"Não é possível entender a Cabalá sem acreditar na eternidade da alma e suas reencarnações"
(Rabi Arieh Kaplan)
A lógica da Reencarnação
Judaísmo ortodoxo
Com o nome de Transmigração de Almas (em hebraico Guilgul Neshamot), todos os praticantes do judaísmo, especialmente as correntes ortodoxas - como o hassidismo (aqueles que andam de casacos e chapéus pretos) - e cabalistas acreditam que, após a morte, a Alma reencarna numa nova forma física. O conceito da reencarnação consta nos livros Sefer-Há-Bahir (Livro da Iluminação) e no Zôhar (Livro do Esplendor). Ambos atribuem grande importância à doutrina da Reencarnação, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. Nele, o renascimento é comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas.
A "Transmigração" emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente à vida no filho nascido de sua mulher e seu irmão, num casamento por Levirato. A morte de crianças pequenas era menos trágica, pois elas estariam sendo punidas por pecados anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste mundo por terem praticado o bem em alguma existência prévia. Prosélitos do judaísmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos gentios ou pagãos. Ela também permitia o aperfeiçoamento gradual do indivíduo através de vidas diferentes.
O Zôhar afirma ainda que a redenção do mundo acontecerá quando cada indivíduo, através de "Transmigração das Almas" (Reencarnações), completar sua missão de unificação. Ele nos diz que o termo bíblico "gerações" pode muito bem ser substituído por "encarnações".
Baseados nestes conceitos, os cabalistas desenvolveram a sua própria interpretação sobre a aliança que Deus fez com Abraão e sua semente. Deus disse: "Estabelecerei o meu concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações, por concerto perpétuo. Acreditavam que Deus havia feito esta aliança com a semente de Abraão não apenas por uma vida, mas por milhares de encarnações".
2007-09-05
14:10:43
·
10 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Nao sou espirita, estava pesquisando imagens sobre o judaismo para responmder outra pergunta e achei este texto . Achei este texto muito interessante , e gostaria apenas de ver outras opnioes de entendidos ou nao entendidos.
2007-09-05
14:21:23 ·
update #1
AGRADECO A TODOS PELAS RESPOSTAS, MAS PARA NAO SER INJUSTA ESTA PERGUNTA VAI PRA VOTACAO!!
2007-09-07
14:15:39 ·
update #2
Oi! Laurakrigna.
Realmente são diversos pontos se cruzam, porém a uma divergência no sentido de nascer só entre familia, pois em Mateus 10:34-36. (Os parênteses são meus para as devidas explicações).
34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; (Aqui a espada, simboliza a divisão).
35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; (Aqui é sobre o nascimento, dos inimigos na mesma familia)
36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. (Aqui nem preciso explicar).
Realmente pelo texto há um confronto, qual segue em paralelo, outrossim, são muitas Religiões quais falam sobre reencarnações, porém nos Espíritas estudamos o mundo incorpóreo, os tipos de mediunidades, outrossim, os Espíritos nunca reencarnarão retrógrados, isto é, retornar como um animal, ele sempre voltará como ser humano.
Espero ter esclarecido.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
2007-09-05 14:59:05
·
answer #1
·
answered by RuyLFreitas 7
·
18⤊
1⤋
Posso lhe falar de catedra!
Não tem muito haver!
E não é apenas os "homens de preto" rsrs, os de Chapeu, Capote e Barba Longa que acreditam e sim TODOS OS JUDEUS! Pois a única religião que não acredita em reencarnação é o Cristianismo pela influencia dos Gregos e Romanos que não aceitavam esta idéia!
Agora pelo fato de aceitar a idéia de reencarnação tornar uma pessoa espírita, não tem nada a ver!
Seria o mesmo que rotular um Indio de Indiano quando os dois acreditam haver divindade nos animais!
Abraços
2007-09-06 08:21:30
·
answer #2
·
answered by Or 7
·
1⤊
0⤋
Olhe, eu sou espírita há uns 25 anos e já lí uns 50 livros espíritas e nunca vi em qualquer livro espírita nem nunca ouvi em nenhuma palestra das inúmeras que assisti em diversos centros espíritas nada sobre o judaísmo... E, por assim ser, posso lhe afirmar que espíritismo e judaísmo não têm nada a ver uma com a outra... Na India e na China (me parece que também no Japão) o povão (com suas religiões) também acreditam na reencarnação e portanto, na imortalidade da alma, mas as religiões asiáticas também não têm nada a ver com o espiritismo de Allan Kardec... Podem até ter vários pontos em comum...A Doutrina Espírita é uma religião transmitida por espíritos desencarnados através de inumeráveis mensagens transmitidas através de inúmeros médiuns e, a qual, a partir de 1850 foi estudada e pesquisada por Hipolite Leon Denisard Hivail que depois de consultar inúmeros médiuns incorporados compilou tudo o que havia anotado e escreveu o primeiro livro espírita cujo título é "O Livro dos Espíritos"... Depois ele escreveu "O Evangelho Segundo o Espíritismo", "O Livro dos Médiuns", "O Céu e o Inferno Segundo a Doutrina Espírita" e "A Gênesis"... Todos esses livros ele publicou com o pseudônimo de Allan Kardec (por conselho dos próprios espíritos)... Atualmente a Doutrina Espírita têm mais de 2000 livros psicografados fazendo parte do acervo espírita.
Estude livros espíritas... Analise... Reflita...
Boa sorte!!!
2007-09-05 22:29:54
·
answer #3
·
answered by Roberto 7
·
1⤊
0⤋
A reencarnação não é um conceito estritamente espírita,muitas religiões a aceitam, apenas o termo é de origem espírita. Agora para responder a esta interrogação e mostrar as semelhanças entre elas,seria necessario conhecer a ambas com mais profundidade, afinal não se pode dizer que todo quadrúpede seja mamífero só porque a vaca é.
2007-09-05 21:26:19
·
answer #4
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
A focagem é completamente diferentes, embora pontos dispersos se cruzem.
2007-09-05 21:18:17
·
answer #5
·
answered by Arqueiro 6
·
1⤊
0⤋
E vice versa. na verdade as duas têm um pe no outro. procuram sempre estar em conexão. o Judeu pratica alguns rituais em comum com o espiritismo. e assim por diante
2007-09-05 22:50:07
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Muitas religiões desde a mais remota antiguidade acreditavam na reencarnação, e até hoje como o budismo que também crê, mas no sentido da metempsicose.
my
2007-09-05 21:19:49
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade acho que nao tem muito haver!!!
Pra mim espiritismo é apenas uma ceita!
Mais cada um tem sua opiniao ne!! heheh
2007-09-05 21:14:57
·
answer #8
·
answered by . 1
·
1⤊
1⤋
O espiritualismo, a crença de que Jeová é Espírito Santo irradiando-se por toda a eternidade, é o cerne tanto do judaísmo esotérico (conhecido apenas pelos iniciados) quanto do cristianismo primitivo, bem como de todas as formas religiosas em todos os tempos. Abraão é citado como já estando livre da roda da vida e da morte eterna (Mateus 6: 11), junto com muitos dos antigos patriarcas e uma "núvem de testemunhas" da vida espiritual, na Israel "que é de cima" (Hebreus 12: 22,26). Para apressar a evolução do adão carnal ao adão espiritual, Jesus nos foi enviado, podendo nos salvar, com seus exemplos, das repetidas ressurreições na terra. Excelente a sua pesquisa, parabéns! Shalon. Ossola.
2007-09-06 00:11:35
·
answer #9
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
2⤋
Eu CHORO LÁGRIMAS DE SANGUE quando vejo o JUDAÍSMO submerso em toda espécie de IDOLATRIA, abominação, FEITIÇARIA, astrologia, ESPIRITISMO, numerologia, MAGIA, etc., coisas que MOISÉS jamais toleraria e nem NUNCA ensinou. Os PROFETAS do Antigo Testamento já exortaram a respeito disso e, por isso, FORAM TODOS MORTOS. Isaías, Jeremias, Ezequiel, Zacarias e vários outros HOMENS DE DEUS sempre CONDENARAM veementemente essas PRÁTICAS.
POVO DE ISRAEL ABANDONE O PECADO E CONVERTA-SE A JESUS!
2007-09-05 21:16:27
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
7⤋