Vejo as pessoas falarem em "Revelação de D´us" a torto e a direito!
Eu vou expor o que entendo sobre isto:
Você está sentado em sua sala pensando quando ouve uma voz (voz? vibração? onda de pensamento?) dizendo: "Ei, você! Aqui é D’us. Cheguei para revelar-Me a você!"
Isso é real? Será outra pegadinha de seus colegas de quarto? Ou apenas a sua imaginação desenfreada? Como saber?
Deixe-me dizer desde o início que D’us jamais Se revelou a mim, pelo menos não dessa maneira. Portanto, não sou exatamente uma autoridade para contar como isso acontece de verdade. Tudo que posso fazer é olhar para as numerosas revelações Divinas relatadas na Torá e tentar esclarecer alguns pontos.
2007-10-03
09:31:03
·
7 respostas
·
perguntado por
Or
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
1 – Geralmente não acontece de repente
Abraão escutou D’us pela primeira vez após 72 anos de busca da verdade, encontrando-a, devotando sua vida a ela, e ensinando-a ao mundo. Moisés primeiro viu D’us aos 80 anos – ou seja, 80 anos após ser Moisés. E a maior revelação Divina de todos os tempos (nesta eu estava, mas tenho apenas uma vaga lembrança dela), na qual D’us Se revelou no topo de uma montanha na presença de todo o povo de Israel e das almas de todas as futuras gerações – que ocorreu após 220 anos de vida dos Patriarcas, 210 anos de refinamento do "caldeirão" do exílio no Egito, e um intenso processo com 49 etapas de avanço espiritual pelo povo durante as sete semanas do Êxodo ao Sinai.
2007-10-03
09:32:12 ·
update #1
A profecia vem somente a um grande sábio em sabedoria e caráter forte; alguém cujos desejos jamais o dominam, mas sim exerce o poder de sua mente sobre seus desejos; e possui um intelecto amplo e verdadeiro. Uma pessoa com todos estes atributos, e que é íntegra de corpo, que entra no pomar da Divina sabedoria… santifica a si mesma, e se afasta dos caminhos das massas que seguem as frivolidades dos tempos… e cuja mente é para sempre dirigida ao Alto, concentrada no Trono Divino… e contempla a Divina sabedoria… o Divino espírito virá repousar sobre ele…" (Mishnê Torá, Leis dos Fundamentos da Torá 7:1).
Na verdade, toda revelação Divina acontece de repente – simplesmente porque transcende por completo quaisquer "preparativos" que sejam feitos pela mente e coração humanos, que são finitos. Mesmo assim, para que aquele ‘de repente" aconteça, o recipiente da revelação primeiro deve atingir seu máximo potencial.
2007-10-03
09:32:58 ·
update #2
2 – Ouvimos que temos de fazer alguma coisa.
Via de regra, quando D’us fala com uma pessoa é para dar-lhe uma tarefa. E provavelmente será algo muito, muito difícil. D’us apareceu a Abraão para dizer-lhe: "Deixa tua terra, teu local de nascimento, e a casa de teu pai" e para encontrar o povo judeu – uma missão que exigia dele "estar de um lado, com o mundo inteiro do outro lado". A visão de Moises na sarça ardente foi para enviá-lo para tirar os Filhos de Israel do Egito e guiá-los através do deserto até a Terra Prometida (Moises teve o bom senso de rejeitar o trabalho, D’us precisou de sete dias e sete noites de ameaças e súplicas para fazê-lo aceitar). Os Profetas eram comunicados a levarem sua mensagem, bastante impopular, ao povo – uma tarefa que arriscava até a própria vida deles.
A revelação no Sinai foi para nos dar a Torá – com seus 613 mandamentos, milhares de leis e diretivas, e milhões de páginas de (ainda crescentes) comentários.
2007-10-03
09:33:36 ·
update #3
Uma notável exceção parece ser a revelação Divina a Abraão registrada no início de (Bereshit 18:1) ou Gênesis na bíblia cristã: a Torá simplesmente relata que "D’us revelou-Se a ele" sem declarar o objetivo da visita.
Porém a explicação é rápida, desde o dever de visitar os doentes (Abraão estava se recuperando de sua circuncisão) até a grandeza da hospitalidade (Abraão interrompeu a visita para sair e oferecer comida aos três beduínos que passavam)
Qualquer que seja o caso, em todos os registros feitos da Divina revelação, a pessoa parece ter sabido que tratava-se de D’us.
Portanto, creio que isso significa que se você não tem certeza, então provavelmente não é.
Espero não ofender a crença de ninguém com isto!
Comentem:
2007-10-03
09:35:29 ·
update #4
De acordo.
Muitas alegações de manifestações divinas não passam de "post hoc".
abs
2007-10-03 09:46:48
·
answer #1
·
answered by ^o) Tom 5
·
2⤊
2⤋
Deus não nos fala diretamente.
São seres mais evoluidos que se comunicam conosco.
E se manifestam através de acontecimentos incomuns.
Como fenomenos físicos, aparições, luzes, sensações, etc...
Outra forma que Deus revela para nós é através da nossa INTUIÇÃO.
