English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

Na insuficiência cardíaca direita temos uma falência do ventrículo direito, que mesmo depois da contração permanece com sangue no interior. O fluxo vindo na diástase (fase de enchimento lento do coração) encontra o ventrículo parcialmente cheio, e se acumula, indo em direção contrária (congestão). Pode ocorrer também por obstrução (compressão da femoral, cirrose, retendo sangue no sistema porta). Cirrose hepática pode levar a uma insuficiência cardíaca, mas o contrário não.
Resumindo:
A insuficiência cardíaca direita tende a produzir acúmulo de sangue (causando aumento da pressão nas veias que deixam o fígado) que flui para o lado direito do coração. Esse acúmulo acarreta edema dos pés, tornozelos, pernas, fígado (podendo causar lesão hepática, mas não cirrose, que é causada por outros fatores) e abdômen (ascite).
Cirrose hepática é causada por alcoolismo, hepatites B e C, medicamentos tóxicos ao fígado, entre outros.

2007-09-02 18:45:10 · answer #1 · answered by Jackie C 3 · 0 0

Insuficiência cardíaca não leva à cirrose. O que ocorre é que, ao bombear mal o sangue, quando o VD está insuficiente, há estase sangüínea no figado. Esta estase (estagnação) termina por acarretar aumento de tamanho do fígado, e se o problema persistir por muito tempo, levará a alterações de fibrose no órgão, com sinais e sintomas semelhantes à cirrose, como ascite (aumento de líquidos dentro da cavidade peritonial). Mas não é cirrose, que é doença muito mais grave e incurável.

2007-09-03 10:48:55 · answer #2 · answered by Falco 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers