English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Do diabo? Mas num mundo onde o homem já tem tamanha criatividade para fazer mal a si mesmo, aos outros e ao planeta, quem precisa de diabo?
Do pecado original? Mas qual o sentido em ser "salvo" dos erros dos outros?
Do mal? Mas como livrar-se do mal sem a prática do bem?
Aceitando um Salvador? Mas isso me parece mais uma cômoda e simples transferência de responsabilidade.

Porque ainda continuamos a achar que são os outros que têm obrigação de resolver nossos próprios problemas?
Porque ainda temos que viver esperando pelas divinas promessas, se temos liberdade de agir?
Que Deus é esse que inventa o mal, para depois mandar o filho como remédio,... para ser morto, explorado e vendido pelo comércio religioso?
Sinceramente não entendo, e acho que se temos que nos salvar de alguma coisa, seria de nós mesmos.
Ou do que mais seria então?
Paz e Luz!

2007-10-02 19:26:00 · 24 respostas · perguntado por Amnyoteph 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

24 respostas

Olá, Amnyote!
Deus abençoe você!

A sua pergunta se desdobra em várias outras, as quais merecem a minha mais preocupada resposta, o que faço sem ser maior ou melhor do que você, mas sendo um homem igual, no que tange à nossa origem comum:

1 - Salvar-se do diabo - Todo mal que existe no mundo tem origem nesse personagem real, que muitos julgam ser folclórico. O homem mal é sempre uma alma apenada pelo encosto ou pela possessão do diabo que está espalhado no mundo através dos seus demônios inumeráveis, travestidos de "santos".
O objetivo inicial do diabo e seus asseclas é possuir o corpo humano, uma vez que foi destituido do seu e é no corpo humano que ele tem prazeres carnais. Bebida, sexo, etc. Usa o corpo humano como cavalo até extenuá-lo. Desvia o propósito de Deus do homem usando o corpo deste, destoando-o da sua finalidade inicial: homem querendo ser mulher, mulher querendo ser homem, pessoas criando porfias (principalmente as religiosas), guerras, muçulmano matando cristão, cristão se dividindo e virando inimigo contra o seu irmão, político roubando a nação, embora receba um salário compatível com a sua função, divórcio, traição conjugal, etc. Tudo isso é ação do diabo se aproveitando da fragilidade da carne humana. A primeira salvação é contra a ação do diabo e seus demônios.

2-Do pecado original - Sim, "o pecado dos outros" ao qual você se refere, é o nosso próprio pecado, uma vez que filho de peixe, peixinho é. Por termos a genética do pecado, que nos foi transmitida por nossos pais (todos os nossos ascendentes), inclusive os mais imediatos, crescemos e desenvolvemos o NOSSO PRÓPRIO PECADO, cuja origem nos foi dada geneticamente.

3 - A prática do bem, essa referida por você, não é possível no nosso estado mal da alma, que é pecadora. Até São Paulo, o apóstolo, disse: "...Miserável homem eu sou; o bem que quero fazer, não faço; o mal que não quero fazer, isso faço!" Imagine como o mal tem se alastrado nos últimos tempos. Mal esse que tem origem até em pessoas que deveriam ser boas, pois têm tudo o que precisam para tal. Jovens de classe média-alta, ricos, universitários, com carros caros, boas roupas, etc., agridem pessoas comuns e trabalhadoras e, depois, eles mesmos não sabem porque o fizeram. É o encosto dos demônios ou a possessão mesmo! Os pobres também não estão imunes à investida da genética pecaminosa natural do ser humano, que é muito bem explorada pelo diabo. Agora de manhã, mesmo, fui obrigado a intervir numa ação de vandalismo aqui no meu bairro: jovens pobres, menores, destruindo o corremão de uma ponte para retirar os ferros e venderem no "ferro-velho" para conseguirem algum dinheiro para comprar drogas... Então, querido, a terceira salvação é a do lado bom do homem, que não pode ser exercitado sem a presença de JESUS na vida dele. E tem mais, quando um homem sem JESUS faz alguma coisa boa, (ou que considere boa) ele se julga merecedor da salvação, sendo que a salvação não vem por obras meritórias, mas sim pela presença de JESUS (a pessoa de Jesus, não a religião dos crentes ou dos católicos). Isso porque um ser humano ser bom é apenas o essencial.

