English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A “teologia negativa”, é uma disciplina de Teologia Filosófica.
Seu traço essencial é que só permite falar de Deus mediante afirmações negativas.
Com referência a Deus, é negado tudo o que conhecemos como determinações do ser da realidade finita , inclusive essa idéia tão abjeta de projeções de nossas incapacidades, sentimentos, desejos, ódios, idiossincrasias humanas, em Deus. Como se Ele fosse refém e tivesse o comportamento que temos.
É que, quem desse jeito sobe para o Deus infinito, cada vez mais se vê, e essa fé mais parece a “força do pensamento positivo” com capa de Bíblia.
Deus nem é nem não é, e ainda, Ele é e não é.
Não é nada disto que tantos pensam que Ele seja.
Ele é Paradoxo , culminação extrema, a que se chega através de uma teologia filosófica que tenta pensar até o fim a infinita distância entre Deus e todo o finito.
Ou seja , o tudo que é real ou que pensamos ser o real.

Porque entendo Deus tão diferente disto tudo, tão alheio a essas bobagens que tanto dizem dEle .....? Assim, Absolutamente diferente de nós, que nem poderia ser nossa necessidade, não fosse Jesus Cristo....



Agora a pergunta de um ignorante convicto e estudante em filosofia:

Por que os néscios de plantão querem encurtar essa distância , projetando em Deus seus piores tormentos pessoais, como se Ele fosse eles mesmos, em grau absoluto?

Do que é que eles se aproximam de verdade?

( Lauputean, só tu para me entenderes, logo tu....) :-(

2007-09-19 02:35:35 · 15 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

infinita

2007-09-19 05:40:20 · answer #1 · answered by cristão 7 · 1 0

Deus nos revela em sua palavra em Tiago 4:8 "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros." Deus não criou limitações pra fé, nem mesmo nos disse q teríamos vida pré determinda e nem finita. Ele nos disse em João 5:25 "Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida ETERNA, não entra em juízo, pas passou da morte para a VIDA. Tudo o q Deus nos revela é eterno é vida, nda q se iguale ao FINITO e sim ao infinito poder de Deus. A distância entre Deus e o homem é uma oração, isso transforma qualquer fnito em infinito pra Deus. Fique na paz!

2007-09-19 14:12:17 · answer #2 · answered by dedy 3 · 0 0

Frei Bento e Lauputean, vocês me fazem pensar, pensar, pensar...que bom! Por isso nem sempre respondo, leva um tempo pra chegar a uma conclusão, mas tenho aprendido muito com minhas reflexões sobre suas perguntas e respostas.
Obrigada!

2007-09-19 13:07:01 · answer #3 · answered by Alex 2 · 0 0

É muito mais fácil culpar a Deus por nossas misérias do que deixarmos a luz dEle invadir o nosso interior e nos mostrar nossa imundice...

2007-09-19 10:36:51 · answer #4 · answered by **Safirah*** 5 · 0 0

É claro que Deus é infinitamente mais do que possamos imaginar, maiores que nossos pensamentos, concepções ...
Entretanto, mesmo sendo infinitamente mais que nós, Ele se interessa por esse ser mesquinho e cheio de falhas que é o homem.
Nesse interesse inexplicável de Deus pelos homens a distância entre esses dois pontos é encurtada.
Deus nos olha com atenção como um pai que olha para o seu filho vendo o seu desenvolvimento.
Mas Ele não é um pai distante, que não interage com Seus filhos.
É um pai presente.
Amável? Certamente.
Mas que ao contrário de muitos que vemos por aí, não se esquiva de educar seus filhos, corrigindo-os.
A distância entre Deus e os homens pode ser um abismo intransponível, ou Ele pode estar ao seu lado.
Tudo depende do homem.
Um abraço e fiquem com Deus.

2007-09-19 10:21:01 · answer #5 · answered by Sidinei - Yeled 5 · 0 0

Logo eu nao, e' obvio que eu te entendo. Obvio! Em geral nao posso levar tao a serio a personalidade de alguem que conheco pela internet, mas confesso que no teu caso, procuro te ouvir como um amigo. Dos bons, daqueles que gosto de ouvir.

Enfim, me preocupo com voce, e eu "rezaria" :) para que nao sinta medo de ser inteligente. Sua inteligencia e sua fe' vao se alimentar uma da outra, mas certamente uma vai querer "papar" a outra tb!

A fe' "pura" das beatas, e a fe' dos nescios nao sao tao facilmente separadas. Resta o que? A fe' dos monasterios? nao seria falta de humildade?

Entao, o perigo e' cair em um jogo pouco saudavel consigo mesmo, onde por castigo se recorre a uma "simplificacao" moral e a uma pratica que na verdade e' JUSTAMENTE o que permite que existam tanto a "pureza" quanto "doidice" das beatas e dos paquidermes.

Jesus em geral e' evocado aqui. Jesus surge como um tiozinho legal, que nao julga ninguem, que e´simples de coracao, que e´ "puro", como uma criancinha que pulou a puberdade para se tornar um homem eternamente emasculado e docil!

Resta acompanhar essa categoria que defende, e que no seu caso, tu confere a ela um certo estatuto. Resta acompanhar essa categoria, que ela esta presente nos histericos tb, obvio. So' que de maneira inusitada.

Neles tudo e' pervertido: amor e´ apego, deus e' o ego, verdade e´ o pavor, etc... tudo nao e' o que se aprensenta neles, dai a grande forca investem em tentar chamar o branco de branco e o preto de preto logo eles que estao completamente cegos.

o "de-tudo-diferente" e as nossas morais e comportamentos nao se relacionam como no folhetim seja ele global ou da catequese. Sem duvida passa la tb naquelas estorias o sopro do abismo, mas em geral somos adestrados para nao reconhece-lo. Como se consegue essa facanha?

Minha suspeita, ensina-se desde cedo a nao se ouvir, pressionando com forca certos significados. Uma especie de lavagem cerebral. A pessoa vira um cachorrinho pavoloviano do mundo espiritual, e pior ainda, do seu proprio mundo emocional.

- - - - - - - dialogo sobre o absimo - - - - -

existe uma afirmacao estranha, sugerida por freud. implacavel que so' ele. e' absurda em sua forma linguistica, mas quero coloca-la aqui.

NAO EXISTE O NAO

em outras palavras, no espirito (vc sabe como escuto esse sopro) humana nao existe mentira, nao existe o nao. existem identificacoes, ressonancia, mimicas, metaforas e metonimias. e sao para essas coisas que se precisa coragem!

Embora os ateus aqui do YR que eu goste sao excelentes pessoas pelo que parece, existem muitos ateus paquidermes, e eu te diria o mesmo que me disse.

Eu sei que vc me ouve, talvez mais do que vc mesmo gostaria de ouvir.

fique bem!

_________________________________
percebe-se bem por alguma resposta o que querem deus
viu? temem que vc o retire deles? viu a complicacao!

tu e´mesmo um franciscano muito corajoso. nao tenha medo, e nao va para a clausura! :) mesmo que seja necessario vc mesmo aclamar esse "jesus" para pacificar uma rebordose de culpa elitista... espero que nao, mas se for o caso, faca isso... conversamos depois ;-)

as respostas de alguns para suas colocacoes sao verdadeira perolas do que as vezes coloco em aspas como "humildade"

2007-09-19 10:17:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Frei...não complica....descola umas perguntas que nós leigos possamos responder com mais facilidade, afinal não é todo mundo que estuda filosofia, teologia, escatologia, etc etc etc.. Com todo respeito.

2007-09-19 10:00:37 · answer #7 · answered by eliezel ruela r 1 · 0 0

"Deus nem é nem não é, e ainda, Ele é e não é.
Não é nada disto que tantos pensam que Ele seja.
Ele é Paradoxo , culminação extrema, a que se chega através de uma teologia filosófica que tenta pensar até o fim a infinita distância entre Deus e todo o finito.
Ou seja, o tudo que é real ou que pensamos ser o real."

A tática, parece, é criar uma descrição de deus tão psicodélica que o ouvinte, aterrado, fica desencorajado de fazer perguntas vexatórias.

Por exemplo: "Mas afinal, quem garante que 'Deus' sequer existe?"

2007-09-19 09:56:23 · answer #8 · answered by Ensjo 6 · 0 0

nenhum pk Deus e o universo
vcs naum entendem mesmo

2007-09-19 09:54:27 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Respeitosamente.
Essa pergunta nem Deus responde.

2007-09-19 09:51:48 · answer #10 · answered by lacgua 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers