English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Já vi muitas discussões sobre "Tradução do Novo Mundo", "Linguagem de Hoje", " João Ferreira de Almeida", e a Bíblia das edições Paulinas, porém como sou leiga no assunto, para mim as Bíblias são todas iguais, mudam algumas palavras. O que eu gostaria de saber são quais as principais diferenças nas traduções que fazem as pessoas rotular a Bíblia. Podem confrontar versículos também. Por favor responda quem entende do assunto, não quero saber quem acredita na Bíblia ou não

2007-09-29 05:55:41 · 8 respostas · perguntado por Ana... 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Prezada Ana

Antes de mais nada, é preciso salientar que a Bíblia escrita originalmente possuia somente maiúsculas e não continha pontuação (as pontuações so foram desenvolvidas quase mil anos após a escrita da Bíblia) De lá pra cá, à medida que foram descobertos novos manuscritos antigos, muitas revisões foram feitas. A Tradução que João Ferreira de Almeida fez, a primeira em português, não era completa e sofreu várias revisões antes mesmo que ele morresse em 1691, e a tradução completa só foi publicado na sua totalidade quase um século depois após muitas revisões. Há um sem número delas existentes até hoje, sendo as principais a Revista e Corrigida, Revista e Atualizada e Tradução da Linguagem de Hoje e suas edições.
A Tradução do Novo Mundo é uma tradução na linguagem atual. Tornou-se disponível em português, em 1967. Uma segunda revisão foi publicada em 1970, e uma terceira revisão, com notas de rodapé, seguiu-se em 1971. A Edição Normal, ficou disponível em português em 1986. Tendo alcançado os 100 milhões de cópias, tornou-se uma das versões mais distribuídas do Século XX.
Bíblia Sagrada — Edição Pastoral é uma tradução da Bíblia católica feita pela atual Paulus Editora. Diferentemente de outras traduções publicadas pela mesma editora (Bíblia de Jerusalém e Bíblia do Peregrino), é voltada para os uso de leigos e devocional, possuindo, por isso mesmo, um texto simplificado e de leitura razoavelmente fácil. Sua primeira edição foi em 1990, e tornou-se uma das edições mais vendidas no Brasil.

Agora colocarei algumas diferênças entre estas versões para você comparar e tirar suas conclusões sobre qual é a mais legível sem que contradições sejam feitas na Bíblia no seu conjunto (É extenso mas vale a pena conferir).

Tradução do Novo Mundo (TNM) - Almeida Revista e Corrigida (ARA) - Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH) - Edição Pastoral (EP)

2 João 1 - 7
(TNM)Pois, muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o anticristo.

(ARA)Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

(NTLH)Porque muitos sedutores, que não reconhecem Jesus como Messias encarnado, espalharam-se pelo mundo. Eles são o Sedutor, o Anticristo.

(EP)Muitos enganadores têm se espalhado pelo mundo, afirmando que Jesus Cristo não veio como um ser humano. Quem faz isso é o Enganador e o Inimigo de Cristo.

1 João 5 - 20
(TNM)Mas, sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu capacidade intelectual para podermos obter conhecimento do verdadeiro. E nós estamos em união com o verdadeiro, por meio do seu Filho Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

(ARA)E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

(NTLH)Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro. A nossa vida está unida com o Deus verdadeiro, unida com o seu Filho, Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna.

(EP)Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, graças a seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.

(TNM)Hebreus 1 - 8,9
Mas, com referência ao Filho: “Deus é o teu trono para todo o sempre, e [o] cetro do teu reino é o cetro da retidão. 9 Amaste a justiça e odiaste o que é contra a lei. É por isso que Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de exultação mais do que a teus associados.”

(ARA)Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.

(NTLH)Mas a respeito do Filho ele disse: “O teu Reino, ó Deus, vai durar para todo o sempre. Tu governarás o teu povo com justiça. Tu amas o bem e odeias o mal. Foi por isso que Deus, o teu Deus, te escolheu e te deu a alegria de receber uma honra muito maior do que a dos teus companheiros.”

(EP)Sobre o Filho, porém, afirma: «O teu trono, ó Deus, permanece para sempre, e o cetro da retidão é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso, Deus, o teu Deus te ungiu com perfume de festa, preferindo-te aos teus companheiros.»

(TNM)Filipenses 2 - 6
o qual, embora existisse em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual a Deus.

(ARA)que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

(NTLH)Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus.

(EP)Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus.


Atos dos Apóstolos 12 - 22
(TNM)O povo reunido, por sua vez, começou a gritar: “A voz de [um] deus e não de homem!”

(ARA)E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem!

(NTLH)E o povo gritava: — É um deus e não um homem que está falando!

(EP)O povo começou a clamar: «É a voz de um deus, e não de um homem!»


Salmos 8 - 5
(TNM)Também passaste a fazê-lo um pouco menor que os semelhantes a Deus, E então o coroaste de glória e de esplendor.

(ARA)Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.

(NTLH)No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei.

EP (6) Tu o fizeste pouco menos do que um deus, e o coroaste de glória e esplendor.

Um abraço

2007-09-29 15:12:30 · answer #1 · answered by J B Prudente 3 · 1 0

"Adonai é meu pastor, não me faltará" Iahvéh ro' i lô echsar. lô=não. Todos os tradutores levam esta primeira frase do Salmo 23 para um sentido que acaba mudando o que realmente David quiz dizer. Todos teimam em traduzir por "nada me faltará", como se Deus fosse um provedor ou fornecedor de coisas materiais que precisamos, no entanto aqui o que realmente David quer dizer é que o próprio Deus é quem não nos falta. É Ele mesmo que nos assiste na dificuldade. Da vigilância do pastor dependem a saúde dos rebanhos e a prosperidade da tribo.

2007-09-29 16:06:57 · answer #2 · answered by Hermes 6 · 1 0

Eu não gosto muito de falar (nem bem nem mal) de versões, porque cada uma acaba visando um interesse (ou da melhor tradução, ou ter uma leitura fácil, ou defender preconceitos).
Vou tntar não polemizar:
. A Bíblia na Linguagem de Hoje visa um bom fluxo de leitura, ou seja, tem interesse em usar terminologia que facilite a leitura do ser humano moderno. Acaba desprezando certos termos constitutivos de doutrina, deixando a desejar nisso.
. As Bíblias oficiais da Igreja Católica Romana não são versão do texto grego, mas da Vulgata latina que, se é bem antiga, já é uma tradução, o que implica em tradução de tradução. Aponta, algumas vezes, contudo, para uma versão diferente, no rodapé, de como é o texto grego.
. As versões das Testemunhas de Jeová tem um preconceito, e suas versões se obrigam a atendê-los (especialmente quanto a Cristologia, Salvação, Oração).
. A melhor, que eu indico, porque já fiz muitos estudos, é a Versão Revisada (da Imprensa Bíblia do Brasil). Sempre apresenta tradução conforme os textos gregos tido mundialmente como os melhores, por cristãos e não-cristãos.

Boa leitura.

2007-09-29 14:20:51 · answer #3 · answered by Paulicéio Desvairado 3 · 1 0

O que acontece é que algumas traduções não são fiéis aos manuscritos originais como acontece por exemplo com a tradução do novo mundo, que troca palavras, vírgulas, mudando o sentido das frases de acordo com o interesse doutrinário.
A Bíblia Catòlica (edições Paulinas) ela é fiel aos manuscritos originais assim como a tradução de João Ferreira de Almeida (muito utilizada pelos evangélicos). A diferença é que a bíblia católica tem alguns livros a mais, escritos entre o fim do velho testamento e o início do novo testamento (nascimento de Jesus), o qual tem valor histórico mas não são considerados livros apõcrifos por não terem sidos inspirados pelo Espirito Santo. Em nenhum momento do velho testamento seus autores são citados.
Já a biblia na Linguagem de Hoje é fiel aos manuscritos originais apenas adequando sua linguagem para os tempos atuais sem mudar o sentido, o contexto original. É uma linguagem mais popular, de fácil entendimento. De forma resumida é isso.