4 - O fato de JESUS ter vindo à terra foi o único MEIO LEGAL que Deus tinha para reconciliar consigo o homem pecador. Veja: Pela Sua justiça, Deus não poderia perdoar sem cobrar, pois justiça para ser justiça tem que cobrar. Nenhuma justiça (nem a de Deus) pode perdoar sem cobrar porque seria injusta consigo mesma. Por outro lado, o seu grande amor pela sua criatura (o homem), fê-lo tomar a decisão de ser homem - e homem perfeito -, para que este fosse EXECUTADO e, assim, pagasse a pena que a Sua lei impunha. A presença de JESUS na história da humanidade é a ação de amor de Deus.
Aceitar JESUS, é reconhecer-se pecador e impossibilitado de chegar por suas próprias forças à presença de Deus, entregando sua vida em oração a JESUS. Para isso, você não precisa de pastor, de padre, de pai-de-santo, de Maria, de São Pedro, de orixás e de NINGUÉM MESMO!
Basta você fazer uma oração silenciosa, aquela por pensamento entre você e Deus, dizer-Lhe da sua necessidade de VIVER eternamente, da sua preocupação com o invisível (que nem sempre é inexistente) e, enfim, não olhar para as pessoas que fazem comércio com a fé. Cada um dará conta de si mesmo a Deus. Quer queiram, quer não queiram, um dia todos - mas, todos mesmo! - ficarão cara a cara com aquele Deus em quem não creram.

Deus abençoe você!
Pr. Paulo Lima - prpaulolima@yahoo.com.br

2007-10-03 04:18:01 · answer #1 · answered by prpaulolima 5 · 1 1

Enquanto tentamos salvar o outro, nos perdemos.
Falamos do cisco do olho do irmão e esquecemos da trave em nossa vista.
Parabéns pela pergunta, vc estava fazendo falta aqui.

2007-10-03 07:22:31 · answer #2 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 4 0

Se o dinheiro não estivesse metido na jogada, teríamos muito pouca gente interessada em pregar a salvação.

2007-10-03 07:28:08 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

Pois é meu amigo Amnyotep.

Voltaste com toda a força, não é mesmo?
Nada como umas boas férias prara nos revigorarmos!!!

a) Salvar da Ignorância.
b) Salvar do medo do amanhã.
c) Salvar das crendices religiosas, espíritas e agnósticas.
d) Salvar da crendice em um Inferno de labaredas imensas.
e) Salvar da ignorância do homem que pensa que existe uma só vida.
f) Salvar da falsa idéia de um livre-arbítrio que somente existe no imaginário do homem.
g) Salvar da idéia de um falso céu que se ganhará após a morte.
h) Salvar de toda e qualquer transgressão à Lei.
i) Salvar de nossa teimosia em querermos ficar, como disse aqui no YR a Cristina, citando o DIVINO PLATÃO, presos na caverna.

Quanto ao Pecado Original de que tanto se lança mão, não tem nada a ver com a pseudo transa entre o pseudo adão e a falsa eva.

Dizes também que tens liberdade de agir! Como assim?
Se ainda não resolveste estes pequenos conflitos!!!
De onde viemos? Para onde vamos?

Salvador, não porque Ele vai nos resgatar do fundo do mar, mas porque seguindo o MODELO que Ele deixou traçado, chegaremos também ao TRONO!!!

Felicidades.

Velho Riozinho.

2007-10-03 08:17:23 · answer #4 · answered by Velho Riozinho 7 · 2 0

Concordo com vc amigo .
A religiao deveria ser um caminho de evolução do ser humano nao um comercio de produtos e maldades ...

Otima perg ! Bom dia !

2007-10-03 07:48:48 · answer #5 · answered by ·.·.♥.·Dinhààà ·.·.♥. 3 · 2 0

Querido pela sua pergunta eu te daria 10 estrelas, pena que só posso dar uma.

MULETAS meu caro...um dia as pessoas aprendem a andar sem elas.

Assumir de uma vez seus próprios destinos, sem ficar "agindo" ou "deixando de agir" porque acreditam em dogmas e deuses que é somente a psique humana explorada pelos espertos líderes religiosos.

Beijos no seu coração.

Angela

2007-10-03 06:39:01 · answer #6 · answered by Angela Solitária 6 · 4 2

***

Que falta você faz!!! Meu amigo Amnyoteph!

Uma constelação ***** de presente para você!!!

Concordo em gênero, número e grau. Muito bem colocado.

Nós fazemos nosso próprio inferno, criamos e cultivamos nossos demônios, ninguém peca por mim, ninguém pratica o amor por mim....

E ninguém nunca veio resolver meus problemas.

E o meu livre arbítrio? Ninguém decide por mim que caminho devo seguir: do mal ou do bem!

Não acredito, desde minha tenra idade, neste Deus vingativo, cheio de rancor, assassino, que me impunha medo em vez de paz no meu coração de criança.

Acredito sim num Grande Foco de Amor Supremo e Magnânimo, num Ser Superior muito além da compreensão e poder de imaginação do ser humano. Um SER que não está à mão da comercialização e banalização, mas um aliado dos que praticam o amor e a caridade, como os grandes cientistas que trabalham solitários nos laboratórios pesquisando e encontrando cura para diversas doenças, e o humilde e pobre que ainda tem um cantinho para abrigar um irmão sem teto e repartir o único pedaço de pão com quem tem fome.

Fique na paz!!! Lilia

***

2007-10-03 12:03:44 · answer #7 · answered by Lilia 7 · 1 0

Que bom o seu retorno ao YR com as costumeiras perguntas inteligentes e instigantes, muito bem redigidas diga-se de passagem. No finalzinho respondes à própria pergunta com muito estilo. "Acho que se temos que nos salvar de alguma coisa, seria de nós mesmos." É a verdade com todos os efes e erres. Somos iguais àquele balão indeciso que não sabe se sobe ou se desce, ao ser lançado, para a impaciência da turba ululante. Se a bucha for leve demais ele fica parado. Se for pesada demais ele desce. Se estiver no ponto, nem muito leve, nem muito pesada, lá vai o bicho, Vivaaaa São João! Os antigos egípcios tinham uma balança onde se pesavam os mortos. De um lado o dito, do outro uma pena de ganso. Apenas quando o gajo estivesse tão purificado da materialidade que os pratos se equilibrassem, teria que retornar, pela "ressurreição", a este vale de lágrimas. Amny, meu palpite é que nós mesmos somos inconscientemente atraídos à matéria. Já notou que quando sonhamos, estamos sempre deste lado, fazendo eventualmente coisas de arrepiar qualquer santo? É um seguro indício do que nos motiva de fato. Jesus veio justamente nos oferecer um modelo de vida de desapego gradativo das coisas de baixo, tendo em vista as coisas do alto, se me entendes, até que, naturalmente, nos sintamos atraídos pelas delícias dos campos floridos do mundo invisível. "Salve-se quem puder" proclamam nossos médicos do SUS, e os anjos dizem amem! Salvem-se da materialidade que tão facilmente nos enlaça (mesmo no mais santo dos sentidos, note bem) que desejaremos estar para sempre nos páramos celestiais, com Jesus e seus ungidos a nos visitar de quando em quando em magníficas assembléias internacionais. Bem, vou desenrolando minhas velas ou vocês vão ficar por aqui comigo, com tamanha tagarelice em prosa e verso. Shalon! Shanti! Muita paz a você, aos seus, e a todos nós do YR. Carlos Ossola.

2007-10-03 11:51:24 · answer #8 · answered by carlosossola 7 · 1 0

amigo, senti sua falta!
sumido hien!?
magnífica citação, nada tem minha mente diminuta a acrescentar...
você é um sábio...
paz!

2007-10-03 10:10:34 · answer #9 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 1 0

Salvar-se de nós mesmos.

É cômodo crer em um diabo e em um messias que pela sua simples aceitação como tal nos redime e nos melhora, sem esforço sem mérito.

Salvar-se significa melhorar-se, tornar-se bom e verdadeiro, honesto e sincero, significa deixar todo sentimento mais baixo e trabalhar na construção de um mundo melhor, dane-se se é uma gota no oceano, lembre-se que sem ela o oceano seria menor.
Fazer a nossa parte e ser ativo na prática do bem é um bom começo para se salvar, ou melhor dizendo aprimorar-se.

Fique em Paz.

2007-10-03 10:05:28 · answer #10 · answered by ... 6 · 1 0

Amigo, sua pergunta não merece uma estrelinha, mas mil estrelinhas.
Não consigo compreender o conceito de salvação e diabo pra mim somos todos nós seres humanos (ha algo pior do que o Homem?)

2007-10-03 08:42:29 · answer #11 · answered by ♥ ValLindinha GHOST♥ 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers