Oi Nan, penso q/ o Estado pode ser laico e mesmo assim não aceitar pena de morte, não é questão de religião, penso ser pq a pena de morte não reabilita o ser humano; ele tem q/ aprender c/ seus erros, tem q/ pagar por eles, sentir na carne e a pena de morte não dá isso.
Acredito q/ o ser humano é recuperável, apesar de q/ alguns trazem de vidas pregressas uma situação espiritual q/ beira a bestialidade, mas mesmo as feras são domadas.
Penso q/ o trabalho, o sentir-se útil, produtivo, ainda é a melhor maneira de reabilitar uma pessoa. Não tem nd melhor do q/ vc ver alguma coisa feita por vc, c/ suas mãos, c/ seu trabalho, não tem ninguém q/ resiste ao amor verdadeiro, ao amor de irmão e é assim q/ mts detentos são tratados em prisões modelos q/ existem por aí, qdo eles saem de lá querem produzir. Já os q/ ficam no ócio, passam o dia a planejar o q/ farão q/ sairem do xadrez.
Portanto, pena de morte não é a solução, sim oficinas, aufabetização, pq o estudo abre os horizontes e aquele q/ tem o conhecimento sabe mt bem o q/ que p/ si.
Que Deus Nan, tenha misericórdia de nós e toque o coração de nossos governantes p/ modifiquem as leis p/ q/ os detentos sejam tratados como homens produtivos e q/ dêem às nossa crianças condições de estudar, de ter acesso a programas de saúde, p/ q/ no futuro sejam homens de bem!
Abraços.
Rosane
2007-09-25 14:22:44
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
cara, nao tem nada a ver
o estado tem que ser laico e podemos ser contra ou a favor da pena de morte sem precisar de evocar qq escritura dita sagrada...
eu sou contra a pena de morte, e sou ateu
e dai?
2007-09-25 18:04:26
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Sou contra a pena de morte, não por ser religioso, mas, por ser humano, principalmente por ver tantos inocentes pagarem pelos verdadeiros culpados enquanto estes permanecem livres. Quanto ao Estado ser laico, veja o que diz a Carta Magna promulgada em 1988 sobre a liberdade religiosa e a liberdade de expressão.
"A liberdade religiosa assegura a todo cidadão brasileiro a exposição de sua fé sem a interferência do Estado, sendo a este vedada a interferência nas formas de culto, na subvenção de quaisquer cultos e ainda na própria opção pela inexistência de fé e culto; a liberdade de expressão, como direito individual e coletivo, corrobora com a mãe das liberdades, a liberdade de consciência, mantendo o Estado eqüidistante das manifestações cúlticas em todas as culturas e expressões religiosas do nosso País." Política é política, religião é religião. Não se deve misturar. Há entretanto, decisões interdependentes mas não é, necessariamente, uma regra.
Tudo de bom pra você.
Tita.
2007-09-25 18:39:40
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acho que podem existir várias razões para uma pessoa ser contra ou a favor da pena de morte, independentemente da questão religiosa. Eu sempre fui contra, mesmo sendo ateu. Sou contra ainda, apesar de que ultimamente, diante de certos tipos de criminosos e certos tipos de crimes, já não tenho tanta certeza assim. Minha razão de ser contra é que, pelo que sei, nunca se provou que a pena de morte iniba o crime. Para mim, uma pena, seja ela qual for, deve ser aplicada com dois objetivos: inibir outras pessoas a fazer o mesmo erro, e retirar do convívio social uma pessoa que representa uma ameaça às outras. A pena de prisão já é suficiente pata retirar criminosos de circulação. Até hoje nunca se comprovou que pena de morte reduz o crime. Nos EUA, Estados nos quais a pena capital foi implantada não houve redução da criminalidade. Em outros em que ela foi abolida, o crime não aumentou. Portanto, até que se comprove que a pena capital é eficaz na redução do crime, continuo tendendo a ser contra.
2007-09-25 20:36:26
·
answer #4
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
Eu não me baseio na religião pra ser contra a pena de morte.
Tenho milhares de argumentos não ligados a religião pra ir contra a pena de morte (embora, como Cristão evangélico devo dizer que minhas crenças, por definição vão contra a pena capital).
Aqui estão alguns
1)não funciona = não diminui a criminalidade
2)é um procedimento caro = melhor seria gastar o dinheiro dos meus impostos educando os presidiarios e/ou botando eles pra trabalhar
3)A justiça brasileira não está minimamente capacitada para arcar com essa sorte de responsabilidade. Particularmente eu não deixaria a vida de homem algum nas mãos da justiça brasileira para julgar se ele deve viver ou morrer.
Paz de Cristo cara
2007-09-25 19:57:38
·
answer #5
·
answered by Emiliano M. 6
·
1⤊
1⤋
tendo adotado como única direção>" amar a DEUS sobre todas as coisas e a meu próximo como a mim mesmo", fica difícil entender sua propositura.
Paulo dizia, quando estou com os judeus acato a lei dos judeus.
aí para mim fica assim aqui :- no Brasil acato as leis do Brasil.
se quisesse mudar leis me candidatava ao congresso.
shalon !
2007-09-25 18:57:35
·
answer #6
·
answered by sou quem sou, algum problema? 6
·
0⤊
0⤋
so numa ditadura a religiao do ditador poderia interferir no seu governo ,mas numa democracia o poder do presidente eh limitado , tem congresso , judiciario , o presidente nao pode impor nada , e tem de governar de acordo com maioria , se ouvesse um pebiscito sobre a pena de morte no brasil , e o sesultado da maioria fosse a favor ,o congresso ja teria aprovado um projeto neste sentido , e presidente nenhum teria coragem de vetar .
2007-09-25 18:37:04
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Quem disse que a bíblia é contra a pena de morte?
Romanos 13:1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
Romanos 13:2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Romanos 13:3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
Romanos 13:4 porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
2007-09-25 18:09:30
·
answer #8
·
answered by Roger MS 5
·
0⤊
0⤋
Para questões assim existe o referendo. Mas sou contra a pena de morte, pois não se pode matar o espírito, e a fonte do mau está na ignorância, não num ser maligno inventado pelas religiões para justificar seus pecados hediondos.
2007-09-25 18:04:06
·
answer #9
·
answered by Marcos Paulo 4
·
0⤊
0⤋
Eu me apoio na Constituição Federal e no Estado Democrático de Direito.
2007-09-25 18:01:41
·
answer #10
·
answered by ? 6
·
0⤊
1⤋