English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É muito mais fácil acreditar que existe um plano, um propósito no universo, e que nossos atos são guiados por uma mão invisível em direção a esse propósito. Neste caso, meus atos não seriam responsabilidade minha, mas apenas o meu papel em um roteiro maior. Mas Sartre nos dá mais um de seus conceitos em oposição a essa crença: Não há um propósito ou um destino universal. E o homem diante desta constatação se desalenta. O desalento é a constatação de que nada fora de nós define nosso próprio futuro. Apenas nossa liberdade.
Crer num Plano de Deus "pré traçado" envolve uma responsabilidade muito menor do que acreditar que apenas as suas decisões, baseadas na sua própria liberdade vão impactar no futuro da sociedade ?
Ou seria melhor cruzar os braços e acreditar num Plano de Deus e esperar uma pseudo-salvação-não-responsável ?
Se o futuro dos planeta estiver nas mãos de crentes, o que será de nós ?

2007-09-15 08:00:22 · 6 respostas · perguntado por Lima 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

amigo falar de sartre ,nietzshe,focalt ,diderot
ou de qualquer outro aqui onde criaturas se debatem tentando provar suas verdades metafisicas é por demais ,estranho<
as pessoas que acham que deus tem um plano,ou que o fim esta próximo,ou que o messias esta voltando,são pessoas mais preocupadas com a felicidade do "eu" a qualquer preço!
não querem cuidar do planeta ,da natureza ,acha que deus vira limpar a sujeira deles,não sei como acreditam nisso
pra mim deus nos colocou aqui para que possamos cuidar nós mesmos desta terra
da pra se ter uma ideia levando em conta que os dois maiores paises protestantes
inglaterra e estados unidos.são os que mais fazem guerras,e os que mais poluem,alem de tudo não assinaram o protocolo de kioto,
por ai se tira uma base do que vai acontecer se o planeta inteiro se tranformar em uma religião fundamentalista espero não estar aqui pra ver
paz

2007-09-15 10:47:58 · answer #1 · answered by SIDARTA 5 · 0 0

Respondendo diretamente sua pergunta: NÃO. Eu creio num "plano maior". Creiona existência de um Criador que porá fim a todo o mal e dará vida eterna àqueles que o obedecem. Creio assim porque foi o que aprendi das Escrituras Sagradas. Contudo, minha responsabilidade ainda permanece como cidadão, como chefe de família, no trabalho, etc. Agora, desalentados mesmo estão aqueles que fecham os olhos à realidade de tudo em nossa volta e apostam tudo que tem no "acaso cego". Por outro lado, as pessoas que crêem num Deus Criador de tudo levam uma vida com muito mais objetivo e significado. Encontram mais força para superar os obistáculos da vida. Matematicamente a evolução cai por terra.

Forte abraço!

2007-09-15 09:46:03 · answer #2 · answered by Hélio 3 · 0 0

Uma pergunta bem a propósito, convida as pessoas a procurar e pensar.

2007-09-15 09:22:57 · answer #3 · answered by Michel F 2 · 0 0

Plano?que plano?

2007-09-15 08:48:22 · answer #4 · answered by Ateu O Ignorante 2 · 0 0

Amigo,esqueça Sartre,tem gente bemmm melhor que ele.
Somos os atores e Deus é o Diretor da peça.Mas,a nós cabe a responsabilidade de ter um papel coadjuvante ou de ator principal.Depende de nós ,somos responsáveis inclusive pra ajudar Deus,se quizermos e pudermos.
Não está na hora de cruzar os braços ,amigo.
O futuro não está nas mãos dos crentes,nem dos católicosou de qualquer outro que não seja DEUS.
Envio-lhe 2 mensagens:
Discernimento

"A especialidade de um cisne sagrado é sempre pegar as jóias e com o poder do discernimento separar o leite da água, ou seja, discernir entre o que é inútil e o que é poderoso. Um cisne sagrado é constantemente limpo. Limpeza é pureza. Então seja como um cisne sagrado, nunca deixe a sujeira do mundo afetar você. Deixe que não haja nenhuma impureza do desperdício. Deixe haver apenas virtudes divinas dentro de você. Isto é conhecido como pegar as jóias."


Discernimento 2

" Que vocês sejam uma alma poderosa que permanece a salvo da influência da má companhia e companhia desnecessária com seu poder de discernimento. Muitos são capazes de ficarem protegidos da influência da má companhia, mas eles são influenciados por companhia desnecessária, pois as coisas desnecessárias são entretenedoras e externamente atrativas. Portanto, para manterem-se a salvo: não ouçam nada desnecessário, não falem nada desnecessário, não façam ações desnecessárias, não vejam nada desnecessário e não pensem nada desnecessário. Tornem-se tão poderosos que a cor da companhia de ninguém, exceto a do Pai, colora vocês."

Site nacional:

www.bkumaris.org.br

Site internacional:

www.bkwsu.org

2007-09-15 08:33:13 · answer #5 · answered by Shiva 7 · 0 0

Os homens são semideuses, por serem filhos de Deus, devendo comandar o Destino, não pensando jamais que o Destino lhes seja imposto.Uma coisa é o Supremo Determinismo, a Ordem Divina, a Lei Geral e outra coisa o Destino, a Trilha que pode sofrer alternativas, segundo a conduta de cada um. O Supremo Determinismo, ou Ordem Divina, é igual para todos, enquanto que o Destino é específico, é móvel, diz respeito à conduta de cada um. No seio do Todo as partes movimentam e criam, para si mesmas, as mais variantes condições e situações, conforme sejam boas ou ruins as suas obras. Ninguém jamais poderá fazer pelos outros a marcha evolutiva; a iluminação de cada um depende do seu mesmo esforço interior. Jesus recomenda o testemunho pelas boas obras, porque daí vem a libertação, e não de graça e de favores, segundo os misticismos tolos.

2007-09-15 08:20:18 · answer #6 · answered by Hermes 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers