English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como evitar a Eritroblastose fetal ?

2007-09-21 18:02:59 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Medicina Alternativa

5 respostas

o que é eritroblastose fetal ?
Ocoorre quando a mae é Rh negativo e o filho Rh+. Rh + significa que ele tem um antigeno , o antigeno Rh , na superficie das hemacias. Como a mae nao tem esse antigeno , ela produz anticorpos contra ele , dedstruindo as hemacias do filho intra - utero.

Ouvi dizer que só ocorre no segundo filho , é verdade?
Não , não é verdade, apesar dos leigos acharem isso. Veja só : Para que a eritroblastose fetal ocorra , é preciso que a mae esteja sensibilizada contra o antigeno Rh, ou seja , ela precisa ter tido contato com sangue Rh positivo anteriormente.. Essa exposicao inicial funcionaria como uma vacina contra o antigeno Rh , mais ou menos - o corpo da mae entra em contato com o sangue Rh positivo da primeira vez , se sensibiliza , e na proxima ocasiao , ou seja , gravidez , produz anticorpos contra o antigeno Rh do feto. NA MAIORIA DAS VEZES, essa primeira exposicao ocorre numa primeira gravidez (lembrando que o feto dessa primeira gravidez precisa ser Rh+ para que a sensibilizacao ocorra). Mas há 2 coisas: primeiro , essa primeira gravidez nao precisa ir a termo - ou seja , mesmo que ocorra aborto, a mae poded ser sensibilizada (e em muitos abortos precoces , nas primeiras semanas , a mae nem sabe que abortou , ,considera o aborto como um disturbio menstrual). A segunda coisa , é que transfusoes com sangue Rh incompativel tambem podem sensibilizar a mae ( isso é bem raro hoje em dia)

Como evitar?
O meio mais eficiente é só se casando com quem for Rh negativo , tambem - dessa forma , seu feto sempre será Rh negativo , e nao vai ocorrer eritroblastose... Mas é obvio que isso nao serve , voce nao vai largar seu marido só porque ele é Rh positivo. Entao , o que se faz é o seguinte : Se voce for negativa e seu marido positivo,durante a primeira gravidez e logo apos o parto , é dada uma dose de imunoglobulina anti-Rh (tecnicamente isso nao é vacina , apesar de o povo gostar de chamar assim) O objetivo é que a imunoglobulina dada destrua o antigeno Rh na corrente sanguinea da mae antes que ela seja sensibilizada, evitando assim eritroblastose NA GRAVIDEZ SEGUINTE.

Primeira observacao : ela nao é 100% eficaz , apenas diminui a chance.

Segunda observacao: é indicada por obstetras 2 doses - 1 na gravidez e 1 apos o parto. Por motivos financeiros , o SUS só cobre a dose pós parto , que é a mais importante (em geral , a mae se sensibiliza no parto ou aborto)

Terceira observacao : Se a mae já estiver sensibilizada por uma gravidez, aborto ou transfusao previa (isso é verificado atraves de um exame de sangue , o Coombs), a imunoglobulina NAO TEM QUALQUER UTILIDADE. Nesse caso , nao existe maneira eficaz de evitar a eritroblastose fetal : a conduta é observar e , se ocorrer a eritroblastose , tratar (inclusive com hemotransfusoes intra-utero - COM SANGUE RH NEGATIVO, e nao positivo - se for dado mais sangue Rh positivo , os anticorpos da mae irao destrtuir as hemacias doadas tambem)

2007-09-22 11:05:57 · answer #1 · answered by DMC 7 · 0 0

1-Errada. Veja que o que causa a eritroblastose fetal não depende do tipo sanguineo mas sim do fator Rh. A mãe sendo Rh- e o filho Rh+ pode ocorer eritroblastose fetal, mas dificilmente no primeiro filho, pois, como ela nunca recebeu transfusão sangüínea, descartando a possibilidade do sangue recebido ter o fator Rh e a mãe já ter produzido o anti-Rh, nem teve filhos ou abortos anteriormente, a mãe não possui o anti-Rh. O sangue do primeiro filho, caso ocorra contato com o sangue da mãe, vai estimular a produção de anti-Rh na mãe. No primeiro filho não ocorrerá eritroblastose pelo fato da mãe não ter o anti-Rh. 2-Errada. No primeiro filho, a mãe produzirá anticorpos (anti-Rh) somente se houver contato entre o sangue do feto e da mãe, isso pode acontecer se ocorrer algum sangramento na placenta ou, principalmente , no nascimento onde a placenta se desloca e certamente ocorre o contato entre os sangues. No segundo filho a mãe já possui esses anticorpos, se ela tiver novamente um filho Rh+ certamente ocorrerá a eritroblastose fetal. A afirmação está errada pois existe a possibilidade da segunda criança ser Rh- onde não ocorre a eritroblastose (veja a ultima afirmação). 3-Errada. Como ela nunca recebeu transfusão sangüínea nem teve filhos ou abortos anteriormente, ela não possui anti-Rh. As hemácias do primeiro filho (Rh+ que contem o antígeno fator Rh) vão estimular a produção de anticorpos anti-Rh na mãe. 4-Verdadeira. Basta que o pai tenha genótipo Rr. Veja que a mãe possui genótipo rr pois é Rh- e o pai possui R_ pois é Rh+ Esse cruzamento: rr x R_ pode gerar filhos com Rh- se o pai possuir genótipo Rr .

2016-05-20 22:10:45 · answer #2 · answered by ? 3 · 0 0

A eritroblastose fetal só ocorre se o feto for Rh+ e a mãe Rh-, geralmente na segunda gestação, na primeira é muito raro. Fora isso não há chance de ocorrer.
Um acompanhamento obstétrico pode detectar essa incompatibilidade e o seu obstétra pode sugerir um tratamento e acompanhamento.

2007-09-22 03:33:26 · answer #3 · answered by SDS 4 · 0 0

Fazendo um bom acompanhamento no pré-natal podemos detectar incompatibilidades sanguíneas entre mãe e feto, e com isso prevenir este mal com o uso de vacinas. Hoje em dia esta doença está ficando rara por causa dos exames pré-natais.

2007-09-22 02:56:57 · answer #4 · answered by Falco 7 · 1 1

Eu não sei e se fosse vc iria procurar um medico. Sabe, sou totalmente contra qq tipo de pergunta envolvendo saúde q não seja feita a quem de direito. Isto é: aos médicos. Bjks

2007-09-21 18:10:23 · answer #5 · answered by Sil_ii2 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers