desenvolver amizades.
Contudo, sempre existe a possibilidade de deixarmos escapar algumas boas amizades, por razões alheias à nossa vontade.
Por exemplo, quantas vezes amigos se afastam por questões mal explicadas. Alguma atitude inconveniente, talvez. Ou algum mal entendido. Sabe-se lá porque. Claro que o sentimento de amizade nesse caso, não estava bem sedimentado. Não era, digamos, uma real amizade, mas algo ditado por alguma conveniência de uma das partes, ou de ambas.
Por vezes é unilateral. Sentimos essa espécie de carinho de amigo por alguém, que não nos dá o retorno. Paciência, mas jamais devemos considerar como motivo para deixar o sentimento morrer em nosso interior. Não custa nada permanecer como amigo. Quem sabe um dia uma luz iluminará essa cabecinha renitente.
Há que se notar que uma real amizade cria raízes, e na verdade, depende do tempo ou mesmo da convivência.
É ditada pelas afinidades. Surge por vezes inexplicavelmente. As afinidades são descobertas, e por causa delas o sentimento cresce, unindo pessoas que nem sempre se conhecem fisicamente, e tais amizades vão se fortalecendo, muitas vezes justamente por não haver esse contacto mais estreito. São mantidas no terreno de amizade, que é um sentimento puro. De repente ficamos amigos. Por que? Ora, porque...
Algumas vezes podem ser confundidos com amor, o que por vezes atrapalha o relacionamento.
Amizade não requer exclusividade, enquanto o amor é bem mais exclusivista. Podemos dividir nossas amizades com outras pessoas, enquanto que, nosso amor, queremos apenas para nós mesmos. Amizades, podemos e devemos ter muitas, enquanto que o amor exige exclusividade.
Devemos apenas ser selectivos. Aliás, como a amizade é ditada pelas afinidades entre as pessoas, já é naturalmente selectiva.
Claro que sempre é necessário algum contacto, mesmo que extemporâneo para sua manutenção, para que não acabe caindo no esquecimento.
É com essa finalidade, para sempre procurar manter as amizades conquistada.

2007-10-05 21:36:56 · answer #2 · answered by Maharet ® 6 · 5 0

A amizade sincera é um oásis de repouso para o caminheiro da vida, na sua jornada de aperfeiçoamento.
A amizade leal é a mais formosa modalidade do amor fraterno, que santifica os impulsos do coração.
Quem sabe ser amigo verdadeiro é, sempre, o emissário da ventura e da paz.
Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa nas horas mais amargas da vida.

2007-10-05 22:51:28 · answer #3 · answered by ™robertinho 7 · 4 0

Ser amigo é fazer parte do elo da divina corrente que une um ser humano a outro.
Ele é a solução para resolver a complexa equação da convivêcia humana.
Amizade tem a ver com admiração,lealdade,e podemos mesmo dizer que tem algum parentesco com o amor.

Beijos
espero ter ajudado.

2007-10-05 22:53:33 · answer #4 · answered by Thanatheros 5 · 3 0

acho que é dizer
sempre a verdade
mesmo que seja dura

2007-10-05 21:40:41 · answer #5 · answered by SIDARTA 5 · 3 0

Bonita citação

Ser amigo... é amar alguém... sem o desejo carnal.
E dessa maneira... aceitar o que a pessoa diz.. ser sincero com a pessoa... falar a verdade.. xingar.. elogiar... sem medo de magoar ou perder a pessoa.

abs

2007-10-05 21:33:57 · answer #6 · answered by ^o) Tom 5 · 3 0

É justamente andar junto, com boas ou más palavras, para que a gente devagarinho se ajuste e aprenda a viver e conviver.

Tudo é válido, desde que alguma lição seja aprendida.

Beijocas

2007-10-06 10:13:52 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 0

Ser amigo é querer fazer ao outro e pelo outro aquilo que você gostaria que fizessem a você, é ser mais que irmão, é abraçá-lo qdo agiu certo e chamá-lo à razão qdo agiu errado, é estar perto por estar e estar perto se precisar, é dividir o td e o nada, pq companheiro é companheiro e fdp é fdp!
É isso q/ meu amigo encontrará em mim!!!!!!!
Saúde e paz!
Abraços.
Rosane
Abaixo um trecho de um poema especial de nome: Meus amigos Secretos. de Paulo Sant'Ana:

"A amizade é um sentimento mais nobre que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade, e eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!..."

2007-10-06 02:09:53 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 0

Druuna, ser amigo é ser amante. Os antigos gregos usavam 4 termos para definir o amor: Storge, Filia, Eros e Agape. Storge era o amor amigo. Filia, o amor parental. Eros, o amor erótico e Agape, o amor universal, sentido por nossos semelhantes. Agape é a maior expressão do amor. Jesus o usou quando disse: "não há maior amor (agape) do que oferecer sua vida pelo semelhante". É a síntese de todas as formas de amor. Quem ama de verdade, ama como amigo, como irmão, e como um filho de Deus. Faltando apenas uma dessas formas, o amor não estará completo. E havendo Agape, haverá todas as outras formas de amor, inclusive o amor erótico, embora seja privativo do sexo oposto. Ser amigo, para mim, é tudo isso, mas depende do estado evolutivo espiritual de cada pessoa. Estamos aqui para aprender a amar, a sermos verdadeiros amigos sem esperar qualquer forma de recompensa. É talvez o maior dos desafios. Sds. cristãs. Ossola.

2007-10-05 21:55:54 · answer #9 · answered by carlosossola 7 · 2 0

Sabe, depois de tudo isso, descobri que não sei.

2007-10-05 21:50:08 · answer #10 · answered by Okê 4 · 2 0

fedest.com, questions and answers