English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ninguem teve a delicadeza de responder esta pergunta anteriormente, nem criticando-a. Mudei de local, vejamos se algum dos meus "amigos" responde.

2007-09-20 09:53:48 · 6 respostas · perguntado por melao3 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Roger, maravilhoso esse site que voce citou. seria bom se todos o lessem. Quem ja visitou a PUC, ve que ela mais parece com a embaixada de Cuba.

2007-09-20 10:36:07 · update #1

6 respostas

este site responde a sua pergunta.
http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=3803

2007-09-20 10:11:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Sim, é.
E por justificar o totalitarismo, deveria ser tratada como heresia.

2007-09-20 17:03:30 · answer #2 · answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6 · 3 0

A teologia da libertação deve ter sido inspirada pelo movimento comunista internacional. Seus promotores certamente sabiam que a religião católica era duramente combatida nos países comunistas, mas mesmo assim prestaram relevantes seviços à causa vermelha.

2007-09-20 17:08:00 · answer #3 · answered by Laísa S 6 · 1 0

Boas intenções das quais o inferno está cheio. Uma ilusão que empolgou inocentes-úteis, padres que se descuidaram do lado espiritual. Perderam fiés das igrejas e não lograram conquistar os pobres que atendiam , e que recebiam sua ajuda mas preferiam a igreja do pastor.

2007-09-20 17:05:33 · answer #4 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 0

O gramcismo tem sido vitorioso no Brasil, onde tudo que dá errado em lugares civilizados, dá certo aqui. Exemplo: o espiritismo
Mas não atribuo a Teologia da Libertação ao Gramcismo, salvo melhor juízo. A teologia da libertação surgiu da influência do marxismo sobre religiosos latino-americanos, que cometeram o equívoco de se deixar envolver pelo "instrumental de análise marxista". Ao invés de utilizar dito instrumental, acabaram sendo utilizados.
O assunto é riquíssimo, não sou entendido, apenas arranho a superfície e implica na análise de se saber se a igreja deve ou não, por exemplo, envolver-se com política. O papo vai longe...

2007-09-20 17:09:28 · answer #5 · answered by jehovah_silva 2 · 0 0

Li a respeito há algum tempo e não recordo direito os detalhes.
Em todo caso o demônio não entra nisto, mesmo por não existir.
A teoria socialista de Antonio Gramsci e o ideário exposto pelos escritos do Padre Leonardo Boff encontram pontos em comum no tocante à adoção de ideais marxistas e contemporaneamente cristãos.

A afirmação de que só seria possível alcançar a redenção cristã com um compromisso político, naturalmente encontrou forte oposição de setores conservadores da Igreja e outros.

Tal como outras doutrinas de cunho similar, onde se pretende estabelecer uma divisão igual dos bens existentes entre todos os homens, verifica-se uma situação similar à proposta de melhor redistribuição da renda : todos concordam em princípio. Mas no exato momento em que V. toca o bolso de qualquer um, este violentamente reage.
A redistribuição da renda é um processo complexo e deve ser administrado por um governo interessado no bem-estar dos seus cidadãos, coisa que no Brasil é igualmente teórica.
Por outro lado, não se pode desestimular a iniciativa privada, sob pena de cairmos no marasmo verificado em todas as situações em que governos de ideologia comunista intentaram impor e conduzir o processo.

O sistema democrático atualmente existente não é por certo perfeito. Mas ainda é a melhor solução social disponível.

.

2007-09-20 17:40:19 · answer #6 · answered by Alessandro C 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers