English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que vc pensa a respeito? Já vi mtos sites falando cada coisa que não faz sentido! Dizem que Kardec era racista e que Karl Marx era a favor da escravidão.

2007-09-14 11:46:29 · 25 respostas · perguntado por Ale 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

25 respostas

Um dia, um médico materialista resolveu questionar um de seus pacientes que ele sabia ser seguidor da doutrina espírita.
Enquanto examinava o rapaz o médico foi logo perguntando:
“Você tenta ajudar os espíritos com a sua doutrina?”
“Sim!” Respondeu.
“Você já viu um espírito?”
“Não!” Disse o paciente.
“Você já ouviu um espírito falando?”
“Não!” Falou o espírita.
“Você já sentiu algum espírito?”
“Não!”
“Pois bem”, completou triunfante o médico, “temos aí três argumentos contra, e um a favor da existência do espírito ou da alma. Logo se conclui que, segundo a lógica, não existe nem um, nem outra.”
O paciente então perguntou ao médico:
“Você, como médico, já viu uma dor?”
“Claro que não!” Respondeu rápido.
“Você já provou uma dor?”
“Não!”
“Você já cheirou uma dor?”
“Não!”
“Você já sentiu uma dor?”
“Sim!” Disse, finalmente o médico.
“Pois bem,” concluiu o paciente, “temos aí três argumentos contra e um a favor da existência da dor. Apesar disso, você sabe que existe a dor, e eu sei que existem espíritos!”
Somos feitos de sombra e luz. Somos seres materiais, sujeitos a todas as mudanças da matéria. E somos espíritos, com riquezas latentes e esperanças radiosas.
Cada alma humana é uma projeção do grande foco eterno. Temos em nós os instintos dos animais mais ou menos comprimidos pelo trabalho longo e pelas provas das existências passadas.
Temos também em nós a crisálida do anjo, do ser radioso e puro, que podemos vir a ser pelas aspirações do coração e pelo sacrifício constante do eu.
Somos seres que tocamos as profundezas sombrias do abismo, com os pés e com a fronte, as alturas fulgurantes do céu.
Quanto mais se eleva o espírito e se purifica, tanto mais se torna acessível às vozes do alto.
Tudo o que vem da matéria é instável. Tudo passa. Tudo foge. Os montes a pouco e pouco vão sendo abatidos pela ação dos elementos.
As maiores cidades se convertem em ruínas. Os astros se acendem, resplandecem. Depois apagam-se e morrem.
Só a alma é imperecível, imortal.
Acima das civilizações extintas, sobrevivem as almas.
Através dos tempos, a alma caminha, adquirindo conhecimento. Vê sempre se abrirem novos campos de estudos e descobertas.
Paulatinamente, vai descobrindo que por toda parte reina a ordem, a sabedoria, a providência e seu entusiasmo e sua confiança aumentam cada vez mais.
Seu destino é a perfeição. À medida que vai adquirindo virtudes, ela saboreia de maneira mais intensa as felicidades da vida espiritual.
Deus conhece todas as almas, que formou com o seu pensamento e o seu amor.
Ele as deixa percorrer vagarosamente as vias sinuosas, subir os desfiladeiros sombrios das existências terrestres, acumular pouco a pouco em si os tesouros de paciência, de virtude e de saber, que se adquirem na escola do sofrimento.
Mais tarde, amadurecidas pelos raios do sol divino, saem da sombra dos tempos e suas faculdades desabrocham em feixes deslumbrantes.
Daí em diante são luz que irradia e se revela em obras que refletindo o próprio criador.

2007-09-14 11:53:50 · answer #1 · answered by ™robertinho 7 · 7 0

Jesus Cristo também foi questionado.
Os cristãos que me perdoem a comparação, mas eu acho que ela é bem válida.
Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas diz algo que contraria um outro grupo de pessoas, esse outro grupo tenta atacá-lo para que seus interesses não fiquem ameaçados. Mas quando não encontram defeitos, ficam desesperados e passam a inventá-los.

2007-09-14 18:56:38 · answer #2 · answered by Dalmo 3 · 4 0

Oi! Ale.
Para mim não é fato de admiração, isso já era previsto, nós Espíritas, ainda não estamos prontos para assimilarmos todo o Espiritismo, imagine quem não tem nem noção? Deu para entender? E cá para nós, não espalha não! Ok? Eu tenho 39 anos de Espiritismo.
Valeu robertinho - CANSEI! DO YAHOO.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

2007-09-14 19:54:55 · answer #3 · answered by RuyLFreitas 7 · 3 0

Pq infelizmente,ainda existe muita ignorância por parte de algumas pessoas...Veja a resposta de algumas pessoas acima...Como podem falar de forma tão preconceituosa??
Para se "julgar" alguém, é preciso ao menos conhecer um pouco, para que possa ter um argumento consistente, convincente e respeitável.
O que não é o caso de muitas pessoas.
Não gosto muito de opinar sobre religião, mas achei sua pergunta muito interessante, e quero ver o que "a grande maioria" dirá.

Bjks

ੴ ჱ __ ♥Milla♥ __ ੴ ჱ

2007-09-14 19:11:19 · answer #4 · answered by ♥ಌ Liα ♥ ℓσving ಌ♥ 7 · 4 1

E porque as pessoas ainda nao aprenderam a aceitar outras religioes alem da catolica e evangelica.

2007-09-14 18:52:08 · answer #5 · answered by oOoO Google OoOo 5 · 2 0

hoje tive um embate filosófico com um espírita colega meu foi muito proveitoso
só acho que eles são muito práticos
não tem aquele Q místico
no resto nota 10

2007-09-14 18:52:07 · answer #6 · answered by SIDARTA 5 · 2 0

Cara Ale,
sou espírita, e para mim, este questionamento acerca da Doutrina Espírita é por causa do pouco tempo de existência da doutrina. Hoje mesmo na escola sofri um certo preconceito de meus amigos. Eles não sabiam minha religião, e quando comentei que era espírita, logo surgiu uma indignação, daquelas que nos deixam "sem-graça". Porém, sentei, expliquei sobre minha doutrina, e logo eles começaram a respeitar minha opção religiosa. Acredito que os questionamentos e preconceitos são originados da falta de conhecimento.
Tchau!
╣Juninho╠

2007-09-14 20:10:57 · answer #7 · answered by Junnhim 6 · 1 0

Kardec sempre disse que o Espiritismo sofreria com a incompreensão de muitos. A doutrina da verdade é o Espiritismo. Um dia todos reconhecerão isso. Vai demorar, mas chegaremos lá.

2007-09-14 18:53:27 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 1

Amiga Ale, a maioria das coisas que as pessoas falam a respeito tanto do espir. como outras religiões, não tem nenum fudamento, ou conhec. de causa.
Como ex prof. de teologia, acredito eu, que o espirit. é muito questionado, pelo fato de que ele é condenado pelas Escrit. Sagr. Se vc. tiver uma veja p.ex. o q. ela diz em Apoc.21:8 e 22:15, nestes ela coloca o espir. no mesmo nível do: Assassínio, adultério, fornicação, mentiras, e etc. Em Deuteronômio 18:10-12, diz que tudo q. está relacionado com: Adivinhação, magia, feitiçaria e falar com os morto, é algo detestável para Deus.
Talvêz, o motivo de a bíb. condenar o espir. é q. as vezes os demonios fazém uso dele para desenc. e enganar as pessoas. p.ex. Atos 16:16, fala de uma moça que tinha um demônio de predição, quando Paulo expulsou o demo...ela não pode adiv. mais nada.
OBS. Tenho notado que muitas pessoas acham estranho q. a bíb. condene o espir. isso porque na maioria das bíb. em lugar de esperit. elas usas a palavra 'feitiçária'. no entanto, a palavra grega usada neste versículos, para espirit. é "DRUGGERS" a qual signf. basicamente: falar com os mortos, prát.espírita, adoraçao de espir. curanderismo, etc.
Prezada amiga, quero deixar claro que, tudo que eu disse aqui, é como prof. de teologia, e pesq. de assuntos religiosos, e não como religioso..........Um abraço. João P.

2007-09-15 19:44:20 · answer #9 · answered by João Prof. 4 · 0 0

Eu sou espírita e acredito que isso acontece porque muitas pessoas não buscam conhecer a codificação de Allan Kardec,assistir as palestras e a estudar então acabam criticando aquilo que não conhecem.
Está no Evangelho Segundo o Espiritismo "a quem muito foi dado,muito será pedido".É um teste de paciência,piedade,caridade e perdão para essas pessoas que ainda estão presas as crendices.

2007-09-15 18:52:35 · answer #10 · answered by paulistana 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers