O livro de Jó é um dos mais antigos na Bíblia, e a experiência desse homem de Deus, bem como os muitos ensinamentos que o livro contém, todos muito válidos através dos milênios em que tem sido lido, são de um valor extraordinário. Por exemplo, a frase "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó 19:25)", tem profunda significância espiritual e foram ditas por quem viveu nos tempos de Abraão, muito antes de Moisés e da lei. Tiago, que se chama "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" escreve em sua epístola: "Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso" (Tg 5:11).
Logo no início aprendemos que Satanás não só perambula pela terra, mas tem acesso à presença de Deus no céu, onde ele acusa os servos de Deus: o seu nome significa "adversário", "acusador"; Deus conhece profundamente cada pessoa na terra; Deus permite que Satanás ponha à prova o caráter e fidelidade dos Seus servos; Satanás, por outro lado, nada pode fazer contra eles, sem a permissão de Deus, porque Deus coloca "uma cerca" em volta deles e de tudo quanto eles possuem (Capítulo 1:10) - quanto conforto isso é para nós"!
Depois de perder todos os seus filhos e todos os seus bens, a mulher de Jó lhe disse "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" mas ele respondeu "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?" A fé e a fidelidade de Jó eram inabaláveis e, depois de muito sofrimento físico e das tentações propostas pelos seus "amigos", Jó saiu vitorioso, pois continuou fiel a Deus através de tudo, e recebeu uma grande recompensa do Senhor, ainda aqui na terra.
Sem dúvida Deus tinha um plano para a vida dos filhos de Jó, e era de que fosse curta. Nenhum de nós sabe se terá vida curta ou longa - Deus sabe! Se estamos salvos pela graça de Deus mediante a fé em Cristo, a nossa vida aqui na terra será para o Seu serviço. A nossa morte é boa coisa, pois iremos para o lugar preparado para nós no céu. Os filhos de Jó foram para o seu lugar no Sheol, e esperamos que tenha sido no paraíso, o que seria o caso se acompanharam o seu pai em sua fidelidade. Boa coisa para eles também!
2007-09-04 11:16:16
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Somente para provar a Satã que Jó era um homem bom. Esta é uma das histórias mais horrendas da bíblia. Mostra a canalhice daquele deus, que fez um acordo com outro canalha, satã, para fazer as piores maldades contra um homem justo e honesto, só para ganhar uma aposta. Os únicos heróis desta fábula tétrica são Jó, que agüentou todas aquelas maldades firme, seus filhos, que foram assassinados injustamente, e sua esposa, que teve a mente envenenada pelos dois canalhas, e por isso abandonou o marido. Sem falar nos animais que pertenciam a Jó, que também foram massacrados impiedosamente. Esse deus do antigo testamento é o personagem de ficção mais maldoso, traiçoeiro, impiedoso, sangüinário que a humanidade já inventou.
2007-09-04 20:45:45
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
Deus conhecia muito bem Jó e sabia que ele suportaria a provação, e assim Satanás pode ver que Jó realmente amava e confiava em Deus.
2007-09-04 20:49:29
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Deus estava testando a fé de Jó.
Deus não explica tudo
Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". Jó fez isso (Jó 3:24). Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Pode ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontrará uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê. A partir do capítulo 38, Deus afrima que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina. Jó entendeu a correção de Deus, e respondeu humildemente:"Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei" (Jó 40:4-5). Jó pediu desculpas a Deus por ter duvidado da justiça e da bondade do Criador: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia....Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:3,6).
2007-09-04 19:59:33
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
. Deus não permite provação além daquilo que podemos suportar. Deus sabia que Jó suportaria e por isso permitiu.
2007-09-04 18:08:07
·
answer #5
·
answered by Franciany M 3
·
1⤊
2⤋
Porque ele temeu em um versículo do livro de Jo ele relata o "que eu mais temia me sobreveio e o que reseiava caiu sobre mim"
2007-09-04 18:11:41
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