Quando tinha 14 anos passei uma fase ruim, más companhias, aprontei, fiz besteiras, fui um tanto má com meu irmão mais novo. Me arrependi sinceramente, mas meus pais foram muito rigorosos, me castigaram severamente e disseram que não mais confiavam em mim, apesar de meu sincero arrependimento. Fiquei arrasada, até então me dava bem com eles, mas foram muito duros. Acabei sendo perdoada mas levou tempo. Até os fiz orgulhosos, mas fiquei tão chocada com a atitude deles, que supunha serem fonte incondicional de amor, que nunca superei, nunca mais os vi como pais. Tornei-me deprimida, me afastei deles, procurei apoio em outras pessoas e consegui. Hoje tenho 24 anos, formada, bom emprego, vou bem, tenho amigos que confiam em mim, sei que só passei uma crise de adolescência. Mas me afastei de meus pais, não o tenho contato, seria extremamente doloroso reviver o passado. Mas queria me livrar disto, ainda sofro com o que aconteceu, não superi o trauma psicológico e não sei como me livrar dele
2007-08-30
09:25:14
·
20 respostas
·
perguntado por
Sonia
1
em
Saúde
➔ Saúde Mental
Você tem que procurar um profissional
no assunto e fazer um tratamento.
:♦.gєℓéια.♦:
2007-08-30 09:41:35
·
answer #1
·
answered by iGeléia - Greve 7
·
0⤊
0⤋
Oi, estou com o Mag00, tem que encarar isto de frente se quer acabar com tudo isto de uma vez.
Em que sentido, de qual o resultado que vc quer?
Qual é o nível de relacionamento que quer voltar a ter com o seus pais?
Como os seus pais se sentem e pensam desta situação?
E o sue irmão?
Eles querem a mesma coisa que vc?
Ou está bem assim como está?
Acho que dependendo do resultado que vcs todos desejam, se está muito difícil, procurem um psicólogo familiar, os que podem fazer terapia em familia, mas como não conheço a familia, tanto a sua, como a do Mag00, eu não sei quão profundo está, ainda que parece muito forte.
Bem, mas. voltando à pergunta, tem que saber o que todos querem, para ver se, der repente não é uma luta solitária, na qual só um quer e para os outros está bem assim como está.
Te desejo muito força, luz sorte e felicidade.
Tchau
2007-08-30 17:41:34
·
answer #2
·
answered by Fabio A. 3
·
1⤊
0⤋
Desculpe-me a sinceridade, mas você sofre porque não resolveu um problema de quando era adolescente, e por isto se sente mal com toda esta história. Tente em primeiro lugar se reconciliar com seus pais, esta talvez seja a fonte de seus problemas, talvez, não haja aquela amizade que você tanto precisa, mas a simples resolução do problema vai permitir que você vire a página, e continue sua vida em paz consigo mesma e com seus pais. Caso ache também necessário, procure um profissional de saúde um psicólogo(a), este sim pode lhe ajudar a resolver esta questão do passado que tanto a aflige.
2007-08-30 16:47:26
·
answer #3
·
answered by Silvio M 1
·
1⤊
0⤋
Sônia, acredite, sei exatamente o que você está passando. Tenho 29 anos, formado e como você, quando adolescente, eu era muito rebelde, também fui castigado severamente e também mudei minha forma de ser, fiquei até meio tímido com o tempo. Mas sempre ficou aquela impressão daquela fase rebelde com a minha mãe, meu pai não, ele sabe quem eu sou, mas minha mãe até hoje fala coisas que eu fiz há 15 anos atrás ou mais... Ainda hoje ela me julga por coisas que fiz quando muleque e ainda enfrento problemas com ela, estamos inclusive brigados hoje.. hehe
Mas a nossa diferença é que mesmo afastado dela hoje, isso não me transtorna, ainda tenho diálogo com ela, o mínimo necessário, mas existe.
