English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

se concorda, então a certeza seria o final do que?

2007-09-24 03:12:51 · 18 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

Concordo que a dúvida (metódica) é o princípio da sabedoria (cartesiana).

A certeza é o final da dúvida e da ignorância! Estabelece a "verdade" após seguir-se os passos investigativos preconizados em "O Discurso do Método".

Tal "método" foi engendrado por Descartes para se contrapor às "certezas dogmáticas" derivadas das reflexões escolásticas sobre a "sabedoria revelada" e por isso mesmo "sagrada" da Bíblia, que ainda hoje é largamente divulgada pela cristandade, constituindo o chamado "fundamentalismo cristão" dos fanáticos das várias vertentes religiosas cristãs.

É também este método que "fundamenta" as pesquisas científicas, que no seu "inquérito" à Natureza, através da Razão simplesmente humana, foi estruturando nossa Tecno-Ciência moderna e contemporânea.

Sofre "críticas epistemológicas" desde a década de 1930 devido aos trabalhos de Albert Einstein e seus debates com certos físicos pesquisadores da Teoria Quântica.

Ao que parece a "dúvida metódica" não responde com a "verdade" ou mesmo a "realidade" do fenômeno em processo de observação e experimentação científica, como demonstraram René Descartes e Isaac Newton ao "matematizarem" a "physis".

O conhecimento acumulado atualmente apresenta dificuldades para alcançar uma "síntese" racional e obriga a aprofundar o método cartesiano para além do razoável, onde se "conhece cada vez mais sobre cada vez menos".

Um exemplo: existe uma "especialidade médica" que forma doutores no tratamento da "mão direita e esquerda" de um paciente.

Coisas assim estão causando muita discussão entre os cientistas e certa corrente de pesquisadores fala em "crise de paradigmas" na Comunidade Científica Internacional.

Se vai haver uma "renovação" de métodos de pesquisa, com "certeza" será em direção a uma "Razão" mais "intuitiva", mais "psicológica" e "emocional" (enfim, mais "humana").

Mas não será uma "renovação" apoiada em "fideismo cego". O "paradigma cartesiano-newtoniano" não despreza o escolasticismo, apenas o depura.

O novo método científico (mais "holistico" e "transpessoal") não deverá desprezar também os fundamentos cartesianos que fazem funcionar a "Dúvida Metódica", mas apenas deve ajudar a alcançar uma "síntese dialética" que evite a "pulverização" do conhecimento e a falta de compromisso ético e ecológico com o resto do Universo "não-racional" que os cientistas atuais insistem em ignorar, solenemente e esquizofrenicamente também.

É o que tenho a dizer sobre isso.

2007-09-24 03:48:42 · answer #1 · answered by Sney Agnóstico Sinistro 7 · 1 2

para responder as duas perguntas juntas, eu diria, nao!

;-)

honestidade e' o principio da sabedoria, e uma predilecao e predisposicao para ir e permanecer no campo da boa acao!

- - - - -

tem varios problemas aqui:

pode muito bem existir realidades no espirito humano, na condicao humana que nao sejam cabiveis de resolucao, ou melhor, que QQ resolucao nesses casos traga problemas.

entende?

se vc coloca duvida e certeza como pares de tensao e repouso, surge um problema ENORME

psicologicamente o EGO nao quer NADA mais do que expulsar qq tensao excessiva (coincidentemente essa e' a definicao classica da psicanalise)

ja viu onde isso vai dar, nao e'?

certeza vira comodismo num intervalo menor que um piscar de olhos. acredite em MIM!

olhe exemplos aqui no YR, na sua vida, no seu intimo!

eu acho que o problema e' outro

o proprio par tensao-repouso tem qu ser encarado de uma maneira diferente.

temos que saber suportar tensoes, as vezes elas conduzem para repousos outros, para fermatas, para meias tensoes, etc...

o que de fato ocorre e' que um PRE-Repouso se oferece como DOGMA, ou como preconceito mesmo, e e' atingido rapido demais, sem a VEDADEIRA reflexao.

em outras palavras em alguns casos na relacao humana em sua condicao radical, essa condicao que permite o sopro da renovacao, que permite a vida, na verdade, de se renovar, nessa condicao, e' melhor tensao que resolucao. entende?

- - - - -

mas, voltando um pouco.

esse par para mim nao tem a ver com sabedoria.

sabedoria e' honestidade e acao! MESMO que em estado interior de suspensao!

2007-09-24 10:30:40 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

A dúvida é o princípio da busca por respostas, por conhecimento, por um saber maior.
Essa procura pelo saber nunca tem fim, sempre há mais e mais a aprender. Toda a certeza encontrada é apenas uma antevisão parcial e incompleta da Verdade Maior.

2007-09-24 10:24:21 · answer #3 · answered by M.M.D.C. 7 · 2 1

É alarmante que as versões ignorantes, reveladas pelos supostos “livros sagrados” ainda sejam tomadas como uma verdade inquestionável.
E que na vida dos dependentes da religião não haja espaço para a duvida, a curiosidade, à vontade de investigar ou para a crítica.
Como os místicos tenderiam repetir os mesmos erros e circular eternamente pelo mesmo labirinto onde tentam, mas fracassam compreender os mistérios da existência.
Ainda que em alguns casos seja possível recuperar a verdade soterrada pela publicidade ou enxergar que os dogmas e os milagres não passam de conversa fiada, que criam expectativas irreais e absurdas.
As crenças dos teístas se sobrepõem à realidade do mundo em que vivemos.
E despreza tudo o que seria contrario as revelações religiosas.
Pois ainda que o crente seja incapaz de esclarecer as dúvidas cientificas, ele jamais admitirá que os seus dogmas ou “livros sagrados” possam estar errado.

2007-09-24 10:22:24 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 1

a dúvida é um conflito de interesses, a certeza é finalmente se decidir pelo que realmente te interessa, é sábio quem sabe o que realmente quer.

2007-09-24 10:43:52 · answer #5 · answered by cristão 7 · 1 1

Sim, concordo. Se ninguém duvidasse, até hoje acharíamos que a Terra é um prato e que há dragões no fim do horizonte marítimo....

A certeza é o final da dúvida e início de novas conclusões que gerarão futuras novas dúvidas e assim "produzimos" a sabedoria passo a passo, continuamente...mas é claro, as conclusões e certezas têm de ser corretas, fundamentadas em outras certezas já comprovadas.

E..."a fé é a certeza das coisas que se esperam"

Abraços, sem dúvidas...

2007-09-24 10:37:20 · answer #6 · answered by APÓSTOLO Krauzer 5 · 1 1

Não. diz nas Sagradas Escrituras que o Temor ao Senhor é o Princípio da Sabedoria....não se pode temer a Deus com dúvidas, senão não é temor.Devemos confiar em Deus e buscar savedoria através da palavra revelada por Deus a nós !

2007-09-24 10:23:30 · answer #7 · answered by SHekynah 4 · 3 3

Sim, pois a dúvida nos leva a pesquisa, ao estudo e cosequentemente a sabedoria.
É ela que nos instiga a curiosidade para que possamos investigar e aprender. Sem ela, talves nossos conhecimentos ficariam estacionados, as ciências não evoluiriam e ainda viveríamos como homens da caverna.
A certeza é o fim da dúvida, mas como não conhecemos tudo, haverá sempre dúvida, até mesmo referente ao que já temos certeza.

2007-09-24 13:06:39 · answer #8 · answered by RSM 1 · 1 2

Ontem mesmo eu tive que falar, em uma vivencia, sobre as minhas duvidas.
Entao, falei sobre a minha duvida de um dia vir a ser, verdadeiramente, uma franciscana.
E me disseram que Sao Francisco nunca teve duvida.
E eu que fico pensando que ateh Jesus teve duvidas, quando disse : < Pai por que me abandonaste > .
Eu tenho um montao de duvidas. Se elas me levarao a atingir a sabedoria, eu nao sei.
Soh sei que sao as minhas duvidas que me fazem caminhar em busca de respostas.
E a cada resposta que encontro aparecem mais uma dezena de duvidas ....

2007-09-24 11:08:55 · answer #9 · answered by ROSANA 6 · 1 2

Eu concordo com você.
Mas não penso que a certeza seja o final de nada, o sim um outro início!

Neste novo caminho haverão mais dúvidas. É para isto que vivemos, para aprender e evoluir!

2007-09-24 10:52:28 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 2

fedest.com, questions and answers