Como vcs vêem estas questões?
Como que a moral capitalista afeta a nossa moral e a nossa espiritualidade?
Teria como mudar o capitalismo para atender as nossas reivindicações morais espiritualistas, ou o correto seria o capitalismo impor a sua própria ditadura materialista selvagem para forçar que as pessoas se corrompam e se moldem aos seus principios de TIME IS MONEY?
Como vcs entendem e explicam isso tudo?
Como se resolve nossa espiritualidade, nossa moral e como se harmoniza ou lidamos com o sistema capitalista?
Obrigado pela contribuição.
2007-09-23
17:14:24
·
6 respostas
·
perguntado por
Helder Moraes
5
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070923225245AAzMMzc&r=w
2007-09-23
18:56:00 ·
update #1
O capitalismo é, antes de tudo, um sistema econômico, ou seja, um sistema que relaciona a produção dos bens e serviços, sua comercialização e o consumo destes bens. O espaço que estas ações acontecem é chamado de mercado. O núcleo da produção capitalista é a empresa e, diferentemente dos outros sistemas econômicos passados, o capitalismo é um sistema que TUDO é mercadoria, a começar pela própria mão de obra. O Mercado, o espaço da economia capitalista, tem suas regras. Uma de suas principais regras é a concorrência, onde as empresas são obrigada a se submeter e seguir certos preceitos para sobreviver neste mercado. Esta concorrência vale para todos, das empresas aos trabalhadores, que vendem a sua mão-se-obra e tem que concorrer com outros trabalhadores para sobreviver neste mercado.
Por esta natureza, o capitalismo não dá espaço para a solidariedade, para a dignidade humana, etc. O capitalismo é uma espécie de darwinismo social, onde o mais forte sobrevive.
Por isso, penso que o capitalismo e a vida espiritual e moral cristã, budista, confucionista, ou outra forma de religião que prega valores comunitários e solidários são incompatíveis, incongruentes e heterogêneos.
2007-09-24 05:09:27
·
answer #1
·
answered by Mauro Brandão 4
·
1⤊
0⤋
O Capitalismo não exclui um certo comprometimento moral.
É um erro colocá-lo em posição completamente antagônica à espiritualidade, visto que ambos têm origens e objetivos diferentes, não conflitantes entre si.
O Capitalismo pode muito bem ser utilizado em forma a tornar possível o estabelecimento dos valores morais em uma sociedade, assim como a utilização direta de tais conceitos sem que ele necessariamente venha a ter um efeito negativo com isso.
O Capitalismo não perverte ninguém. Mas atrai pessoas de caráter já de início pouco altruísta, que inclusive podem obter sucesso dentro dele. Mas o problema está nas pessoas, não no sistema.
2007-09-24 04:37:23
·
answer #2
·
answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6
·
1⤊
0⤋
nao acho que o capitalismo seja sujo. Mas qto a sua pergunta nao sao compativeis. Pois pra ganhar dinheiro vc tem que fazer qualquer coisa. Voce quando vai abrir um negocio isso eh ruim para o seu concorrente, mas sao apenas negocios, pois o sol nasceu pra todos. As vezes ate entramos na apelacao, tipo comecar a trabalhar com prostituicao por exemplo, isso tambem eh um otimo negocio, poisnao paga impostos pro governo. Por exemplo sonegar imposto pra ganhar mais. Ou seja, quem tem moral nao ganha dinheiro. O advogado tem que ser um bom mentiroso pra ganhar uma causa no tribunal, isto eh imoral. O tecnico de televisao ou mecanico automobilistico tem que mentir e dizer que trocou isso, trocou aquilo pra ganhar dinheiro. Acho que tudo isso eh uma podridao.
2007-09-24 00:57:22
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
nao tem nada a ver...
moral e; outra estoria
da um pulinho na africa e vc vai ver como sera bem tratado so' porque eles sao "humildes" financeiramente? e' isso? ta doido!
nao tem NADA a ver
2007-09-24 08:14:26
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Estamos nos libertando, pois podemos viver melhor fora desses domímnios
2007-09-24 06:14:29
·
answer #5
·
answered by klogh 6
·
0⤊
0⤋
Acredito que o trabalho duro e honesto engrandece moralmente as pessoas. Capitalismo não é, de maneira alguma, incompatível com a moral. Capitalismo não é sujo. Nossa sociedade que sofreu forte influência do catolicismo é que tem esse tipo de preconceito, que é baseado na idéia cristã católica de que sofrimento é bom e purifica a alma, e que o reino dos céus só será conquistado pelos humildes. O capitalismo não é ditadura materialista. Pelo cntrário, os países mais democráticos, mais estáveis economicamente, mais justos socialmente, mais prósperos são exatamente os capitalistas. Comunismo é exatamente o oposto disso.
2007-09-24 05:40:32
·
answer #6
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