A única forma que você irá conseguir superar esse trauma psicológico é enfrentando ele, não há como ele passar se você fugir dele, o fato de você se afastar, em si só já configura uma fulga, e como você bem sabe, não teve um resultado efetivo.
O conselho que eu poderia te dar, seria para enfrentar seus traumas e seus medos da melhor forma possível pra você. Um forte abraço e boa sorte pra você.
2007-08-30 16:44:26
·
answer #4
·
answered by Mag00 2
·
1⤊
0⤋
Flor, você só conseguirá retomar o relacionamento com eles quando se conscientizar que eles tinham a melhor das intenções com relação a você.
Sei que é difícil aceitar que os pais coloquem a disciplina acima do amor, mas são humanos e todos erramos. Você sofre porque ainda deseja ardentemente o amor que seus pais supostamente lhe negaram.
Procure entender que ao seu modo seus pais sempre acreditaram que "castigo" é uma forma de amor, que talvez ajude-a a superar isso.
Quando parar de cobrar, provavelmente obterá o que quer.
beijão
2007-08-30 16:40:14
·
answer #5
·
answered by Gi 7
·
1⤊
0⤋
Acho q se vc procurar uma psicóloga ajudaria mto.
Tenho certeza q em alguns meses, vc já estaria mais segura e conversaria com seus pais.
O melhor mesmo é vc se abrir com eles...eles devem sentir a sua falta, e talvez se sintam tão mal em relação a esse assunto qto vc..mas num tem coragem de chegar em vc e conversar. Talvez, vc devesse tomar a atitude.
boa sorte!
bjo !
2007-08-30 16:36:44
·
answer #6
·
answered by Paulinha 4
·
1⤊
0⤋
Eu num tenho acho q nem argumento para trasmitir a voce, complicadissimo esse assunto.
Na minha opnião a melhor maneira ou seja o melhor conselho seria de um bom profissional para então abrir sua cabeça em relação a essa dolorosa dor.
Sucesso menina.....Uma coisa eu acredito vc vai c sair muito bem, olha já estou vendo.
2007-08-30 16:34:32
·
answer #7
·
answered by Banguelinho 2
·
1⤊
0⤋
Tbem tenho diversos traumas de infancia e ateh recentes.
Faco terapia, estah me ajudando mto.
Abraco e boa sorte !!!
2007-08-30 16:33:37
·
answer #8
·
answered by R☼mân♥ tica♥ Ligaღdaღ Justiça 3
·
1⤊
0⤋
Procure um bom psicólogo, ele pode lhe ajudar. Um abraço.
2007-09-02 21:16:33
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sônia querida, depois de ler sua pergunta e as respostas que já foram dadas creio que, você já está no caminho certo. Trabalhe-se psicológicamente com quem entenda do assunto: um terapeuta. Trabalhe-se mentalmente com Deus e uma religião. Eu sou católica, mas você deve procurar sua verdade onde ela se mostrar mais viável, não quero sugestionar. Mas como sou católica acredito profundamente que, a partir do momento que você perdoar seus pais e a si mesma estará dando um grande passo para sua libertação. ´"Pois é perdoando que se é perdoado". Fique com Deus, e faça Dele seu refúgio e sua força.
hilda
2007-09-01 20:48:51
·
answer #10
·
answered by Hilda...Respeito, passe adiante... 7
·
0⤊
0⤋
Sonia, talvez nào tenha como "se livrar" de tudo que houve, mas sim enfrentar, lidar. Não aho que seja fácil e aco mito interessane e importante alguém ao seu lado para lidar com tudo isso. Um terapeuta? Acho que seria o ideal. Seria uma pessoa voltada para você, para suas questões, uma pessoa te ajudando, ou "simplesmente" dando suporte para que você consiga olhar sem desmoronar para tudo que ocorreu, para sua história. Poderá mexer, refazer internamente, enfim... Assim poderá ver seus pais "hoje" e não apenas o de quando tinha 14 anos,. Boa jornada! Acho que vale a pena...
2007-08-31 23:05:04
·
answer #11
·
answered by Daniela 3
·
0⤊
0⤋