A pergunta é relativamente simples quando temos os conceitos definidos sobre ela.
Qual a sua idéia de Deus e Satanás?
Se ambos são personagens de uma trama celestial cinematográfica, esqueça, vou embora.
Se, no entanto, você já amadureceu e se tocou de que essa forma infantil delineada por pagãos que construíram a bíblia e nela inseriram mitos e conceitos pagãos é furada, podemos então conversar.
Vou supor a segunda hipótese:
A serpente sobre o Éden, em hebreu; "Aisha", é a concupiscência da carne! ela já existia e não foi criada naquele momento, coisa que nos arrememte a uma conclusão inquestionável:
É apenas uma qualidade da nossa própria índole com humanos!
Ela incita Adão, o "Adão Kadmon" ou homem universal (O homem arquétipo e moldado por Deus a partir do barro ou matéria universal que é inflada por seu sopro de vida "nephesh" ou alma animal) a experimentar do fruto da árvore da vida ou da árvore da ciência do bem e do mal. A árvore simboliza o grau evolucionário onde o homem começa a discernir o pecado, ter cérebro suficiente para separar as ações negativas das positivas, perceber no mal ao próximo uma responsabilidade como que se fazendo a si mesmo!
Quando então Adham (componente do sãnscrito ADI = PRIMEIRO e AHAM = EGO) é incitado por Eva, sua personalidade mundana ou complexo egóico, a experimentar o conhecimento, ele é passivo de discernir o certo do errado e assim ter culpa por seus atos, pois já sabe de antmão que para ter algo que deseje, poderá causar mal a outrem para conseguí-lo!
Essa idéia não revelada aos não inciados na senda esotérica foi interpretada por Constantino e seus articuladores como uma figura demoníaca!
A Igreja medieval em toda sua incipiência e ignorância pregou e alastrou a figura do diabo como consequência dessa má interpretação!
Admitir Satã como mostrado pela Igreja é admitir Baal e Belzebu!
O mal é a outra face de uma moeda que contém o bem!
O amargo dá contraste ao doce, assim como a dor dá constrante á satisfação!
Não entender isso é andar num mundo de trevas medievais!
Paz e luz.
2007-09-23 08:49:12
·
answer #1
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Olá!
Em primeiro lugar, só para constar, a palavra correta é "onisciente".
Deus não somente é Onisciente (tudo sabe), como é Onipresente(está em tudo e em todos) e Onipotente (tudo pode).
A árvore da vida é um alegoria para representar o conhecimento do mal, e o diabo é o nome usado para personificar o mal.
Isto dá-se particularmente nas religiões cristãs.
Se você for cristão, deve analisar isto como alegorias. Se você não, não terá este problema.
Deus não é o criador do mal. É a ausência de Deus que leva o homem ao mal.
Um exemplo são as trevas. Segundo a física as trevas "não existem", a treva é nada mais nada menos que a ausência da luz.
Assim, o mal é nada mais nada mesmo do que a ausência de Deus.
Deus não é um ser exterior, sentado em um trono, vasculhando nossa vida e escrevendo tudo em um caderno para nos castigar.
Deus transcende a personificação. Deus está expresso no Universo, na Inteligência da Criação, na Consciência Universal que é intrinseca a cada ser humano.
Deus não é um pai arrependido com seus filhos rebeldes. Ele é a própria Consciência Cósmica dentro de cada ser humano gritando: A paz, o amor e harmonia são os melhores caminhos.
Paradoxalmente, um mundo jamais poderia ser criado perfeito uma vez que toda obra iniciada é incompleta em sua forma, e só ganhará perfeição se os seus componentes estiverem harmônicos e bem distribuidos.
Não é a Deus que cabe a perfeição do Universo, é ao homem em sua estrada de evolução.
Não é ao "Diabo" que se deve cair a culpa dos males, é ao homem que não ouve a voz do Eu Interior.
Veja, se fossêmos criados perfeitos, não tivessemos que passar pelas vias evolutivas da dor, do sofrimento, do trabalho, etc não seríamos seres humanos dotados de livre-arbítrio. Seriamos "robozinhos" felizes para sempre, controlados pelas mãos de um Deus brincalhão....
Paz Profunda!
2007-09-23 08:00:48
·
answer #2
·
answered by Dexter 5
·
4⤊
0⤋
Parabéns!
Você começou a se ligar que nem tudo que a igreja te diz é verdade!!!!!
Agora,acredite em Deus mas não como uma "pessoa" e sim como algo além de nós e que devemos respeitar!
Respeitar a DEUS não a igreja que só quer dinheiro!
2007-09-23 07:28:10
·
answer #3
·
answered by Digo 4
·
2⤊
1⤋
cADA COISA Que OS MALucos INVEntam....
2007-09-23 08:51:34
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Olá!Na verdade,Deus é onisciente.Mas Ele deu a todos nós o livre-arbítrio.Sabe o que é isso?É nossa liberdade de escolha.Deus é tão bom,que mesmo Ele sabendo que tudo se tornaria uma baderna,deixou que nós pudéssemos tomar decisões.Daí,a grandiosidade de nosso Deus.Seria mt fácil Ele simplesmente criar as coisas como ele quisesse,sem ligar para nossas próprias vontades,mas como Ele é bondoso,nos fez livres.Agora,com relação ao diabo,Deus não o criou ruim,mas um anjo de luz.Mas o diabo teve inveja da glória de Deus,se transformando numa criatura ruim.E claro,Deus também o deu o livre -arbítrio.Deus não é Deus de imposições,mas de liberdade.Só que o diabo usou a liberdade de forma errada e egoísta.Todo o mal que veio depois dele,é proveniente tanto do diabo como de cada ser humano que também usa de forma errada a liberdade de escolha.Eu acredito e confio em Deus,um Deus de milagres,de bondade e onisciente.Mas que nos dá liberdade de opiniões.Até +!!!
2007-09-23 07:40:07
·
answer #5
·
answered by Ta. C 3
·
1⤊
1⤋
Deus criou o Diabo? Ainda tem gente que acredita nisso? Isso servia para os primórdios evolutivos... O tempo da infantilidade já passou... Todos os padres e pastores sabem disso mas não tem nenhum interesse em dizer. Os fenômenos mediúnicos ou proféticos foram julgados coisa de Belzebu, como o são até hoje, sendo que disso os padres e pastores também sabem muito bem. Tudo é uma questão de tirar proveitos pessoais. Essas mentiras são armas boas para os exploradores da fé cega, mas jamais para os servidores da Verdade, do Amor e da Virtude.
2007-09-23 07:38:51
·
answer #6
·
answered by Hermes 6
·
1⤊
1⤋
Se vc quiser obter a resposta entre neste site:
http://www.jesusvoltara.com.br/estaescrio/estudo_estaescrito02_arquivos/2.htm
2007-09-23 07:31:20
·
answer #7
·
answered by Servo 4
·
1⤊
2⤋
Deus é o tudo e o nada. O diabo é ausência das virtudes, assim como as trevas é ausência da luz, o mal é ausência do bem, tudo escolha pessoal, a ignorância é ausência de estudo, a inconsciência é ausência de consciência. A árvore da vida = metáfora de semear, o que voce semeia voce colherá, infelizmente o homem deve conhecer o bem e o mal, somente experimentando, atraves do sofrimento irá ver que não é bom, então evolui pelas próprias ações e autoria do sofrimento. Deus deu tudo perfeito, o homem investigando para conhecer consequências pode colocar a ciência como Deus e a natureza pode responder com tamanha monstruosidade divina que coloca o ser humano menor que um parasita, e mesmo assim os defeitos da moda atual da sede por poder, dinheiro, status e luxúria continua gerando violência, psicopatas, em todas as esferas sociais. Portanto incorpore virtudes imediatamente. Humildade, respeito e gratidão ao todo poderoso é um começo.
2007-09-23 07:32:16
·
answer #8
·
answered by commando saúde usuário pop 5
·
0⤊
2⤋
Vc aprende tudo se frequentar os cursos .
www.bkumaris.org.br
Se não puder me avise ,posso lhe dizer alguma coisa.
Sua pergunta é bem legal.Quero que vc possa saber a resposta.
2007-09-23 07:29:27
·
answer #9
·
answered by Shiva 7
·
0⤊
2⤋