Qual É o Conceito da Bíblia?
Quem é a rocha?
“TU ÉS Pedro”, disse Jesus Cristo, “e sobre esta rocha construirei a minha congregação.” (Mat. 16:18) Exatamente quem é a pessoa sobre a qual a congregação é construída? Esta pergunta pode ser respondida por considerarmos o contexto das palavras de Jesus e outros textos que falam da “rocha”.
O Filho de Deus perguntara aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Sua resposta: “Alguns dizem João Batista, outros, Elias, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas.” “Vós, porém, quem dizeis que eu sou?”, continuou Jesus. Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” Neste ponto, Jesus disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque isso não te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai, que está nos céus. Também, eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta rocha construirei a minha congregação, e os portões do Hades não a vencerão. Eu te darei as chaves do reino dos céus.” — Mat. 16:13-19.
Observe o que está sendo considerado — a identidade do “Filho do homem”. Pedro identificou corretamente a Jesus como “o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Por causa de isto ter sido revelado pelo Pai a Pedro, evidentemente através da operação do espírito santo, o Filho de Deus poderia mencionar Simão Pedro como sendo “feliz”. A felicidade de Pedro era do tipo espiritual, testemunhando ter ele uma posição aprovada junto ao Pai.
Daí, surge a declaração sobre a rocha, que Jesus precedeu com as seguintes palavras: “Eu te digo: Tu és Pedro.” Significa isto que o Filho de Deus então mudou o assunto sob consideração, passando de sua própria identificação para a de Pedro? Isto não parece ter acontecido. Por que não? Porque, depois de dirigir seus comentários a Pedro, Jesus, segundo o registro bíblico “advertiu . . . severamente os discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo”. (Mat. 16:20) Assim, todo o sentido do que estava sendo considerado continuou a ser a identificação de Jesus, o “Filho do homem”.
Mas, o que Jesus queria dizer quando mencionou: “Tu és Pedro”? O nome Pedro não era originalmente usado por “Simão, filho de Jonas”. Foi-lhe dado pelo Filho de Deus, quando Pedro foi chamado para ser discípulo. João 1:42 relata: “Olhando Jesus para ele, disse: ‘Tu és Simão, filho de João [Jonas]; serás chamado Cefas’ (que, traduzido, é Pedro).” Assim como Simão Pedro identificara corretamente a Jesus como “o Cristo, o Filho do Deus vivente”, assim também Jesus identificou então Simão pelo nome que ele lhe dera, “Pedro”. Em vista da confissão de fé de Simão em Jesus, o nome “Pedro” (que significa “pedra” ou “rocha”, isto é, uma pedra ou penedo separados) era muitíssimo apropriado. Revelava que Simão, na convicção que expressou, tinha a firmeza e a solidez caraterísticas da pedra, e, portanto, poderia prestar excelente serviço ao Filho de Deus. O nome “Pedro” identificava Simão como a pessoa que ele era, tão corretamente como a expressão “o Cristo, o Filho do Deus vivente”, identificava Jesus.
O Filho de Deus, porém, não prosseguiu dizendo ‘e sobre ti, Pedro, construirei a minha congregação’. Não. Ele disse: “sobre esta rocha construirei a minha congregação”. Visto que o assunto considerado era a identidade de Jesus, a “rocha” tinha de ser aquele a quem Pedro reconheceu como “o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Em outras palavras, Jesus dizia: ‘Sobre a rocha que tu, Pedro, confessas, construirei a minha congregação.’
Esta compreensão também é confirmada por Jesus afirmar que ‘os portões do Hades não vencerão’ a congregação. Numa Revelação ao apóstolo João, o Filho de Deus declara: “Tenho as chaves da morte e do Hades.” (Rev. 1:18) Por isso, por ser construída sobre aquele que pode livrar seus membros do Hades e da morte, a congregação não poderia ser vencida ou permanentemente restringida pelo Hades.
Manifestamente, as “chaves do reino” que foram dadas a Pedro não poderiam ter sido as “chaves da morte e do Hades”. Devem ter-se relacionado à abertura da oportunidade para que indivíduos entrassem no reino. As palavras de Jesus, em Lucas 11:52, apontam o que são tais “chaves”. Ele disse aos líderes religiosos judaicos que se recusavam a aproveitar as oportunidades do Reino: “Tirastes a chave do conhecimento; vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando!” Em harmonia com o fato de as “chaves” serem confiadas a Pedro, este apóstolo foi aquele que, no dia de Pentecostes de 33 E.C., forneceu conhecimento aos judeus e prosélitos judeus reunidos sobre como entrar no reino dos céus, e, em 36 E.C., foi aquele que transmitiu tal vital conhecimento aos primeiros conversos gentios, Cornélio e sua família, bem como a seus amigos íntimos. — Atos 2:14-41; 10:19-48.
Outras partes da Bíblia fornecem evidência adicional de que a rocha é definitivamente o Cristo. O apóstolo Pedro se refere aos concrentes como “chegando-vos a [Jesus Cristo], como a uma pedra vivente, rejeitada, é verdade, pelos homens, mas escolhida e preciosa para Deus.” Tais cristãos ‘como pedras viventes, estão sendo edificados como casa espiritual’. (1 Ped. 2:4, 5) O apóstolo Paulo frisou o mesmo ponto ao escrever aos cristãos em Éfeso: “Fostes edificados sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, ao passo que o próprio Cristo Jesus é a pedra angular de alicerce.” (Efé. 2:20) Referindo-se à rocha da qual os israelitas, em duas ocasiões diferentes, obtiveram milagroso suprimento de água, Paulo escreveu: “Costumavam beber da rocha espiritual que os seguia, e essa rocha significava o [era tipo profético do] Cristo.” — 1 Cor. 10:4; Êxo. 17:5-7; Núm. 20:1-11.
O testemunho combinado das Escrituras torna assim claro que Jesus, aquele a quem Pedro reconheceu como sendo “o Cristo, o Filho do Deus vivente”, é a rocha. É sobre ele que é construída a congregação, os apóstolos, inclusive Pedro, servindo como alicerce secundário.
2007-09-04 13:40:15
·
answer #1
·
answered by Antônio 4
·
4⤊
1⤋
Os católicos estão com a mente tão cauterizada pela mentira, que mesmo lendo e vendo os escritos na Bíblia , continuam a persistir no erro.
Porque Deus iria colocar Pedro como representante Dele aqui na Terra? Um homem com um temperamento insuportável, negou Jesus 3 vezes, mentiu etc...
O representante de Deus é o Espírito Santo.
Católicos pelo amor de Deus leiam a Bíblia, para saírem desta cegueira espiritual.
2007-09-04 23:32:26
·
answer #2
·
answered by Estrela 5
·
3⤊
0⤋
Falsificaram os documentos e fizeram questão de impor a blasfêmia contra a Revelação em nome de Pedro, ele que em Atos, cap.2, fora o primeiro a proclamar Jesus como sendo o Derramador do Espírito sobre toda a carne. A Doutrina do Pai seria edificada sobre Dons do Espírito Santo, a Revelação, não sobre Pedro... A promessa de Deus foi Derrame de Espírito Santo, ou de Dons, não de Pedro!...Pobre Pedro que se fez crucificar de cabeça para baixo, por se julgar indigno de o ser como Jesus! Pobre Pedro que nunca sonhou em ser papa!
2007-09-04 21:13:08
·
answer #3
·
answered by Hermes 6
·
3⤊
0⤋
Olá, Abelhinha!
Não sei se te amo pelo teu mel ou te rejeito por causa do ferrão...
Mas, falando sério, vamos colocar os pintos nos "ii"?
Jesus disse a Pedro: "Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mat.16:18). De fato, o próprio Senhor Jesus disse que Pedro era pedra. Agora, pense bem: Em termos físicos e humanos,para que serve uma pedra? A princípio não tem utilidade. Para ser útil tem que ser quebrada, lapidada, transportada montanha abaixo e só então poderá ser útil. O fato de Jesus chamar Pedro de pedra não lhe dava nenhum valor. Pelo contrário, estava apenas informando que ele tinha cabeça dura, era estúpido, traidor e sem valor espiritual. Era apenas uma pedra. Mas dizia também o tanto que ele teria de ser quebrado, lapidado e preparado para ser útil. Claro que a Igreja Católica analisou de maneira errada esse termo e deu a Pedro o título de primeiro papa. De fato, Pedro foi o primeiro pastor da Igreja do Senhor. Quando a gente lê e estuda a Bíblia Sagrada, vê que Pedro teve erros - foi traidor de Jesus tanto quanto Judas Iscariotes, foi prepotente quando Jesus já ressuscitado lhe perguntou o quanto Pedro amava Jesus e teve que perguntar três vezes usando a palavra "mais" para que Pedro se tocasse de que estava sendo orgulhoso (João 21).
O termo "sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" usado por Jesus dizia apenas que a Igreja do Senhor seria feita de pedras como Pedro. Todos os que se achegassem para Jesus para formar a sua Igreja, teriam de ser quebrados, lapidados e polidos para, então, serem úteis.
E por aí vai, abelinha! Eu e você somos pedras que aos poucos estão sendo lapidadas...
Um abração!
Pr. Paulo Lima
2007-09-04 21:09:29
·
answer #4
·
answered by prpaulolima 5
·
3⤊
0⤋
Por quatro vezes o apóstolo Pedro escreveu nas suas cartas dizendo que Jesus é a Pedra:
1Pe 2:4 - E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
1Pe 2:6 - Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido.
1Pe 2:7 - E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina,
1Pe 2:8 - E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
Quando analizamos o contexto de Mateus 16v18 vemos o erro da ICAR em querer se intitular como Igreja Única de Cristo:
Mt 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mt 21:42 - Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?
Mt 21:44 - E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
Luc 20:17 - Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, Essa foi feita cabeça da esquina.
Luc 20:18 - Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó.
O mais interessante foi o que Pedro falou no livro de Atos, dizendo que Jesus é a pedra:
At 4:11 - Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
Paulo também disse que Jesus é a pedra:
Rom 9:32 - Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
Rom 9:33 - Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido.
Ef 2:20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
2007-09-04 20:50:47
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
conhecei a verdade e ela ti liberta-la
2007-09-04 20:38:33
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
Conserteza, jesus é a pedra, a pedra angular.
Quando jesus disse para Pedro:
__Tu és piétra, e sobre esta pedra, edificarei a minha igreja.
Jesus não quiz dizer que ia edificar uma igreja sobre Pedro, como dizem os católicos, mais que atráves dele "Jessus" a igreja seria edificada.
Mais para os católicos Pedro é a pedra, e sobre essa tese, o papa é o subistituto de Pedro.
Jesus disse:
__Eles tem ouvidos para ouvir, mais não ouve, eles tem olhos mais não veem.
Não existe outra rocha a não ser Jesus, os verciculos que voçe citou, estão corretissimos, infelismente muitos estão cegos espiritualmente.
2007-09-05 04:07:49
·
answer #7
·
answered by mistério 2
·
2⤊
0⤋
eu tenho muito que aprender sobre a bíblia pra acompanhar...desculpe-me.
quem sabe outro assunto.
2007-09-04 21:17:48
·
answer #8
·
answered by Thanatheros 5
·
2⤊
0⤋
Era Pedro a “rocha” sobre a qual a igreja foi edificada?
Mat. 16:18, BJ: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela.” (Note no contexto [vv. 13, 20 ] que o assunto em pauta se centraliza na identidade de Jesus.)
Quem é que os apóstolos Pedro e Paulo entenderam ser a “rocha”, a “pedra angular”?
Atos 4:8-11, BJ: “Pedro, repleto do EspÃrito Santo, respondeu: ‘Chefes do povo e anciãos, . . . é pelo nome de Jesus Cristo Nazareno, aquele que vós crucificastes, e que Deus ressuscitou de entre os mortos, é por seu nome e por nenhum outro que este homem está curado, diante de vós. à ele a pedra que vós, os construtores, rejeitastes, e que se tornou a pedra angular.”
1 Ped. 2:4-8, BJ: “Chegai-vos a ele [o Senhor Jesus Cristo] . . . Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, constituÃ-vos em um edifÃcio espiritual. . . . Com efeito, nas Escrituras se lê: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; quem nela crê não será confundido. Isto é, para vós que credes ela será um tesouro precioso, mas para os que não crêem, a pedra que os edificadores rejeitaram, essa tornou-se a pedra angular e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo.”
Efé. 2:20, BJ: “Estais edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular.”
2007-09-05 16:52:28
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Estimada Abelhinha,
Você poderá ficar surpresa, mas atualmente o peso da erudição protestante pende para a exegese de que Pedro é a pedra a que Jesus se refere em Mateus 16.
Sobre isto, há um interessante livro de Oscar Cullmann, teólogo reformado falecido nos inícios de 1999, "Pedro, discípulo, apóstolo e mártir", S. Paulo, Aste, década de 60.
É provável que a edição em português esteja esgotada, mas vc poderá encontrá-lo em bibliotecas de seminários evangélicos, por exemplo, no Seminário Teológico de S. Paulo, da Igreja Presbiteriana Independente.
Para Cullmann, o papel fundamental de Pedro no início do cristianismo é incontestável. Veja que é sempre citado em primeiro lugar nas listas dos doze (em Mateus, Marcos, Lucas e em Atos). Todavia, isso não significa que os bispos de Roma (papas) possam ter primazia sobre toda a Igreja, afirma Cullmann.
2007-09-04 21:13:21
·
answer #10
·
answered by Nielk46 6
·
1⤊
2⤋