2007-09-29 13:51:23 · answer #4 · answered by m m 1 · 1 0

EU AINDA NÃO SOU BATIZADO EM NENHUMA RELIGIÃO, SOU PESQUISADOR DA VERDADE, leia por favor:

-São muitas as difrenças, mas a mais grave poderei lhe falar agora:

-Existe um nome que ocorre mais na bíblia do que qualquer outro nome ou título, este NOME é, ou são, as 4 Letras Hebráicas constantes nos mais antigos manuscritos da bíblia(local de onde se faz a tradução), denominado TETRAGRAMA.
Ele é o NOME de DEUS o Pai de Jesus(consulte a net e dicionários) e ocorre em torno de SETE MIL VEZES(7.000)

-Ora, porque um NOME tão importante haveria de ser excluído da bíblia? Observe que em diversas traduções, substituíram este Nome pelo PRONOME DE TRATAMENTO na forma maiúscula "SENHOR" ou minúscula "Senhor". No entanto, em muitas traduções houveram atualizações, e em diversas passagens "RESTITUÍRAM" o Nome Divino ao seu lugar de origem.

-Olha, muitos contestarão o que estou lhe dizendo, mas, se fizer uma pesquisa cabal sobre tudo em torno deste Nome e de sua ocultação, descobrirá o "MOTIVO CHAVE", dar apoio a DOUTRINA DA TRINDADE em dizer que Jesus, Jeová e o Espírito Santo são 1 sem ser 3, e 3 sem ser 1, confuso demais para ser verdade.

-Poderá sim, vc mesma responder a uma pergunta base:

QUANDO JESUS ENSINA A ORAR, ELE DIZ:

Pai nosso que está nos céus,
Santificado seja o Teu Nome,

Ora, alguém pode santificar a alguém que nem mesmo conheces o nome?

(veja também a passagem de Jesus falando com a Samaritana, leia do início ao fim, e veja tudo, eu disse tudo, que Jesus fala, inclusive a "questão da Adoração")

2007-09-29 13:18:35 · answer #5 · answered by ricardo bn 5 · 1 0

Você tem razão quando diz que as Bíblias são todas iguais...
o que é diferente mesmo é a intenção das pessoas, umas usam a biblia como julgamento ...outras usam como libertação (no seu significado verdadeiro ...libertação integral) ...
as pessoas interpretam a bíblia de acordo com suas conveniências pessoais e com questões relacionadas com o jogo de poder.

A figura de Jesus acaba sendo também desvirtuada ou com significado reduzido...quem está doente vê Jesus como um mero curador de doenças.... quem funda um a Igreja nova no cartorio reduz Jesus a uma mercadoria ... quem está sofrendo perseguições políticas tende a ver Jesus como um mero revolucionario social ... e por aí vai...
Vamos pegar o exemplo católico dentro do catolicismo existem três vertentes;
1-Vertente conservadora ...Jesus é rei poderossímo e centralizador e nós os vassalos ... o Papa é o seu único representante logo devemos vassalagem ao papa

2- Vertente carismatica(neoconservadora) ... Jesus é milagreiro ...embora aceitem o papa .. crêem que o Espirito Santo dá autoridade também aos leigos ..assim todo mundo pode falar inclusive em línguajar estranho ... tudo muito coreografado e as missas são uma expressão da pósmodernidade que delegou ao show business e ao marketing seu método de persuação em subsituição ao método conservador da coerção do decreto e da imposição dogmatica. Jesus nessa vertente é um provedor(na dimensão pessoal) muito semelhante à vertente evangelica pentecostal da teologia da prosperidade.

3 Vertente progressista ...Jesus é um libertador total integral.. fez faz e continuará fazendo opção pelos excluídos e marginalizados dessa terra... ele não tem uma mensagem apenas para cada um ...mas sobretudo uma mensagem para a comunidade como um todo.

Também no protestantismo estará presente essas três tendências ... por exemplo o pastor Martin Luther King era progressista...já um R.R Soares é conservador retrogrado e reacionario e centralizador) e o casal hernandez da Igreja Renascer é da Vertente carismatica pentecostal que gostam do show e do marketing(para esses o evangelho é show business)

Você acha que o Jesus de madre Tereza de Calcutá é igual ao Jesus do Casal Hernadez?

Particularmente eu me simpatizo mais com a vertente progressista que hoje não é maioria... mas quem se importa..o importante é termos uma fé que nos leve a ser melhores pessoas a cada dia... não para nos autopromovermos mas para promover o irmão caído...

2007-09-29 14:56:08 · answer #6 · answered by E. Lucido 2 · 0 0

Se o assunto é um tema de casa . aconselho a pesquisar...só assim vc perceberá as diferenças e vai gravar mais...

