Oi! Mr. X.
Nada haver com o Espiritismo, a prova eu lhe trago.
Publicado em 1887 por um jovem oftalmologista polonês, L. L. Zamenhof, o Esperanto não foi criado para substituir as demais línguas do mundo. Pelo contrário! O uso de uma língua que não dá privilégios a este ou aquele grupo de países só vem valorizar a importância das línguas nacionais na expressão de suas culturas. E é por isso, claro, que o Esperanto é internacional. Se fosse propriedade de alguém, de algum lugar, de alguma corrente ideológica, perderia sua principal característica, que o torna independente e aceito em qualquer lugar: a neutralidade.
"O Esperanto não é uma religião? Ah, isso é língua de espírita...".
No Brasil desde 1910 os espíritas adotaram (com sucesso) o Esperanto como veículo de divulgação de suas convicções e tornaram-se um dos principais editores de material nessa língua em nosso país, pois conseguem através do Esperanto atingir muitos países que de outra forma não conseguiriam. Mas o que diriam por exemplo a Radio Vaticana, a filosofia japonesa Oomoto, ou - ainda - os membros da ATEO-associação de ateus esperantistas se alguém lhes dissesse "isto é coisa de espíritas"?! É claro que morreriam de rir! Além do fato que a mais antiga revista em Esperanto ainda em circulação é a Espero Katolika, criada em 1903.
O papa João Paulo II dava as boas-vindas e também despedia-se durante um encontro mundial de jovens católicos na Polônia em 1991. Nas principais audiências públicas internacionais (Páscoa, Natal), o papa fazia um pronunciamento em mais de 55 línguas, sendo as últimas em geral em esperanto, em polonês (sua língua materna) e em latim (língua oficial da Igreja Católica).
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
2007-09-02 12:01:41
·
answer #1
·
answered by RuyLFreitas 7
·
17⤊
0⤋
Olhe, eu sou espírita há uns 30 anos e já lí inúmeros livros espíritas, já assisti inúmeras palestras espíritas e já frequentei vários centros espíritas e lhe garanto que não há relação nenhuma... Ninguém nem fala nada sobre esperanto nos centros espíritas nem tampouco nos livros espíritas... Não têm nada a ver.
2007-09-02 11:30:23
·
answer #2
·
answered by Roberto 7
·
1⤊
0⤋
Não vejo nenhuma relação entre essa língua artificial que não vingou, e o espiritismo. Estranha esta sua pergunta!
2007-09-02 14:30:43
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
entre no site da federação espirita de são paulo foi que minha tia começou aprender o esperanto
2007-09-02 13:06:37
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Para que houvesse integração entre as pessoas pensaram em um idioma universal e esse idioma se chama ESPERANTO, só que não agradou e ficou por isso mesmo.
Nada tem haver com espiritismo.
abraços...
2007-09-02 12:20:25
·
answer #5
·
answered by LionRio 7
·
0⤊
0⤋
Pôxa, Mr. X! Essa eu vou ficar te devendo. Tudo o que sei sobre Esperanto e Espiritismo já foi dito pelo seu Jorge. Como você já sabe disso, então não adianta ficar chovendo no molhado. Mas aí vão dois links procê (porque mineiro que é mineiro diz "procê").
http://esperantox.vilabol.uol.com.br/espiritismo/index.html
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/o-esp-e-o-esperanto.html
[abraço]'s.®
2007-09-02 11:13:32
·
answer #6
·
answered by T h i c o 6
·
0⤊
0⤋
A relação é que os espíritas reconhecem o Esperanto como lingua ideal para ser uma lingua de comunicação entre povos diferentes. Cada povo continuaria com sua lingua mas usaria o Esperanto como segunda lingua. Bom, a idéia por trás do Esperanto é interessante porém esbarra no problema de não ser a primeira lingua de um país economicamente poderoso. É uma lingua inventada então a lingua universal sempre será a lingua oficial de um país economicamente poderoso. Hoje a lingua que é usada no mundo como lignua internacional é o ingles. Já foi o frances e no futuro, quem sabe não seja o chines mandarin.
2007-09-02 10:59:52
·
answer #7
·
answered by Jorge P 6
·
0⤊
0⤋