Quando nos interiorizamos e nos afinizamos com nossa essência espiritual divina.
Esta fagulha ou centelha ou chispa divina dentro do espírito do homem e da mulher é da mesma natureza de Deus, e quando nos aproximamos dela, ela nos INTUI, e estas INTUIÇÕES podem SIM ser encaradas como revelações.
Um abraço.
2007-10-07 08:55:28
·
answer #2
·
answered by Helder Moraes 5
·
0⤊
0⤋
Jesus, certa vez, declarou em oração, conforme escrito em algum lugar do Novo Testamento: "Pai, graças de te dou porque ocultastes estas coisas dos sábios e entendidos (referindo-se aos doutores da Lei) e as revelastes aos humildes e pequeninos." O eterno problema é que os judeus não aceitam Jesus como o prometido Messias. Logo, não poderiam aceitar que Deus o tivesse usado como seu principal porta-voz. Aquela antiga divindade que falou com Moisés, Abraão e tantos outros, usou estas pessoas no momento conveniente, embora já estivessem idosos pelas nossas contas, porque eram muito vigorosos. A profecia de Joel prediz que no futuro haveria um derramamento do Espírito Santo sobre pessoas de todas as idades e níveis de instrução e começariam a profetizar, a ter sonhos, sob inspiração divina, naturalmente. E a senha e o sinal da autenticação permanece a mesma. Se o que disseram sonhar e intuir, como profecias, faz sentido e se cumpre, provém de Deus. Muitos profetas se levantaram e continuam se levantando hoje em dia, inspirados por espíritos santos, transmitindo ensinamentos edificantes e construtivos. Julguemos, pois, pelo conteúdo, jamais o continente, mesmo porque, como dizia o grande rabino Saulo de Tarso, "carregamos nossos tesouros em frágeis e quebradiços jarros de barro, para que todo o poder que nos exceda provenha de Deus". Shalon, muita Paz. Ossola.
2007-10-03 10:31:11
·
answer #3
·
answered by carlosossola 7
·
2⤊
2⤋
Revelacao de Deus foi a Palavra DEle, a Biblia.
Deus revela tambem pecados que vc nao sabe, que vc sabe e esconde.
Revela tambem o que acontece no futuro:
Exemplo:
Estou no Reino Unido. Quando tentei renovar o visto de estudante, foi negado. Uma irma no Brasil, orando por minha situacao disse:"Voce nao vai sair de UK, Deus me revelou". Uma outra, agora aqui, Escocesa, disse:"Estava orando por voce e Deus me disse que voce nao saira daqui, so no tempo DEle. Que nenhuma autoridade estava acima DEle"
Animada, escrevi uma carta ao dept. de imigracao pedindo que reconsiderassem meu pedido, meses depois a resposta foi negado.
Eu estava pensando, como que Deus disse que eu nao sairia daqui, se o orgao oficial estava me negando a permanencia?
Entao, fiz um apelo. Pensei, Deus como 2 pessoas disseram que Tu nao me tiraria daqui?
Meses depois, chegou a carta negando o apelo. Teria que voltar ao Brasil e tirar outro visto de estudante.
Mas naquela mesma semana, quando eu ja estava preparando tudo para retornar ao Brasil e procurando precos bons para as passagens,
Meu marido recebeu a cidadania Hungara, que nem tinha previsao de quando ficaria pronto. Enviamos para o Dept. de imigracao, o mesmo que negou o visto, e nos deram RESIDENCIA no Reino Unido.
Agora estou esperando a segunda parte do que Deus disse para as 2 pessoas, so sairei no tempo DEle. Aguardo o tempo de Deus.
Deus fala nao eh com uma voz. Sabemos quando Deus fala atraves do Espirito Santo.
Shalom (meu marido eh Judeu- Messianico)
2007-10-03 09:53:54
·
answer #4
·
answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7
·
3⤊
3⤋
quem tem o Espirito Santo sabe quando Deus fala.
2007-10-03 10:56:24
·
answer #5
·
answered by Talita Kumi 5
·
1⤊
2⤋
Entendo que alguém inventou uma historinha, e para convencer as pessoas de que ela é verdadeira, disse que ela foi uma "revelação divina", para que ela seja aceita sem questionamentos, já que questionar uma "revelação divina" é candidatar-se ao "tormento eterno".
2007-10-03 09:44:35
·
answer #6
·
answered by Ensjo 6
·
0⤊
2⤋
Querida amiga, estamos na mesma canoa.Se você ler a res
postas notarás quantos intelectuais sobre "Deus" se expres-
saram.Tem exercícios para a gente treinar nossa mente, co-
mo deixa-la vazia. Vê se consegue silenciar tua mente.Vou
repetir uma coisa que já falei aqui, "Ouça a música de Gil-
berto Gil:Se eu quiser falar com Deus" tá tudinho lá.Fernan-
do Pessoa, em Alberto Caieiros fornece novos caminhos,
Tudo que acabado de escrever, são caminhos. A busca mais interessante de nossa vida.Confio em ti.Lobinho
2007-10-03 12:41:53
·
answer #7
·
answered by Wilson Lobo 5
·
0⤊
3⤋