2007-09-29 13:09:02 · answer #7 · answered by Celeste 6 · 0 1

O fator mais importante, que classifica a Bíblia como o livro mais singular, é a influência que ela tem sobre a vida dos homens. Embora a Bíblia seja um grande tesouro com respeito à sua contribuição para humanidade em literatura, filosofia e história, o maior valor deste livro se encontra na grande influência que exercem sobre as pessoas. Através de suas páginas o homem se vê exposto quanto à sua verdadeira condição diante de Deus, a palavra de Deus é como uma espada que penetra até os pensamentos e propósitos do homem e o convence de seus pecados diante de Deus (Hb 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."). Santo Agostinho era um homem indisciplinado e libertino em sua juventude, porém sua mãe orava por ele enquanto ele crescia. Depois de levar uma vida dissoluta por muitos anos certo dia, com trinta e um anos de idade, lendo a Bíblia debaixo de uma figueira, chegou num trecho que diz "Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências" (Rm 13:13-14) . Essas palavras o convenceram dos seus pecados e ele se arrependeu diante do Senhor e se tornou um servo de Cristo.

No curso da história, muitas pessoas famosas foram movidas a crer em Cristo e ler a Bíblia. O imperador francês Napoleão, após ter sido derrotado e exilado na ilha de Santa Helena, confessou que embora ele e outros grandes líderes tivessem fundado seus impérios através da força, Jesus Cristo edificou Seu reino com amor, Ele também confessou que embora pudesse reunir seus homens em torno dele em prol de sua própria causa, ele teria de faze-lo falando-lhes face a face, enquanto, por dezoito séculos, incontáveis homens e mulheres se dispuseram a sacrificar, com alegria, a própria vida por amor a Jesus Cristo, sem tê-lo visto sequer uma vez.

A razão pela qual muitos se dispuseram a deixar tudo para seguir a Cristo e ser martirizados por causa Dele é que eles O viram revelado na Bíblia. A Bíblia tem sido a fonte de inspiração para que muitos creiam em Cristo. Embora muitos reis, imperadores e governo tenham tentado, nos últimos dois mil anos, erradicar a Bíblia, começando pelos imperadores romanos do primeiro século até aos governos ateus deste século, nenhum poder sobre a terra tem conseguido abular a atração do homem por esse livro e pela pessoa maravilhosa que ele revela. O Cristo revelado na Bíblia continua hoje tão vivo como há dois mil anos. Nenhuma biografia de homem sobre a terra tem transformado tantas vidas como a vida de Jesus Cristo.

A Bíblia existe para que possamos compreender, temer, respeitar e amar a Deus sobre todas as coisas, assim ela a si mesmo se denomina como a Sagrada Escritura (2 Tm 3:15-17 "e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.").

A revelação principal da Bíblia é a vida, o Diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus Cristo veio para que aqueles que Nele cressem, e por Ele vivessem, tenham vida e vida em abundância (João 10:10 "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."), por isso, quando lemos a Bíblia, devemos entrar em contato com o Senhor Jesus, orando para que Ele nos dê revelação da palavra (Ef 6:17-18 "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos"), e orando também para que sejamos capacitados, pelo Espírito Santo, a viver a palavra de Deus, e não só apenas conhece-la em nossa mente, pois o simples fato de conhecermos a Bíblia não nos faz um cristão, os judeus cometeram esse erro, pois eles examinavam as escrituras, mas não conheciam a pessoa de Cristo (Jo 5:39-40 "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida."), isso pode ser melhor compreendido ao analisarmos o versículo de 2 Co 3:6 "o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.", não devemos tomar a Bíblia como um livro comum, apenas para trazer-nos algum conhecimento em nossa mente, mas devemos tomá-la, como um livro de vida, contatando o Senhor Jesus, através da oração, para que Ele nos conceda algo vivo em sua palavra, ou seja, algo que traga uma lição prática para o nosso viver no dia a dia, pois a intenção de Deus revelada na Bíblia não é apenas a salvação do nosso espírito, e sim a salvação de todo o nosso ser, para que consigamos viver coletivamente na igreja, que é comparada ao corpo e a esposa de Cristo (1 Tm 2:4 "o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade."; 1 Ts 5:23 "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."; 1 Co 12:27 "Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo." ; Ap 19:7 "Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,").

2007-09-29 13:02:49 · answer #8 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers